Versão Inglês

Ano:  1948  Vol. 16   Ed. 1  - Janeiro - Abril - ()

Seção: Noticiário

Páginas: 55 a 72

 

Noticias

Autor(es): -

SEGUNDO CONGRESSO BRASILEIRO DE OTORRINOLARINGOLOGIA

Realizou-se de 20 a 24 de Janeiro, na cidade do Salvador - Bahia, o II.º Congresso Brasileiro de Otorrinolaringologia. Coroando-se de um exito total, cientifico e social, este conclave concorreu ainda mais para solidificar o conceito dos especialistas e da especialidade rio Brasil. Agasalhados com toda fidalguia, pelos colegas, autoridades governamentais e sociedade bahiana, os congressistas de todos recantos do Brazil ficaram cativos da fina educação e cultura, civica do generoso povo bahiano.

A Bahia tradicional continua ainda como o reliquario sagrado das tradições históricas, culturais e civicas do Brazil.

Não foi sem tristezas que os congressistas despediram-se de Salvador, sentindo cada, um em ter de deixar ali aquelas solidas amizades dos colegas e amigos da Bahia, o colorido e pitoresco de suas ladeiras e colinas, o azul de seu mar profundo e seus riquissimos templos e museus históricos, onde qualquer brasileiro é forçado a sentir que existe uma verdadeira sedimentação na civilização pátria.

O exito integral do II.º Congresso Brasileiro de Otorrinolaringologia foi consequencia, sem duvida alguma, á organização que lhe foi imprimida pelos dignos membros da comissão executiva, assim constituida: Prof. Dr. Carlos Rodrigues de Morais. Drs. Orlando de Castro Lima, Astor Baleeiro, Antonio Queiroz Muniz, Colombo Moreira Epinola e Adherbal Medeiros de Almeida. Todos membros desta comissão executiva, guiados pelo, dinamico Prof. Carlos de Morais e auxiliados pelos especialistas da Bahia, não mediram esforços afim de proporcionarem aos congressistas todo conforto e facilidades. Devemos registrar, tambem, o apoio das altas autoridades federais e estaduais, a começar por S. Excelencia Dr. Octavio Mangabeira, D.D. Governador da Bahia e Exma. Senhora, S. Excelencia Dr. Clemente Mariani, D.D. Ministro da Educação e Saúde e Exma. Senhora, S. Excelencia Dr. Anísio Teixeira, D.D. Secretario da Educação e Saúde da Bahia, Snr. Prof. Dr. Edgard Santos, Magnifico Reitor da Universidade da Bahia, Snr. Prefeito Municipal, Prof. José Olímpio, D.D. Diretor da Faculdade de Medicina da Bahia, e tantos outros Professores e medicos, bem como a acolhida pela fidalga sociedade bahiana e pelos seus clubes sociais e esportivos.

A ordem dos trabalhos do Congresso e o programa social obedeceram á seguinte organização:

PROGRAMA CIENTIFICO:

DIA :20 - 15 horas-: Sesão preparatória: Anfiteatro Alfredo Brito da Factuldade de Medicina. - 20.30 horas: Sessão Inagural: Salão Nobre da Faculdade de Medicina.

DIA 21 - 9 horas: Sessão plenária: Anfiteatro Alfredo Brito da Faculdade, de Medicina. Tema: Sulfas e Penicilina no tratamento das otites médias, agudas e suas complicações. Estudo comparativo. Relator: Aristides Monteiro. - 20 horas: Sessão plenária: Anfiteatro Alfredo Brito da Faculdade de Medicina. Tema: Estudo crítico da cirurgia da oto_esclerose. Relator: Ermiro de Lima.

DIA 22 - 9 horas: Sessão plenária: Hospital Getulio Vargas. Tema: Estudo critico da osteo_ mielite frontal. Relator: Paulo Mangabeira Albernaz. - 15 horas: Sessão plenária: Hospital Getulio Vargas. Tema: Etio_patogenia da sinusite hiperplastica. Relator: Oliveira Lima.

DIA 23 - 9 horas: Sessão plenária: Hospital Santa Isabel. Tema: Cancer do laringe. Relator: Raul David de Sanson. - 15 horas: Sessão plenária: Hospital Santa Isabel. Tema: Laringo_ traqueo_bronquites infecciosas agudas na criança. Relator: Plinio de Matos Barreto.

DIA 24 - 9 horas: Sessão plenária: Anfiteatro Alfredo Brito da Faculdade, de Medicina. Tema: Organização da Federação das Sociedades Brasileiras de Otorino_laringologia (Estudo preliminar). Relator: J. E. Rezende Barbosa. Temas livres. - 21 horas: Sessão solene de encerramento do Congresso: Salão nobre da Secretaria de Educação e Saúde.

PROGRAMA SOCIAL

DIA 20 - 9 horas: Visita aos templos históricos e artísticos da capital. Visita tio Museu do Estado.

DIA 21 - 12,30 horas: Almoço à Bahiana na residencia do Sr. Ministro Clemente Mariani. - 15 horas: Excursão aos pontos de interesse turístico da Cidade.

DIA 22 - 19,39 horas: Excursão marítima a Cidade de Itaparica e recepção no Iate Clube local.

DIA 23 - 18 horas: Cocktail na residencia do Sr. Nilo Pedreira.

DIA 24 - 17 horas: Visita ao Excelentissimo Senhor Governador, pelos Congressistas. - 22,30 horas: Festa na Associação Atlética da Bahia.

Todos aqueles que não tiveram a felicidade de comparecer à reunião da Bahia poderão aquilatar de suas atividades através do relatorio apresentado pelo Dr. Silvio Ognibene, D.D. Presidente da Secção de Otorrïnolaringologia e Cirurgia Plastica da Associação Paulista de Medicina, em sessão de 17 de fevereiro de 1948.

"Como é do conhecimento de todos, realizou-se de 20 a 24 de janeiro, na ciade do Salvador, na Bahia, o seguno congresso Brasileiro de oto-rino-laringologia.

Nesse congresso, no qual tomaram parte, notaveis especialistas, foram abordados assuntos de grande interesse.

Na parte de intercambio social e entrelaçamento de amizades, os congressistas tiveram o mais cordial e franco acolhimento, por parte dos colegas baianos, prodigos em gentilezas e agrados.

O programa muito bem estudado pela comissão organisadora mostrou aos congressistas, o que a Bahia tem de belo, pitoresco e historico. Digna de ser mostrada, torna-se quasi um dever, para, todo o brasileiro, conhecel-a.

Na parte cientifica, tivemos um fecundo trabalho.

Os temas muito bem escolhidos e entregues a relatores de competencia conhecida, pois são expoentes da especialidade em nosso Paiz, tiveram um notavel êxito, pois amplamente discutidos, trouxeram conclusões interessantes, que procurarei, num resumo succinto, dar a conhecer, aos colegas que por motivos imperiosos, não puderam comparecer a esse certamem.

As sessões, distribuidas por varios estabelecimentos de ensino e hospitalares, realisaram-se sob a mais franca camaradagem, sempre com espirito de cooperação, sem nenhuma critica preconcebida.

A sessão inaugural, realisou-se no salão Nobre da historica Faculdade de Medicina, sob a presidencia do Sr. Ministro da Educação e Saúde Publica, Dr. Clemente Mariani, que nos honrou com sua presença. Falaram varios oradores enaltecendo a cooperação do governo Baiano, na realização desse congresso e o espirito empreendedor dos seus organisadores, dentre os quaes devemos destacar o Prof. Carlos Rodrigues de Moraes e o Dr. Orlando Castro Lima. Um dos oradores dedicou-se á personalidade do Prof. Eduardo de Moraes, sempre lembrada, quer pelos seus discipulos, como pelos que tiveram a felicidade de partilhar de sua amizade.

Nunca é demais, lembrarmo-nos d'aqueles, que num sacrifício diario, engrandeceram a medicina, aplainando a difícil trilha, que a novas gerações terão de palmilhar.

O Prof. Moraes, cujo nome esteve sempre presente em todas as ocasiões, foi na verdade um dos pioneiros da especialidade no Brasil.

A presidencia deste segundo congresso Brasileiro, e sua organisação, já lhe pertenciam, não fôra a lei inexorável do destino, recair sobre ele, arrebatando-o em plena atividade. Mas se lhe fóra dado assistir esse conclave, certamente estaria plenamente satisfeito, não sómente pela admiravel atuação de seu digno successor, Prof. Carlos de Moraes, como por ver realisado o mais ardente desejo de um pai, sua substituição integral pela pessoa de seu filho. Na verdade o Prof. Carlos de Moraes, atual catedratico da cadeira na Faculdade de Medicina, teve uma atuação sempre elogiada, conquistando em cada congressista, um admirador e um amigo.

Finalmente, a sessão inaugural foi encerrada pelo Sr. Ministro com uma oração, destacando o papel da medicina, no engrandecimento do Brasil.

No dia seguinte, realisaram-se duas sessões no anfiteatro da Faculdade de Medicina, seguindo-se outras no Hospital Getulio Vargas e Santa Izabel.

Antes porem, de fazermos um resumo das sessões realisadas, queremos salientar que a chave de ouro, do congresso, foi a fundação por aclamação, da Federação das Sociedades Brasileiras de Oto-rino-laringologia, aspiração maxima de todos os especialistas, pois só assim, teremos firmada a existencia de uma entidade, capaz de congregar todo o Paiz, na realisação de congressos, reuniões, instituir cursos especialisados, bolsas, premios, etc., pois até hoje, tudo tem sido feito, por iniciativa de grupos isolados, dignos dos maiores encomios mas sobrecarregados por uma obrigação das mais pesadas.

A necessidade dessa Federação é tal, que foi por aclamação instituida sua fundação. Já conta com mais o apoio de centros como, Baía. Rio, Recife e o de todos os colegas presentes ao congresso que se comprometeram a fundar, em suas cidades, associações, para se filiarem ã Federação.

Mas é preciso, que façamos justiça, que nesta ideia, os estudos preliminares, foram levados avante, num esforço titanico, por um colega, cujo talento já se evidencia claramente, pelos seus trabalhos, já de nós conhecidos, e que vem se impondo entre os colegas, como um notavel especialista, o Dr. José Rezende Barbosa.

A ele devemos a materialisação desse ideal, realisado nesse congresso.

Ficou assentado, que o 3.º congresso Brasileiro, se realisada em S. Paulo, em 1950. Naturalmente, outros colegas, já terão ocupado este cargo, com maior brilho, mas desde já, eu solicito a vossa cooperação, para que o Congresso Paulista, tenha tão notavel exito, como o Baiano.

Finalmente, tivemos a sessão de encerramento, realisada no Salão Nobre da Secretaria da Educação e Saúde, sob a Presidencia do Exmo. Sr. Dr. Octavio Mangabeira, Governador do Estado.

Nesta falou o Sr. Secretario Geral, Dr. Orlando Castro Lima, que num maravilhoso discurso, fez um apanhado geral das atividades cientificas do congresso, e agradecendo a cooperação de todos, soube com sua notavel eloquencia, arrebatar o auditorio.

Em nome dos congressistas, saudou o Sr. Governador, o Dr. Renato Machado e ainda em nome dos congressistas, o Dr. Rafael da Nova, num bem apanhado improviso, cumprimentou a comissão organisadora.

Terminando, o Sr. Governador, após breves palavras, deu por encerrado o Congresso.

Tarefa difícil é, dar-vos uma ideia clara, das atividades cientificas, neste resumo que vamos apresentar.

A primeira sessão, realisada no Anfiteatro da Faculdade de Medicina, foi consagrada ao tema "Estudo critico da osteo-mielite frontal", foi seu relator o Prof. Paulo Mangabeira Albernaz, nosso já velho conhecido, cuja exposição clara e meticulosa, alcançou como de costume, um brilhante sucesso.

O autor, expôz casos de sua clinica, estudos comparativos coai outros metodos, chegando á conclusão, que ainda é o metodo cirurgico, indispensavel, devendo ser a incisão praticada, com trepano eletrico de preferencia, a uns 2 cms. alem do ponto onde a radiografia acusa osso doente. Caso a incisão, atinja osso doente, deve-se praticar nova incisão, mais adiante, trocando-se os intrumentos ou esterilisando-os novamente. Condena a pinça saca-bocados de Citelli por levar a infecção para diante. Preconisa o tratamento com penicilina e sulfa, após a intervenção. Sobre aplicações de radioterapia, não pôde aconselhal-as, a larga mano, por serem muito dispendiosas.

Como corelatores, o Dr. J. Matos Barreto juntamente com o Dr. Hirschman apresentaram um esplendido trabalho, sob o mesmo tema.

Estes trabalhos foram bastante comentados, tendo despertado invulgar interêsse.

Na segunda sessão, tomou a palavra o Prof. Oliveira Lima, para relatar o tema "Etiopatogenia da sinusite hiperplastica".

Este assunto de tão grande importancia para nós, pois é frequente termos em mãos, doentes com radiografias positivas, sendo as punções negativas e sintomas nulos, como era de esperar despertou grande atenção.

O relator, senhor completo do assunto, verificou que, alem dos casos habituais de infecção da mucosa, por germens, havia a causa alergica, com toda a sua etiologia, como um dos principais fatores na hiperplasia da mucosa dos seios, causa essa, que tambem afetaria a mucosa nasal. Como tratamento preconisa a desensibilisação, inespecifica, uma vêz esgotada a possibilidade de determinar o fator etiologico de cada caso.

A terceira sessão, realisada no Anfiteatro do Hospital Getulio Vargas, foi dedicada ao "Estudo critico da Cirurgia da Oto-esclerose".

Seu relator o Prof. Ermiro de Lima, abordou esse assunto com sua conhecida maestria. Na parte cirurgica, acha não ser necessario o esvasiamento completo das celular mastoideas, bastando a abertura do antro mais alargada, ganhando-se assim um tempo precioso.

Dedicou-se mis ás indicações e resultados dos casos de fenestração, chegando á conclusão, de que os resultados foram bons nos doentes com perda, no maximo de 30 decibeis, daí para cima os resultados vão sendo menos apreciaveis, sendo nulos nos casos de perda de 70 decibeis para cima, pelo que contraindica a operação, nestes pacientes.

Aconselha antes de se aventurar na operação, adquirir uma boa experiencia em cadaver.

Este trabalho suscitou comentarios muito interessantes, que vieram evidenciar o grande valor desta cirurgia e sua dificuldade.

No mesmo local tivemos a quarta sessão, com o tema "Laringotraqueo-bronquites infecciosas agudas na criança", sendo seu relator o Dr. Plínio de Mattos Barreto. Com o desembaraço e competencia. já bem do nosso conhecimento, o Dr. Plinio, fez o relato de varios casos, estudando a incidencia e gravidade, desta afecção entre nós, com dados colhidos no Hospital Emilio Ribas, Hospital das Clinicas e clinica particular, verificando seu perigo e facil confusão cone a difteria. Ha casos em que ha necessidade de imediata traqueotomia e manutenção do doente em tenda de oxigenio.

Chamou a atenção para o perigo desta molestia, pois em geral os seus sintomas espasmodicos evoluem bem, daí a pouca importancia que a família, os clínicos e mesmo pediatras lhe dão.

O interesse desse trabalho se evidenciou pelas discussões despertadas.

Coube ao Prof. David de Sanson, na quinta sessão, no Hospital Santa Izabel, deliciar-nos com uma magistral aula, sobre o tema "Cancer do laringe".

Abordou as vantagens do exame precoce do laringe, feito com muita facilidade, mesmo sem anestesia, pela laringoscopia indireta.

A necessidade da biopsia, absolutamente inocua, em todos os casos de excrescencia, aconselhando a radioterapia e intervenções parciais. Quanto à laringectomia total, faz restrições à sua indicação, pois não só a responsabilidade é muito grande, como, por não ser possivel avaliar o tempo de sobrevida.

Relatou muitos casos, de sua, longa experiencia, uns com sucesso, outros não, todos muito elucidativos e que despertaram muita curiosidade, dando origem a variada discussão.

Finalmente, a sexta sessão, foi dedicada a trabalhos avulsos.

Fizeram-se ouvir, os Drs. Arruda Botelho, Horacio de Paula Santos, Rafael da Nova, Prof. Fróes da Fonseca, A. Queiroz Muniz e Plinio de Mattos Barreto, sobre temas variados e do maior interesse cientifico.

Após um intervalo de 10 minutos, iniciou-se a setima sessão em que o Dr. Rezende Barbosa, expôs á casa, os estudos sobre a fundação de Federação das Sociedades de otorrinolaringologia brasileiras, cuja aprovação, como já foi dito, se deu por aclamação, tal sua real necessidade.

Depois foi discutido o regulamento e votado artigo por artigo, que foram após alguns debates, aprovados por aclamação.

Finalmente, ficou estabelecido, que seriam seus secretarios, o Dr. José Rezende Barboza, Milton Carvalho e Aloisio Novis F.º.

As sociedades filiadas até o novo congresso em 1950, seriam consideradas fundadoras.

Haveria um conselho diretor, constituído pelos presidentes das sociedades, professores catedraticos e jubilados.

Deste modo, espero ter dado aos colegas, que não tiveram a sorte de assistir, ao Segundo Congresso Brasileiro de Otorrinolaringologia, com este resumo dos trabalhos, uma vaga ideia do que foi o magnifico certamen realisado na Baía e o esforço despendido pelos seus realisadores a quem apresentamos os nossos cumprimentos em nome desta secção.

PROF. EDUARDO DE MORAIS

Segundo a deliberação tomada pelo Congresso, numa das suas sessões preparatórias, realizou-se a romaria ao túmulo do prof. Eduardo de Morais, o saudoso mestre, cuja pessoa e cujos trabalhos são lembrados com admiração pela classe médica brasileira. A romaria foi bastante concorrida, comparecendo, além dos congressistas, professores da Faculdade de Medicina, médicos, estudantes e amigos do falecido professor. Proferiu a oração, junto ao túmulo, o Dr. Aloisio Novis, cujo discurso publicamos a seguir:

"O II Congresso Brasileiro de Oto-Rino-Laringologia deliberando a romaria que ora se realiza, bem justifica o halo de imortalidade com que a Bahia envolve um dos seus filhos maiores. E numa decisão que enobrecerá os seus Anais, aqui marca a sua visita comovida, fixando no bronze uma palavra de admiração e de saudade. Bem estou a adivinhar a delicadeza do gesto na escolha do orador deste ano, o que faz crescer, si possivel, a emoção desta hora, acentuada na presença de tantos discípulos pelo Mestre tão amados. Permiti_me salientar um entre os demais porque, seu discípulo, seu sucessor, seu filho, hoje nosso Presidente. Carlos Moraes haveria de ser o que é, na conjunção feliz do próprio mérito o da origem abençoada. Certamente, não podem ir longe em sua desataviada, oração, quem, por vinculos de filial amizade, guarda em relevo no próprio afeto o nome do homenageado.

Felizes os homens como Eduardo Moraes, que realizaram tão a primôr o conselho do poeta, fazendo do caminho da vida um caminho de Estrelas... Dotou_lhe para isso a natureza com a sensibilidade do artista, ensinando_lhe o segredo de congregar corações, o que sempre fez, em torno à pureza de sentimentos e de idéias, na sedução de uma presença cuja lembrança o tempo não consegue esbater. Quantos o tivemos por Mestre mantemos sempre acena a lampada votiva da mais terna gratidão, pois nunca serão bem lembrados os desvelos na formação do discípulo dispensados á luz de sadio entusiasmo que ainda hoje, a cada instante, se reflete no exercício da prática médica na mais benéfica das influências. A palavra, - "ser vivo e voluntarioso", no dizer de Rodó, escapava_lhe dos lábios em estilo correto e terso. Aí estão as suas orações, na mais apurada linguagem, confirmando o sabor da forma na expressão feliz do sentimento. Aos livros que poderia ter deixado preferiu, por temperamento, sintetizar toda sua experiência nos discípulos - exemplares vivos do seu pensamento médico, com as vantagens da fisionomia própria de cada um, criando assim a sua Escola.

A crueldade maior da morte é identificar_se com o silêncio. Coberta pelo manto do esquecimento, traduz então uma vida sem sentido, ou a triste realidade de corações sem memória. Mas, quando evoca, como o faz, neste instante, uma figura de quem se diria foi médico "por decreto singular e nominativo do Eterno", glória da medicina brasileira, na clínica e no magistério, ministro de bondade, prático de virtude, aí é que a morte, doutrinando, aponta exemplos e é consolo, perde a imobilidade e é vida. Neste túmulo que a saudade vem patinando das recordações mais puras, bem caberia a celebrada inscrição - "Fulminta é la morte; eterno impera li regno de la vita". Sim, meus senhores, vida é o que dele emana, na projeção de um exemplo a imitar, onde inteligência, carater, virtude e patriotismo modelam a verdadeira, estátua para o culto das novas gerações, à chama viva da saudade que é, no sentir do poeta, a única luz que o vento não apaga".

Ruy definindo vocações, disse: - "A fronte do sacerdote se verga para o cálice consagrado. A do lavrador para a terra. A do que espalha o grão da, verdade para o sulco soaberto nas consciências novas. E todos três receberam ordens sacras. Todos concorrem para a fecundação divina do Universo. A hostia, o arado, a palavra correspondem aos três sacerdócios do Senhor. Mas, a suprema santificação da linguagem humana abaixo da prece está no ensino da mocidade. O lavrador deste chão devia amanhá_lo de joelhos". E porque assim o fizestes, Mestre, é que aqui se encontra o II Congresso de vossa tão amada especialidade, o primeiro realizado em terras do Salvador, rendendo homenagem a quem, como vós, - também "estremeceu a Pátria, viveu no trabalho e não perdeu o ideal".



Grupo de congressistas nas escadarias da Faculdade de Medicina da Universidade da Bahia.



Sessão cientifica no Anfiteatro "Alfredo Brito" da Faculdade de Medicina.




Grupo de otorrinolaringologistas da Bahia: Drs. Astor Baleeiro, Orlando de Castro Lima, Prof. José Olimpio, Prof. Carlos Rodrigues de Morais, Colombo Spinola, Milton Vilela. Nelson Chapernann, Guilardo Figueiredo, Antonio Queiroz Muniz, Aderbal Medeiros Almeida, Cleofano Meirelles Vieira, Antonio Mayer, Fernando Principe Oliveira, Humberto G. Pato, José Lima.



A delegação carioca ao lado do Prof. Carlos de Morais.
Drs. Prof. José Kós, Prof. Renato Machado, Prof. Raul David de Sanson, Oliveira Lima, Aloisio Novis e Prof. Ermiro de Lima.



Um grupo de colegas dos estados do Norte ao lado do Prof. Morais.
Drs. Juliano Simões, Boanerges Pereira, Prof. Artur de Sá, Lauro flora, Silvio Leal, Hilario Gurgel e Alvaro Santana.



O Prof. Carlos de Morais ladeado por um grupo de paulista. Drs. Plinio Mattos Barretto, Prof. Mangabeira Albernaz, José Mattos Barretto, Prof. João Marinho, Rafael da Nova. Mauro C. Souza Dias, Rezende Barbosa, Silvio Ognibene, Rebelo Neto, Santos Dias e Jorge Hirschmann.



Grupo de congressistas e exmas. familias.



Visita ao Excelentissimo Senhor Governador da Bahia, pelos congressistas.



Recepção na residencia do Snr. e Snra. Dr. Clemente Mariani.



Cocktail na residencia do Snr. e Snra. Nilo Pedreira.



Excursão marítima a cidade de Itaparica.



Excursão marítima a cidade de Itaparica.



No Iate Clube de paparica (Profs. Marinho e Sanson).



O Excelentissimo Senhor Governador da Bahia e congressistas logo após o encerramento do Congresso.



SECRETARIA GERAL DA FEDERAÇAO BRASILEIRA DAS SOCIEDADES DE OTORRINOLARINGOLOGIA E BRONCOESOFAGOLOGIA

A Secretaria enviou a todos otorrinolaringologistas e broncoesofagologistas brasileiros uma carta-circular contendo os Estatutos da Federação e uma ficha a ser preenchida e devolvida. Essas fichas constituirão o nucleo central do Arquivo da Federação. Pelos Estatutos, aprovados em plenario pelo 2.º Congresso Brasileiro de Otorrinolaringologia, todos colegas ficarão ao par das finalidades, fundos de manutenção e direção da Federação.

Todos aqueles que dentro de 60 dias não receberem a citada carta-circular, poderão socilictal-a á Secretaria geral.

Desde já, entretanto, qualquer pedido de informação será atendido com presteza (Secretaria-geral - Caixa postal, 3044 - S. Paulo ou com o Snr. Secretario-adjunto - Dr. Aloisio Novis - R. Almirante Barroso, 97, 9." - Rio de Janeiro) .

I.º Congresso Latino-Americano de Otorrinolaringologia

Santiago - Chile

Secretario-geral:

Dr. Annibal Grez V.
Santo Domingo, 534
Santiago - Chile.

A Secretaria da Federação está encarregada de recolher, entre os colegas brasileiros, as taxas de inscrição ao I.º Congresso Latino-Americano de Otorrinolaringologia a realizar-se em janeiro de 1949 - Santiago - Chile.

A taxa será de mil pesos chilenos ($1.000), mais ou menos Cr$ 400,00 em moeda brasileira, para todos aqueles que tomarem parte ativa nos atos cientificos, sociais e receber as publicações. Para os que desejarem somente receber as publicações será cobrada a taxa de quatrocentos pesos chilenos ($400), mais ou menos Cr$ 200,00 em moeda brasileira.

Esta Secretaria ainda não recebeu da Direção do Congresso o programa elaborado, mas assim que o tenha em mãos dará ampla divulgação ao mesmo.

Entretanto, já podemos anunciar que, de acordo com a deliberação do Conselho Diretor da Federação, o ilustre Prof. Dr. Raul David de Sanson será o relator oficial de tema reservado ao Brasil: "Complicações endocraneanas de origem otorrinolaringologica".

IV.º Congresso Internacional de Otorrinolaringologia Londres - 1949

Presidente:
V. E. Negus

Secretario-geral:
F. C. W. Capps

45 Lincoln's Inn Fields
London, W. C. 2.

Interrompida a sequencia dos Congressos Internacionais de Otorrinolaringologia em virtude da ultima guerra, volta a reunir-se novamente esse conclave maximo da otorrinolaringologia mundial, Londres será a séde da proxima reunião do IV.º Congresso marcada para os dias 17 a 23 de julho de 1949, sob a presidencia do eminente Mestre britanico - V. E. Negus.

Logo após a reunião de Londres haverá reuniões complementares em Oxford, Cambridge e Edimburgo, de 25 a 26 de julho.

Imprimir:

BJORL

 

 

 

 

Voltar Voltar      Topo Topo

 

GN1
All rights reserved - 1933 / 2024 © - Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial