Versão Inglês

Ano:  1952  Vol. 20   Ed. 1  - Janeiro - Feveiro - ()

Seção: Várias

Páginas: 29 a 30

 

Várias

Autor(es): -

VI CONGRESSO LATINO AMERICANO DE CIRURGIA PLASTICA

Sob os auspícios do Governo da Republica do Paraguai realizar-se-á em Assunção, de 6 a 12 de Julho do corrente ano, o VI Congresso Latino Americano de Cirurgia Plástica.

Alem dos tênias de livre escolha, serão focalizados em três simpósios os trabalhos referentes aos seguintes assuntos: 1.º) Tratamento plástico da Paralisia Facial; 2.º) Ulceras das pernas; 3.º) Reconstrução do pavilhão da orelha.

As adesões ou pedidos de informes poderão ser dirigidos ao Dr. J. Rebelo Neto - Rua Benjamin Constant 61, 7.º andar - São Paulo.

IX CONGRESSO DA SOCIETAS-OTO-RINO-LARINGOLOGICA LATINA

De 12 a 15 de Abril proximo, realizar-se-á na cidade de Zaragoza, na Espanha, o IX Congresso da Societas Oto Rino Laringologica Latina.

São presidentes de honra do Congresso os Prof. A. Hinojar (de Madrid) e Prof. F. Casadesus (de Barcelona); e Presidente efetivo o Prof. V. Fairén (de Zaragoza) e vice, o S. J. Arino. Secretario-geral do Congresso: Dr. M. Fairén e Secretario-geral da Societas, o Dr. L. Chavanne (de Lyon).

O tênia unico oficial será: o Seio Frontal.

A sessão inaugural terá lugar no dia 12, sábado, às 9 horas da manhã, na Aula Magna da Faculdade de Medicina.

Para informações: Dr. M. Fairén: Bolonia, n.º 11, Zaragoza, Espanha.

HOMENAGEADO O DR. JULIUS LEMPERT

Acaba o Dr. Julius Lempert de receber uma das maiores honras conferidas a um médico: o famoso Karolinska Mediko-Kirurgiska Institut, de Stockolmo, conferiu-lhe o titulo de Doutor Honorário em Medicina, pela primeira vez recebido por um otologista.

A cerimônia solene teve lugar no celebre Town Hall, na cidade de Stockolmo, tendo presidido a magna reunião, o Prof. Arvid Wallgren, que expressou a admiração e a apreciação daquele grande Instituto pelos valiosos trabalhos e contribuição à otologia de autoria do Dr. Julius Lempert, particularmente na cirurgia da otoscleróse, o que permitiu restaurar satisfatoriamente a audição em milhares de pessoas.

Esta revista, representando os seus numerosos discípulos brasileiros, felicita calorosamente o Dr. Julius Lempert pela merecida consagração que recebeu dos mestres suecos.

PROFESSORES SALVADOR TRAINA E PIETRO CALICETT1

Num intervalo relativamente curto, a oto-rino-laringologia italiana acaba de perder dois dos seus mais valiosos membros: os Professores Salvador Traini e Pietro Caliceti.

O Prof. Salvador Traina, discípulo do Prof. Belancine, era professor de, Otorinolaringolatria na Universidade de Piza, teve sempre uma vida profissional muito ativa, deixando numerosos e valiosos trabalhos, principalmente sobre a otoneurologia, sobre a fisiologia e fisiopátologia da cavidade nasal e primeiras vias aéreas, sobre a cirurgia da laringe e outros varies assuntos da especialidade. Foi relator do tênia "Etiologia e patogenia do abcesso encefalico", na reunião da Sociedade O. R. L. Latina, em 1925 em Bruxelas, e tambem relatou o tênia "A Petrosites", no 31.º Congresso da Sociedade Italiana de O. R.L. realizado em Bolonha, em 1935.

O Prof. Pietro Caliceti, Prof. de O. R. L. na Universidade de Bolonha começou a especialidade com o Prof. Citelli, e em pouco tempo tornou-se conhecido por suas numerosas publicações médicas, em que abordava os assuntos mais palpitantes da, especialidade com um cunho pessoal e erudito. Em 1930, fundou a "Otorinolaringologia Italiana", que foi por muitos anos a tribuna viva da contribuição italiana para a especialidade. Em 1941, publicou o "Tratado de Cirurgia Otorrinolaringológica", em três volumes, que teve grande aceitação. Em 1948 ainda fez sair o seu "Tratado de Patologia e Clinica Otorrinolaringológica", no qual deu mais uma prova evidente do seu saber e cultura aprimoradas.

A "Revista Brasileira de O. R. L." reverenciando a memoria desses grandes professores, associa-se a todas as manifestações de pezar que na ltalia lhes foram dispensadas.

Imprimir:

BJORL

 

 

 

 

Voltar Voltar      Topo Topo

 

GN1
All rights reserved - 1933 / 2024 © - Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial