Versão Inglês

Ano:  1941  Vol. 9   Ed. 1  - Janeiro - Fevereiro - ()

Seção: Várias

Páginas: 81 a 84

 

VARIAS

Autor(es): -

ÉCOS DO JUBILEU PROFESSORAL DE JOÃO MARINHO

Par lamentavel lapso por parte desta Redação, deixou de figurar nas páginas do ultimo numero desta Revista, uma boa parte da serie de homenagens prestadas ao Prof. Marinho por ocasião de seu jubileu professoral, celebrando na primeira semana de Dezembro de 1940, e que, ainda em tempo, passamos a descrever.

Na sexta-feira o Diretor da Policlinica Geral do Rio de Janeiro, Professor Afonso Mac-Dowell hopedou pela manhã o homenageado, percorrendo juntos acompanhados da Comissão encarregada da festividade jubilar e numerosos médicos os serviços médicos da Instituição aparelhados com as exigencias referidas pelo apuro técnico atual da Medicina, de modo a torná-los eficientes em toda linha, tudo à custa dos respectivos chefes, que do seu bolso mais o de cliente agradecido da clinica particular proveem às clinicas do necessário a que não faltam instalações para o internamento do doente, inclusive Maternidade.

O serviço de Tisiologia, sob a direção do Dr. Affonso MacDowell encontrava-se por ocasião da visita em pleno funcionamento, com suas salas destinadas ao pneumotorax em atividade simultanea; as instalações de Raio X, no momento acabando de apanhar um tomografia com lesão profunda do parenquima despercebido ao exame radiografico clássico. Em sala anexa, o Dr. Aresky Amorim executava uma toracoplatia; o Dr. Reginaldo Fernandes, em outra, ocupado em dirigir filmes em serie pelo processo Manuel de Abreu.

Não cabe aqui descrever o mais que viram e apreciaram e ninguem dirá o que é se o não visita e, para ficar em uma só referencia, o completo até aos primores de mobiliário, em jacarandá, lavrado em rigoroso estilo pela munificência do saudoso Dr. Gabriel de Andrade.

Da visita aos serviços clinicos passaram os convidados ao salão de conferências, a Mesa constituida alem do Diretor, Dr. Mac-Dowell, João Marinho e Augusto Linhares, fundador e chefe das modernas instalações de oto-rino-laringologia da Policlinica, pelos Professores Paula Santos e Ildeu Duarte, respectivamente catedraticos das Faculdades de Medicina de S. Paulo e Belo-Horizonte.

O Prof. Mac-Dowell recebe com carinho o homenageado e depois, de historiar-lhe a vida profissional do clinico e Professor, cede-lhe a palavra, aproveitada para o Prof. Marinho agradecer à Policlinica Geral do Rio de Janeiro e, nomeadamente ao Dr. Linhares o haverem permitido a mais de um assistente seu, frequentarem a movimentada clinica de O.R.L. da Instituição, a tempo em que a Clinica da Faculdade ainda não dispunha de serviço hospitalar o que é dizer ainda não se transferira de um desvão da Santa Casa da Misericordia para o Hospital S, Francisco de Assis.

A tarde desse dia foi preenchida com a visita à Clinica particular do Dr. Augusto Linhares, exemplarmente instalada em edifício adrede preparado às multiplas necessidades da O.R.L. contemporanea. Nem lhe falta repartição para internamento de doentes. Pode a comitiva apreciar, nos bem providos armários destinados ao material cirurgico, mais de um instrumento ideado pelo Dr. Linhares, entre êles o amigdalotomo, abridor de boca e bisturi para os flegmões da loja amigdaliana, apresentados ao 1.° Congresso Brasileiro de O.R.L.

PRIMEIRO CONGRESSO LATINO-AMERICANO DE CIRURGIA PLÁSTICA

Promovido pela Sociedade Latino-Americana de Cirurgia Plástica a realizar-se no Brasil (Rio de Janeiro e São Paulo) de 6 a 12 de Julho de 1941 sob o alto patrocínio do Governo da Republica dos Estados Unidos do Brasil.

COMISSÃO EXECUTIVA

Pres.: Prof. Antonio Prudente
Vice Pres.: Dr. Dellepiane Rawson
Vice Pres.: Dr. Luthero Vargas
Secretário : Dr. Linneu Silveira
Tezoureiro: Dr. Antonio Duarte Cardozo

CONSELHO DE HONRA

Presidentes:

Prof. Oscar Ivanissevich
Prof. Lelio Zeno
Dr. J. Rebelo Neto.

Membros:

Prof. Alexandro Ceballos
Prof. Augusto Paulino
Prof. Benedito Montenegro
Prof. David Sanson
Prof. Enrique Finochietto
Prof. João Alfredo
Prof. José Maria Jorge
Prof. Rafael Urzúa C. C.
Dr. David Adler
Dr. Enrique Apolo
Dr. Ernesto Malbec
Dr. José Velez
Dr. Roberto Freire


TEMAS OFICIAIS

a) ORIENTAÇÃO PLÁSTICA NO TRATAMENTO DAS FERIDAS
Relatores: Prof. Lelio Zeno e Prof. Antonio Prudente

b) INCLUSÕES EM CIRURGIA PLÁSTICA
Relatores: Dr. Ernesto Malbec e Dr. J. Rebelo Neto.


Os membros do Congresso que desejarem apresentar trabalhos ou discutir os temas oficiais deverão inscrever-se 30 dias antes da realização do certamen.

Os pedidos de informações devem ser feitos à comissão executiva do Congresso ou aos membros das respectivas comissões nacionais da Sociedade Latino-Americana de Cirurgia Plástica.

COMISSÕES NACIONAIS DA S. L. C. P.

BRASIL

Prof. Antonio Prudente
Dr. J. Rebelo Neto
Dr. Linneu Silveira

ARGENTINA

Prof. Oscar Ivanissevich
Prof. Lelio Zeno
Dr. Hector Marino

URUGUAY

Dr. Enrique Apollo
Dr. Pedro Pedemonte

CHILE

Prof. Rafael Urzúa

PERU

Dr. José Velez

Os membros do Congresso deverão pagar a quota de ........................... 50$000
Os que desejarem receber os Anais deverão pagar mais ........................ 100$000

Toda correspondencia deverá ser enviada à Sociedade LatinoAmericana de Cirurgia Plástica, Rua Benjamin Constant, 171 - l.° and. - São Paulo - Brasil - Endereço Telegráfico: Plastisoc.

Imprimir:

BJORL

 

 

 

 

Voltar Voltar      Topo Topo

 

GN1
All rights reserved - 1933 / 2024 © - Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial