Versão Inglês

Ano:  1937  Vol. 5   Ed. 3  - Maio - Junho - (10º)

Seção: Várias

Páginas: 319 a 320

 

VARIAS

Autor(es): -

Nova clinica oto-rino-laringologica do "Instituto Penido Burnier".

O "Instituto Penido Burnier-, de Campinas, festejando no dia 1 de Junho ultimo mais um aniversario de sua fundação, inaugurou tambem a sua nova clinica oto-rino-laringologica.

Instalada em amplo e confortavel predio de dois andares, de estilo moderno, ao lado da parte antiga do lnstituto, está a nova clinica ótimamente montada e, mostra mais uma vez o espirito organisador dos seus dirigentes, que não mediram esforços para dotar Campinas de um estabelecimento, sob todos os pontos de vista modelar e, sem favor, o melhor do Brasil, no genero.

No andar terreo estão instalados os consultorios medicos, as salas de fisioterapia, arquivos e luxuoso hall de espera; no andar superior, as salas de operação, de esterilisação, os apartamentos de luxo e quartos simples, com capacidade para 20 leitos; no fundo copa e cozinha. Em tudo predomina bom gosto e senso pratico.

A' noite desse dia, após á visita á nova clinica, os inumeros convidados dirigiram-se ao salão nobre do Instituto, onde o Prof. J. Marinho, especialmente convidado, fez uma interessante conferencia sobre "A Oto-nino-laringologia no Brasil (até 1914)".

Finda essa cerimonia, e atendendo ao amavel convite do Dr. Penido Burnier, rumaram os presentes á sua residencia, onde lhes foi oferecido encantadora recepção, saindo todos sensibilisados pelas amabilidades e atenções que lhes foram dispensadas pelo ilustre medico e sua Exma. Familia.

A "Revista Oto-Laringologica de S. Paulo", que esteve representada pelo seu diretor, Dr. Homero Cordeiro, felicita calorosamente o Dr. Penido Burnier e seus diretos auxiliares, Drs. Afonso Ferreira, Gabriel Porto e Guedes de Mélo Filho, por mais esse grandioso empreendimento e, faz votos pela prosperidade sempre crescente do seu famoso Instituto.

Homenagens ao Prof. João Marinho

A Secção de Oto-rino-laringologia da Associação Paulista de Medicina reuniu-se no dia 30 de Maio ultimo, em sessão especial, com o fim de, não só prestar uma homenagem ao ilustre Prof. João Marinho e seus dignos assistentes, Drs. Paulo Brandão, Estevam de Rezende e Aristides Monteiro, como tambem para apreciar o grande Mestre em mais uma de suas interessantes conferencias.

Aberta a sessão, usou da palavra o Dr. Francisco Hartung, atual Presidente da Secção, que, congratulando-se com a mesma pela presença de tão distintos colegas, focalisou a personalidade do ilustre Professor, salientando entre os seus grandes meritos, o de ter fundado uma escola, cujos discipulos espalham-se hoje por todos os recantos do paiz. Depois de agradecer as homenagens recebidas, iniciou o Prof. Marinho a sua conferencia sobre o tênia: "Considerações anatomo-patologicas sobre as petrosites", que foi muito apreciada pelos numerosos especialistas presentes.

No dia seguinte, realisou-se no Esplanada Hotel o almoço oferecido aos distintos hospedes pelos oto-rino-laringologistas de S. Paulo, sendo o Prof. Marinho saudado pelo seu ex-interno, Dr. Homero Cordeiro.

De volta de Campinas, permaneceu o Prof. Marinho mais alguns dias em S. Paulo, e, visitando varios serviços da especialidade, teve a oportunidade de demonstrar, com grande pericia, a tecnica de Paulo Brandão na amigdalectomia pelo Sluder, tendo deixado entre todos os seus colegas a melhor das impressões.

Imprimir:

BJORL

 

 

 

 

Voltar Voltar      Topo Topo

 

GN1
All rights reserved - 1933 / 2024 © - Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial