Versão Inglês

Ano:  1952  Vol. 20   Ed. 5  - Setembro - Outubro - ()

Seção: Várias

Páginas: 188 a 190

 

Várias

Autor(es): -

CURSO SOBRE CÂNCER LARINGEO E ENDOSCOPIA PERORAL

Montevideo, de 1 a 6 de Setembro de 1952

O Centro para o Estudo do Câncer Laringêo e a Clinica Otorrinolaringologica da Faculdade de Medicina de Montevideo, realizarão de 1 a 6 de setembro proximo, um "Curso sobre Câncer laringêo" e "Endoscopia Peroral" por iniciativa e direção do Prof. Justo Afonso, tendo como secretario o Dr. Julio Barani.

Ao referido Curso participarão o Prof. A. Seiffert, catedratico de O.R.L. da Universidade de Heidelberg (Alemanha) e o Dr. Soulas, de Paris, alem de outros profissionais de nomeada da Clinica de Otorrinolaringologia da Faculdade de Medicina de Montevideu. A nossa endoscopia peroral terá como representante o Dr. Plínio Mattos Barreto, que como sempre acontece, dará grande destaque à contribuição brasileira, pois é um mestre consumado.

A inscrição é gratuita e informações poderão ser pedidas ao "Estudo do Câncer Laringêo", Calle Charrúa, 2465 - Montevidéu.

III.º CONGRESSO ARGENTINO DE OTORRINOLARINGOLOGIA E BRONCOESOFAGOLOGIA

Cordova - 8, 9 e 10 de Outubro de 1952

Nos dias 8, 9 e 10 de Outubro p.f. terá lugar na cidade de Cordova, Rep. Argentina, no Hospital Nacional de Clinicas, o III Congresso Argentino de Otorrinolaringologia e Broncoesofagologia, tendo o Comitê Executivo ficando assim constituído: Presidente: Dr. Eugenio Romero Diaz; Vice-Presidente: Dr. Oswaldo G. Suarez; Secretario: Dr. Nondier P. Assis R. e Tesoureiro: Dr. Roberto L. Ceballos.

Constará de seis sessões cientificas, nas quais serão apresentados numerosos e valiosos trabalhos científicos. Na l.º sessão, o Dr. Eugenio Romero Diaz, Presidente do Congresso, fará o discurso inaugural, saudando os congressistas e dando-lhes boas vindas. São convidados de honra: o Prof. Dr. Felix Leborgne, Prof. Pedro Regules, Dr. Horacio Resano, Dr. Juan José Leunda, que apresentarão respectivamente os seguintes trabalhos: "Classificação do Câncer do laringe", "O Problema Ganglionar no Câncer do laringe", "A posição do otorrinolaringólogo frente ao Câncer do esofago", e "Alterações buco-faringéas nas hemopatías".

Haverá tambem cursos rapidos, com duração de 15 minutos e de cunho estritamente pratico.

Dia 10 de outubro, dar-se-á o encerramento solene do Congresso.

CURSO DE CIRURGIA DO OUVIDO

Sob os auspicios da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo será realizado de 19 a 24 de janeiro de 1953, um curso de cirurgia do ouvido, pelo livre-docente dr. Moyses Cutin. O curso será ministrado de forma a mais objetiva possivel. Constará dos seguintes pontos: Reparos anatomicos do ouvido e regiões vizinhas; considerações gerais sobre as tecnicas operatorias do ouvido, inclusive de micro-cirurgia; cirurgia da otomastoidite aguda; antrotomia simples; mastoidectomia; cirurgia da otomastoidite cronica; antro-aticotomia. Timpanimastoidectomia radical; cirurgia da tromboflebite do seio lateral e veia jugular interna; vias de acesso transmastoideanas para as fossas media e posterior do cranio; cirurgia da labirintite e da petrite; e cirurgia da otoesclerose.

Os inscritos executarão as operações constantes do programa no Departamento de Tecnica Operatoria e Cirurgia Experimental da Faculdade de Medicina. (Serviço do prof. Eurico Bastos). Acompanharão as operações no Departamento de Otorrinolaringologia da Faculdade de Medicina no Hospital das Clinicas (Serviço do prof. Paula Santos). Serão fornecidas explicações no decorrer dos atos cirurgicos. Os interessados deverão munir-se de goivas, martelo, bisturi, pinças, curetas, afastadores e se possivel autoestaticos fotoforos.

O numero de inscrições será limitado a seis (6) e deverão ser feitas na Secretaria da Clinica de Otorrinolaringologia do Hospital das Clinicas, telefone, 8-2161, ramal 27, onde serão fornecidas todas as informações. Os candidatos que tiverem frequencia regulamentar receberão um atestado da Faculdade de Medicina.

CONGRESSO INTERAMERICANO DO "COLEGIO AMERICANO DE CIRURGIÕES"

São Paulo, Brasil - 9 a 12 de Fevereiro de 1953

O American College of Surgeons fará realizar em São Paulo de 9 a 12 de fevereiro de 1953 um Congresso Interamericano de Cirurgia, o primeiro a realizar-se na America do Sul.

Neste congresso haverá um dia inteiro dedicado a assuntos de endoscopia per-oral. O programa para esse dia foi organizado pelo Dr. José Augusto de Arruda Botelho.

Para as atividades a serem desenvolvidas nesse dia, o dia 12 de fevereiro de 1953, foi estabelecido o seguinte programa: a) Orientação cirurgica no tratamento do câncer da laringe. Apresentação de casos; b) Têmas livres; c) Sessão de filmes sobre a especialidade; d) Almoço de confraternização de todo o grupo de especialistas em endoscopia; e) Simposio sobre a técnica e oportunidade do esvasiamento ganglionar do pescoço; f) Demonstrações cirurgicas no Hospital das Clinicas e no Hospital São Paulo.

São convidados os especialistas brasileiros para tomarem parte nesse congresso, e por sugestão do Dr. J. A. Arruda Botelho, a participar das atividades cientificas relacionadas com a endoscopia per-oral.

Comissão Organizadora: Presidente Honorário: Benedito Montenegro, F.A.C.S.; Presidente: Moacyr E. Alvaro, F.A.C.S.; Secretário-tesoureiro: E. J. Zerbini, F.A.C.S. - Rua Marconi, 94 - 1.° andar - São Paula - Brasil.

PROF. DR. KARL AMERBACH
1884- 1952

No dia 6 de abril ultimo faleceu em Barcelona (Espanha), aos 68 anos de idade, o Prof. Dr. Karl Amersbach, Professor de O.R.L. na Universidade de Dusseldorf e Reitor da mesma, que se achava nessa cidade espanhola em tratamento de saúde.

Antigo discípulo de Chiari e Kahler, habilitou-se como professor em 1917, com o interessante trabalho - "Considerações sobre a etiologia do Cocobacilo fétido da ozena"; em 1927 foi confirmado como professor de O.R.L. na Universidade Alemã de Praga.

Publicou muitos e valiosos trabalhos e era sempre uma personalidade altamente acatada nos congressos da especialidade.

Perde a O.R.L. internacional um dos seus grandes mestres, pois foi o Prof. Amersbach um dos seus expoentes maximos.

Imprimir:

BJORL

 

 

 

 

Voltar Voltar      Topo Topo

 

GN1
All rights reserved - 1933 / 2024 © - Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial