Versão Inglês

Ano:  1938  Vol. 6   Ed. 3  - Maio - Junho - ()

Seção: Editorial

Páginas: 181 a 182

 

PROF. ENJOLRAS VAMPRE

Autor(es): -

Horas após o infausto desenlace do Prof. Vampré, um de nossos redatores intercedia junto á Presidencia da Secção de Oto-rino-laringologia, da Associação Paulista de Medicina, para que a reunião ordinaria que, então, se ia processar, fosse convertida em sessão funebre, em homenagem ao grande amigo que acabava de tombar, fulminado em pleno combate. Acedendo, a Casa, de coração, a este pedido, a Secção de Oto-rino-laringologia foi a primeira a tornar publico a grandeza dos sentimentos de pezar, de todos seus componentes, e em realçar o vulto da obra cientifica do grande morto.

Professando a Neurologia, irmã germana da Oto-rino-laringologia, Vampré fazia parte de nosso gremio e, não raramente, nos veio trazer o estimulo para que a parte neurologica de nossa especialidade, que é enorme, conseguisse progredir em nosso meio. Vampré, sabendo despistar as tendencias, conseguiu demonstrar que a contribuição fornecida pela Oto-rino-laringologia á Neurologia era de tal monta que, no mesmo plano que a oftalmologia. devêra ser colocada.

O relatorio a ser apresentado ao Congresso de Oto-rino--laringologia Brasileiro, a reunir-se no Rio de Janeiro, em Outubro proximo, e que tem o titulo: "Contribuição da O. R. L. ao diagnostico das afecções bulbo -protuberanciais", foi aplaudido, com entusiasmo, pelo ilustre morto, que dizia poder aquele vir a colocar, em grande destaque, a necessidade da intima entrosagem entre a Neurologia e a Oto-rino-laringologia, creando, nos especialistas Brasileiros, o amor ao estudo cooperado, tão util na elucidação dos casos clinicos.

Vampré era amigo de nossa REVISTA, e um dos que mais admiravam o seu esforço em manter a especialidade á altura da cultura Nacional. E' natural, pois, que sua Redação, deixe, aqui. consignado, o grande pezar que lhe causou o inesperado passamento deste grande amigo, que o era, o Prof. Enjolras Vampré.

São Paulo, Junho de 1938.

A Redação.

Imprimir:

BJORL

 

 

 

 

Voltar Voltar      Topo Topo

 

GN1
All rights reserved - 1933 / 2024 © - Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial