Versão Inglês

Ano:  1952  Vol. 20   Ed. 1  - Janeiro - Fevereiro - ()

Seção: Notas Clínicas

Páginas: 17 a 19

 

LARINGOSCOPIA PARA COMISSURA ANTERIOR (*)

Autor(es): Dr. J. A. Arruda Botelho

O laringoscópio que hoje apresentamos, difere dos demais existentes até agora porque permite a retração da ponta do bisel. Proximo a sua extremidade é liso, tendo o porta lampada internamente o que permite a sua introdução facil pelo vestíbulo da laringe e até mesmo por entre as cordas vocais.



Introduzindo-se o laringoscópio até bem proximo as cordas vocais a ponta do seu bisel cobre como geralmente acontece a comissura anterior. Retraindo-se então esta ponta por um movimento de cremalheira a comissura anterior é descoberta e fica muito bem exposta. Alem disso esta manobra melhora muito a iluminação, como se vê nas figuras A e B, permitindo o uso de pinças no sentido vertical com muito mais desembaraço.

Quando a ponta do bisel esta assim retraída os bordos da metade inferior deste, servem para manter afastados os ligamentos ventriculares o que facilita a visão dos ligamentos vocais.



O aparelho tem 18 cts. de comprimento e a espessura de 10 x 12 mm. Deve ser introduzido sempre com o bisel na posição normal, o que facilita a manobra de levantar a epiglote e o seu deslise pelo vestíbulo da laringe. Sómente nas proximidades da comissura anterior é que deve-se retrair o bisel. Esta manobra muito util nos casos difíceis tambem util nos casos faceis, pois melhora a exposição das coras vocais.

Depois de termos experimentado em nossa clinica por mais de dois anos o laringoscópio que hoje apresentamos, estamos convencidos de que este aparelho facilita muito a exposição da comissura anterior e do terço anterior das cordas vocais. É principalmente indicado, nos casos de laringoscopias diretas difíceis, permitindo a exposição de pequenas lesões mais facilmente do que com os diversos tipos de laringoscópios que até agora temos usado.

SUMMARY

A new laryngascope especially designed to expose the anterior commissure. The innovation consist of a rack that permits to retract the superior lid, of the scope when it is introduced in the larynx. The retraction of the superior lid gives better illumination on the anterior part of the vocal cord. The use of forceps to grasp in the vertical position is simplified becouse the lid does not interfere. This laryngascope has been in use in our endoscopic clinic since two years ago.

N. B. O aparelho que apresentamos foi fabricado peias Industrias "Card" Ltda. Rua Bororós n.º 120 - São Paulo.

(*) Trabalho apresentado na sessão de Oto-rino-laringologia da Associação Paulista de Medicina em 17-12-1951).

Imprimir:

BJORL

 

 

 

 

Voltar Voltar      Topo Topo

 

GN1
All rights reserved - 1933 / 2024 © - Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial