Versão Inglês

Ano:  2003  Vol. 69   Ed. 2  - Março - Abril - ()

Seção: Editorial

Páginas: 146 a 147

PDFPDF PT  
 

Por trás da montanha

Behind the mountain

Autor(es): Henrique Olival Costa

Palavras-chave: -

Keywords: -

Aqui no Brasil a ORL está completando neste princípio de século seus cem anos de existência. Podemos perceber que a especialidade mudou muito em suas práticas desde seus primórdios. Inicialmente atuando em conjunto com a Oftalmologia e a Urologia, tinha como atenção primordial as doenças infecto-inflamatórias e em seu cardápio cirúrgico a amigdalectomia, praticada nos chamados porões dos hospitais, era a refeição principal, para não dizer o prato do dia para todos os dias.

No entanto, baseada numa demanda cada vez maior por um profissional que atuasse com confiança nas afecções cervicofaciais bastante corriqueiras na rotina do médico geral, a especialidade cresceu e começou a abarcar clínica e cirurgias mais e mais abrangentes. A Otologia cresceu com o advento do microscópio e o mesmo aconteceu na Rinologia apoiada na endoscopia e tomografia computadorizada e na Laringologia com a ajuda do nasofibroscopio e telescópio. A cirurgia de base do crânio se fortaleceu após um começo titubeante partindo das ressecções dos neurinomas do ângulo pontocerebelar para alcançar a fossa anterior e média com desenvoltura. A estética também se firmou como parte integrante da rotina de nosso especialista, seguindo um forte programa de habilitação em cirurgia cosmética da face em todos os confins do país. Assim como as atividades cirúrgicas, também as entidades clínicas ganharam seu lugar de destaque na especialidade: Imunologia e Infectologia do segmento cérvicofacial, com a altíssima prevalência de afecções infecciosos e de distúrbios relacionados com as atividades inflamatórias, passaram a receber atenção diferenciada de nossos pesquisadores, projetando a ORL ao topo da pirâmide de especialistas interessados no assunto; também as doenças e distúrbios de fundo neurológico são reconhecidos e abordados pela ORL que se responsabiliza pelo bem estar de todos os pares cranianos, fazendo mister o conhecimento das bases de funcionamento de funções como a audição, equilíbrio, fala, deglutição, olfação, mastigação, gustação e respiração; na Estomatologia os avanços foram sentidos no acúmulo de informações de entidades nosológicas as mais diversas e na nossa capacidade de atuar no diagnóstico e tratamento de doenças antes deixadas sob responsabilidade de profissionais não médicos. Isto nos faz olhar para distúrbios dermatológicos, odontológicos e do sono que têm papel preponderante na clínica moderna. Também a traumatologia de face cresceu e hoje os serviços de formação vem se esforçando para que um número maior de especialistas esteja habilitado a prestar atendimento para esta atividade de urgência. Resta citar uma atuação fundamental para o especialista e que diz respeito às afecções oncológicas. Como estaria nossa atuação nesta área? Como estará no futuro?

Nas outras áreas de atuação podemos perceber que o processo de habilitação foi se fazendo a partir do princípio norteador de que o segmento cérvicofacial pudesse ser reconhecido como um todo formal e coeso em que os conhecimentos construídos e adquiridos para a área prestariam de alicerce para o desenvolvimento de novos conhecimentos da disciplina e de que anatomofisiologia, semiologia e abordagem terapêutica fariam a linha que costuraria a atuação especializada na Otorrinolaringologia.

Vieram neste contexto a Imunologia e Infectologia Otorrinolaringológica, a Estomatologia, a Cirurgia Estética da Face, a Traumatologia facial, a Neuro-otorrinolaringologia e a Cirurgia de base do crânio.

Como peça fundamental para esta evolução esteve a produção científica abundante de nossos pares nos diversos contextos clínicos com afinidade otorrinolaringológica. Muitos foram os trabalhos científicos, cursos e teses apresentados nos cem anos de especialidade que deram suporte a expansão segura da mesma.

Para saber para onde iremos podemos nos debruçar sobre o que vem acontecendo neste contexto nos últimos anos.

Em 1998, 1999 e 2000 foram produzidas, segundo a CAPES, na área da Saúde cerca de 7500 teses de Mestrado e Doutorado. Destas 450 tinham interesse para a ORL, atendendo a questões que vem sendo abordadas por nossos livros texto de especialidade. Ou seja, 6% de tudo que é produzido de conhecimento em pós-graduação em Saúde no Brasil tem a ver com a ORL.

Para saber como tem sido a produção científica na área de oncologia cérvico facial, observamos que dentre este montante, cerca de 15% diz respeito a afecções tumorais da face e do pescoço. A grande maioria desta produção diz respeito a diagnóstico, prognóstico e reabilitação. A terapia aparece em um lugar mais distante, sendo que predominam os trabalhos clínicos. Isto pode ser explicado pela relativa imutabilidade das estatísticas de sobrevida livre de tumor para 5 anos de evolução, atingida pelas técnicas cirúrgicas. Há cerca de 10 anos não encontramos novidades de impacto quanto ao tratamento cirúrgico para tumores cérvico faciais. Parece que chegamos ao patamar terapêutico e isto está fomentando pesquisas em setores de potencial para interferir no prognóstico: diagnóstico precoce e oncologia clínica.

Tomando estas informações em consideração, podemos traçar um desenho das perspectivas do futuro da ORL na oncologia cérvico facial, visto que por príncipio norteador ela tem relação com nossa atuação, pois pelo menos sua anatomofisiologia, semiologia nos dizem respeito.

Diagnóstico apurado, baseado em biologia molecular e conhecimento da evolução natural da doença, semiologia amparada em instrumental e intervenções pontuais como a nasofibroscopia e a pesquisa de linfonodo sentinela e Reabilitação dos danos e repercussões deletérias na qualidade de vida serão, com certeza, as linhas mestras da atuação otorrinolaringológica na Oncologia de nossa área. Para tanto, temos que nos preparar e treinar o futuro profissional nos conceitos básicos de oncologia, seu aparato diagnóstico e nas necessidades e técnicas de reabilitação do que já foi feito e do que virá e que deve implicar em mais e mais terapias "conservadoras de órgãos" e funções. Nossa seara de há muitos anos.

Mãos à obra! Há muito a ser feito, mas se nos espelharmos na determinação de nossos mestres do passado, em pouco tempo a Otorrinolaringologia ocupará seu lugar de direito em mais uma área de atuação.

Imprimir:

BJORL

 

 

 

 

Voltar Voltar      Topo Topo

 

GN1
All rights reserved - 1933 / 2024 © - Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial