Versão Inglês

Ano:  1941  Vol. 9   Ed. 4  - Julho - Agosto - ()

Seção: Associações Científicas

Páginas: 293 a 299

 

ASSOCIAÇÕES CIENTIFICAS

Autor(es): -

SECÇÃO DE OTO-RINO-LARINGOLOGIA E CIRURGIA PLÁSTICA DA
ASSOCIAÇÃO PAULISTA DE MEDICINA

Reunião de 17 de Fevereiro de 1941

Presidida pelo dr. Gabriel Porto e secretariada pelos drs. Cotrim e Salerno, realizou-se, no dia 17 de fevereiro de 1941, uma reunião mensal da Secção de Oto-Rino-Laringologia e Cirurgia Plástica, da Associação Paulista de Medicina.

Expediente:

Posta em discussão a ata da ultima reunião, depois de ser lida pelo sr. secretário, o sr. presidente mandou fazer uma ressalva, acrescentando o voto de louvor à diretoria passada pedido pelo dr. Ottoni de Rezende.

Ordem do dia:

NA ETAPA ATUAL DO TRATAMENTO DA SURDEZ - Dr. Rezende Barboza.

O A. abordou, de uma maneira resumida, o problema da profilaxia da surdez. Considerou, principalmente, as surdezes que se instalam na puberdade e mesmo mais tardiamente, de uma maneira progressiva, surdezes essas consequentes ao crescimento exagerado do complexo mesenquimal naso-faringo-tubário. Tratou, nesse capitulo, da questão das irradiações após a terapêutica cirúrgica.

Finalmente, considerou o A. a questão da sindrome de Menière, principalmente no que diz respeito ao tratamento dietético, segundo Mygind, Dederding e Furstenberg.

Comentários:

Dr. Francisco Hartung: Felicitou o A. pela interessante palestra, assinalando que o A. abordou com muito acerto a recidiva da moléstia e tambem na retificação dos focos o A. expôs o assunto com verdadeira maestria, chamando nossa atenção para os resultados obtidos em relação às infecções observadas. Terminando, citou um caso duma criança observado juntamente com o dr. Cotrim, cujos resultados, depois de feito o tratamento foram sensiveis.

Posteriormente, verificou-se que essa criança apresentava pús no conduto, então propôs a operação, não chegando a realizá-la, porque veio a falecer.

Dr. Angelo Mazza: O A. estudou, com a proficiência que lhe é peculiar, o complexo problema da surdez sob duas modalidades: a surdez de recepção (síndrome de Meniére) e surdez de condução (recidiva do tecido linfoadenoide peritubário nas crianças) .

Quanto ao 1.° tipo da surdez, isto é, tipo percepção, o dr. Mazza, lembrou, embora não constitua novidade para o conferencista, o tratamento anti-alérgico de um modo geral, e, sobretudo, pela histamina, tão em moda hoje.

Quanto ao 2.° tipo de surdez o A. citou experiências exaustivas de Crowe. Este autor responsabililza o Cavum na gênese desta surdez de condução. Isto mostra a ação nefasta que a hipofunção do nasofaringe exerce sobre a audição.

A este tipo de surdo (nas crianças de Crowe) é que podemos denominar de surdos latentes, isto é, individuos surdos secundariamente à afecção do Cavum e sem serem portadores de taras etiologicas familiares.

Dr. Gabriel Porto: O A. acabou de trazer mais uma bela contribuição à nossa Secção com o trabalho apresentado.

Em relação à primeira parte o A. trouxe conhecimentos pouco difundidos.

Em seguida, pediu ao A. esclarecimentos acerca da etiopatogenia da surdez no primeiro caso apresentado.

Quanto ao segundo caso, o A. nos acentuou que, como na primeira, as manifestações foram bem removidas.

Finalizando, ressaltou que a terapeutica aplicada em doses certas e com muito cuidado trás ótimos resultados.

Dr. Rezende Barbosa: Agradeceu a todos os comentadores, acrescentando os esclarecimentos pedidos pelo dr. Gabriel Porto.

DOIS CASOS CLINICOS: SINDROME HIPOGRANULOCÍTICO; SINDROME DE CHARLIN -
Dr. Gabriel Porto.

Sindrome hipogranulocítico: Após rapidas considerações sobre o conceito da granulocitose, hoje considerada um sindrome, o A. apresentou um caso cujas manifestações clinicas se enquadram na molestia de Schultze.

Fez considerações sobre as dificuldades diagnosticas e sobre o valor prognostico de hipogranulocitose.

Sindrome de Charlin: O A. mostrou a raridade deste sindrome e apresentou uma observação tipica em que se reuniram os elementos principais constitutivos do sindrome e em que se verificou a cessação subita do elemento dor com aplicação de neotutocaina na região anterior das fossas nasais.

Comentários:

Dr. Francisco Hartung: Assinalou a raridade dos dois casos apresentados.

Dr. Rezende Barbosa: Disse que o A. expôs dois casos raros, que devem merecer toda a nossa atenção.

Dr. Correia: Não concordou em afirmar ser tão grande a raridade dos dois casos apresentados. Sugeriu ao A. a transfusão de sangue leucemico.

Dr. Gabriel Porto: Respondendo disse ao dr. Hartung que na maior parte das doenças de Schultze não se encontra agranulocitose e sim granulopenia dizendo que existem casos com agranulocitose, mas que são muito raros.

Finalmente, acentuou que a proposta feita pelo dr. Correia, tratamento pela transfusão de sangue leucemico, é inutil, já que sobre o tratamento da leucemia aguda nada se conhece.

Não havendo mais nada a tratar foi encerrada a sessão.

SOCIEDADE DE OTO-RINO-LARINGOLOGIA DO RIO DE JANEIRO

32a. Sessão ordinária - 4-7-1941

Presidida pelo Prof. João Marinho e secretariada pelos Drs. Muller dos Reis e Homero Carriço. Compareceram: Drs. Estevam de Rezende, Pinto Fernandes, Fernando Linhares, Sebastião Azevedo, Seabra Junior, Milton Carvalho, Getulio Silva, Diney Ether, Paulo Brandão e Mauro Penna.

O Sr. Presidente convida a fazer parte da mesa os Drs. Prof. Alfredo Alcaino, Sala Lopez, Rabagliatti Latou e Prof. Arthur Sá, que se acham presentes á sessão. Declara empossados como socios efetivos os Drs. Claudio Bardy e Diney Ether. Dirige saudações ao Prof. Alcaino, Drs. Sala Lopes e Rabagliatti Latou. Saúda tambem o Dr. Francisco Hartung que vai apresentar um trabalho na ordem do dia.

Ordem do dia:

1) "COMUNICAÇÃO" - Dr. Francisco Hartung.

Relembra o que disse sobre glomerulo-nefrites e sua opinião por ocasião da sessão comemorativa do jubileu do Prof. Marinho. Ha autores, como Volhard, de Frankfurt, que recomendam a operação precoce da amigadala, tanto na nefrite aguda focal como na nefrite difusa. O autor tambem é desta opinião. Entretanto, tem o prazer de apresentar à Casa um caso de exceção. Trata-se de creança de 5 anos, com otite media aguda, em que surgiu glomerulo-nefrite aguda difusa. A necessidade da amigdaletomia era retardada pelos fenomenos mastoideos. Por isso foi obrigado a operar primeiro a mastoide, após o que cedeu a glomerulonefrite, sem tocar-se na amigdala, o que veiu demonstrar mais uma vez que não se pode dar um caráter matematico aos preceitos da medicina.

O Sr. Presidente agradece a colaboração do Dr. Hartung.

2) "ODONTOMA DO MAXILAR SUPERIOR" - Dr. Seabra Junior.

O autor expõe dois casos por ele operados, em que, ao contrário do habitual, havia presença de sinais dolorosos. No primeiro caso havia dormencia nos dentes da hemi-arcada superior direita, dando a sensação ao doente de serem mais altos que os demais. Dôr nevralgica da hemi-face correspondente. Após radiografia, foi retirado um tumôr duro - odontoma - que, aberto ao meio, mostrou inumeros foliculos dentários já formados e completos, separados por tecido mole. No segundo caso, havia elevação da face na altura da aza nasal; cacosmia acentuada. Radiografada a posição do tumôr, sofreu a intervenção que atingiu o seio maxilar, cujo soalho se achava destruidor. Procedeu então à operação de Caldwell-Luc. O odontoma apresentava 1 7 dentes de varios tamanhos unidos solidamente e encapsulados. O autor expõe as peças extraídas e radiografias.

3) "CASO DE CONSULTORIO" - Dr. Pinto Fernandes.

O autor pede licença para se referir a 3 casos. O primeiro caso de tubercuose laringéa, em doente do sexo feminino, com lesões extensas infiltro-ulcerosas, em que obteve cura e cicatrisação das lesões pela galvano-cauterisação. Ao mesmo tempo o tisiologo obtinha cura da doença em sua localisação pulmonar. O segundo caso, de angina difterica maligna, confundido em cidade do Interior com abcesso amigdaliano. Empregou 30.000 unidades de soro anti-difterico diarias, num total de 370.000 unidades. Surgiram depois paralisias generalisadas progressivamente, que cederam com aplicações de corrente faradica. Houve recusa da doente em ser aplicada nova dóse de soro. O terceiro caso refere-se a uma intervenção de plastica nasal, em nariz aquilino, em que procedeu a incisão externa na aresta do nariz. A sutura cuidadosa facilitou cicatrização ótima invisível. Apresentou o doente e projetou fotografias do caso antes e após a intervenção.

4) "CASO DE CONSULTORIO" (1) - Dr. Fernando Linhares.

Refere-se a um caso de ósteoma do seio frontal esquerdo diagnosticado pela radiografia, em individuo que sofrera traumatismo na região superciliar durante a guerra de 1914 apresentava cefaléa intensa datando de 15 dias após novo traumatismo. Apresenta radiografias e a peça operatória.

A sessão é encerrada às 23 1/2 horas.

4a. Sessão extraordinária - 29-7-1941

Presidida pelo Dr. Mauro Perna e secretariada pelo Dr. Muller dos Reis. Compareceram: Prof. João Marinho, Drs. Sylvio Mello, Aloysio Novis, C. Moraes, Aristides Monteiro, Roberto Marinho, Archimedes Peçanha, Carlos Bruno, Pedro Bloch, Pinto Fernandes, Georges da Silva, Werneck Passos, Fernando Linhares, Milton de Carvalho, Ermiro de Lima, Paulo Brandão, Geulio Silva.

Sessão convocada especialmente para receber o Sr. Prof. Santiago Aráuz, Prof. Extraordinário da especialidade da Universidade de Buenos Aires e conselheiro da Faculdade de Ciencias Medicas, que, após sua eleição, por aclamação, para Socio Honorário de nossa Sociedade, penetra no recinto sob salva de palmas, tomando lugar à mesa diretora dos trabalhos.

O Sr. Presidente dirige palavras de saudação ao homenageado, dizendo da satisfação com que a Sociedade o recebe. O Prof. Aráuz agradece, dizendo ter sido com grande satisfação que entrou acompanhado do Prof. Marinho, mestre insigne, a quem transmite todos os aplausos que recebeu. Fala, em seguida, sobre a classificação das otites medias. Dá e justifica as idéias que o levaram a organisar uma classificação pessoal das otites medias, hoje adotada em sua Escola no Hospital Rawson.

O Prof. Marinho tece considerações elogiosas em torno da conferência do Prof. Aráuz.

1) "RESTAURAÇÃO DO SUB-SEPTO NASAL E LABIO INFERIOR, PELO PROCESSO DE AUTOPLASTIA" - Dr. Georges da Silva.

Comentários:

Prof. Aráuz: Felicita o autor pelo brilho do caso.

Sr. Presidente: Igualmente dirige palavras elogiosas ao Dr. Georges.

2) "SOBRE UM CASO DE CONDROMA DO APARELHO HIOIDEO" - Prof. Ermiro Lima.

Comentários:

Prof. Aráuz: Diz muito ter lucrado assistindo a apresentação de caso tão raro, pois nunca vira um segundo.

Prof. Marinho: Tambem nunca viu um caso siquer identico ao exposto.

Sr. Presidente: A Casa está de parabens por ouvir um caso de excecional raridade e relatado de maneira honesta. Acha que, de um modo geral, deve ser feita a traqueotomia previa.

Prof. Ermiro Lima: Agradece as referencias feitas pelos Profs. Aráuz e Marinho. Diz que, realmente verificou pela literatura que consultou, ser rara a afeção. Ao Sr. Presidente, diz que julgou não ser necessária a traqueotomia prévia.

3) "LEISHMANIOSE E TUBERCULOSE" - Dr. Aristides Monteiro.

Comentam o trabalho do Dr. Aristídes o Sr. Prof. Aráuz, Prof. Marinho, Drs. Paulo Brandão, Mauro Penna e Muller dos Reis.

A sessão é encerrada às vinte e duas horas e 50 minutos.




(1) Publicado na Revista Brasileira de O.R.L. -- Vol. IV - N.º 3 - 1941.

Imprimir:

BJORL

 

 

 

 

Voltar Voltar      Topo Topo

 

GN1
All rights reserved - 1933 / 2024 © - Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial