Versão Inglês

Ano:  1953  Vol. 21   Ed. 1  - Janeiro - Fevereiro - ()

Seção: -

Páginas: 25 a 26

 

PLANO DE RECUPERAÇÃO DA CRIANÇA SURDA NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO

Autor(es): -

Convidado pelo Departamento de Otorrinolaringologia da Associação Paulista de Medicina, o dr. Armando Paiva de Lacerda realizou, a 17 de setembro de 1952, naquela Associação, uma conferência sôbre o plano de recuperação da criança surda no município de São Paulo, que apresentou, em começos de 1952, à Secretaria de Educação e Cultura da Prefeitura de São Paulo.

A sessão, que foi presidida pelo Dr. Mauro Cândido de Sousa Dias, teve o comparecimento, do representante do Secretário de Educação e Cultura e de numerosa assistência constituída, em sua maioria, por médicos especialistas e professores de São Paulo.

Dando início à sua exposição, disse o conferencista que, contratado juntamente com o professor Jorge Mário Barreto pela Prefeitura da capital de São Paulo, recebera a incumbência de elaborar um plano de assistência educacional às crianças surdas, no desenvolvimento do programa da Secretaria de Educação e Cultura, de recuperação da infância deficiente.

Foram assim apresentados dois ante-projetos, sendo um referente ao curso de especialização em ensino de surdos e outro à estruturação do Instituto de Recuperação da Criança Surda, conferindo-se aos mesmos orientação fundamental, psico-médico-pedagógica, de acôrdo com uma das sugestões aprovadas pelo II Congresso Latino-Americano de Otorrinolaringologia, realizado em São Paulo, em julho de 1951.

Acentuando que a educação da criança surda se inclui hoje em dia, entre os problemas audiológicos, o conferencista fez referência ao Curso Internacional de Audiologia, que se realizou em Estocolmo, em 1950, bem como ao Simpósio de Audiologia de 1951, nos Estados Unidos, para mostrar que, inclusive sob êste aspecto, o plano apresentado atende a tais objetivos científicos.

No que se refere ao curso de especialização, tendo em vista a urgente necessidade da preparação de professôres de surdos em São Paulo, conseguiu-se condensar o currículo para sua execução em três períodos ou semestres, como tempo mínimo indispensável à boa formação do professor especializado, sendo as disciplinas divididas em 3 categorias: psicológicas, médicas e pedagógicas, de acôrdo com o critério já referido.

Detendo-se na análise do grupo de disciplinas médicas, teceu o conferencista considerações sôbre a anátomo-fisiologia da audição e da fala e, depois, sôbre a físio-psicologia da linguagem, salientando o papel da fisiologia na interpretação dos fenômenos cerebrais, especialmente dos fenômenos sensoriais e sensório-motores, que devem ser estudados em termos de processos fisiológicos, como bem acentua Clifford Morgan. Refere-se, nessa ordem de considerações, à teoria de Pavlov, sôbre a atividade nervosa superior e ao valor da moderna escola pavloviana, para concluir que se deve preferir a fisiologia como base de conhecimentos para o estudo da linguagem humana, inclusive da formação e desenvolvimento da linguagem infantil, de capital importância na preparação de professores de surdos.

Tece, a seguir, o conferencista, ligeiras considerações sôbre acústica física e fisiológica, audiometria e prótese auditiva, revelando os aspectos de maior interesse para a especialização de professôres.

No que concerne à estruturação dos serviços do Instituto de Recuperação da Criança Surda, disse o conferencista terem sido planejadas 5 seções integrando o departamento técnico, a saber: de educação, medicina, pesquisas, orientação social e a de cultura especializada, passando a discorrer sôbre as mesmas. Foram abordados alguns aspectos mais importantes da organização pedagógica, entre os quais o da admissão de crianças a partir de 3 anos de idade, em regime de jardim de infância e o limite de idade dos candidatos, necessário à organização do ensino.

Na Seção de Medicina foram enumeradas as atividades clínicas e as de Medicina social, compreendendo o reconhecimento e seleção dos candidatos à matrícula, a aferição audiológica de resultados pedagógicas, a prevenção especial da surdo-mudez, os inquéritos relativos ao número de crianças surdas e às causas da surdo-mudez, além de medidas de educação sanitária, que deverão integrar as atividades desta Seção.

Com relação à Seção de Pesquisas, terá por objetivo a realização de trabalhos experimentais que permitam melhor desenvolvimento das atividades do Instituto, à luz dos mais recentes conhecimentos sôbre a ciência audiológica.

Após ligeiras referências à Seção de Orientação Social e a de Cultura Especializada, também incluídas no projeto, o conferencista concluiu suas considerações, auspicíando que, por ocasião das comemorações do 4.º centenarío de São Paulo, já possa sua capital dispôr de uma instituição destinada à educação e assistência às crianças surdas, de amplas finalidades, abrangendo os aspectos científicos e pedagógicos mais modernos, na solução dêsse problema social.

Imprimir:

BJORL

 

 

 

 

Voltar Voltar      Topo Topo

 

GN1
All rights reserved - 1933 / 2024 © - Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial