Versão Inglês

Ano:  2010  Vol. 76   Ed. 6  - Novembro - Dezembro - ()

Seção: Editorial

Páginas: 678 a 678

PDFPDF PT   PDFPDF EN
 

Um balanço mais do que positivo

A More-Than-Positive Balance

Autor(es): Regina H Garcia Martins; João F Mello Jr

Caros leitores,

Em 2005, a diretoria de publicações composta pelo Prof. Sílvio Caldas Neto, Profa Regina H. Garcia Martins e por mim João F. de Mello Jr., assumiu o honroso trabalho de coordenar o Brazilian Journal of Otorhinolaryngology, ano no qual acabara de ser aceito no banco de dados MEDLINE.

O trabalho a ser executado, apesar de imenso, foi muito enriquecedor. Ao longo desses anos, registramos um número crescente de submissões a cada mês, denotando o interesse dos autores em publicar na revista da nossa especialidade. Nestes cinco anos foram submetidos para avaliação mais de 1500 artigos. Infelizmente, pela necessidade de um crivo maior na qualidade das publicações, nem todos alcançaram a relevância necessária para serem publicados.

O Brazilian Journal of Otorhinolaryngology sempre foi visto pela diretoria de publicações como um cartão de visita e sendo assim recebeu trato especial, o que exigiu muita dedicação e atenção de todos. Nossas metas foram traçadas logo no início da gestão e a mais importante delas era sua inserção no ISI (Institute for Scientific Information),
o que possibilitaria o cálculo de seu fator de impacto pelo JCR (Journal Citation Report), posicionando-o em um extrato superior ao atual na classificação dos periódicos da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). Esse objetivo foi concretizado em agosto de 2010, com a tão esperada submissão. Estamos aguardando o parecer e, em caso de aprovação, as publicações na nossa revista terão um peso maior nos relatórios dos cursos de pós-graduação de todas as instituições de ensino.

No início de nossa gestão eram feitos em média 466 downloads mensais de nossas páginas. Tais números foram aumentando com o passar do tempo sendo que em setembro de 2010 tivemos 1030 downloads de arquivos executáveis e ou PDFs.

Neste período reforçamos o caráter de excelência de nosso periódico como a mais importante publicação nacional na área de otorrinolaringologia. O padrão alcançado foi tal que gerou frutos internacionais sendo que atualmente recebemos inúmeras submissões de artigos de diversas regiões do mundo. Trabalhamos, também, para consolidar mais ainda nossos alicerces para assim galgar novos degraus. Tais fatos nos trouxeram muita gratificação, contudo a renovação é fundamental para continuar o crescimento e alcançar novos patamares.

O trabalho e empenho dos editores associados e colegas do corpo de revisores foi crucial para mantermos o nível científico de nosso periódico e a esses colegas enviamos neste editorial nossos agradecimentos especiais. Não podemos deixar de agradecer ainda a secretária Fernanda e o grupo da GN1, com o qual mantivemos contato contínuo e quase que diário, sempre dispostos a acolher nossas idéias e a nos ajudar no que fosse preciso. Com essa importante parceria a revista tornou-se moderna e de leitura agradável. Crescemos juntos e, mais importante, em grupo.

Por fim, agradecemos todos aqueles que nos ajudaram nesses anos, em especial aos presidentes da ABORL-CCF Richard Voegels e Ricardo Bento, que nos deram completo apoio e autonomia nas decisões relacionadas à Diretoria de Publicações. Temos certeza de que estamos passando o bastão para colegas sérios e competentes, aos quais não negaremos ajuda. Contem conosco.

Diretoria de Publicações
Sílvio Caldas Neto
Regina H Garcia Martins
João F Mello Jr.

Imprimir:

BJORL

 

 

 

 

Voltar Voltar      Topo Topo

 

GN1
All rights reserved - 1933 / 2024 © - Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial