Versão Inglês

Ano:  1938  Vol. 6   Ed. 3  - Maio - Junho - ()

Seção: Revista de Livros

Páginas: 257 a 258

 

Res Hippocraticae

Autor(es): -

DR. EDGARD DE CERQUEIRA FALCÃO - Res Hippocraticae - 1927-1937 - Impresso nas Escolas Profissionais Salesianas:) - S. PAULO, 1937

A literatura medica nacional acaba de ser enriquecida com A recente coletanea clinica "Res hippocraticae" de autoria do conhecido especialista Dr. Edgard de Cerqueira Falcão.

Expressão pura de um labutar incansavel na infinita seara da ciencia medica, "Res hippocraticae" é o retrato vivo da carreira do Dr. Cerqueira Falcão, operosa e honesta.

Ao completar seu primeiro decenio de atividade profissional, resolveu o A. reunir em um volume suas principais publicações cientificas.

Em 232 substancíosas paginas enfeixou, o A., vinte e quatro estudos selecionados entre suas inumeras publicações cientificas, dividindo-os em 2 grupos: a) materia oto-nino-laringo-oftalmologica e b) assuntos diversos.

Abre a lista fertil dos assuntos especialisados, seus estudos recentes a respeito da imunidade paraespecifica conferida pela anatoxina difterica. Nessa parte, o A. demonstra um espirito clinico arguto e coloca em discussão materia das mais modernas que necessita de difusão entre nós.

Ao lado de inumeras outras publicações especialisadas, todas elas versando sobre observações clinicas concienciosas e interessantes, o A. termina esse primeiro capitulo revelando-se um grande estudioso a respeito das infestações parasitarias no terreno oftalmologico. Não podemos deixar de citar suas tres estupendas publicações sobre oftalmo-miíases determinadas pela Dermatobia cyaniventris.

No 2.º capitulo de sua obra, o A., ao lado de assuntos medico-legais os mais variados, apresenta publicações interessantissimas sob o ponto de vista demografo-profilatico e cinetifico a respeito da colera e da epidemia de tifo na Baía.

As diferentes publicações, muitas das quais traduzidas para o hespanhol ou francês, são documentadas com extensa bibliografia e acompanhadas de um sumario traduzido em dois idiomas.

Encontra-se de parabens a literatura medica nacional.

Todos aqueles que se interessam, verdadeiramente, sobre materia medica encontrarão aí muito de util e pratico.

Em carta prefacio, dirigida ao A., exprimiu, muito bem, o Prof. Flaminio Favero o alcance da obra: "Seu livro que é bom em si, pela substancia contida, fornecendo pabulo a muitos gostos, conquistará o elogio da pleiade de leitores que o tiverem sob os olhos".

A REVISTA OTO-LARINGOLOGICA DE S. PAULO, cumprimenta, sinceramente, o A., por mais esse seu esforço em prol do engrandecimento das letras medicas brasileiras.

S. Paulo, Junho de 1938.

Imprimir:

BJORL

 

 

 

 

Voltar Voltar      Topo Topo

 

GN1
All rights reserved - 1933 / 2024 © - Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial