Versão Inglês

Ano:  1953  Vol. 21   Ed. 5  - Setembro - Outubro - ()

Seção: Revista das Revistas

Páginas: 199 a 201

 

Revista das Revistas

Autor(es): -

DECROIX - LIBERSA C. (Lille) - "Nevrinome du voile du palais". Acta Oto-Rhino-Laryngologica Bélgica - Tome 6 - Fase. 1 - 1952 - Pgs, 83 a 95.

Apresentam uma observação de uma criança de 12 anos que apresentava uma tumefação do véo palatino há 2 anos. O paciente não apresentava nenhuma perturbação. O exame físico mostra tumefação à esquerda entre a uvula e o pólo superior da amígdala. A mucosa apresentava sinuosidades vasculares. Do lado direito idêntica tumefação simétrica - menos volumosa. O tumor foi enucleado apresentando nítido plano de clivagem. O exame histológico revelou glioma periférico.

Foi então operado o lado D nas mesmas condições e o exame histológico revelou apenas tecido amigdaliano.

A presença do tecido amigdaliano é banal, mas a natureza do tumor à esquerda é curiosa; pois estes tumores se assestam de regra nos grossos troncos periféricos, não existentes no véo do paladar. Ademais não havia dor.

Eventualmente o neurinoma pode ter origem em ramos do nervo glosso faríngeo, situado atrás da musculatura do angulo da loja. É possivel então que o tumor em vez de interessar a amigdala na sua posição normal tenha interessado a sua posição intra-velica.

FABIO BARRETO MATHEUS

VAN EYCK Marcel - "Contribution à l'étude de lélétrophisyologie de l'appareil vestibulaire" - Acta Oto-Rhino-Laryngologica Bélgica. Tome 6, Fose 14 - 1952 - pg. 5 a 66.

Os ensaios de registro de potenciais dos canais semi circulares do pombo, excitados por um estímulo giratório ou pelo processo de Ewald não deram resultados válidos. As experiências foram feitas por meio de um estímulo sonoro que se sabe provoca um nistagmo semelhante àquele que segue uma excitação fisiológica normal, no pombo privado da cóclea, si se penetrou o canal semi circular explorado.

A - Potenciais cocleares:

1) Os resultados confirmam a fraca sensibilidade da cóclea do pombo aos sons de intensidade elevada. A saturação é marcada 50 db. acima do humbral humano.
2) Os potenciais derivados simultaneamente da janela oval e redonda estão em posição de fases.
3) O resfriamento da cóclea provoca o desaparecimento reversível dos potenciais e a cocaína os abole.
4) A resposta coclear a um som breve é formada dum potencial microfónico seguido dum potencial de ação do nervo coclear.
5) A abolição eletiva pela quinina indica sua origem nervosa.

B - Potenciais ampulares

1) No pombo não apresentando mais potenciais cocleares em seguida à extirpação da cóclea, frequencias de 100 e 3.000 ciclos transmitidos à orelha média intacta, fazem nascer potenciais oscilatórios na crista ampular dum canal semi circular com a condição que o canal ósseo seja penetrado.
2) A natureza biológica destes potenciais decorre do fato de seu desaparecimento após a morte do animal.
3) A localisação ampular, é sugerida pela abolição do fenomeno em seguida à anestesia ou destruição, da ampola.
4) Os potenciais ampulares e cocleares apresentam analogia.
5) O estímulo das cristas ampulares por um "clic" dá nascimento a um microfónico depois a urna resposta podendo ser imputada às terminações do nervo, ampular.
6) A intensidade liminar do "clic" provoca uma resposta muscular dependendo tambem do sentido da pressão inicial.
7) A pressão exercida por 1 fino jacto de ar sobre a membrana do canal semi circular ou da ampola, permite derivar potenciais oscilatórios.
8) Estes resultados demonstram que um órgão sensorial tendo uma estrutura muito diferente daquela da cóclea pode dar respostas elétricas análogas àquelas da cóclea.
9) A similaridade dos potenciais microfônicos ampulares e cocleares incita a reconsiderar o papel funcional possível destes últimos.
FABIO BARRETO -MATHEUS

DECROIX G. - LIBERSA C. (Lille) - Deux cases de tumeurs dermoides du palais: Lipome et fibrome pédiculé" - Acta Oto-Rhino-Laryngologier Bélgica. Tome 6, Fase. 1, 1952 - pg. 86 a 91.

1.º caso - Criança de 1 mês apresentando perturbações respiratórias e de deglutição. Ao exame, tumoração semidura, rosea, inserida na face posterior do véo E.; por um pediculo - operado o exame revelou polipo fibroso.
2.º caso - Menina de 4 anos. Desde o nascimento, apresenta mal-formação do palato. Ao exame a língua apresenta 1 saliência medial; e na arcada superior vêm-se tres fileiras de incisivos num total de 7 incisivos. Atrás da l.ª fileira nota-se pequeno tumor mole pediculado e atrás deste outra tumoração lobulada.

Ao nível do véo do paladar existe uma divisão completa. Feita a exerese do tumor o exame histo-patologico revelou que a sua constituição era idêntica àquela dos lipomas do couro cabeludo.

Estes tipos de tumores do palato são excepcionais e a sua origem congenita deve fazer pensar em polipos dermoides do palato.

FABIO BARRETO MATHEUS

PIQUET - DRIESSENS - LAVERGE - "Le traitement des cancers de l'hypopharimx" - Acta Oto-Rhino-Laryngologica Bélgica - Tome 6, Fase. 1 - 1,952 - pgs. 72 e 82.

Os autores fazem um estudo sobre 132 casos de cancer da hipo-faringe no centro anti canceroso do norte e na clínica ORL de Lille., tratados desde 1944 por cirurgia e irradiação. Destes 132 casos 14 foram perdidos de vista restando 118 assim distribuidos:

Seio piriforme..............................36 casos
Junção faringo-esofagiana...................02 casos
Região aritenoideana........................12 casos
Parede posterior e lateral hipo-faringe.....19 casos
Epiglote....................................49 casos

Conclue que os tumores epiteliais malignos da hipo-faringe e coroa laríngea são muito pouco influenciados, só pela radioterapia sendo a cura excepcional nos casos assim tratados. A cirurgia exclusiva tambem se mostrou pouco eficaz. Os melhores resultados foram obtidos pela associação cirurgia radioterapia.

Algumas localisações se mostraram particularmente desfavoráveis: toda a parte inferior; as paredes posterior e lateral da hipo-faringe.

As exereses cirúrgicas largas se mostraram menos perigosas nas sequencias imediatas e mais favoraveis nos resultados longínquos que as operações limitadas. Estas conservam todavia sua indicação em certos casos, tumores da epiglote em particular.

A adenopatia quer seja reconhecida antes da operação ou durante ela, constitue fator de agravação. Todavia si aparecer após a operação e malgrado o tratamento radioterápico, a adenectomia pode ser seguida de sucesso.
FABIO BARRETO MATHEUS.

MANNUES - PRIEST - NIJS - DERRIEKX (Bruxelles) - "La bronchographic par produits lipo et hydrosolubles" - Acta Oto-Rhino-Laryngologica Bélgica. Tome 6, Fasc. l, 1952, pags. 67 a 71.

Os autores servem-se de lipiodol para a exploração geral de numerosos broncorreicos. Nestes doentes, tossidores e secretantes o lipiodol tem enormes vantagens e os produtos hidrossolúveis (diodone) têm consideráveis inconvenientes. Preferem por vezes clichés com lipiodol em camada fina para o estudo das ligeiras anomalias bronquices.

Quando se trata ao contrário da exploração metódica dum sector que se vê doente (sequelas de abcessos, tumores, cavernas) os produtos hidrossolúveis teem por seu turno enormes vantagens. Eles podem ser introduzidos na região doente injetando-se todos os bronquios até suas extremidades. Podem ser utilisados alguns dias antes de uma intervenção torácica, o que não pode ser feito com o lipiodol.

Imprimir:

BJORL

 

 

 

 

Voltar Voltar      Topo Topo

 

GN1
All rights reserved - 1933 / 2024 © - Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial