Versão Inglês

Ano:  1937  Vol. 5   Ed. 2  - Março - Abril - ()

Seção: -

Páginas: 131 a 142

 

SURDEZ E ZOADAS

Autor(es): DR. JOSÉ GUILHERME WHITAKER (S. Paulo)

A questão da surdez - diminuição de audição, suas causas sintomas e tratamento, apezar de colocada um pouco á margem nestes ultimos anos pelos pesquizadores otologistas que voltaram suas atenções á neurologia do ouvido, mais especialmente do aparelho vestibular, continua sempre, entretanto, a ser oportuna, sobretudo aos doentes a quem interessa, antes de mais nada, uma audição suficiente.

A surdez, que para o leigo é um facto simples e definido é, para o otologista, um sintoma, uma afecção complexa de diversas causas. A exacta localisação da lesão causadora de insuficiencia de audição, no proprio conduto auditivo externo, no ouvido médio ou, ainda, no labirinto e no nervo acustico que dele se origina, é importante, dado o facto de ser a afecção no ouvido médio menos grave que a do ouvido interno Ainda hoje, o exame pelo diapasão é que melhor nos orienta entre ambas as formas de surdez. Seria, entretanto, grande erro basear exclusivamente o diagnostico em tal exame, sem levar em conta a perturbação auditiva no seu todo em relação ao organismo; ponto esse que adquiriu maior importancia depois da introducção de aparelhos aperfeiçoados, como o Otaudion, os quais provocaram a tendencia para esquematisar os diagnosticos de falhas de audição.

Por melhor que seja um audiometro, por mais tentadores que pareçam os diagramas de precisão na indicação da percentagem normal de audição, não será possivel estabelecer um diagnostico seguro, se não se levar em conta o estado geral do doente.

A importancia da distinção de surdez do ouvido médio da surdez do ouvido interno refere-se mais ao estabelecimento do prognostico que á terapeutica. De facto, a surdez do ouvido médio póde ser melhorada pelo tratamento e, - exceptuando-se a otosclerose - nunca degenera em uma forma de surdez total: ao passo que a surdez por lesão do ouvido interno não raramente oferece a impossibilidade de melhoras, não permitindo, em geral, nem mesmo, a esperança de atrazar o desenvolvimento do mal.

São elasticos os limites daquilo que se considera como "audição normal". Em consequencia da adaptação do organismo humano ao progresso lento da civilisação, os orgãos de sentidos, ouvido, vista e olfato desde a origem da vida, sofreram reduções de sua acuidade. Em experiencias numerosas verificou-se que a capacidade de percepção para a voz murmurada, em condições sempre iguais e para pessôas normais, póde variar, de 10 até 80 metros. Atualmente fixou-se em 6 metros de distancia o normal minimo para percepção da voz murmurada. Entretanto, em certos casos, tal limite poderá variar. É sabido que o aparelho central de recepção no cerebro póde, segundo o gráo de fadiga apresentar oscilações de sua capacidade de concentração: uma percepção auditiva, por exemplo, em si mesma normal, passará a ser deficiente, quando uma sobrecarga da atividade geral do cerebro impede ao centro receptor de trabalhar com toda a sua concentração. Não raro deparam os otologistas creanças cuja audição se julgou diminuida, quando ocorrêra, na realidade, uma concentração insuficiente da capacidade de prestar atenção (Audimutitas). A desatenção á audição das creanças quando entregues aos seus folguedos, é alias, um facto de comum observação; e, passando ao dominio da patologia no demente, observa-se como frequentemente em alucinações opticas ou acusticas mostra completa surdez, apezar de permanecer intacto o aparelho auditivo. E', em suma, possivel que um cansaço geral reduza a capacidade auditiva, como se deduz do facto de pessôas extenuadas continuarem a dormir, a despeito de ruidos excepcionaes.

O orgão da audição está colocado em um sistema de excavações do rochedo que se comunicam com numerosos outros espaços situados no crâneo. A cadeia de ossiculos, situada na cavidade do ouvido médio, comunica-se, por meio dela, com as celulas pneumaticas da apofise mastoide, e, por intermedio da tuba de Eustaquio, com o sistema das cavidades nasais acessorias da face. Uma perturbação pois, ocorrida neste vasto sistema de cavidades comunicantes endocrâneanas, póde repercutir desfavoravelmente sobre o delicado funcionamento da cadeia de ossiculos do ouvido médio.

Considerando ainda, que a mucosa de revestimento dessas cavidades acessorias é sempre a mesma, e que os ossiculos tambem por ela são recobertos, compreende-se mais facilmente a formação de processos patologicos no ouvido médio. A estrutura dessa mucosa de revestimento na sua vascularisação, inervação e revestimento de glandulas, é de per si complicada e não de todo conhecida. Uma doença desta mucosa póde afectar a função do ouvido médio, mesmo quando localisada em ponto distante.

As condições da pressão do ar interior nesse vasto sistema de cavidades comunicantes, tem grande importancia para a função da cadeia de ossiculos. Normalmente, esse sistema está em relação diréta com a atmosfera, de modo que o aparelho auditivo no ouvido médio tem no interior uma pressão igual á pressão atmosferica exterior. A trompa de Eustaquio fecha regularmente a comunicação do ouvido médio com o ar exterior, mas os continuos movimentos de deglutição, abrem-na em intervalos curtos, de modo á manter constante a igualdade de pressão. Uma pequena inflamação da mucosa de revestimento é suficiente para provocar uma interrupção permanente, sobre tudo no ponto mais estreito, no chamado isthmus da trompa de Eustaquio, destruindo o equilibrio entre pressão interna e pressão externa e acarretando diminuição de audição. Tal alteração de função do ouvido médio foi a primeira reconhecida e estudada na Otologia. Quando os movimentos de deglutição, consciente ou automaticamente executados não conseguem mais abrir a tuba e provocar a ventilação do ouvido médio, a sensação que se tem é, então, precisamente, a de surdez, de embaraço, de "qualquer cousa" no ouvido. Si a obstrução da tuba persistir, o ar contido no ouvido médio será reabsorvido, formando-se o vacuo. Intervem então, a natureza, tentando no seu classico "horror ao vacuo" diminuir o espaço onde este se formou: a pressão atmosferica elevando-se, comprime a membrana do timpano para dentro, diminuindo o volume da cavidade do ouvido médio, sendo a parte restante imediatamente ocupada por um transudato-ex-vacuo. A este estado patologico é que se dá o nome de catarro exudativo. Este exudativo é um liquido espesso côr de ambar que enche em parte e, as vezes no todo, o ouvido médio; infiltrando o timpano, dá-lhe, externamente, um brilho humido, de reflexo levemente amarelado, bem diferente da habitual côr da perola. No caso de se tratar de um timpano normal, o exudato pôde ser visto por transparencia, sobretudo si encher apenas parte da cavidade do ouvido médio; torna-se então evidente o limite entre o liquido e o ar, pela conhecida "linha de nivel".

A essa teoria mecanica (G. Alexander), tão de acôrdo com principios fisicos, contrapõem-se a teoria da origem infecciosa do catarro exudativo no ouvido médio. Pretendem certos autores (H. Neumann) que a causa do aparecimento de uma inflamação serosa na mucosa do ouvido médio, com a consequente produção do exudato-reprodução exáta do que se passa com as inflamações serosas em outras mucosas, está, não no vacuo, mas sómente em bacterias que, alias, ainda não se conseguiram isolar.

Como quer que se explique a formação do catarro exudativo seroso no ouvido médio, sua sintomatologia e seu tratamento não variam. Forçando-se a passagem da tuba (por cateterismo ou pela ducha de ar, processo Politzer), drena-se o exudato, em parte para as cavidades pneumaticas da mastoide, em parte para a nasofaringe, atravéz da tuba, com o resultado de se livrar o ouvido médio do seu conteúdo liquido e das zoadas consequentes. Estes são os casos mais felizes quanto á cura de molestias de ouvido, em geral. Como porém, a compressão do ar não remove a molestia da mucosa de revestimento da tuba, voltam a aparecer os sintomas para prontamente e de novo desaparecerem, com a mesma manobra de insuflação de ar. As vezes o exudato, particularmente espesso, não cede á simples compressão de ar, sendo então, necessario incidir largamente o timpano, para que pela abertura da paraçentése possa sáhir o catarro, sob a pressão da pera de Politzer.

A repetição desses ataques de catarro do ouvido médio, no correr dos anos, provoca a organisação dos pequenos restos de exudato que sempre ficam de cada vez, e, como consequencia uma perturbação estavel da audição. Vê-se pois, como seria erroneo considerar como molestia pura de ouvido, o quadro clinico acima descrito, que não é mais do que o resultado de molestia de uma mucosa que reveste todas as cavidades acessorias de crâneo.

Por conseguinte, nossa terapeutica deve ser dirigida para a infecção das mucosas, isto é: nariz e nasofaringe devem ser cuidadosamente examinados e tratados. Em São Paulo, sobretudo, onde são tão bruscas as variações de temperatura, é que se observam tais alterações nas mucosas das cavidades acessorias do nariz. Convém, por isso, estar de sobreaviso e não perder de vista a necessidade desse tratamento indirecto do ouvido.

O espessamento difinitivo da mucosa da tuba e a organisação lenta e continua do exudato do ouvido médio, provocam finalmente, o estado patologico denominado catarro cronico do ouvido médio. A quantidade de tecido neo-organizado na tuba e no ouvido médio é variavel, como variavel tambem é, o gráo da lesão funcional: a exáta localisação desse tecido de neo-formação é de muito maior importancia do que a determinação certa de sua quantidade, pois é evidente que a formação de um pequeno cordão de tecido conjuntivo, em logar onde embarace os movimentos do stapes provocará alterações mais graves de audição, do que o farão quantidades maciças de tecido conjuntivo depositadas em espaço vazio, no hipotimpano, por exemplo. Como em outras partes do corpo, o tecido conjuntivo neo-formado do ouvido médio tende á se contrair, provocando deslocação e torção da cadeia de ossiculos sobre as quais adére: assim é que a retração do timpano - com o cabo do martelo em posição horizontal e o processus brevis fazendo proeminencia para o lado do conduto auditivo externo, constituem pontos de referencias tipicas para o diagnostico de catarro cronico de ouvido médio e da tuba. Esse aspeto da membrana do timpano, porém, está longe de ser um indicador da função do ouvido médio, pois, como anteriormente frizamos, é a localisação do tecido conjuntivo neoformado que determina o grão de gravidade da lesão.

O quadro clinico do catarro exudativo cronico traduz-se por surdez lentamente progressiva, atingindo ambos os ouvidos, surdez esta consequente de ataques repetidos de inflamações catarrais agudas. Frequentemente nos exames rinoscopicos, as condições alteradas da mucosa nasal e, do nasofaringe levam-nos á suspeita de que o doente apresenta um catarro no ouvido médio que lhe passa desapercebido. O diagnostico alias facil, baseia-se na anamnése, no aspeto do timpano e na prova dos diapasões, que, devem revelar um estorvo localisado no aparelho transmissor do som.

De mais dificil diagnostico, em virtude de confusão facil com o quadro clinico que acabámos de descrever, é outra forma de molestia de ouvido médio, a mais temivel forma de surdez - a otosclerose. Antes de Politzer, que á descreveu pela primeira vez, os velhos otologistas tinham reconhecido uma forma de surdez que, começando na idade juvenil, progride lentamente até acabar em surdez completa do paciente. Naquele tempo, tudo que se conhecia acerca do estado patologico do ouvido médio era a formação de tecido conjuntivo. Daí provinha considerar-se tal doença como resultado de uma sclerose, como um endurecimento e imobilisação do ouvido, pois, que a perfeita mobilidade de todo o aparelho transmissor do ouvido médio era tida como condição "sine qua non" de uma audição perfeita. Quando as pesquizas de Politzer, relativas ao osso temporal atacados de surdez progressiva, revelou a fixação por tecido osseo neo-formado, do estribo na sua janela oval, foram os casos de "esclerose do ouvido" divididos em dois grupos. Um deles, sob o nome de otosclerose propriamente dita, abrangia os casos de surdez progressiva, reconhecendo como causa, a fixação e ossificação do estribo na respetiva janela oval; denominaram-na, depois, com mais precisão, anquilose do stapes. O outro grupo, que admitia como causa da surdez, a formação de tecido conjuntivo no ouvido médio, foi designada como "falsa esclerose".

As pesquizas histologicas realizadas posteriormente mostraram que, ás vezes e sem causa explicavel, o tecido osseo se torna em zonas delimitadas em ilhotas, que o acaso, por infelicidade, póde localizar exatamente no pólo superior da janela oval, provocando assim uma fixação do stapes com a consequente suspensão de função da cadeia de ossiculos. Esta formação de ilhotas de tecido osseo póde se processar em silencio e sem produzir sintomas, quando os depositos de tecido osseo se localisam em lugares indiferentes da capsula do labirinto; mas os maos efeitos se manifestam logo que tais depositos se efectúam nos bordos da janela oval, de modo á impidir os movimentos do estribo. Por esta razão é que ha interesse em distinguir uma otosclerose latente de uma manifesta.

Acerca desta neo-formação de tecido osseo, sabe-se apenas, que está sujeito á influencias hereditarias e que o sexo feminino é mais comumente atacado. A otosclerose manifesta não é muito dificil reconhecer, por se tratar, em geral, de molestia de pessôas jovens que, sem causa aparente, começam a notar diminuição progressiva de audição. Esta falha, apenas perceptivel no inicio, vae progredindo lentamente e se acompanha de zoadas intensissimas por vezes, a ponto de mais incomodarem o doente do que a surdez propriamente.

Na otosclerose, o aspecto do timpano nada apresenta de anormal, notando-se, não raramente, por amarga ironia, em seus portadores os mais belos exemplares de timpanos. A transparencia ideal que neles se observa, deixa perceber a hiperemia da mucosa de revestimento do promontorio - um sintoma objectivo a mais, caracteristico para o diagnostico. O exame pelo diapasão revela, no inicio da otosclerose, uma perturbação localisada no aparelho de conducção de som. Si á isso juntarmos as zoadas, a marcha progressiva da surdez e os factores hereditarias, o diagnostico não será dificil. Ao que parece, a otosclerose está em relação com perturbações nas glandulas endocrinas, pois, em regra, começa á se manifestar durante e após a puberdade, agravando-se com o parto.

Como indicio classico da otosclerose, costuma-se ainda mencionar o chamado sintoma "Paracusis Villisii", que consiste no facto dos otoscleroticos ouvirem melhor em meio de barulho. Atribue-se esse fenomeno á forte trepidáção do estribo, provocado pelo ruido - um erro de interpretação, certamente, pois, que o mesmo sintoma se manifesta em casos de surdez de origem diversa. A sua explicação mais simples parece ser que as pessôas de ouvido normal alçam a voz quando sentem ruidos.

Em contraposição á sua forma classica, a otosclerose atipica é, de dificil diagnostico, sendo impossivel, mesmo, muitas vezes, como frequentemente se deprende dos exames postmortem que revelam enganos de diagnosticos de otosclerose.

Manifestando-se depois dos trinta anos e em casos onde a anamnese nada acuse de hereditario, a otosclerose é de dificil diferenciação do catarro adesivo cronico. Sómente uma longa observação e um paciente tratamento permitem, as vezes, chegar ao diagnostico ex-juvantibus por via terapeutica. Si se conseguem melhoras com o tratamento instituido, obtem-se ipso facto a certeza de não se tratar de otosclerose, visto que a experiencia categoricamente demonstrou não ser a otosclerose influenciavel por nenhuma terapeutica.

A surdez que resulta de uma supuração cronica do ouvido médio é de facil reconhecimento. Dependendo seu tratamento estreitamente do tratamento da supuração, dele não vamos nos ocupar. Anotamos, apenas, de passagem, que a supuração cronica deixa sempre cicatrizes no ouvido médio, depositos calcareos no timpano e retração e torção da cadeia de ossiculos ou do que desta restar.

A inflamação aguda do ouvido médio, em regra, não deixa alterações, mas, algumas vezes, dela resulta uma diminuição de audição comparavel á resultante do catarro cronico: são os casos de inflamação de curso muito protaído e que vagarosamente chegam á cura pela terapeutica conservadora. Ha, tambem, nesses casos, organisação dos produtos exudativos e formação de tecido conjutivo, com todas as suas consequencias. É de notar que quási nunca se observa diminuição de audição sempre que se fez á tempo a antrotomia.

De grave significativo para o doente, é o diagnostico de molestia de ouvido interno, a qual se reconhece pelos diapasões mesmo que o timpano esteja intacto.

A simples verificação de uma surdez por lesão no ouvido interno não nos deve satisfazer - é preciso procurar lhe a causa. A lesão pode estar localisada ou na cocléa ou no proprio nervo acustico, sem que se possa precisar clinicamente o logar. Em minima proporção consegue-se descobrir a etiologia desses casos. Para tal diagnostico póde-se ter uma orientação no seguinte esquema de pesquizas: a) molestias infecciosas - b) intoxicações -
c) alterações vasculares. Nessas três direcções devemos procurar a causa da surdez causada por lesão do ouvido interno.

Certas doenças infecciosas produzem lesões tipicas no ouvido interno. A surdez decorrente do tifo, por exemplo, póde ser parcial ou total e atingir um ou ambos os ouvidos. A toxina de escarlatina póde atacar o ouvido interno e deixar, excepcionalmente, o ouvido médio. O mecanismo da afecção do ouvido interno no decurso de uma meningite cerebro espinal, nada mais é que simples propagação da inflamação ao nervo auditivo e, em regra, dos dois lados. São conhecidos, tambem, os casos de surdez após a parotiditis epidemica (cachumba) e após uma infecção luetica. O ouvido interno póde, ainda, ser lesado no decorrer de doencas cerebrais infecciosas.

O segundo grupo de factores etiologicos que, possivelmente ocasionam lesão do ouvido interno é constituido por certos venenos de natureza anorganica. É conhecida a ação deleteria do quinino, do acido salicilico e do arsenico sobre o nervo acustico; por essa razão, nós, otologistas, sempre que possivel desaconselhamos seu uso, por trazerem como consequencia, diminuição de audição e aparecimento de zoadas. Não estão longe de nossa lembrança os casos de surdez após o uso do antigo 606. Quanto ao chumbo, não é certo que seja um veneno com predileção pelo nervo acustico, sendo extremamente raros os casos de intoxicação saturniana do VIII, apesar da frequencia relativa do saturnismo.

As perturbações de audição causadas por lesão da cocléa dariam para um largo capitulo. A irrigação sanguinea do labirinto e do nervo acustico, é extraordinariamente precaria. A arteria do nervo acustico é um ramo tenue de outra arteria tambem de pequeno calibre - a cerebelar posterior. Pequenas alterações em suas paredes, como fisiologicamente aparecem em edade avançada, influenciam a nutrição do orgão de audição, provocando a sua atrofia. É um facto fisiologico, pois, a dureza do ouvido em velhos, os quais dela muito raramente se livram. Uma brusca ruptura da arteria auditiva, em consequencia de hipertensão é do dominio das possibilidades, si bem que pouco frequente; e quando envolve tambem o orgão de equilibrio, o quadro clinico que então se apresenta é caracteristico. Menos raros ao contrario, são os casos de traumatismo crâneano com dilaceramento da arteria e lesão consequente do aparelho auditivo.

Á esse respeito convem acentuar que traumatismos crâneanos de pouco intensidade e provocando derrame minimo de sangue no interior do orgão de audição, são capazes de prejudicar a audição, sendo importante saber que tal efeito se manifesta, muitas vezes, tardiamente, semanas e até mezes após o traumatismo, circunstancia esta de grande alcance juridico nas peritagens de acidentados.

Grande numero de casos de surdez ocorrido no exercicio de certas profissões tem por causa, igualmente, uma alteração no sistema vascular. Experiencias em animais de laboratorio mostraram que as lesões auditivas desse genero são causadas por hemorragias microscopicas no nervo acustico ou no labirinto, provocando atrofia secundaria. É por analogo mecanismo que as vibrações constantes e permanentes agem sobre o corpo, como no caso de pessôas trabalhando anos á fio, ou com maquinas ou em Estradas de Ferro, e nas quais, alterações patologicas do nervo auditivo pódem se manifestar.

Na analise de uma afecção do ouvido interno, é preciso levar sempre em conta o organismo do doente, recorrer ao Wassermann do sangue e do liquor, pedir exame interno completo e fazer inquisição do modo de vida do paciente. Apesar, com tudo, de rigoroso exame, numerosos são os casos de afecção do ouvido interno em que não se consegue descobrir o factor etiologico, admitindo-se na explicação desses casos obscuros que, intoxicações de causa desconhecida, provindas, talvez, do metabolismo individual excercendo influencia nociva, influam sobre o orgão de audição. O certo é que por sua natureza extremamente delicada; complicada e vulneravel, o orgão de audição é facilmente exposto á participar de molestias do organismo em geral.

Das manifestações acessorias da surdez, a mais desagradavel é o barulho subjectivo no ouvido, a zoada. O carater desses fenomenos subjetivos, descritos detalhadamente pelos pacientes, póde ser de auxilio para o diagnostico da surdez. Na otosclerose, por exemplo, essa zoada é especialmente intensa e incomoda; em pessôas jovens que as descrevem como insuportaveis e localizadas nos dois ouvidos, póde-se com propriedade suspeitar de uma otosclerose. O grande Beethoven sentia "guinchos e estrondos, como si o demonio tivesse se transferido para o seu ouvido." Os ruidos, são não raro, tão fortes que o doente acredita não ser propriamente surdo, mas, não poder ouvir devido aos zumbidos que sufocam tudo mais. São raros os casos de otosclerose sem ruidos subjectivos.

As molestias do ouvido interno são, tambem, ás vezes, acompanhadas de fortes zoadas. Antigas lesões
cocléa produzem um constante tintilar que os doentes dizem sôar como nos agudos da escala musical. Doenças agudas do ouvido interno, como por exemplo inflamação do nervo auditivo, derrames sanguineos ou intoxicações (quinino, salicilatos, arsenico) iniciam-se com fortes ruidos subjectivos que persistem por longo tempo, quasi sempre para o resto da vida.

As zoadas aparecem menos frequentemente nas molestias do ouvido médio, revestindo-se tambem de carater diverso: o catarro agudo, por exemplo, produz uma zoada surda, como se fosse ar escapando. São igualmente pouco frequentes as zoadas nas doenças cronicas do ouvido médio, as quais somente se verificam nas alterações nas visinhanças do estribo.

Não se deve deixar de ter sempre em vista, na pratica, que são poucos os casos de surdez perfeitamente delimitadas, ou ao ouvido médio, ou ao ouvido interno, havendo, em geral, nos casos antigos, uma combinação das duas modalidades. Todo processo patologico cronico do ouvido médio, todas as modalidades de formações adesivas cronicas, acabam, com o tempo, por envolver talvez por propagação, o ouvido interno nos processos atroficos Inversamente, tambem, uma afecção inicialmente limitada ao ouvido interno póde, com o tempo, agravar-se com uma surdez do ouvido médio. Nos casos de catarro agudo do ouvido médio, a diminuição de audição, que é um incomodo passageiro em pessôa normal, apresenta mais gravidade em pessôas que já tenham uma afecção do ouvido interno. Aí está a explicação ás peioras expontaneas em certos estados de relativa estabilidade de surdez do ouvido interno.

É grande o numero dos que procuram cura ou alivio para sua surdez. Em certos paizes da Europa, estes doentes estão organizados em sociedades e clubs para protecção e apoio mutuo. Os metodos terapeuticos são numerosos e, por infelicidade, frequentemente expressões de puro charlatanismo. Talvez em nenhum outro ramo da terapeutica haja tanta deshonestidade como no tratamento da surdez, justamente um dos pontos fracos da ciencia medica.

A impotencia da ciencia é com tudo perfeitamente justificavel, tendo-se em vista que a maior parte dos casos de surdez é devida ao aniquilamento do orgão de audição, á morte de uma celula sensorial importante que não se póde mais chamar á vida.

Condição "sine qua non" para se iniciar um tratamento, é um diagnostico exacto da molestia do ouvido. Neo-formações de tecidos conjuntivos na tuba e no ouvido médio, envolvendo e fixando a cadeia de ossiculos, devem ser tratados por meios metano-terapeuticos. O emprego de injecções (Fibrolisina) capazes de desmanchar as neo - formações de tecido conjuntivo, não passou de simples tentativa para realisação de um sonho. Tambem as experiencias ainda hoje exporadicamente repetidas de se cortar, ou mesmo, eliminar o tecido conjuntivo por meio de pequenas intervenções intratimpanicas, revelaram-se completamente ilusorias. Essas operações, comumente praticadas nos tempos iniciais da otologia e que requeriam grande habilidade manual, consistiam em fazer a circuncisão do estribo, secção do tendão do musculo do martelo e dos cordões de tecido conjuntivo, e nos casos melhores produziam; apenas efeito passageiro. Como quasi sempre houvesse peioras depois de tais intervenções, extremamente perigosas quando praticadas por mãos inhabeis, abandonou-se, há muito, o seu uso. Conservou-se, como tratamento, a mecano-terapeutica, com as diferentes formas de massagem pneumatica e vibratoria.

O estreitamento do lumen da trompa de Eustaquio pelo tecido conjuntivo é tratado, ainda, pelo velho processo de dilatação com sondas (Bougie-Cateterismo).

Contra a surdez progressiva da otosclerose, a otologia é completamente impotente, e uma vez que não se conhecem o seus factores etiologicos, não ha razão para se prescrever um tratamento medicamentoso. Os processos cirurgicos, que se baseiam todos na abertura de uma nova janela do labirinto, visando, inutilmente, uma melhoria de audição na otosclerose, evidenciaram-se como muito perigosos.

A afecção do ouvido interno só será influenciada pela terapeutica, quando se lhe conhecer a causa. A sifilis do ouvido interno exige o respectivo tratamento especifico, não com o fito de restituição de audição - pois uma vez operada a destruição do ouvido interno, não restará esperança de regeneração - mas apenas para impedir a continuação da devastação. Repetimos ainda aqui, que na pesquiza dos factores etiologicos da surdez do ouvido interno, é preciso levar em conta o organismo todo. Alterações vasculares no ouvido interno são sempre a expressão de uma afecção geral e como tal deverão ser tratadas.

Devemos prestar a maxima atenção ás zoadas martirizantes. Um bom processo de alivio, é a aplicação de corrente galvanica de ouvido á ouvido e com a intensidade de 2 mA. Ocasiões ha em que se é forçado á recorrer aos sedativos para ajudar os pacientes á vencerem as fases mais particularmente dolorosas de seu incomodo.

Infecções focais pódem, tambem, ser a causa de aparecimento de zoadas, como pudemos observar, recentemente, em quatro casos. Nos dois primeiros, zoadas fortes que tinham se iniciado no decorrer de simples e fraca angina catarral desapareceram com esta, depois de algumas aplicações de argentum nitricum em solução forte, á 30%. Nos outros dois casos as zoadas cessaram após tonsilectomia. Os pacientes eram pessôas de mais de quarenta anos e a zoada se tinha manifestado pouco tempo antes do tratamento.

O grande desenvolvimento moderno da tecnica em geral, tem influenciado consideravelmente na medicina, trazendo, com o aperfeiçoamento dos aparelhos electricos para a correcção de defeitos de audição (SIEMENS) grande esperança aos surdos. De facto, nos casos em que se conserva intacta uma parte do ouvido interno, ou emquanto estiver bôa a condução ossea, são esses aparelhos de grande vantagem para os duros de ouvido. Continuam as pesquizas para aproveitamento dos restos de audição - e ha esperança de que para alguns surdos converta-se em realidade o sonho de volver ao convivio social.


ZUSAMMENFASSUNG

Ursache und Behandlung der Mittelohrschwerhörigkeit werden nach Richtlinien der Wiener Schule, die der Autor wiederholt zu besuchen pflegt, kurz auseinander gesetzt.

Die Fortschritte der modernen Technik stellen den Schwerhörigen eine Hoffnung, denn die modernen Hörapparate können heutzutage manchmal wirklich wahre Wunder wirken. Nebstbei eine Warnung gegen zahlreiche Kurpfuscherei betreffend die Behandlung der Schwerhörigkeit.

Interessant ist die Feststellung eines Zusammenhanges gewisser Formem des Ohrensausens und pathologischer Zustände der Mandeln mit Ausschluss anderer Infektionsherde, wie zum Beispiel Nebenhöhlen der Nase.

Imprimir:

BJORL

 

 

 

 

Voltar Voltar      Topo Topo

 

GN1
All rights reserved - 1933 / 2024 © - Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial