Versão Inglês

Ano:  1948  Vol. 16   Ed. 4  - Julho - Agosto - ()

Seção: Noticiário

Páginas: 196 a 198

 

Notícias

Autor(es): -

SECRETARIA-GERAL DA FEDERAÇÃO BRASILEIRA DAS SOCIEDADES DE OTORRINOLARINGOLOGIA E BRONCOESOFAGOLOGIA

A Secretaria-geral da Federação já enviou a todos otorrinolaringologistas e broncoesofagologistas brasileiros uma carta-circular contendo os Estatutos da Federação e um questionário a ser preenchido e devolvido. Todos aqueles que ainda não receberam os citados documentos, poderão solicitá-los à Secretaria-geral.

Outrossim a Secretaria-geral solicita a todos os colegas brasileiros que já responderam com suas adesões à Federação, mas ainda não quites com a mesma, que enviem a importância de duzentos cruzeiros (Cr$ 200.00), por cheque nominal ou vale postal, ao Dr. J. E. de Rezende Barbosa - Caixa postal, 3014 - S. Paulo, Brasil.

CURSO DE LARINGOLOGIA E BRONCOESOFAGOLOGIA

Sob os auspícios da Associação Paulista de Medicina, o Dr. Plinio de Mattos Barretto e seus companheiros de trabalho no Serviço de Endoscopia Peroral do Hospital das Clínicas, e com a colaboração de vários Endoscopistas de São Paulo, iniciarão no dia 15 de Novembro próximo, um curso teórico-prático de Laringologia e Broncoesofagologia.

As aulas serão dadas no Sanatório Esperança, na Clínica do Prof. Paula Santos (Hospital das Clínicas) e no Departamento de Técnica Cirúrgica do Prof. Eurico Bastos. Demonstrações práticas serão feitas também no Hospital São Paulo (Clínica do Prof M. Albernaz) e no Hospital Central da Santa Casa de Misericordia, Serviço do Dr. Mario Otoni de Rezende.

Neste Curso serão desenvolvidos temas de maior interesse para os que pretendem iniciar a prática da Endoscopia Peroral e os inscritos terão oportunidade de trabalhar várias horas em cadáveres e cães.

Dentre os temas a serem apresentados destacamos os seguintes:

Moderno conceito da Broncoesofagologia - Organização de um Serviço de Endoscopia Peroral - Seleção e Preparo dos Endoscopistas Preparo dos pacientes: medicação pré-anestésica e anestesia. Radiografias e planigrafias do pescoço - Estudo do Mediastino Cervical - Traqueotomia : suas indicações, técnicas e cuidados pósoperatórios. Mediastinotomia cervical - Operações para divertículo da hipofaringe - Estudo das disfonias, dispnéias e disfagias. Laringites agudas e crônicas. "Tumores benignos e malignos da laringe. Laringectomias totais e parciais. Ferimentos da laringe; tratamento das lesões recentes e das estenoses da laringe - Laringoplastia para tratamento das paralisias bilaterais - Técnicas de Broncografia - Sistematização traqueo-brônquica. Segmentos broncopulmonares - Supurações pulmonares. diagnóstico e tratamento - A laringo-traqueo-bronquite agúda da infância - À difteria - A importância da broncoscopia na tuberculose - Câncer broncogênico - Estenoses e atresias do esôfago - Gastroscopia - Diagnóstico e tratamento dos corpos estranhos das vias aéreas e digestivas superiores e das complicações por eles provocadas.

O número de inscrições será limitado a doze.

Duas inscrições gratuitas, serão reservadas para médicos do Hospital das Clínicas: duas para médicos da Capital ; três para médicos do Interior do Estado; quatro para médicos de outros Estados; e uma para médico que clinique fóra do País. A taxa de inscrição será de três mil cruzeiros. Arranjos especiais poderão ser feitos para estágios nos diferentes Serviços de Endoscopia.

I.º CONGRESSO LATINO-AMERICANO DE OTORRINOLARINGOLOGIA

Santiago - Chile

(6 a 9 de janeiro de 1949)

A Secretaria da Federação está encarregada de recolher, entre os colegas brasileiros, as taxas de inscrição ao 1.° Congresso Latino-Americano de Otorrinolaringologia (Santiago - Chile 6 a 9 de janeiro de 1949). A quota de inscrição foi fixada em $600 pesos chilenos para todos aqueles que tomarem parte ativa nos atos científicos, sociais e receber as publicações, e em $400 pesos chileno; para a simples adesão.

A Empreza Wagons-Lits Cook, também credenciada para receber a importância de inscrição ao Congresso, organizou uma variada série de itinerários para excursões de Santiago ao Sul do Chile, dentro do período de 3 a 10 de Janeiro de 1949. As informações e listas de preços poderão ser obtidas diretamente de Wagons-Lits, 56, Praça do Patriarca - S. Paulo), ou através desta Secretaria.

O Dr. Anibal Grez V., D.D. Secretário Geral do Congresso Latino-Americano, solicita a todos que pretendam concorrer com algum tema livre que façam suas inscrições o mais breve possível. (Miguel de La Barra, 536 - Santiago - Chile).

IV.º CONGRESSO INTERNACIONAL DE OTORRINOLARINGOLOGIA

Londres - 17 a 23 de julho de 1949

Londres será a sede da proxima reunião do IV.º Congresso Internacional de Otorrinolaringologia marcado para os dias 17 à 23 de julho de 1949, sob a presidência do Prof. V. E. Negus. Logo após a reunião de Londres haverá reuniões complementares em Oxford, Cambridge e Edimburgo, de 25 a 26 de Julho.

Presidente: V. E. Negus
Secretário-geral: F. C. W. Capps

45 Lincoln's Inn Fields
London, W. C. 2.

Imprimir:

BJORL

 

 

 

 

Voltar Voltar      Topo Topo

 

GN1
All rights reserved - 1933 / 2024 © - Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial