Versão Inglês

Ano:  1945  Vol. 13   Ed. 1  - Janeiro - Fevereiro - ()

Seção: Trabalhos Originais

Páginas: 01 a 18

 

DAS REAÇÕES DETERMINADAS PELA SEMENTE DE CAFEEIRO NA ÁRVORE TRÁQUEO-BRÔNQUICA (*)

Autor(es): GABRIEL PORTO (**)

TRABALHO DA CLÍNICA DE OTORRINOLARINGOLOGIA DO INSTITUTO PENIDO BURNIER - CAMPINAS - ESTADO DE SÃO PAULO - BRASIL

Os corpos estranhos das vias aéreas inferiores determinam reações de intensidade variável. De fatores individuais, mas principalmente da natureza e tempo de permanência da substância aspirada depende a intensidade dessas reações orgânicas. A observação clínica já evidenciou que os corpos estranhos metálicos da árvore tráqueo-brônquica determinam, via de regra, reações circunscritas; são relativamente bem tolerados. As reações mais intensas são ocasionadas pelos corpos estranhos vegetais. Da variedade da substância vegetal aspirada depende muito a evolução do caso clínico. Bastante conhecida dos endoscopistas é a extrema gravidade da bronquite tóxica do amendoin assim como a elevada mortalidade por asfixia, ocasionada pelos feijões. As reações determinadas pela semente do cafeeiro não foram até hoje convenientemente estudadas. É esse estudo, baseado em 15 observações e em consulta à extensa bibliografia que realizamos no trabalho de hoje.

Na vasta literatura especializada repleta de corpos estranhos das vias aéreas inferiores encontram-se poucos casos de penetração da semente de cafeeiro na árvore tráqueo-brônquica.

A estatística de Albrecht (1), reunindo um total de 2022 corpos estranhos da traquéia e brônquios, publicados até o ano de 1921, regista dez casos de semente de cafeeiro. No tratado de Ch. Jackson (51) onde estão relatados 2374 casos de corpos estranhos das vias aéro-digestivas deparamos apenas com quatro observações de semente de cafeeiro. Merecem ainda registo os casos de Bloch e Soulas (7), Wiskowski (124), Vesselle (119) e o estudo de J. Piquet (81) com duas observações.

Na literatura indígena, onde tais casos deveriam ser mais freqüentes, encontramos uma observação incompleta de Schmidt Sarmento (100); referência a um caso de Renato Machado (66); três observações de Ildeu Duarte (30) e três de Donato Valle (117).

Na Clínica de Otorrinolaringologia do Instituto Penido Burnier até o ano de 1942, observamos 95 casos de corpos estranhos vegetais das vias aéreas inferiores, assim discriminados por ordem de freqüência:

Milho ................................... 28
Semente de melancia ..................... 19
Semente de cafeeiro ...................... 15
Feijão ................................... 6
Semente de laranja, lima ou tangerina .... 5
Amendoin ............................... 5
Semente de abóbora ...................... 4
Semente de fruta do conde .............. 4
Carrapicho .............................. 3
Outras variedades ........................ 6
Total .............. 95

A grande freqüência de sementes de cafeeiro em nosso serviço é explicável pela localização de nossa clínica em Campinas, onde atendemos a clientela proveniente das grandes fazendas do Estado de São Paulo. Encravados como estamos no maior centro cafeeiro do mundo, é natural que tenhamos observado número relativamente grande de semente de cafeeiro nas vias aéreas inferiores. Realmente, quinze observações constituem o maior número de casos já observados por um mesmo autor.

Uma das manifestações freqüentes nos corpos estranhos vegetais tráqueo-brônquicos é a asfixia; sob ação do calor e da umidade, muitos corpos estranhos, como os feijões, aumentam de volume ocasionando obstrução do laringe ou traquéia.

Em nossas observações de semente de cafeeiro, registamos caras manifestações de asfixia. No momento da aspiração do corpo estranho registamos algumas vezes, manifestações de asfixia, passageiras e seguidas de período de acalmia, interrompido sómente por acessos de tosse. De forma pouco favorável para determinar obstrução do conduto traqueal, de volume relativamente pequeno, possuindo ainda a propriedade de não se dilatar sob ação do calor e umidade, a semente de nosso cafeeiro dificilmente ocasionará asfixia. Uma série de pesquisas experimentais foram por nós realizadas, a fim de aquilatarmo-nos da capacidade de dilatação desta variedade de corpos estranhos. Para esse fim colocamos em uma placa de Petri transformada em câmara umida, algumas sementes de cafeeiro com cutícula, outras desprovidas de cutícula juntamente com feijões e milhos. Guardamos a placa de Petri em uma estufa e procedemos com o auxílio de um paquimetro a uma série de mensurações durante' três dias, feitas em intervalos de tempo variáveis. Verificamos então que os feijões poucas horas depois de submetidos a ação do calor e umidade aumentaram seu volume de mais de um terço, ao passo que a semente de cafeeiro com cutícula, praticamente, não apresentou modificações de volume, mesmo depois de permanecer vários dias na estufa.

O milho e a semente de cafeeiro desprovida de cutícula apresentaram também apreciável aumento de volume. Em nossos casos clínicos, as sementes de cafeeiro extraídas apresentavam-se revestidas de cutícula; explicam-se, assim, as discretas perturbações respiratórias exibidas pelos doentes, tornando em muitos casos a sintomatologia bastante pobre e dificultando o diagnóstico.

A atelectasia e o enfisema pulmonar em suas formas maciças não foram registados nos casos hoje estudados. Constituem reações ocasionadas pela obstrução parcial ou total de um dos brônquios. A semente de cafeeiro pela sua forma não se presta, para determinar obliteração brônquica; com suas duas faces, uma convexa e outra plana dificilmente agirá como rolha obliterante. As reações conseqüentes ao ferimento da mucosa tráqueo-brônquica, como enfisema sub-cutâneo e mediastínico não foram por nós observados. Aliás tais manifestações ocorrendo raramente nos corpos estranhos vegetais dificilmente poderão ser produzidas pela semente de cafeeiro, de forma e dimensões pouco traumatizantes.

Um processo generalizado de laringo-tráqueo-bronquite é reação constante, observada nos corpos estranhos vegetais. Poucas horas depois de sua penetração na árvore tráqueo-brônquica manifesta-se um processo inflamatório difuso de toda mucosa. A patogenia desta reação é ainda obscura; traumatismo, infecção transportada pelo intruso ou manifestação alérgica são as hipóteses até agora formuladas.

O processo de tráqueo-bronquite das sementes de cafeeiro mostrou-se discreto, e se caracterizou pela congestão pouco acentuada da mucosa e escassa exudação. Em nenhum dos casos o acúmulo de secreção foi grande, a ponto de ocasionar dispnéia que exigisse traqueotomia.

Também em nenhuma de nossas observações verificamos: caso grave de edema da sub-glote, apesar da tenra idade de alguns de nossos doentes e da permanência, as vezes longa, do corpo estranho nas vias aéreas. Atribuimos êste resultado favorável a uma certa estabilidade da semente do cafeeiro nas vias aéreas. Ao contrário da maioria dos corpos estranhos vegetais, que sob a ação dos movimentos respiratórios sofrem brusco deslocamento, traumatizando a mucosa laringo-traqueal, a semente de cafeeiro adere muitas vezes ao conduto traqueal permitindo certa tranquilidade respiratória. A traqueoscopia, permitiu-nos surpreender algumas vezes, a semente de cafeeiro, imovel e aderente à parede traqueal.

As outras reações como pneumonia, bronco-pneumonia, pleuris, abcesso de laringe e do pulmão, bronquiectasias e gangrena pulmonar não foram também observadas em nossos 15 casos; aliás não são freqüentes mesmo entre outros casos de corpos estranhos vegetais.

Contribue também para a evolução favorável de tais casos, o problema técnico da extração. A semente de cafeeiro com suas duas faces, uma convexa e outra plana é apreendida com toda segurança pela pinça fenestrada. Não se mostra escorregadia, como acontece com outras variedades de sementes, que exigem para sua extração, pinças em garras, ocasionadoras às vezes de fragmentação do corpo estranho. Ainda mais a cutícula que reveste a semente de cafeeiro, protege-a contra a fragmentação que não ocorreu em nenhuma de nossas observações.

Uma devassa sôbre o evolver dos casos descritos na literatura permitiu-nos averiguar que nem sempre se observou evolução favorável semelhante aos nossos casos, certamente devido a intervenção de fatores outros que procuraremos determinar.

Nos 4 casos de Ch. Jackson (51), três eram de sementes de cafeeiro torradas e uma só não torrada. Justamente nesta última registou-se violenta tráqueo-bronquite difusa, com copioso acúmulo de pus, atribuida pelo A. à prolongada broncoscopia feita sob anestesia geral antes da admissão ao serviço.

Nos casos de J. Piquet (81) verificou-se provavelmente fragmentação do corpo estranho e um deles só se curou após apresentar reações pleuro-pulmonares extraordinariamente graves. A fragmentação também ocorreu em um caso de Schmidt Sarmento (100) e em outro de Ch. Jackson (51) que terminou pela morte, causada por processo de broncopneumonia, um mês após a extração. Piquet (81) baseado nas suas duas únicas observações classifica a semente de cafeeiro na categoria de corpos estranhos orgânicos friáveis. Embora não se encontre no trabalho de Piquet (81) informações precisas sôbre o estado das sementes aspiradas, julgamos que deveriam se tratar de sementes torradas, semelhantes às da observação de Ch. Jackson (81) e Schmidt Sarmento (100), pois a semente de cafeeiro com cutícula dificilmente se fragmentará. Depois de torrada compreende-se que ela se fragmente facilmente, tornando-se então, nestas condições razoável sua classificação entre os corpos estranhos orgânicos friáveis.

Um dos casos de Ildeu Duarte (30) curou-se após apresentar dispneía post-operatória, que exigiu traqueotomia e Renato Machado (66) descreve um caso de óbito sem mais outras informações.

Os dois casos de Bloch e Soulas (7), o de Wiskowski (124), o de Vesselle (119) os três de Donato Valle (117) e dois de Ildeu Duarte (30) evoluiram favoràvelmente.

Loza (64) sem experiência própria equipara a semente de cafeeiro ao amendoim atribuindo-lhe a propriedade de sofrer fermentação rápida pela produção de ácidos graxos.

Em comentário oral, feito a êste trabalho na sessão do dia 17 de julho de 1944, na secção de oto-rino-laringologia da Associação Paulista de Medicina, Plínio Matos Barreto (4A) baseado em 15 observações pessoais, chegou a conclusões muito semelhantes às nossas, opinando que a semente de cafeeiro, sob qualquer condição, torrado, maduro ou sêco provoca discretas reações da mucosa brônquica.

Nosso estudo leva-nos a conclusão que a semente de cafeeiro com cutícula, habitualmente encontrada em nossas fazendas de café, constitue variedade benigna de corpo estranho vegetal das vias aéreas inferiores. As sementes de cafeeiro, desprovidas de cutícula ou torradas poderão entretanto pelo seu aumento de volume, fragmentação ou decomposição ocasionar reações mais graves, conforme sugerem alguns casos publicados na literatura.

OBSERVAÇÕES

I

Semente de cafeeiro na traquéia. - Traqueoscopia per-oral. Extração. Cura.

A. C. - 5 anos, branco, brasileiro e residente em Antas. Data 12-5-1928 - Estado geral bom. Semente de cafeeiro, há 24 horas movendo-se na traquéia. Tosse, acesso de asfixia e ruído em choque respiratório audível à distância. Radiografia nada revela. Laringoscopia direta com o aparelho de Hasslinger e apreensão com pinças de Brünnings, de volumosa semente de cafeeiro. Sequência operatória normal.

II

Semente de cafeeiro na traquéia. - Traqueoscopia per-oral. Extração. Cura.

B. F. - 3 anos, brasileiro e residente em Tieté. Ficha n .O 14.534 - Data 27 de junho de 1930.

Estado geral satisfatório. Semente de cafeeiro, há 12 horas na traquéia, produzindo na ocasião em que foi aspirado, acesso de asfixia que, por duas vezes, se repetiu durante a noite. Uma hora antes da intervenção, injeção de ¼ de millig. de atropina. Exposição do laringe com a espátula. de Ch. Jackson e introdução através da glote de um tubo de Kahler de 7 mm., realizando-se a apreensão de corpo estranho com a pinça fenestrada de Kahler. Tempo operatório: 3 minutos. Sequências normais. Após a intervenção persistiu ainda discreta pieira que, em dois dias desapareceu de todo, permitindo que o doente tivesse alta em ótimas condições.

III

Semente de cafeeiro na traquéia. - Traqueoscopia per-oral. Extração. Cura.

J. S. 4 anos, branco, brasileiro e residente em Limeira. Ficha n.° 19.773. Data: 8 de junho de 1933.

O paciente apresenta-se ao nosso hospital às 21 horas e seus pais nos informam que às 7 horas a criança aspirou uma semente de cafeeiro, tendo imediatamente forte crise de asfixia, que se repetiu várias vezes com menor intensidade e acompanhada de tosse. Criança robusta em boas condições. Tosse pouco frequente, observando-se às vezes ruído de válvula ao nível do laringe. Ausculta revela respiração normal em ambos os pulmões. Em posição de Boyce, sem anestesia, pratica-se no mesmo dia traqueoscopia supraglótica com o tubo de Kahler 7 mm X 16 cts. e realiza-se apreensão e retirada do corpo estranho. Sequências boas. No dia seguinte, o paciente teve alta, regressando a Limeira.

IV

Semente de cafeeiro na traquéia. - Traqueoscopia per-oral. Extração. Cura.

L. A. A. - 6 anos, branco, brasileiro e residente em Brotas - Ficha n.° 19.798. Data: 14 de julho de 1933.

Ontem às 10 horas da manhã, foi a paciente acometida de sério embaraço respiratório consequente à aspiração de uma semente de cafeeiro. O exame clínico nada revela: ambos os pulmões respiram tranqüilamente; ausência de tosse. Com o tubo de Kahler 10 mm. levanta-se a epiglote e se observa na traquéia, corpo estranho móvel, logo apreendido e facilmente extraído. Tempo operatório: 1 minuto. Alta no dia seguinte em ótimas condições.

V

Semente de cafeeiro na traquéia. - Traqueoscopia per-oral. Extração. Cura.

A. D. - 3 anos, branco, brasileiro e residente em Olímpia. Ficha n.° 25.161. Data 10 :de abril de 1936.

Há dois dias aspirou semente de cafeeiro que lhe determinou durante duas horas tosse muita frequente. A família fez várias tentativas de extração, introduzindo o dedo na faringe e conseguiu assim que o paciente vomitasse um fragmento de casca. Persistiu, porém, leve rouquidão e frequentes acessos de tosse. Sono tranquilo e deglutição sem dificuldade. Exame clínico: ambos os pulmões respiram bem. Ruído de choque na traquéia. 11 de abril de 1935 - Em posição de Boyce, sem anestesia, taqueoscopia per-oral, tubo de Kahler 7 mm. x 16 cts., revela corpo estranho na traquéia, fácil e rapidamente retirado. Sequências boas. 13 de abril de 1936 - Alta curado.

VI

Semente de cafeeiro na traquéia. - Traqueoscopia per-oral. Extração. Cura.

L. B. - 3 anos, branca, brasileira e residente em Jaú - Ficha n .º 25.240 - Data 25 de abril de 1936.

Há cinco dias, aspirou semente de cafeeiro ou laranja, tendo na ocasião do acidente violenta crise de asfixia. Criança impertinente, apresentando tosse frequente. Exame clínico: discreta tiragem abdominal; ruído de choque durante a respiração ao nível do laringe. Traqueoscopia per-oral com tubo de Kahler 7 mm. x 16 cts. permite apreensão com pinça fenestrada e retirada fácil de corpo estranho da traquéia. Boas sequências, em 27 de abril deixou o hospital em boas condições.
VII

Semente de cafeeiro na traquéia. - Traqueoscopia per-oral. Extração. Cura.

M. M. - 4 anos, branca, brasileira e residente em São João da Boa Vista. Ficha n.° 27.639 - Data 8 de junho de 1937.

Há quatro dias aspirou uma semente de cafeeiro; o acidente foi seguido de crise de asfixia. De então para cá vem tendo tosse e crises de asfixia. Exame clínico (Monteiro Sales): à escuta, pulmão esquerdo normal. Pulmão direito; apagamento intenso da murmúrio respiratório. particularmente na metade superior, escutando-se as regiões inter-escápulo vertebral, e anterior do hemitorax direito. Conclusão: corpo estranho do brônquio direito. Radiografia: pulmões normais. Em posição de Boyce, sem anestesia, com tubo de Kahler 7 mm. x 20 cts., localiza-se no terço inferior da traquéia, semente de cafeeiro, apreendida e retirada facilmente juntamente com o tubo. Boas sequências. Alta, curado em 9 de junho, de 1937.

VIII

Semente de cafeeiro na traquéia. - Traqueoscopia per-oral. Extração. Cura.

J. L. S. - 6 anos, branco brasileiro e residente em Espírito Santo do Pinhal. Ficha n.° 27.830 - Data 7 de julho de 1937.

Há cinco dias aspirou uma semente de cafeeiro, que, às vezes, não o incomoda e outras vezes fica como está agora com o corpo estranho batendo na garganta (sic). Dispneia intensa e cianose discreta. Ruido de choque do corpo estranho contra as cordas vocais. Traqueoscopia per-oral com o tubo de Kahler 7 mm. x 16 cts. encontra corpo estranho que na respiração bate na extremidade do tubo de exame e desaparece. Retira-se êste traqueoscópio e introduz-se tubo broncoscópio 7 mm. x 20 cts. e no terço inferior da traquéia encontra-se o corpo estranho. A apreensão apresentou dificuldades por se tratar de um grão de café inteiro, portanto roliço. Registrou-se abundante secreção purulenta na traquéia. 8 de julho de 1937 - Passou regularmente a noite, tossindo um pouco. Ligeira pieira. Temperatura 39°,6' à noite. Terapêutica: Inhalações com benjoin-eucaliptus e pulmoserum.

10 de julho de 1937 - Melhorou bem, voz boa, desapareceu pieira. Alta, curado.

IX

Semente de cafeeiro na traquéia. - Traqueoscopia per-oral. Extração. Cura.

A. B. - 4 anos, branca, brasileira e residente Piracicaba. Ficha 27.767 - Data 29 de julho de 1937.

Há quatro dias aspirou semente de cafeeiro; o acidente foi seguido de asfixia passageira. Depois disso pequenos acessos de tosse e pieira. Exame clínico: acessos de tosse espaçados durante os quais se pode ouvir ruído em válvula na traqueía; nos períodos de calma não há movimentação do corpo estranho. Roncos e sibilos disseminados na área pulmonar direita.

Em posição de Boyce, sem anestesia com o tubo de 7 mm. x 16 cts., localiza-se corpo estranho no terço inferior da traquéia onde é facilmente apreendido e ràpidamente retirado em bloco com a pinça e broncoscópio. Boas sequências. Alta curado, em 30 de julho de 1937.

X

Semente de cafeeiro na traquéia. - Traqueoscopia per-oral. Extração. Cura.

N. B. - 3 anos, branco, brasileiro, masculino e residente em Serra Negra. Ficha 28.200 - Data: 11 de setembro de 1937.

Há nove horas aspirou semente de cafeeiro apresentando nessa ocasião, acesso de asfixia, seguida de tosse espaçada. Criança inquieta, tossindo pouco e exibindo ruído de choque durante a expiração. A ausculta pulmonar revela respiração normal de ambos os lados. Traqueoscopia per-oral tubo 7 mm. x 16 cts. localiza corpo estranho, apreendido durante a respiração e fàcilmente extraído. Boas sequências. Alta curado no dia 12 de setembro de 1937.

XI

Semente de cafeeiro na traquéia. - Traqueoscopia per-oral. Extração. Cura.

P. G. - 4 anos - branco, brasileiro, masc. - residente Anápolis -Ficha n .º 29.841 - Data 21-5-938.

Há 12 dias aspirou semente de cafeeiro e nessa ocasião manifestou-se dispnéia e cianose, seguida de tosse rebelde. Foi tratada por um médico como crupe e bronco-pneumonia. Exame clínico (Monteiro Sales) - Criança bem constituída apresentando frequentes crises de tosse sêca, acompanhadas de tiragem acentuada. Ruido em válvula expiratória ao nível do laringe durante os acessos de tosse. O mesmo ruido é audível, na fase inspiratória ao nível do 3.° intercosto da direita na face anterior e no espaço inter-escápulo-vertebral da direita na face posterior do torax. Não há sinais de lesões de bronco-pneumonia. Provável corpo estranho livre transitando do brônquio principal direito ao laringe. Traqueoscopia percral tubo 7 mm. x 16 cts. permite apreensão e retirada fácil do corpo estranho da traquéia. Boas sequências.

XII

Semente de cafeeiro na traquéia. - Traqueoscopia per-oral. Extração. Cura.

J. P. 18 meses - branco, brasileiro e residente em Monte Aprazível - Ficha n.° 31.969 - Data - 30 de março de 1939.

Há 18 dias aspirou semente de cafeeiro e nessa ocasião apresentou dispnéia, seguida de tosse que se tornou mais frequênte há três dias aparecendo agora febre. Exame clínico: (Monteiro Sales): Criança abatida, temperatura 37,5 pulso 160. Sub-maciez discreta no ápice direto. Roncos e síbilos disseminados. Ruido de choque ao nível do laringe durante curto acesso de tosse.

Conclusão: corpo estranho movel das vias aéreas inferiores.

Traqueoscopia per-oral - tubo 16 cts. x 7 mm. permite localizar corpo estranho na traquéia facilmente apreendido e extraido. Sequências ótimas, alta em boas condições dois dias após a operação.

XIII

Semente de cafeeiro na traquéia. - Traqueoscopia per-oral. Extração. Cura.

J. A. S. - 5 anos, branco, brasileiro e residente em Araguarí. Ficha n.° 32.148 - Data: 27 de abril de 1939.

Há 5 dias aspirou semente cafeeiro e nessa ocasião teve acesso de sufocação seguida de tosse e febre (38°). Exame clínico (Monteiro Sales) ; Criança bem constituida apirética, defendendo-se bem da tosse. Roncos e sibilos disseminados em ambos pulmões. Ruido de choque expiratório ao nível do laringe. Conclusão: corpo estranho movel das vias aéreas inferiores. Traqueoscopia per-oral tubo 7 mm. x 16 cts. permite apreensão e retirada fácil do corpo estranho. Sequências muito boas.

XIV

Semente de cafeeiro no brônquio direito. - Broncoscopia per-oral. Extração. Cura.

A. M. - 5 anos, branco, brasileiro e residente em Piranji. Ficha 29.711 - Data: 2 de maio de 1938.

Há 28 dias aspirou semente de cafeeiro que lhe determinou forte acesso de asfixia, quase que morre (sic.). Desde essa ocasião vem se manifestando tosse seca, sem febre. Permanece bom apetite e o bom humor. Exame clínico (Monteiro Sales). Respiração rude no ápice direito. Roncos e sibilos escassos, disseminados em ambas as áreas pulmonares. Ruido de choque expiratório ao nível do laringe. Conclusão: corpo estranho movel das vias aéreas inferiores. Broncoscopia per-oral tubo 7mm X 20 cts. localiza corpo estranho no brônquio direito, apreendido pela pinça fenestrada e retirado sem maiores dificuldades. Boas sequências, dois dias depois alta, curado.

XV

Semente de cafeeiro no brônquio direito. Broncoscopia per-oral. Extração. Cura.

J. C. - 3 anos, branco, brasileiro e residente em Ibitiura. Ficha 40.208 - Data 16 de julho de 1942.

Ontem aspirou semente de cafeeiro e nessa ocasião teve violento acesso de asfixia, perdendo os sentidos. Criança bem disposta, ouvindo-se de quando em vez, ruido de choque do corpo estranho contra o laringe.

Broncoscopia per-oral, tubo de 16 cts. x 7 mm. localiza corpo estranho na entrada do brônquio direito, apreendido com a pinça fenestrada de Kahler e logo retirado em conjunto com o tubo. Boas sequências operatórias.

SUMMARY

REACTIONS CAUSED BY COFFEE BERRY ON THE TRACHEO-BRONCHIAL TREE.

Ch. Jackson showed that peanut kernels are the most fatal of foreign bodies because they will set up violent reaction, well known as peanut bronchitis. Beans, also caused serious reactions and they are responsible by a great mortality; the swelling of the bean may asphyxiate the patient.

The reactions caused by coffee berry were not yet, conveniently studied. The Author presents 15 observations of coffee berries on the air passages, all occurring in children. Rewiewing the litterature few cases were found and the Author deduces that coffee berries did not cause serious reactions; they are the mildest of vegetable foreign bodies. All 15 repported cases had an uneventfull evolution, recovery without complications. Experiments by the Author demonstrate that coffee berries did not show any apreciable increase in size after remainning four days in a damp chamber.

BIBLIOGRAFIA

1) ALBRECHT (W) - Die Frendkorper der Trachen and der Bronchien. "Handbuch der Hals-Nasen-Ohrenhei-Ikunde herausgegeben" von A. Denker and O. Kahler. Dritter Band, Seite 904 - J. Springer (Berlin)
J. F. Bergmann (Miinchen) - 1928.
2) ALLISON et PHELPS - Corps Lstrangers des voles aeriénnes transparents aux rayons X. - "Rev. de Laryng. d'Otologie, pg. 58 - 1929.
3) AUCOIN (E) -- L'endoscopie pérorale. "Arch. Intern. de Laryng. Tome VIII, pg. 513 - 1929.
4) AUCOIN (E) - Corps .étrangers des voies respiratoires. Emphysème et Atelectasie par obstruction, "Arch!. Int. Laryng., pg. 641 - 1930.
4A) BARRETO, PLÍNIO MATOS - Comentário oral feito na sessão de 7 de julho de 1944, na secção de otorrinolaringologia da Associação
Paulista de Medicina.
5) BENJAMINS (E. E.) - Artificial Pneumothorax Through a Piercing Wound of the Bronchus Caused by a Tack - "Arch. of Oto-lar." Vol. XXVIII - pg. 461 - 1938..
6) BERNARD (L.) et SOULAS (A.) - Considerations sur les corps ,étrangers inconnues intra-bronchiques et sur le traitement par la broncoscopie des suppurations broncho-pulmonaires. "Bronchoscopie Oesophagoscopie et Gast." n." 4 - pg. 277 - (out. 1934).
7) BLOCH (A.) et SOULAS (A.) - Grain de café dans Ia bronche droite chez un enfant. "Bronchoscopie OEsoph. et Gast." n." 8 (Jullet) pg. 202 - 1934.
8) BRINDEI - Quelques cas de corps étrangers des voies aériennes chez l'enfant. "Arch. Int. de Laryng. - 1926 - pg. 321.
9) BURMAN (HERMAN J.) - Foreign Bodies which I have not removed. "Arch. of Otolaryng.' - Vol. 34 - 1941 - pg. 321.
10) CALVET (JeAN) et GRIMOND (MARCEL, - Coras étrangers multiples des bronches. Emphysème mediastinal et sternotomie. "Bronch. OEsophag. et Gast." 1939 - pg. 37.
11) CAPURRO (FREDERICO GARCIA) - Le pneuruothorax l'indication d'urgence dans les atélectasies causeés par un corpe étranger intra-bronchique. "Bronch-. OEsophag. et Gastr." - 1936 - pg. 94.
12) CASTRO (A. CAIADO DE) - Endoscopia em laringologia. Suplemento Boletim n.º" 3 cia Secretaria Geral de Saúde e Assistência - abril de 1936.
13) CASTRO (A. CAIADO DE) - Caso clinico e interessante de corpo estranho do brônquio. "Rev. Brasil. de Oto-Rino-Laringologia" Vol. VIII - 1940 - pg. 271.
14) CASTRO (A. CAIADO DE) - Mais alguns corpos estranhos do brônquio extraído na clínica oto-rino-laringológica do Hospital de Pronto Socorro. "Arq. do l.º" Congresso Brasil. de Oto-Rino-Laringologia - Vol. II - 1940 - pg. 457.
15) CLERF (L. H.) - Peroral Endoscopy. "Arch. of Oto-Laryng." Vol. II: 1930 - pg. 343.
16) CLERF (L. H.) - Peroral Endoscopy "Arch. of Oto-Laryng." - Vol. 13 - 1931 - pg. 455.
17) CLERF (L. H.) - Peroral Endoscopy - "Arch. of Oto-Laryng." - Vol 21 - 1935 - pg. 357.
18) CLERF (L. H.) - Peroral Endoscopy - "Arch. of Oto-Laryng." - Vol. 23 - 1936 - pg. 351.
19) CLERF (L. H.) - Corps étrangers des voies aériennes; observations sur lês comulications et sair les resultats. "Bronch. OEsophg. et Cas - n.º 2 (abril) 1936 - pg. 202.
20) CLERF (L. H.) - and PUTNEY (F. JOHNSON) peroral endoscopy "Arch. of Otolaryng." - Vol. 2,9 - 1939 - pg. 720.
21) CLERF (L. H.) - Peroral Endoscopy. Foreign Bodics in air and foo passages. "Arch. of Otolaryng." - Vol. 33 - 1941 - pg. 1.071.
22) CORDEIRO (H.) - Três casos de corpo estranho da via aéro-digestiva extraída pela bronco-esofagoscopia. "Revist. da Associação Paulista de Medicina" - Vol. I - abril de 1932, pg. 291.
23) CORDEIRO (H.) - Sôbre um caso de corpo estranho (rebite) no brônquio direito de um menino de 12 anos, retirado pela broncoscopia. "Rev. Oto-Laringologia de São Paulo" - Vol. I - 1933 - pg. 281.
24) DAILY (LOUIS) - Cas extraordinaire d'emphysème sous-cutané par un corps étranger, "Bronch. OEsophgosc. et Gastr." - 1939 - pg. 140.
25) DUCUING (L.) - Trois observations intéressantes de corps étrangers de l'oesophage et de Ia trachée. "Revist. de Laryng. d'Otolog. et Rhin." - Vol. 51 - n.° 4 - 28 fev. 1930 - pg. 126.
26) DOBRAZANSKI (A) - Les corps étrangers renflés (fèves) dans le bronches chez les enfants, et leur extraction par la bronchoscopie. "Ann, de Mal. d. l'Oreille et du Larynx" - 1926 - pg. 377.
27) DODINET - Extraction avec suceés d'un haricot intra-traqueal chez un enfant de 18 mois en état de mort apparente. "Rev. Bronch. OEsophg. et Gat" - 1935 - pg. 236.
28) DUARTE (I) - Dois casos de corpo estrahho do brônquio. "Brasil Médico" 29 de agosto de 1925 - pg. 113.
29) DUARTE (I) - Broncoscopia a Esofagoscopia na crianca. Tese de livre docencia. Belo Horizonte - 1927.
30) DUARTE (I) - Corpos estranhos das vias aéreas inferiores. "Rev. Oto-Laring. de São Paulo" Vol. 4 - n.° 6 bis - novembro a dezembro de 1936.
31) DURIF - Epingle double ouverte, pointe en bas dans 1'esophage thoracique; fistule pleurele, post-pneumonique, datant de 10 mois, guérie après extraction de 1'épingle. "Bronch. OEsophg. et Gast. ' - 1939 - pg. 22.
32) ESCAT et LAVAL - Nos derniers cas de corps étrangers des bronches chez 1'enfant. "Les Ann. d'Oto-Laryng." 2 sem - 1932 -pg. 940.
33) FALATH - Epi de blé dans le poumon d'un enfant de 11 mois. "Rev. de Lar, Ot. et Rin." 1938 - pg. 709.
34) FERREIRA (AFONSO) a PORTO (GABRIEL) - Corpos estranhos e bronco -esofagoscopia. "Brasil Médico" n°" 48 - Novembro 1929 pg. 1.459.
35) FOTIADE - Corps étranger de la trachée avec asphysie du malade. Extraction. Guérison. "Arch. Int. de LaryynK. - 1928 - pg. 222.
36) GERWEL (T.) - Un cas de corps étranger métallique de la bronche droite enlevé par bronchoscopie. "Rev. de Laring. Ot. Rhin." - 1938 pg. 695.
37) GILL (E. G.) - Experiences gained from fifty cases of foreing bodies in the air the food passages. "Arch. of Otolaryng." - Vol. 12 - 1930 - pg. 851.
38) GILL (ELBYRNE G.) - The Manegement of Organic Foreign Bodies in the Trachea and Bronchi of Children. "Arch. of Oto-Laryng." Vol. 33 - 1941 - pg. 671.
39) GITTINS (I. R.) - Peanut in the Bronchitis of an infant aged twenty-two months. "Arch. of Oto-laryng." - Vol. II - 1930 - pg. 614.
40) GREIF (HLAVACEK WISKOVSKI) - Trois cas de corps étranger des bronches drois a 1'introduction intentione'le visant 1'estomac. "Broch. OEsophag." - 1938 - pg. 16.
41) GUIZEZ - Considérations pratiques à propos de cas récents de corps étrangers broncho-oesophagiens. "La Presse Médicale" 1.° de Jul de 1938 - pg. 873.
42) HARA (H. J.) - Organic Foreign Bodies in the Bronchi - Reaction of Lung Tissue in Rabbits. "Arch. of Otolaryng." - Vol. 20 - 1934 pg. 549.
43) HARNER (CLYDE E.) CALIF, and BEACK (LONG) - Vegetable foreign body in the lung for a month. "Arch. of Otolaryng." Vol. 32 - 1940, pg. 951.
44) HASSLTNGER (A.) - Deux cas de cores étrangers des bronches chez des enfants. Extraction par des tubes spécieux. Une guérison et une morte." Arch. Int. de Laryng." - 2." semestre - 1929 - pg. 1.118.
45) HLATTY (C.) and CLAUSEN (S. W.) - Experimental studies in Peanut Bronchitis. "Arch, of Otolaryng." - Vol. 11 - 1930 - pg. 559.
46) HERMANN - Recherches expérimentales sur l'atelectasie du poumon par corps étrangers. "Rev. Bronch. OEsoph, et Gast". 1934 - n.° 2 - pg. 178.
47) HINOJAR (C.) - Téchnique opératoire des cores étrangers intrabronchiques. "Les Ann. d'Oto-Laryng," - 1932 - 1° semestre - pg. 171.
48) HLVACEK-MASEK - Rétrécissement de Ia bronche et graves complications pulmonaires tardives dans à un cores étranger chronique. "Les Ann. d'Oto-Laryng." -- 1938 - pg. 378.
49) JACKSON (CHEVALIER) - Endoscopie et Chirurgie du Larynx. - G. Doin & Cia, Paris - 1923.
50) JACKSON (CHEVALIER) et JACKSON (CIL L.) -Bronchoscopie OEsophagoscopie. G. Doin & Cia. -- Paris - 1933.
51) JACKSON (CH.) and JACKSON (CH. L.) - Diseases of the air and food passages of foreign body origin. W. S. Saunders Company, Phil. and London - 1936.
52) JACOD et CAILLARD, (Ch.) - Corps étranger bronchique enclavé depuis 9 ans et simulant la tuberculose pulmonaire. Ablation par Bronchoscopie. "La Presse Médicale" 5 de Decembre 1934 - pg. 1.965.
53) JAVER (S.) - Extraction d'un cores étranger "punaise" situé à Ia bifurcation de Ia bronche souche droite. "Bronch. OEsophag, et Gast. n." 4 - (Out.) 1936 - pg. 393.
54) JUFFINGER (G.) - Ein weiterer Beitrag zur Casuistik der Fremdkörper in den Luftwegen. "Monatschrift f. Ohrenkeilkunde" April 1889. Resumido nos "Ann. d. Mal. d. l'Oreille et de Laryng. 1890 - Vol. 16 - pg. 197.
55) JOUSSEAUME - Extraction des cores étrangers tracheo-bronchiques chez l'enfant par bronchoscopie inferieure sans bronchoscope (procédé Belinoff). "Les Ann. d'Oto-Laryng." - 1933 - pg. 1.014.
56) KUBO (I) - Bronchial Foreign Body with simultaneous unilateral emphysema and collapse. "Arch. of Otolaryng.". - Vol. 24 - 1.936 - pg. 289.
57) LAMBESCU (A.) - Result of emergency tracheotoiny for foreign body of the air passages in children: two clinical cases. "Arch. of Oto-laryng." - Vol. 32 - 1940 - pg. 380.
58) LASKIEWICZ (A.) - Considérations sur les cores étrangers des voiea respiratoires inférieures. "Rev. de Laryng. Otol. et Rhin" - Join de 1935 - pg. 661.
59) LASKIEWICZ (A.) - Sur les cores (,trangers se gonflant dant les voies aériennes inférieures chez 1'enfant. "Revue de Laryng. Otol. et Rhin" n° 1 - Janv. 1937 - pg. 40.
60) LASKIEWICZ (A.) - 5 cae de cores étrangers de la trachée chez les tout petitts enfants. "Bronch. OEsoph, et Gast." 1939 - pg.-48.
61) LAUB (L.) - Corps 6trangers causant bronchiectasie. "Brocch. OEsophg. et Gast." 1934 - n.° 3 - (Jul.) pg. 199.
62) LEJEUNT - Presente un cas de corps étranger de le bronche. "Ann
d. mal. de i'Oreille, du nez et du Laryng." 1927 - pg. 621.
63) LÖFFLER (H.) - Aspiration of a Toy in Childhood. "Arch. of Otolaryng." - Vol. 33 - 1941 - pg. 672. _
64) LOZA (MANUEL GONZALEZ) -- Extracción endoscópica de cuerpos estraños de vias resperatórias y digestivas. A proposito de 41 casos. "Revista Arge, de Oto-Rin. Laring." - Ano 7 - Julio-Ag. 1938, n.° 7 e 8 pg. 205.
65) LYON: CAEN (LE MU) et RICHIER - A propos d'un cas, chez le nourrison, de corps étranger des brunches dont L'extraction remarquablement facile et nom traumatisante fut neamoins suivie de mort. "La Presse Médicale" 14 avril - 1934 - pg. 606.
66) MACHADO (R.) - Três casos de corpos estranhos dos brônquios. Discussão "Brasil Médico" 17 de nov. de 1922 - pg. 340.
67) MAGDELEINE et RICHIER (J.) - Trois cas de corps étrangers latentes des brunches. "Les Ann. d'Oto-Laryng." - 1931 - pg. 805.
68) MANTOUX (CH. et CASTELMAN (R.) - Petit Pots dans une Bronche. "La Presse Médicale" 27 de Janv. 1934 - pg. 165.
69) MARCONDES (C.) - Um caso de corpo estranho do Brônquio direito, retirado de um menino de 10 anos, pela broncoscopia. "Brasil Médico" ano 34 - núm. 43 - 23 de outubro de 1920 a n.° 47, 20 de novembro - pgs. 702 a 777.
70) MARCONDES (F. C.) - Extração de um corpo estranho do brônquio direito (semente de abóbora), com um mês de permanência em uma criança de 5 anos "Brasil Médico" 27 de agôsto de 1921 - pg. 81.
71) MARCONDES (F. C.) - Corpo estranho do laringe. "Brasil Médico" 17 de dezembro 1921 - pg. 358.
72) MARINHO (J.) - Da evolução da Oto-Rino-Laringologia Nacional". "Arq. do Inst. Penido Burnier" Vol. IV - Fasc. 4.° - 1937.
73) MCHUGH (H. E.) - Foreign Body in the Lung. "Arch. of Otoralyng." - Vol. 33 - 1941 - pg. 1.100.
74) MEIRA (O.) - Corpo estranho do brônquio. "Brasil Médico", 17 de setembro de 1921, pg. 139.
75) MILLER (J. W.) - Endo-bronchial foreign bodies, "Arch. of Otolaryng." - Vol. II, 1930 - pg. 772.
76) MOUNIER-KUHN - Punaise à dessin deputs 19 mois dans les brunches d'un enfant de 10 ans; extraction perorale; guérison. "Brunch. OEsophg. et Gast." n." I - janv. 1936 - pg. 99.
7 7) NIEUWENHUYSE - Pétit corps étranger sous-glottique chez un enfant de 20 mois. Extraction et guérison. "Brunch. OEsophg. et Gastr." 1936 - n.° 1 - Janv. pg. 58.
78) OLIVEIRA (B.) et PORTO (G.) - Enfisema mediastinal aguda, complicação de corpo estranho do brônquio esquerdo. "Brasil Médico" n.° 23 - 10 de junho de 1933.
79) PERONI (A.) - Epingle de sureté ouverte pointe en. bas dans les bronches d'un enfant. "Bronch. OEsophag. et Gastr." n.° 2 - avril de 1936 - pg. 178.
80) PIAGET et GROS - Un cas méconnu de corps étranger Intea-bronchique, ayant passé vingt-sept ans. "l.es Ann. d'Oto-Laryng." 1939 - pg. 919.
81) PIQUE (J.) - Deux cas de grains de café,dans I'arbre bronchique. "Bronch. OEsophg. et Gastr." n.° 3 - (Jullet) 1936 - pg. 298.
82) PIQUET (J.) - L'emphysème médiastino-cervical consécutif aux manoeuvres endoscopiques pour corps (trangers des bronches. "Bronch. OEsophag et Gastr." n.° 1 - Janv, 1937 - pg. 72.
83) PHILIP (M) - PIÉCHAND (F.) - DUPIN (J.) et CUZACO (J.) - Sur un cas de fausse tuberculose pulmonaire par corps étranger sousglottique. "Bronch. OEsophag. et Gastr." 1938 - pg. 161.
84) PRECECHTEL - Corps étranger bronchique avec emphyséme souscutané, "Arch. Inter. de Laryngologie" 1927 - pg. 75.
85) PORTO (G.) - Comentários em torno da estatística de corpos estranhos das vias aéreas - digestivas, observados durante o ano de 1929 no Instituto Penido Burnier, "Folia. Clinica e Biológica" Maggio - agôsto de 1930 nos 3 e 4.
86) PORTO (G.) - A propósito dos corpos estranhos das vias aéreodigestivas, observados durante o ano de 1930, no instituto Penido Burnier. "Brasil Médico" 13 de junho de 1931 - n.° 24.
87) PORTO (G.) - A propósito de um corpo estranho do brônquio direito e de alguns êrros verificados com frequência no dignóstico e tratamento dos corpos estranhos das vias aéreo-digestivas. "Brasil Médico" n.° 37 - 12 de setembro de 1931.
88) PORTO (G.) - Corpos estranhos das vias aéro-digestivas observados durante o ano de 1931 no Instituto Penido Burnier" Vol. XII - fase. 1 - março de 1933.
89) PORTO (G.) - Corpos estranhos das vias aéro-digestivas observavados durante o ano de 1932 no Instituto Penido Burnier. "Arquivos do Instituto Penido Burnier" - Vol. III - fase. 1 - março 1934.
90) PORTO (G.) - Reflexões a propósito de 28 casos de corpos estranhos das vias aéro-digestivas. "Med. Cir. Farma." n.° 12 - junho 1936.
91) PORTO (G.) - Corpos estranhos vegetais das vias aéreas-inferiores. Estudo clínico de suas principais complicações. "Rev. Oto-Laringológica de São Paulo" - Vol. VI - n.° 1 - Jan-Fev. de 1938 - pg. 3.
92) POST. (W. L.) - Foreign Body 1n the Bronchus Case Report. "The Laryngoscope". - Vol. 43 - 1933 - pg. 422.
93) PURCELL (C. E.) - The remarkable sojourn of an, aspirate foreign body. "The Laryngoscope" 1939 - pg. 1.125.
94) REVERCHON - Emphysème sous-cutané étendu à Ia suite d'un traumatisme léger de Ia trachée chez un enfant de deux ans. "Ann, d. Mal. d. 1'Oreille d. nez e d. Laryngx" - Vol. 49 - 1930 - pg. 1.008.
95) REZENDE (E. de) - Sõbre corpo extranho do brõnquio. "Brasil Médico" - 9 de junho de 1923 - pg. 321.
96) RICHARD (L. G.) - Vegetable foreign bodies in bronchi; analysis of 40 cases. "Ann, Otol. Rhin. Laryng." 50: 860-886 - Sept - 1941.
97) ROY (J. N.) - Corps étranger Laryngo-trachéal, tracheotomie. Ablation. "Les Ann, d'Oto-Laryng." 1." semestre 1932 - pg. 441.
98) SADOWSKY - Cas de Bronchoscopie et d'OEsophagoscopie. "Bronch. OEsophag. et Gastr." - 1938 - pg. 32.
99) SARGNON - (A.) - Corps Strangers des voies aériennes. "Arch. Inter. de Laryng." 1930 - pg. 633.
100) SARMENTO (S.) - Corpos estranhos das vias respiratórias a do esofago. "Brasil Médico" 2 de outubro de 1920 - pg. 665.
101) SARMENTO (S.) - Extração de corpo estranho (milho) do brônquio esquerdo por broncoscopia superior. "Ann. Paulista de Medicina a Cirurgia" margo de 1922.
102) SCHALL (L.) and HEINE (L. H.) - Foreign Body in the Bronchus. "Arch. of Otol." vol. 27 - 1938 - Pg. 495.
103) SCHIMEGELOW (E.) - Corps éstrangers dans les poumons chez les enfants. "Acta-Oto-Laryng." - Vol. 1932 - pg. 247.
104) SENG (W.) a OTTONI (M.) - Mediastinite por perfuração do esôfago. "Boletim Soc. Med. Cir. de S. Paulo" - Vol. 11 - 1928 - pg. 264.
105) SOULAS (A.) - Au sujet de la mort rapide du nourrison et de la trachéo broncoscopie. "Rev. d. Laryng. a d'Otolo." - Vol. 51 - 1930 - pg. 206. I
106) S013LAS (A.) - Considerations sur les difficultés et les dangers de1'oesophaguscopie et de la broncoscopie. "Les Ann. d'Oto-Laryng." - 1933 - pg. 103.
107) SOULAS (A.) - Haricot intra-bronchique chez une fillete de 18..mois. Extraction par les voies naturelles. "Les Ann. d'oto-Laryng." 1933 pg. 371.
108) SOULAS (A.) - Haricot intra-bronchique chez un nourrison. "Bronchos. OEsophag. et Gastr." 1934 - n.° 3 - (Jullet) - pg. 271.
109) SOULAS (A.) - Les formes franches, aigues de 1'atélectasie pulmonaire. A propos de quelques cas de corps étrangers bronchiques. "Bronch. OEsophagosc. et Gastr." - 1934 - n.° 3 - (Jullet) pg. 284.
110) SOULAS (A.) - Gravité variable des corps strangers végetaux intrabronchiques, grain de café, haricot sec. cacahuette. "Bronch. OEsophag. et Gast." - n.° 2 - (avril) - 1.936 - pg. 185.
111) SOULAS (A.) - Remarques sur 1'emphysème cervico-thoracique. A propos des deux corps étrangers des bronches. "Bronch. OEsophag. et Gast." - 1935 - n.° 4 - (out.) pg. 338.
112) SOULAS (A.) - Valeur de la radioscopie piblane dans 1'extraction des corps étrangers bronchiques. "Bronch. OEsophag. et Gast.", 1938 pg. 11.
113) SOULAS (A.) - Laryngo-tracheite et corms étrangers chez 1'enfant. Problèmes diagnostiques et thérapeutiques. "Les Ann. d'Oto-Laryng." - pg. 1010.
114) SOULAS (A.) - Du polymorphisme clinique et des difficiles problèmes th6rapeutiques dans les corps étrangers des bronches chez 1'enfant. "Bronch. OEsophagosc. et Gastr.", 1938 - pg. 51.
115) TRAINA (S.) et CILOTTI (A.) - Intoxication tetanique provoqués par un corps étranger dans la bronche droite (anche de trompette). "Bronch. OEsophag. et Gast." - 1936 - n.° 1 - Janv. - pg. 111.
116) TERRACOL - Corps étranger végétal de la trachée. "Bronch. OEsophag, et Gast." - 1934 - n.° 3 - Juin - pg. 209.
117) VALLE (DONATO) - Corpos estranhos das vias aéro-digestivas. - "Brasil Médico" n.° 3 - 1° de agôsto de 1942 - ano 56 - pg. 363.
118) VESSELLE (P.) - Observation d'un cores étranger végétal dans la trachée Mort aprés vaire tentativa d'extraction, "Bronch. OEsophag. et Gast." - 1939 - pg. 188.
119) VESSELLE (P.) - 72 cas de corps étrangers du larynx, das bronches et de l'esophage. Endoscopie du praticien de province. "Bronch. Oesophag. et Castro." - 1938 - pg. 145.
120) VINSON (P. P.) - Foreign Bodies in the Air and Food passages Report Based on 339 cases. "Arch. of Otolaryng." - Vol. 19 - 1934 - pg. 277.
121) WIETHE - Corps étranger de Ia trachée. Emphysème sons cutane et mediastinal, Extraction. Guérison. "Arch. Int. de Laryng." 1929 - pg. 1119.
122) WILDENBERG. (Van DER) - Comentário à comunicação de Soulas sôbre "Gravité variable das cores étrangers végétaux intra-bronchiques (grain de café haricot sec. cacahuette). "Les Ann, de d'OtoLaryng." - 1935 - pg. 817.
123) WISKOWSKI (B.) - A propos de Ia publication de M. Ed. Aucoin sur l'endoscopie perorale. "Arch. Int. de Laryng." - 1930 - pg. 666.
124) WISKOWSKI (B.) - Contribution à l'étude das corps étrangers sur voies aériennes. "Arch. Int. d. Laryng." - 1926 - pg. 1062.
125) WISKOWSKI (B.) - Contribuition à la semiologia des cores étrangers das voies aériennes, "Ann. de. Ma. d. l'Oreille et du Laryng." -. 1926 - pg. 1079.
126) WOLKOWYSKI (U. N.) - Un cas de chute d'un tire-nerf de dentista dans la bronche ganche. "Rev. d. Lar. Ot, et Rhin" - 1938 - pg. 417.




(*) Trabalho apresentado ao II Congresso Sul-Americano de Otorrinolaringologia, realizado em Montevidéo (2 a 12 de novembro de 1944).
(**) Docente-livre da Faculdade Nacional de -Medicina. Sócio titular da Sociedade de Medicina e Cirurgia de São Paulo. Membro laureado da academia Nacional de Medicina.

Imprimir:

BJORL

 

 

 

 

Voltar Voltar      Topo Topo

 

GN1
All rights reserved - 1933 / 2024 © - Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial