Versão Inglês

Ano:  1938  Vol. 6   Ed. 1  - Janeiro - Fevereiro - ()

Seção: Progressos da O. R. L.

Páginas: 87 a 96

 

PROGRESSOS DA CIRURGIA PLASTICA DA CABEÇA E DO PESCOÇO ATRAVEZ A BIBLIOGRAFIA DE 1937

Autor(es): DR. J. REBELO NETO *

FACE

SANVENERO-ROSSELLI focalisa o tratamento das cicatrizes da face, resultantes de queimaduras. A dificuldade do tratamento provem do tamanho consideravel dos retalhos e da espessura diversa que estes devem possuir conforme o ponto a que se destinam. Manifesta preferencia pelos retalhos pediculados, tubulares, transportados eventualmente por intermedio da mão ou do antebraço.

GALLASSI, a proposito do mesmo assunto, preconisa o enxerto tubulado. DANTRELLE manifesta entusiasmo pelo metodo francez, recorrendo ás partes sãs circumjacentes, que devem ser descoladas e levadas aos poucos para onde as cicatrizes forem sendo extirpadas.

MALINIAK reputa o processo aconselhado por este ultimo como ideal, quando possivel e fixa particular atenção sobre o aspecto dos enxertos, conforme a sua procedência. De um modo geral a melhor cobertura para o andar inferior da face e pescoço provem do tórax ou abdômen e para o andar superior, o processo indiano.

Nas lesões traumaticas recentes os primeiros cuidados são de capital importancia. DUFOURMENTEL quer parcimonia extrema nas recessões dos tecidos contundidos, moles ou duros e, ainda que a evolução da ferida e a qualidade da cicatriz não sejam perturbadas pela presença de corpos extranhos enfio ou exogenos. As proprias compressas de Base pódem abandonar partículas, devendo por isso ser humedecidas em sôro.

OILL faz uma revisão geral desse ultimo assunto, detendose especialmente no modo de corrigir o afundamento do esqueleto. STRAITH ocupa-se da materia pondo em relevo a minucia que deve presidir ao diagnostico e tratamento. Creanças e adultos sofrem profundo abalo psíquico, que só uma perfeita correção cirurgica pode eliminar.

LINK, versando o mesmo assunto,* estuda principalmente as fraturas do maxilar superior, atravez duma estatistica de 96 casos. MCINDOE, na mesma ocasião, publica um trabalho de conjunto sobre as fraturas dos ossos frontais, nariz, complexo zigomaticomalar e maxilares. Dada a dificuldade de reduzir cirurgicamente as fraturas antigas, é preferível a "camuflagem therapy" utilisando tecido adiposo ou cartilagem como material de enchimento. Quando ha diplopia, devida ao deslocamento do globo ocular, tenta eleva-lo por meio de tiras de cartilagem costal entre periósteo e lamina infra-orbitaria.

O tecido adiposo. KILNER, ao contrario, não se mostra propenso aos enxertos de tecidos, especialmente de maior consistência, porque não obedecem a mímica facial, preferindo restaurar o relevo da face partindo de peças protéticas intra-bucaes e intra-nasaes.

Um dos mais graves danos estéticos causados á face, provém do noma. ZEE e PATY em 45 casos dessa molestia encontraram 26,6, °,1(, atribuíveis á malaria. O combate á essa infecção melhorou a estatistica obituária, que foi de 22,2 %.

As mutilações oriundas da corrente elétrica são extensas e particularmente mutilastes. BLOCK refere, com pormenores, um caso dessa modalidade e a maneira pela qual conduziu a operação plastica..

As fistulas buco-antraes, tão encontradiças na pratica, foram abordadas por TARNEAUD que obteve excelentes resultados com o metodo de Claoué.

Referindo-se ao espasmo facial, COLEMAN não conhece melhor tratamento do que a secção do facial que, por sua vez é combatida nos seus efeitos pela anastomose desse nervo com o hipoglosso ou espinal.

As fraturas da mandíbula receberam a atenção de varios Autores. LINK, acima citado, conclue que as complicações são em egual numero tanto nos suturados como nos não suturados, inclinando-se pela ligadura inter-dentaria. Esse metodo, simples na sua execução, mostrou-se eficaz para COSTER, BJERRUM, DOHERTY, J. e DOHERTY A., GREENE, LOSADA e BRAMBILLA.

O prognatismo mandibular na opinião de MAUREL, GOUPIL e NEUENSCHWANDER, desaparece pela resecção condiliana bilateral, seguida da tratamento protético. BABCOCK, no retrognatismo, descola a articulação temporo-mandibular, empurra-a para a frente e a mantem nesse logar com um calço cartilaginoso.

PARALISIA FACIAL

No 41.° Congresso Italiano de Cirurgia, DOGLIOTTI relatando o assunto, tece encômios ao metodo Balance-Duel. Efetivamente, a bibliografia se enriquece cada vez mais com o relato de novos sucessos. BARBARA HEBIG nos assegura que o enxerto nervoso não conduz á reconstituição integral da função. Apezar disso, enumeramos observações animadoras dos seguintes Autores: COLLIER (1), BUNNELL (8), HALL (2), KISCH (1),. LINDSAY (1) e SULLIVAN (6).

Os trabalhos interessantíssimos de GOSSET e BERTRAND, virão simplificar a tecnica do enxerto, estendendo ao facial o seu processo de enxerto medular heteroplastico. TUMARKIN mostra que a R. D. não traduz a morte do nervo, sendo possivel ressuscitações espetaculares.
Aconselha a descompressão vascular pela mastoidectomia simples ou acrescida da retirada das celulas perifaciais, parede do meato posterior e diminuir a congestão timpanica pela demolição da parede posterior do atico.


NARIZ

Os defeitos congênitos desta região são estudados por BLAIR, BROWN e BYARS que reunem cinco raridades no genero.

STRAITH cria um novo perfilometro para orientação segura nas correções nasais.

WOLFE aborda a etiologia do nariz em sela, que atribue mais ao traumatismo do que á sifilis ou outras infecções. Como material de enchimento para esse tipo de deformidades as opiniões continuam divididas. ESSER, HALL, HOWIE, PÊRI e SARGNON, recorrem á cartilagem. STRAATSMA, ao marfim e enxerto dérmico. ADELHEIM, ao marfim; ROLLIN, á esponja de ouro, LOZA, aos própios tecidos nasaes.


Ao envéz da resecção triangular da apofise montante do maxilar, limita-se a secciona-la perpendicularmente no lado maior e obliquamente no menor. Por escorregamento de uma aresta sobre a outra, atinge o fim em mira.

NEW, PREVOT e SPITZY ferem com insistência, a velha tecla do tratamento precoce das fraturas nasaes. Nunca é demais repetir no imperativo da redução precoce, meio singelo de contornar o aparecimento e a consolidação de futuros graves defeitos da piramide.

Para manter a redução, GAUS constróe um aparelho de gesso para uso intermitente.

A atresia das narinas foi abordada por HOSOMI, que recorre a tecidos do labio, O'CONNOR, ao enxerto de Thiersch e REBELO que se mostra eclético, utilisando dilatação elastica, enxerto de Wolfe ou processos plásticos mais complexos, conforme a gravidade do caso.

Registro ainda trabalhos de DOROCHENKO e ROY, respectivamente sobre autoplastia da aza por desdobramento, escorregamento da cobertura e solidificação com cartilagem septal e sobre creação de lobulo.

OLHOS

As fraturas com depressão do rebordo orbitário são estudadas por uma nova técnica radiologica por SCHOLLER (posição de perfil, de frente e axial).

MOERS refaz uma cavidade orbitária insuficiente para a contenção da prótese por meio de enxerto livre de pele total mantido com um bloco de godiva, atingindo resultado satisfatório.

Para refazer as palpebras, BOURGUET e HUGHES descrevem uma tecnica que evoca a de Dupuy-Dutemps. A do ultimo Autor está documentada com esquemas muito ilustrativos.

ORELHAS

ARMENIO fere a questão das malformações do pavilhão, apontando as relações muito curiosas que elas têm com o psiquismo individual.

A reconstituição auricular, problema até hoje insoluvel, recebe uma contribuição feliz de GILLIES, o qual adota o emprego de cartilagem auricular materna como material de sustentação nas plásticas do pavilhão.

LEEGAARD recorre aos proprios tecidos do pavilhão deformado.

As fistulas retro-auriculares reconhecem varias causas, no dizer de ÀSHLEY. Dentre estas coloca em primeira plana os erros de tratamento, tamponamento muito prolongado ou sem controle. Para a correção, aviva a cavidade, promove o seu enchimento com um retalho pediculados de tecidos moles profundos da vizinhança, aproximando por cima de tudo os labios cutâneos. A mesma preferencia pelo enchimento da cavidade é manifestada por TOBECK.

DEFEITOS CONGENITOS DA BOCA

Outros A. referem-se a detalhes puramente técnicos. HERLYN cria uma agulha e um porta-agulha especiais, para facilitar a sutura do plano nasal.

DOUGLAS refere-se tambem a pequenos detalhes de tecnica.

AXHAUSEN continua o debate travado com Veau, acentuando os seus pontos de vista, procurando, evidentemente, uma trégua.

BURIAN tece elogios á tecnica desse ultimo A., que acha perfeita, esposando a teoria embriologica do muro epitelial.

OBERNIEDERMAYER preconisa operar o labio leporino aos dois mezes de idade, com anestesia pela avertina (10 centigrs. por kilos).

YOUNG faz uma síntese dos assuntos referentes ao labio leporino unilateral. A proposito da edade de operar, depende do modo como a crença pode alimentar-se e ganha peso, iniciando o tratamento cirurgico entre 4 e 6 semanas. TROELL utilisa a tecnica de Schönborn-Rosenthal, tendo tido sucessos em 19 casos, creanças e adultos.

A asimetria nasal acompanha quase constantemente esse tipo de anomalias. KURKIALA propõe uma modificação do processo de Joseph para corrigi-la

FARINGE E ESOFAGO

A estenose do faringe é estudada por O'CONNOR, o qual descreve o seu metodo da bolsa epitelial, consistindo em crear uma cavidade que é forrada pelo Thiersch e mantida com um fragmento de godiva. Consolidado o epitelio a bolsa é aberta, ficando assim definitivamente desfeita a estenose.
JIANO apresenta uma estatistica de 21 casos de esofagoplastia, dentre os quaes 8 terminados. Quatro vezes fez o processo dermato jejunal de Lexer, com dois óbitos. Nos outros 17 recorreu ao metodo dermal de Bircher modificado pelo A., com o fito de encurtar o praso da sua execução.

LARINGE. FONAÇÃO

O fechamento das fistulas é lembrado por IMPERATORI, PORTMANN e KONIG, procurando todos a formação de uma dupla camada de revestimento - a interna e a externa, ou cutânea. O ultimo aconselha nos casos mais graves interpor entre as duas uma parte esquelética - aponevrose, cartilagem ou osso.

Ilustra a sua tecnica com duas observações.

A questão fonetica está tão intimamente ligada ao genero de operações plásticas das vias aereas superiores, que não é possivel deixar de referir alguma coisa a respeito.

A impossibilidade de obter voz perfeita depende de um véu curto. Não sendo possivel consegui-lo de comprimento conveniente por via cirurgica, inclina-se para a prótese. Segue os exercicios fonéticos de Gutzman.

SPANGENBERG Jr. executa um trabalho experimental sobre a qualidade da voz depois da colocação de uma prótese dentaria, observando ser na qualidade das vagais onde as mudanças são mais visiveis.

Seria de desejar que as nossas clinicas oto-laringologica voltassem suas vistas para a utilidade de um departamento foniatrico semelhante, por exemplo, ao instalado no Hospital Rawson, em Buenos Aires, cuja finalidade ARAUZ descreve pormenorizadamente.

BIBLIOGRAFIA

SANVENERO-ROSSELLI - I grandi ustionati del viso - Atti Mern. Soc. Lombarda di Chir. 5: n. 2, 1937 - Innesti e trapianti cutanei in chir-plastica del viso - Ibid. 5: n. 7, 1937.
GALLASSI - Rétraction cicatricielle grave de la face par brulure - Plastique par greffe tubulée. Rev. Chir. Struct. 7:29, 1937.
DANTRELLE - La méthode de choix dana les réparations plastiques des gran. des brulures de la face. Ibid. 7: 108, 1937.
MALINIAK - Rapair of facial defects with special reference to the source of skin grafts - Arch. Surg. 34:897, 1937.
DUFOURMENTEL - Notes sur la chir. d'urgence fies blessures de la face Presse Méd. 45:387, 1937.
GILL - Fractures of the facial hones - Ann. Oto. Rhin. & Laryngol. 46: 228, 1937.
STRAITH - Managernent of injury of face caused by motor accidents - Jour. Am. Med. Ass. 108: 101, 1937 - Facial Scars - Am. J. Surg. 36: 88, 1937.
LINK - Nachuntersuchungen bei Oberkieferbrüchen. Zbl. Chir 64: 467, 1937.
McINDOE - The treatment of old traumatic bony lesions of the face. Surg. Gyn. Obst. 64:376, 1937.
WATKINS - Treatment of depressed fracture of the malar bone. Ann. Otol. Rhinol.& Laryngol. 46:565, 1937.
NEW - Traumatic deformities of the nose and other bones of the face. Surg. Gyn. Obst. 64:532, 1937.
BLAIR, BROWN e BYARS - Early local tare of face injuries. Ibid. 64:358, 1937.
MANNA - Greffons libres de graiase pour la restauration plastique de la région zygomatique - Rev. Chir. Struct. 7: 27, 1937.
KILNER - The role of intra-oral and intra-nasal grafts in contour restoration. Ibid. 7: 1, 1937.
ZEE e PATY - Gangrenous stomatitis with special reference to subtertian malaria as an etiological factor. Chinese M. J. 52:95, 1937.
BLOCK - Zur Gesichtsplastik - Chirurg 9: 510, 1937.
TARNEAUD - Fistule alveolaire du sinus maxillaire guérie par la plastique de R. Claoué - Oto-rino-lar. Internat. 21: 521, 1937.
COLEMAN - Surgical treatment of tacial spasms - Ann. Surg. 105: 647, 1937. LINK - Zur Frage der Knochennaht bei Kieperbrüchen - Zbl. Chir. 64:988, 1937.
COSTER - Role de la restauration prothétique et instrumentale dana les fractures des machoires et dans les séquelles des interventions chirurgicales réparatrices. Rev. Chir. Struct. 7: 45, 1937.
BJERRUM - Fracture-dislocation of mandible. Acta Chir: Scand. 79: 209, 1937.
DOHERTY, J. e DOHERTY, A. - Fractures of the jaws and treatment-Surg. Gyn. Obst. 64:69, 1937.
GREENE - Temporomandibulai joint: dental aspect - Ann. Otol. Rhin. & Laryngol. 46: 150, 1937.
LOSADA e BRAMBILLA - Doble fratura expuesta de maxilar inferior con luxación de una de las articulaciones temporo-maxilares. Curación. Sem. Med. 1: 1012, 1937.
MAUREL, GOUPIL e NEUENSCHWANDER - Correction cirurgico-orthopédique du prognatismo congênital et du faux prognatismo traumatiques. Rev. Chir. Struct. 7:5, 1937.
BABCOCK - Advancement of the receding lower jaw. Ann. Surg. 106: 1105, 1937.
DOGLIOTTI - V. Jour. Am. Med. Ass. 108:313, 1937.
HERBIG - Enderfolge der operativen Behandlung von nervenverletzungen -Beitr. z. klin. Chir. 166:414, H. 3, 1937.
COLLIER - Facial paralysis. Balance - Duel nerve graft. ,J. Laryngol. & Otol. 52:98, 1937.
BUNNELL - Surgical repair of the facial nerve. Arch. Otolaryngol. 25:235, 1937.
HALL - Two cases, illustrating Duel - Balance téchnique. J. Laryngol. & Otol. 52:648, 1937.
KISCH - Facial paralysis. Balance - Duel nerve graft. Recovery. Ibid. 52: 98, 1937.
LINDSAY - Facial nerve transplant. Ann. Otol. Rhinol. & Laryngol. 46:549, 1937.
SULLIVAN - Six cases of facial paralysis with nerve implantation. J. Laryngol. & Otol. 52:192, 1937.
GOSSET e BERTRAND - Premiera essais chez l'homme de greffes hétéroplastiques médullaires dana les blessures des nerfa périphériques. Mem. Acad. Chir. 63:197, 1937.
TUMARKIN - Some aspects of the problem of facial paralysis. J. Laryngol. & Otol. 52: 107, 1937.
HUTCHINSON - Paralysis of the facial nerve. Report of case. Arch. Otolaryngol. 26: 200, 1937.
BOURBON - The role of physical therapy in facial paralysis. Arch. Phys, Therapy 18:290, 1937.
BLAIR, BROWN e BYARS - Observations on sinus abnormalities in congenital total and hemi-absence of the nose - Ann. Otol. Rhin. & Laryngol. 46: 592. 1937.
STRAITH - A new profilometer - Rev. Chir. Struct. 7: 156, 1937.
WOLFE - Etiology of the saddle nose: preliminary report. Ann. Otol. Rhin, & Laryngol. 46:504, 1937.
ESSER - Multiple stage operation for difficult saddle nose, avoidance of scar. Surg. Gyn. Obst. 64: 102, 1937.
HALL - Illustrating the use of hinge cartilage graft in nasal repair. J. Laringol. & Otol. 51:646, 1937
HOWIE - Three cases of severe external nasal deformity treated by hinged cartilage graft. Ibid. 52:778, 1937.
PÉRI - De l'utilisation du cartilage costal en chir. structive nasale. Rev. Chir. Struct. 7: 103, 1937.
SARGNON - Greffe libre endonasale dana le traitement des fractures anciennes du nez. Ibid. 7: 185, 1937
STRAATSMA - Repair of glabellar defect by dermal graft, repair of saddle nose by cartilage implant - Ibid. 7: 66, 1937.
ADELHEIM - Elfenbein oder Eigenknorpel für Naseneinlagen? Kosm. Rundsch. 5: 64, 1937.
ROLLIN - Zur Frage der Korrektur der Sattelnasen. Hals-usw. Arzt 128:97,
H. 2, 1937.
LOZA - Metodo personal pala la correccion, sin injerto, de la nariz aplastada. Rev. Argent. Oto-rino-larigol. 6: 147, 1937.
COHEN - Correction of the twisted nose, specially the lower part. Rev. Chir. Struct. 7:227, 1937.
NEW - Traumatic deformities of the nose and other bones of the face. Surg. Gyn. Obst. 64:533, 1937.
PREVOT - Le traitment fonctionnel et esthétique des traumatismes récents de la pyramide nasale - Cit. Oto-rino-lar. Internat. 21: 100, 1937.
SPITZY - 1 ber den ZeRpunkt der Einsichtung von Nasenfrakturen. Monatschrift f. Ohrenh. 71: 1001, 1937.
GAUS - Neueartige Gipsstütze usw. Arzt 1 - 28:94, H. 2, 1937. HOSOMI - Ein Geheilter Fall Oto-rino-lar. 10: 329. 1937.
O'CONNOR - An operation for the Correction anterior vares. Rev. Chir. Struct. 7:224, 1937.
REBELO - Atresia das narinas. Rev. Oto-lar. S. Paulo, 5: 259, 1937. DOROCHENKO - NouveIle méthode d'autoplastie des afiles du nez. Acta Otolaryngol. 25: 147, 1937.
ROY - A new method of rhinoplasty for the sinking of the tip of- the pose. Ann. Oto-rhin. & Laryngol. 46:203, 1937.
SCHÜLLER - Régio orbito-temporalis. Fortscht. A.d. geb. d. Roentgenstrah 55: 62, 1937.
MOERS - Greffe cutanée dans une orbite évidée. Rev. Chir. Struct. 7: 119, 1937.
BOURGUET - L'épithelioma de la paupière inférieures, Sa reconstitution par les mémes éléments anatomiques pris à la paupière supérieur Ibid. 7:91, 1937. HUGHES - A new method for rebuilding a. lower lid. Report. of case. Arch. Ophtalm. 17: 1008, 1937.
ARMENIO - Malformazione congenita del padiglione auricolare. Arch. Antrop. Crim. 57: 183 e Bol. d.mal.d.orecchio, naso 55:6, 1937
GILLIES - Reconstruction of the external ear with special reference to the use of maternal ear cartilage as the supporting structure. Rev. Chir. Struct. 7: 169, 1937.
LEEGAARD - Microtia. Acta Otolaryngol. 25: 603, 1937.
ASHLEY - Postauricular fistulas. Ann. Oto. Rhin. & Laryngol. 46: 477, 1937.
TOBECK - Zur Wahl der Operationsméthode zum Verschluss von retroaurikulären Antrumfisteln. Hals-usw. Arzt 1. 28:227, 1937.
POLITZER - Neue Untersuchungen uber die Entstehung der Gesichtsspalten Monatschft. f. Ohrenh. 71:63, 1937.
HERLYN - Die Gaumenspaltemplastik unter neuen Gesichtspunktem. Zbl. Chir. 64:815 e Beitr. z. klin. Chir. 165:276, H. 2, 1937.
DOUGLAS - Aids in surgery of the lip. Ann. Surg. 106: 293, 1937. AXHAUSEN - Quelques remarques essentielles sur la plastique palatina. J. Chir. 49: 47, 1937.
BURIAN - L'origine et la nature das difformités nasales et labiales dana Lea divisions congénitales. Cit. Rev., Chir. Struct. 7:132. 1937.
OBERNIEDERMAYER - Beítrag zur Fraga der Operation der duchgehenden Lippenspalte (Lippenspalte 111 Grades). Chirurg. 9: 641, 1937.
YOUNG - The problema of unilateral harelip repair. Surg. Gyn. Obst. 65: 348, 1937.
TROEL - Faryngo-stafylo-uranoplastik, en gornoperation für üldre barn och vuxna. Svenska Lëk.-tidning 34:521, 1937.
KURKIALA - Zur Korrektur der Nasenasymmetrie bei der Hasenscharte. Koem. Rundsch. 5:61, 1937.
O'CONNOR - Pharyngeal reconstruction for naso-pharyngeal stenosis: a new operative procedure. Ann. Otol.rhinol. 6 Laryngol. 46:376, 1937.
JIANO - Contribution à l'oesophagoplastie dans les sténoses cicatricielles. Rev. Chir. Struct. 7: 47, 1937
IMPERATOR1 - A method of closing a pharyngeal fistula following laryngectomy - Arch. Otolaryngol. 26: 179, 1937.
PORTMANN - La chirurgie réparatrices du larynx. Rev. Chir. Struct. 7:30, 1937.
KONIG - Zum plastischen Verschluss von Luftröhrenfisteln. Hals-usw. Artz 1 - 28: 279, 1937.
THAL - Einige psychologische Faktoren in der Behandlung der GaumenspaltenSpraehe. Monatschft. f. Ohrenh. 91:490, 1939.
WARDILL - Caumenspalte und Gaurttenspalten - Sprache. Ibid., 71: 424, 1937. KAGEN - Phoniatric treatment of eleft palate - Acta Otolaryngol. 25:281, 1937.
SPANGENBERG, Jr. - The effect of a dental prosthetic applience on the qua. lity of the voice: an experimental study. Proc. Staff., Meet. Mayo Cl. 12,: 202, 1937. ARAUZ - Como se tratan los transtornos de la voz hablada en el servicio de la especialidad en el Hospital Rawson- Rev. Asoc. Med. Argent. 51:316, 1937.




* Medico Adjunto do Serviço de Oto-rino-laringologia e Cirurgia Plastica da Santa Casa de S. Paulo (Dr. Schmidt Sarmento).

Imprimir:

BJORL

 

 

 

 

Voltar Voltar      Topo Topo

 

GN1
All rights reserved - 1933 / 2024 © - Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial