Versão Inglês

Ano:  2013  Vol. 79   Ed. 5  - Setembro - Outubro - (21º)

Seção: Relato de Caso

Páginas: 644 a 644

PDFPDF PT   PDFPDF EN
 

Cisto de Thornwaldt - tratamento com laser de diodo

Thornwaldt cyst - treatment with diode laser

Autor(es): Marco Antonio Thomas Caliman1; Erika Mucciolo Cabernite2; Juliana Tichauer Vieira3; Diogo Carvalho Pasin3; Denilson Storck Fomin4

DOI: 10.5935/1808-8694.20130116

Palavras-chave: cistos; nasofaringe; terapia a laser.

Keywords: cysts; laser therapy; nasopharynx.

INTRODUÇÃO

O cisto de Thornwald é um cisto congênito na região da bursa faríngea, formado pela comunicação entre a notocorda e o endoderma nasofaríngeo. Apresenta uma incidência de 3% na população adulta. A maioria dos casos são diagnosticados durante a segunda e terceira décadas de vida, com maior prevalência no sexo masculino1.

Os pacientes são geralmente assintomáticos, podendo apresentar sintomas como: obstrução nasal, sensação de corpo estranho, hipoacusia, halitose periódica com gosto desagradável e descarga nasofaríngea1,2.

Por ser uma lesão benigna, os cistos assintomáticos não necessitam de tratamento. Casos sintomáticos podem ser operados por via endonasal ou transoral. O procedimento de escolha é a marsupialização para evitar recidivas1.


APRESENTAÇÃO DO CASO

Paciente feminino, 43 anos, havia 3 anos com obstrução nasal constante e progressiva que piorava com o decúbito, acompanhada de sensação de corpo estranho em região nasal posterior, episódios de gotejamento posterior, halitose, prurido nasal e espirros.

A nasofibrolaringoscopia evidenciou lesão de formato cístico e coloração amarelada com superfície lisa recoberta de mucosa na região póstero-superior de nasofaringe, obstruindo aproximadamente 60% da luz. A tomografia computadorizada dos seios paranasais (Figura 1A) revelou lesão de aspecto sólido em região de rinofaringe, com cápsula de discreta captação de contraste e ausência em seu interior.


Figura 1. A: Tomografia computadorizada de seios da face demonstrando lesão em região de rinofaringe; B: Sentido da vaporização das bordas livres do cisto; C: Aspecto da lesão cirúrgica no segundo dia de pós-operatório; D: Terceiro mês de pós-operatório, mucosa de aspecto normal sem sinais de recidiva.



Após exame físico detalhado e estudo de imagem, foi levantada a hipótese de cisto de Thornwaldt.

Devido à sintomatologia do quadro, foi indicado o tratamento cirúrgico da lesão por meio do laser de diodo FOX® (potência 4,0 Watts) por via endoscópica. Foi realizada a vaporização da porção anterior da cápsula do cisto de forma linear e em sentido vertical, aspirou-se seu conteúdo (análise citológica) e retiraram-se pequenos fragmentos da parede (análise histológica). Após isto, foi feita a vaporização progressiva de ambas as bordas livres do cisto em sentido lateral (Figura 1B), causando a sua retração e exposição da face interna da parede posterior. Ao término da cirurgia, não foi necessária a colocação de curativo ou tampão nasal.

No pós-operatório imediato, a paciente evoluiu sem queixas ou sangramentos. Durante seguimento pós-operatório, a paciente permaneceu assintomática e a lesão cirúrgica apresentou rápida evolução, sem formação de crostas, sinéquias ou sinais de recidiva (Figura 1C-D).


DISCUSSÃO

O cisto de Thornwaldt, por ser uma afecção rara e basicamente assintomática, é pouco diagnosticado. Desta forma, é válido ressaltar que o uso frequente de exames endoscópicos, como a nasofaringoscopia, vem aumentando o número de diagósticos da doença3.

A paciente não se enquadra no perfil epidemiológico clássico da doença, porém, a história clínica, exame físico e exames de imagem foram sugestivos de cisto de Thornwald, que foi confirmado pelo anatomopatológico.

O tratamento consagrado é a drenagem e marsupialização do cisto realizado por via transoral (pela elevação do palato) ou transpalatina, para cistos maiores. Podem ser realizados a frio ou com uso de eletrocautério, que diminui a chance de sangramento, entretanto, utiliza altas temperaturas, lesando os tecidos sadios que permeiam o cisto3,4.

Optou-se pelo uso do laser de diodo, que se caracteriza por uma fibra de pequeno diâmetro, flexível e de fácil manuseio. O método permite o tratamento por via endonasal, que garante boa visualização da lesão e estruturas vizinhas, tornando o procedimento mais seguro e eficaz5.

A área de necrose térmica é de apenas 0,5 mm, acarretando pouca lesão aos tecidos adjacentes, melhorando a cicatrização e reduzindo a dor no pós-operatório. Proporciona adequada hemostasia e controle da agregação tecidual, facilitando o procedimento e diminuindo suas complicações.

A principal desvantagem do uso do laser é o seu alto custo5. Já a do procedimento por via endonasal são as alterações anatômicas, como desvios septais e hipertrofia de conchas nasais, que costumam impedir o adequado acesso à região posterior de rinofaringe. Nestes casos, podem ser feitas as correções pela mesma abordagem.


CONSIDERAÇÕES FINAIS

O uso do laser de diodo no tratamento do cisto de Thornwaldt mostrou-se, no caso apresentado, ser um procedimento seguro, de fácil realização e com bons resultados pós-operatórios, tornando-se uma possível alternativa para o tratamento dessas lesões.


REFERÊNCIAS

1. Weissman JL. Thornwaldt Cysts. Am J Otolaryngol. 1992;13(6):381-5. PMID: 1443394 DOI: http://dx.doi.org/10.1016/0196-0709(92)90080-D

2. Miyahara H, Matsunaga T. Tornwaldt's disease. Acta Otolaryngol Suppl. 1994;517:36-9. PMID: 7856446

3. Eloy P, Watelet JB, Hatert AS, Bertrand B. Thornwaldt's cyst and surgery with powered instrumentation. B-ENT. 2006;2(3):135-9.

4. Maia LMSV, Bohadana SC, Ragonete CM, Senes LU, Rausis MBG, Martucci Junior O, et al. Cisto de Thornwaldt: Revisão da Literatura e Relato de Um Caso. Int Arch Otorhinolaryngol. 1997;1(4):127-8.

5. Cintra PPVC, Anselmo-Lima WT. Comparação das técnicas de turbinectomia com laser de CO2 e laser a diodo. Rev Bras Otorrinolaringol. 2003;69(5):612-20. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0034-72992003000500005










1. Residência em Otorrinolaringologia (Médico Otorrinolaringologista)
2. Graduação em Medicina (Especialização em Otorrinolaringologia)
3. Graduação em medicina (Residente de Otorrinolaringologia da Universidade de Santo Amaro - São Paulo)
4. Doutorado em Ciências Médicas pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (Professor Titular da Disciplina de Otorrinolaringologia da Universidade de Santo Amaro - São Paulo)

Universidade de Santo Amaro - UNISA.

Endereço para correspondência:
Denilson Storck Fomin
Rua Professor Eneas de Siqueira Neto, nº 340. Cidade Dutra
São Paulo - SP. Brasil. CEP: 04829-300

Este artigo foi submetido no SGP (Sistema de Gestão de Publicações) do BJORL em 22 de maio de 2012. cod. 9217.
Artigo aceito em 10 de agosto de 2012.

Imprimir:

BJORL

 

 

 

 

Voltar Voltar      Topo Topo

 

GN1
All rights reserved - 1933 / 2024 © - Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial