Versão Inglês

Ano:  1937  Vol. 5   Ed. 6  - Novembro - Dezembro - ()

Seção: Revista de Livros

Páginas: 528 a 528

 

REVISTA DOS LIVROS

Autor(es): -

DR. LOUIS LEDOUX (Bruxelas) - Estudo critico das tecnicas operatorias da sinusite fronto-etmoidal purulenta crónica. Novo metodo, de esvaziamento fronto-etmoidal. (Monographies Oto-rhino-laryngologiques Internationales, n.° 28. Bordeaux. Editions Delmas. 1936. 224 p. 42 fig. Prix: 25 Frs.).

O problema da cura radical da sinusite frontal purulenta crónica não foi até hoje resolvido definitivamente.

Depois de inumerar as razões que determinaram o fracasso dos metodos alemães, ingleses e americanos, o A. assinala que é preciso retroceder á Luc, para se chegar ao ponto de partida verdadeiro; a conservação integral da cavidade do seio frontal curetado.

Este principio, aplicado á sinusite maxilar, deu resultados definitivos. Utilizado na sinusite frontal, mostrou-se insuficiente, porque não se levou em conta o elemento "etmoidite" que sempre está presente e que torna impossivel a bôa drenagem, e, no decurso da operação, não se praticar a resecção do ramo montante do maxilar. Deve-se á Taptas, discipulo e continuados de Luc, a resolução desse segundo ponto: a drenagem maxima.

Mas, existe um terceiro: as lavagens continuas praticadas pelo proprio paciente. E' sobre a solução desse terceiro ponto que se dedicou o A. Se no esvasiamento petro-mastoidêu, de cavidade facilmente acessivel, ha necessidade de curativos quotidianos durante 5 a 6 semanas para a epidermisação perfeita, com mais razão no esvaziamento fronto-etmoidêu, de controle cicatricial dificil, torna-se necessario o emprego de lavagens diarias e durante algum tempo, para se chegar á um resultado favoravel.

A descrição da tecnica do A., abundantemente ilustrada, permite realizar os três pontos principais: curetagem perfeita, drenagem maxima e epidermisação da cavidade por meio de lavagens.

Imprimir:

BJORL

 

 

 

 

Voltar Voltar      Topo Topo

 

GN1
All rights reserved - 1933 / 2024 © - Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial