Versão Inglês

Ano:  1945  Vol. 13   Ed. 1  - Janeiro - Fevereiro - ()

Seção: Noticiário

Páginas: 100 a 103

 

SEGUNDO CONGRESSO SUL-AMERICANO DE OTO-RINO-LARINGOLOGIA

Autor(es): -

8 a 12 de Novembro de 1944
Montevidéo-Uruguai

Realisou-se solenemente no dia 8 de Novembro ultimo, no Salão, de Atos da Universidade de Montevidéo, a inauguração oficial do II.º Congresso Sul-americano de Oto-rino-laringologia, com a presença de Sua Excelencia o Dr. Juan José Amézaga, Presidente do Uruguai, do Dr. Adolfo Folle Juanicó, Ministro da Instrução Publica e Previdencia Social, do Dr. José Serrato, Ministro das Relações Exteriores, do Dr. Luís Mattiauda, Ministro da Saúde Publica, do Eng, D. Juan Fabini, Intendente de Montevidéo, do Dr. José Pedro Varela, Reitôr da Universidade de Montevidéo, do Dr. Julio Garcia Otero, Decano da Faculdade de Medicina, de varios representantes diplomaticos sul-americanos, dos chefes das delegações e de grande numero de congressistas.

Em nome do Governo uruguaio, falou o Dr. Folle Juanicó, que declarando aberto o congresso, em belo discurso frizou a importancia dessa reunião cientifica sul-americana e ao terminar formulou votos para o completo éxito dos trabalhos e de brilhante futuro para todas as nações alí representadas.

Em seguida, usou da palavra saudando os congressistas o Prof, Justo M. Alonso, Presidente do Congresso e Chefe da delegação uruguaia. Em resposta falaram os seguintes chefes das delegações: da Argentina, Prof. A. Zambrini; da Bolívia, Prof. Veintemillas; do Brasil, Prof. J. Marinho; do Chile, Prof. A. Grez; do Equador, Dr. Lopez Lara; do Paraguai, Prof. C. Insaurralde; do Perú, Prof. Denegri, e da Venezuela, Prof. Conde Jahn.

As reuniões ordinarias tiveram lugar no Salão de Conferencias do Ministerio da Saúde Publica, onde foram apresentados e discutidos com grande animação e alto espirito cientifico, os relatorios oficiais e mais de 100 trabalhos.

Os Profs. E. Segura e E. Casteran relataram com grande autoridade e conhecimento de causa, o importante têma medico-social "Profilaxía da hipoacusía", abordando com minucias a surdez hereditaria, a profilaxia da surdez na infancia, a profilaxia da presbiacusia, e por fim, o interessante capitulo da surdez profissional, no qual a profilaxía baseia-se na profilaxía individual, na higiene dos locais de trabalho, no uso obrigatorio de aparelhos protetores contra os gazes, pós e ruidos, e, terminam considerando a profilaxia da surdez enquadrada na Medicina Social, por intermedio dos seus dois ramos: a Medicina Escolar e a Medicina do Trabalho, e que o Estado tem obrigações a cumprir nesse sentido, por meio de legislações adequadas.

O Prof. Felix Veintemillas, da Bolivia, relatou o têma "O postoperatorio da mastoidite" com grande proficiencia e espirito pratico. Fez varias considerações sobre os resultados proximos e remotos que se seguem às intervenções, encarando-os sob os pontos de vista anatomico, cicatricial e fisiologico. Como conclusão, é de parecer que o post-operatorio, tanto na antrotomia simples, como na operação radical é em geral satisfatorio. Na radical o doente precisa ter o seu ouvido controlado pelo especialista durante algum tempo. A estetica local dó pavilhão geralmente é perfeita, a não ser nos casos de individuos predispostos à formação de queloides.

O têma "Leishmanióse em Otorrinolaringologia" foi amplamente esplanado pelo Prof. C. Insaurralde, do Paraguai, que pôs em dia tudo que se tem estudado e feito sobre essa terrivel doença tropical.

Termina afirmando que a leishmanióse é unia, enfermidade social e constitui portanto um problema fundamental da Saúde Publica. O Estado deverá proteger com leis sabias os atingidos por esse mal.

O Prof. J. Denegri, do Perú, apresentou interessante contribuição ao têma que lhe foi designado, `O rinoescleroma", passando em revista tudo que foi feito no estrangeiro e no Perú, para perfeita elucidação dessa entidade morbida, detendo-se no estudo das suas formas clinicas, na anatomia patológica, na sintomatologia, no diagnostico, prognostico e tratamento. Afirma que o Perú é um dos paizes sul-americanos que tem fócos autóctonos de rinoescleroma e apresenta uma estatistica de 39 casos provenientes de diversas localidades do seu territorio. Quanto ao tratamento, diz que teve bons resultados com a roentgenterapía.

O tema "A importancia do exame funcional do oitavo par nos tumores do encéfalo" foi magistralmente desenvolvido pelo Dr. Riesco, do Chile, que no fim da sua brilhante contribuição à Oto-neurologia, recebeu calorosos aplausos da numerosa assistencia, que ficou verdadeiramente empolgada pelo modo claro e sucinto com que o jovem e erudito discípulo do Prof. Alcaino soube desenvolver o seu difícil têma. O Dr. C. Fernandez Fernandez, co-relator, tambem se houve com proficiencia na parte que lhe coube relatar.

Dos relatórios oficiais, despertou grande interesse, a "Broncoscocopia como meio de diagnostico e terapeutico", brilhantemente relatado pelo delegado do Brasil, Dr. Plínio Mattos Barretto, que com competencia, expôz em argumentos precisos o alcance da Broncoesofagologia e seu precioso auxilio nos varios departamentos da Medicina, assim no serviços de Maternidade, de Pediatria, de Clinica e de Cirurgia de Tórax, de fisiologia etc. Mostrou a necessidade da creação de um Departamento de Endoscopia nos grandes centros hospitalares. A impressão que esse relatorio causou no espirito dos congressistas, trouxe como resultado, a apresentação na ultima reunião, de uma moção, aprovada unanimemente, na qual recomendava-se aos governos sul-americanos a creação em todas as Faculdades de Medicina, da Cátedra de Broncoesofagología e Centros de Endoscopía. A presença do grande mestre Prof. Chevalier Lawrence Jackson tambem muito contribuiu para o sucesso alcançado no congresso pela Broncoesofagologia e sua consagração como especialidade autónoma.

O Pref. Justo Alonso, relatando o têma "Câncer laríngeo", mostrou mais uma vez a sua grande autoridade sobre o assunto. Primeiramente chama a atenção sobre o diagnostico da localisação e extensão da neoplasia pela tomografia e radiografia lateral, sobre os tratamentos (fisicos, cirurgicos e combinados), sobre a pré-determinação da terapeutica, sobre o pré e post-operatorio, finalisando com o capitulo sobra a profilaxia do câncer laringêo.

Deixamos de analisar os inumeros trabalhos apresentados em plenario, não só pela falta de espaço, pois foram apresentadas mais de cem trabalhos, como tambem porque serão todos publicados nos "Arquivos" do Congresso, juntamente com as respectivas discussões. No dia 9, de manhã, no Hospital Pereyra Rosell, houve demonstrações de tecnica operatoria das amigdalas, pelos Drs. de Vilar (método americano), Alvaro Costa (Amigdalotomo eletrico) e Aristides Monteiro (método brasileiro).

Dia 10, tecnica de broncoscopia pelo Dr. Dighiero; Câncer da lingua: Implantação de agulhas de radium e esvasiamento ganglionar do pescoço, pelos Drs. J. C. Oreggia e Prof. Pedro Regules; Operação de cisto laringêo, pelos Prof. Justo Alonso, Prof. Elias Regules e Dr. R. Pietra; Laringectomia parcial, pelos Profs. J. Alonso, Pedro Regules e Dr. Rezzano; Operação de pan-sinusite por via transmaxilar, pelo Prof. Ermiro de Lima; Radical conservadora pela via de Lempert a frése, pelos Drs. M. Rius, Prof. J. M. Tato e Dr. Caviglia.

O Comité Executivo tambem não se descuidou da parte social do Congresso, proporcionando ótimas recepções aos congressistas, como o almoço oferecido na séde do Club de Golf, em Punta Carreta, a recepção oferecida pelo Prof. Justo Alonso e Exma. Senhora, em sua residencia, o cocktail oferecido pelo Secretario Geral do Congresso, Dr. J. C. Oreggia e Exma. Senhora na belissima. "Vila Betalba", em Carrasco e, para finalisar, o banquete de despedida às delegações americanas, no Parque Hotel. Nesse banquete falaram o Presidente do Congresso , Prof. J. Alonso, Prof. Segura, (em nome dos congressistas), Prof. Canuyt (em nome da França), Prof. Chevalier Lawrence Jackson (em nome dos E. Unidos) e Dr. Ramon dei Villar (em nome do México).

A "Revista Brasileira de Oto-rino-laringologia", que esteve representada nesse Congresso pelos seus diretores, Drs. Mario Ottoni de Rezende e Homero Cordeiro, felicita calorosamente o Prof. J. Alonso e seus dignos e esforçados companheiros do Comité Executivo, pelo extraordinario sucesso alcançado por esse grande certamen cientifico, que ultrapassou todas as espectatitvas e, com sinceridade póde afirmar que todos os congressistas voltaram cativos pelas gentilezas que lhes foram dispensadas pelos seus amaveis e distintos colegas da linda Montevidéo.


II.º CONGRESSO SUL-AMERICANO DO O. R. L.
Aspecto da assistência durante uma das reuniões do Congresso.

Imprimir:

BJORL

 

 

 

 

Voltar Voltar      Topo Topo

 

GN1
All rights reserved - 1933 / 2024 © - Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial