Versão Inglês

Ano:  2007  Vol. 73   Ed. 6  - Novembro - Dezembro - (17º)

Seção: Relato de Caso

Páginas: 848 a 848

PDFPDF PT   PDFPDF EN
 

Lipomas da cavidade oral

Lipomas of the oral cavity

Autor(es): Belmiro Cavalcanti Do Egito Vasconcelos 1, Gabriela Granja Porto 2, Suzana Célia De Aguiar Soares Carneiro 3, Ruth Lopes De Freitas Xavier 4

Palavras-chave: lipoma, língua, mucosa bucal, patologia bucal

Keywords: tongue, mouth mucosa, oral, pathology

INTRODUÇÃO

Lipoma é um tumor intra-oral benigno relativamente raro, embora ocorra com freqüência considerável em outras áreas particularmente nas costas, abdômen e ombros de adultos1-3. Este artigo descreve três casos de lipoma e seus sintomas, características histológicas e achados anatômicos são discutidos.


RELATO DE CASOS

Caso 1


Paciente, sexo feminino, 60 anos de idade, com 3 anos de evolução e cujo acelerado desenvolvimento levou a um tamanho raro deste tipo de lesão. O tratamento de escolha foi a exérese cirúrgica, após realização de biópsia incisional do tumor e confirmação da hipótese diagnóstica de lipoma. Atualmente a paciente encontra-se em proservação com seis meses de evolução sem intercorrências (Figura 1).


Figura 1. Lipomas da cavidade oral: (da esquerda para direita) Caso 1: Pré-operatório, aspecto trans-operatório, aspecto macroscópico e aspecto histológico. Caso 2: Pré-operatório, aspecto macroscópico da lesão, aspecto trans-operatório e pós-operatório imediato. Caso 3: Pré-operatório, aspecto trans-operatório, aspecto macroscópico e pós-operatório imediato.



Casos 2 e 3

Os casos 2 e 3 se referem a lipomas de menores tamanhos e mais comumente encontrados na cavidade bucal. Nos dois casos os pacientes eram do sexo feminino e com idades de 30 e 45 anos respectivamente. No caso 2, a lesão se encontrava na região lingual inferior e no 3, na mucosa jugal (Figura 1). Ambos foram tratados pela excisão cirúrgica total da lesão e o material encaminhado para análise histopatológica, com a confirmação posterior de lipoma.


DISCUSSÃO

Histologicamente é indistinguível com tecido adiposo normal1. No entanto, seu metabolismo é diferente do tecido normal, pois seus lipídios não estão disponíveis para o metabolismo1. A apresentação clínica é tipicamente assintomática, sendo uma massa amarelada submucosa, presa por uma base séssil ou pedunculada5.

Tem dimensões variáveis, variando em tamanhos de 10 milímetros de diâmetro a massas gordurosas de grandes volumes e ocorre principalmente na mucosa jugal. Língua, assoalho bucal, mucosa jugal, vestíbulo, palato, lábios e gengiva são as localizações mais comuns em ordem decrescente5. Atinge mais freqüentemente pessoas com mais de 40 anos de idade e tem igual distribuição por sexo quando intra-oral4.

Embora trauma, infecção e outros fatores tenham sido propostos como agentes etiológicos dos lipomas, a sua etiologia permanece desconhecida. O tratamento de escolha é a excisão cirúrgica conservadora e a recidiva é rara, assim como sua transformação maligna4,5.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

1. Epivatianos A, Markopoulos AK, Papanayotou P. Benign Tumors of Adipose Tissue of the Oral Cavity:A Clinicopathologic Study of 13 Cases. J Oral Maxillofac Surg 2000;58:1113-7.

2. Furlong MA, Fanburg-Smith JC, Childers EL. Lipoma of the oral and maxillofacial region: Site and subclassification of 125 cases. Oral Surg Oral Med Oral Pathol Oral Radiol Endod 2004;98:441-50.

3. Fregnani ER, Pires FR, Falzoni R, Lopes MA, Vargas PA. Lipomas of the oral cavity: clinical findings, histological classification and proliferative activity of 46 cases. Int J Oral Maxillofac Surg 2003;32:49-53.

4. Prado R, Ribeiro DPB, Fontoura RA, Sampaio RKPL, Moreira LC. Lipoma sublingual: relato de caso. BBO 1998;55:226-8.




1 Doutor, coordenador de pós-graduação da UPE.
2 Especialista em cirurgia e traumatologia buco-maxilo-facial pela Faculdade de Odontologia de Pernambuco, aluna do curso de mestrado em cirurgia e traumatologia buco-maxilo-facial pela Faculdade de Odontologia de Pernambuco.
3 Especialista em cirurgia e traumatologia buco-maxilo-facial pela Faculdade de Odontologia de Pernambuco, aluna do curso de mestrado em cirurgia e traumatologia buco-maxilo-facial pela Faculdade de Odontologia de Pernambuco.
4 Especialista em cirurgia e traumatologia buco-maxilo-facial pela Faculdade de Odontologia de Pernambuco, aluna do curso de mestrado em patologia bucal pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Faculdade de Odontologia de Pernambuco - Universidade De Pernambuco.
Endereço para correspondência: Departamento de Cirurgia e Traumatologia BMF Av. General Newton Cavalcanti 1650 Camaragibe PE 54753-220.
Tel/Fax: (0xx81) 3458-2867 - E-mail: belmiroc@terra.com.br
Este artigo foi submetido no SGP (Sistema de Gestão de Publicações) da RBORL em 28 de março de 2006. cod. 1812.
Artigo aceito em 11 de maio de 2006.

Imprimir:

BJORL

 

 

 

 

Voltar Voltar      Topo Topo

 

GN1
All rights reserved - 1933 / 2024 © - Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial