Versão Inglês

Ano:  2008  Vol. 74   Ed. 2  - Março - Abril - ()

Seção: Editorial

Páginas: a

PDFPDF PT   PDFPDF EN
 

Campanha Nacional de Prevenção a Quedas de Idosos Dia 27 de setembro: Dia de atendimento ao idoso com tontura

National Campaign to Prevent Falls in the Elderly Population September 27

Autor(es): Fernando F. Ganança1, Raquel Mezzalira2, Oswaldo Laércio M. Cruz3

No dia 27 de setembro, Dia Nacional do Idoso, a SBO realizará mais uma etapa da Campanha Nacional de Prevenção a Quedas de Idosos.

Muitas razões justificaram esta iniciativa da SBO. As quedas constituem a 6ª causa de óbito em pessoas com mais de 65 anos1. Estima-se que 30% das pessoas acima dessa faixa etária sofram quedas ao menos uma vez por ano2, sendo essas responsáveis por 70% das mortes acidentais em pessoas com 75 anos ou mais3.

Essas estimativas apontam índices alarmantes já que, em 2025, nosso país poderá contar com 31,8 milhões de habitantes com 60 anos ou mais, e ocupará o 6° lugar no mundo na população de idosos4.

As doenças vestibulares assumem particular importância neste contexto, pois o aumento da idade é diretamente proporcional à presença de diferentes sintomas vestibulares e manifestações clínicas tais como: vertigem e outras tonturas, alterações do equilíbrio corporal, restrição de movimentação, insegurança física e psíquica na locomoção e distúrbios da marcha e queda5,6. Essas alterações do aparelho vestibular elevam o número de quedas em pacientes idosos em relação aos idosos da comunidade em geral7.

Com base nestes dados, a SBO lançou no dia 27 de setembro de 2005 a Campanha Nacional de Prevenção a Quedas de Idosos visando orientar a população sobre o risco de queda e sua prevenção. Até agora vínhamos fazendo um trabalho de conscientização para que as pessoas pudessem identificar e eliminar os principais fatores de risco. Essa medida é fundamental uma vez que cerca de 60% das quedas ocorrem em casa durante as atividades do dia-a-dia, sendo que 25% delas são resultantes de "perigos domésticos" como pisos escorregadios, pouca luminosidade e disposição inadequada de móveis. O trajeto quarto-banheiro, principalmente à noite, é considerado o de maior risco na moradia. Enquanto alguns fatores de risco para a queda não podem ser modificados, como o envelhecimento, outros podem ser facilmente eliminados ou reduzidos.

Agora, com o "Dia de atendimento ao idoso com tontura", a SBO dará início à segunda fase da Campanha. Este evento será realizado no dia 27 de setembro (Dia do Idoso) e está organizado para colher dados epidemiológicos para avaliar ocorrência de afecções vestibulares, quedas no passado, risco de quedas no futuro, entre outros dados sócio-demográficos e clínicos. As informações clínicas e sócio-demográficas serão coletadas por intermédio de protocolo de anamnese elaborado pela SBO, que será disponibilizado oportunamente no site www.sbotologia.com.br/campanhaquedas.

Além do atendimento inicial ao paciente e coleta de dados, a iniciativa desta ação visa também continuar o trabalho de aumentar o conhecimento do público em geral sobre os problemas relacionados às quedas na terceira idade, incentivar a procura de atendimento otorrinolaringológico pelos idosos que apresentam tontura e/ou histórico de quedas, orientando no encaminhamento para investigação diagnóstica e tratamento dos possíveis distúrbios vestibulares, além de fornecer informações sobre prevenção. A distribuição de informações sobre tontura e quedas, por meio de material elaborado pela SBO, também estará disponível.

Esta iniciativa, de abrangência nacional, só será possível se contarmos com a participação de todos os serviços de Otorrinolaringologia credenciados pela Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL) e dos associados da ABORL. O convite para participação será feito por meio de mensagem eletrônica (e-mail) direcionada aos endereços que constarem no cadastro da ABORL.

Aqueles que já se interessarem em participar desta campanha poderão se inscrever pelo site http://www.sbotologia.com.br/campanhaquedas/seu-cadastro.asp e definir o número de pacientes para este primeiro atendimento até o dia 30 de maio de 2008. Ressalta-se que este atendimento não deverá gerar custos ao paciente assistido, isto é, todo o atendimento será gratuito. Devemos ressaltar também que essa primeira avaliação deverá indicar alguns pacientes portadores de doença vestibular. Assim, os serviços e colegas que participarem deste primeiro atendimento deverão assumir o acompanhamento clínico posterior (investigação diagnóstica e tratamento) dos idosos que apresentarem afecções vestibulares.

A divulgação da campanha será realizada pela SBO, por meio de mídia especializada (rádio, jornal e televisão), mas o próprio associado ou serviço credenciado em sua comunidade poderá ajudar muito nesta divulgação.

Após o evento, a SBO pretende coletar todas as informações obtidas para análise e posterior divulgação seguindo o modelo de estudo clínico epidemiológico multicêntrico.

Para maiores informações acesse o site da SBO.

Para que esta campanha tenha sucesso, a SBO conta com a sua participação.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

1. Baraff LJ, Della Penna R, Willians N. Practice guideline for the ED Management of falls in community - dwelling elderly persons. Ann Emerg Med 1997; 30: 480-92.

2. Campbell AJ, Borrie MJ, Spears GF. Risk factors for falls in a community-based prospective study of people 70 years and older. J Gerontology 1989; 44: M112-7.

3. Fuller GF. Problem-oriented diagnosis: falls in the elderly. Am Fan Physiciam 2000; 61: 2159-68

4. Veras RP. País jovem com cabelos brancos. Rio de Janeiro: Relume & Dumara, 1994.

5.Ganança MM, Caovilla HH. Desequilíbrio e reequilíbrio. In: Ganança MM. Vertigem tem cura? São Paulo: Lemos Editorial 1998. p.13-9.

6. Gazzola JM, Aratani MC, Perracini MR, Ganança MM, Ganança FF. Circunstâncias e Conseqüências de quedas em idosos com vestibulopatia crônica. Rev Bras Otorrinolaringol.,2006;72:388-93.

7. Herdman SJ, Baltt P, Schubert MC, Tusa RJ. Falls in patients with vestibular deficits. Am J Otol 2000; 21: 847-51.





1 Professor Adjunto da Disciplina de Otologia/Otoneurologia do Departamento de Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço da Universidade Federal de São Paulo/Escola Paulista de Medicina. Coordenador da Campanha de Prevenção às Quedas na Terceira Idade.
2 Mestre em Ciências Médicas pela Faculdade de Medicina da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e médica do Setor de Otoneurologia da Disciplina de Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço da UNICAMP. Coordenadora da Campanha de Prevenção às Quedas na Terceira Idade.
3 Professor Livre-Docente em Otorrinolaringologia pela Universidade de São Paulo, Professor Afiliado, Chefe da Disciplina de Otologia/Otoneurologia do Departamento de Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço da Universidade Federal de São Paulo / Escola Paulista de Medicina. Presidente da Sociedade Brasileira de Otologia.

Imprimir:

BJORL

 

 

 

 

Voltar Voltar      Topo Topo

 

GN1
All rights reserved - 1933 / 2024 © - Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial