Versão Inglês

Ano:  1935  Vol. 3   Ed. 5  - Setembro - Outubro - ()

Seção: Revista das Revistas

Páginas: 495 a 515

 

REVISTA DAS REVISTAS - PARTE 2

Autor(es): -

Volume 69 - Fevereiro de 1935 (Viena)

A.RETHI - Sobre a deglutição. - Pag. 129.

O fito deste trabalho, é o exame e esclarecimento da inervação da laringe e as perturbações dela decorrentes. A laringe objetiva 3 funções: respiração, fonação e proteção das vias aéreas profundas contra os corpos estranhos. Entre estes contam-se as substancias alimentares por ocasião da deglutição.

O exame da deglutição, reveste-se de muita dificuldade, pois durante ela o observador fica impedido, em vista da pressão do maxiliar inferior sobre o superior e da lingua sobre o palato.

O A. examinou, em cães, os diversos tempos da deglutição, submetendo-os á laringoscopia em suspensão de Killian. Nessas condições o cão deglute raramente espontaneamente, sendo necessario provocar a deglutição, excitando as aritenoides e a epiglote com um pouco de agua quente ou fria. As experiencias do A. foram controladas por meio do cinematografo rapido e lento.

1.a Experiencia: Cão robusto ligeiramente eterizado e pouca morfina. A deglutidão se dá após excitação, com agua fria, da base da lingua e da epiglote. Os átos são apanhados com cinema rápido e lento. No começo da deglutição, as aritenoides se aproximam umas das outras, as cordas tornam-se menores e mais largas, a epiglote dobra-se um pouco para baixo, em breve as aritenoides se tocam, fecha a glote completamente e comprimem-se contra a epiglote; a seguir começa a para ligamentosa da glote a abrir-se, a epiglote eleva-se, as aritenoides se afastam, a glote torna-se cada vez mais livre e processa-se então, de novo, a respiração.

Se o cão tiver seus recurrentes seccionados, a deglutidão se dará normalmente.

2.a Experiencia: O cão recebe bastante morfina e narcose profunda. A deglutição é identica á do primeiro cão. A secção dos recurrentes, mantem as cordas em posição intermedia, isto é, com fenda larga imovel, mas não obstante a deglutição se faz.

3.a Experiencia: Secção dos recurrentes em cão profundamente narcotizado: deglutidão normal. Secção do ramo interno do nervo laringêu superior direito; á deglutição, nota-se que a metade direita da laringe toma parte moderadamente no áto. Seccionado o ramo externo do nervo laringêu superior, principalmente o do lado oposto, de modo que fique apenas ileso o ramo interno do nervo laringêu superior esquerdo, dá-se, não obstante, a deglutição, falta porém a ação do musculo cricotireoidêu, inervado pelo ramo externo, que durante o áto, retraindo-se, puxa a parte interna da cricoide para a tiroide, abrindo a entrada do esôfago.

4.a Experiencia: Seccionado o ramo interno do laringêu superior direito, conservados os recurrentes, não se nota grande diferença. Mas, paralizado o ramo externo do mesmo lado, haverá já uma marcada dificuldade, que se acentuará com a secção do externo do lado oposto.

5.a Experiencia: Secção do ramo interno do laringêu superior em; ambos os lados; não se dá a deglutição. Quando o cão acórda, dá-se a deglutição e a glote se fecha. Vemos o papel importante dos ramos internos do laringêu superior.

As experiencias do autor mostram exatamente quais os musculos que entram no áto da deglutição, que são: o transverso, o detrusor irradiado do transverso e o crico-tireoidêu; no homem, desempenha também papel importante o musculo obliquo.

Divisão dos musculos da laringe: 1.º grupo-musculos inervados pelo recurrente: crico aritenoidêu lateral, tireo-aritenoidêu (ext., int. e ventricular) e o musculo transverso. 2.º grupo - crico-aritenoidêu que recebe a inervação do ramo externo do laringêu superior. Ambos estes musculos formam o sistema dos musculos fonadores. 3.º grupo - musculos externos da laringe: o constrictor inferior, o esterno tireoidêu e uma grande parte dos musculos da cartilagem hioide, constituem o grupo dos musculos auxiliares. 4.º - o sistema de musculos estilo-faringêu constituido pela porção laringeal do estilo-faringêu, do musculo oblíquo e do ari-epiglotico. Este sistema muscular de importancia na deglutidão, no estado fisiologico, desempenha o papel de sistema fonatorio auxiliar, em casos patologicos, com o desenvolvimento da voz das falsas cordas.

P. REHAK. - Sobre a artrite aritenoide. - Pag. 152.

A unica articulação verdadeiramente movel da laringe, é a cricoaritenoidéa, na qual se processa um movimento frequente e eficaz.

Em vista de sua colocação logo abaixo da mucosa, propagam-se para a articulação, por continuidade, as iflamações que naquela se processam. Desbroussez foi o primeiro que descreveu a artrite crico-aritenoidéa e desde então tem-se observado artrites após reumatismo, difteria, gonorréa, tifo, sarampo, lues, etc.

Os sintomas subjetivos da artrite, são: voz velada, rouquidão, dôr irradiante para o ouvido do mesmo lado; os objetivos são: dôr á pressão na visinhança da tireoide, febre. Com o espelho vê-se abaulamento, inflamação ou edema da aritenoide. A corda vocal move-se, do lado lesado, com movimentos restrictos, ou acha-se fixada. Esta fixação pode se dar em abdução, em adução ou em posição mediana. Se a artrite se der em ambos os lados, a insuficiencia da fenda glotica póde exigir uma traqueotomia. mormente nas artrites gonococicas. Nestes casos, a intervenção póde dar bom resultado.

E. FROESCHELS - Sobre o destino da uvula após tonsilectomia. Pag. 155.

Um fáto que tem passado desapercebido aos laringologistas, é a diminuição de tamanho da uvula após tosilectomia. O A. tem feito observações nesse sentido e encontrou uvulas transparentes, de tão finas que se apresentavam. As formas das uvulas foram divididas em 6 categorias.

O A. apresenta esquemas e fotografia de uvulas antes e após a operação, mostrando o gráu de atrofia que elas sofreram.

E. RUTTIN - Sobre a questão do revestimento da faringe na extirpação total da laringe e outras operações extra-laringéas - Pag. 159.

Ocorre frequentemente que após operações da laringe, os retalhos não são suficientes para o recobrimento do órgão. Desde que seja necessario sacrificar grande porção de mucosa, este recobrimento é impossivel. O A. aconselha o emprego dos musculos tireo-hioidéus e dos pilares anteriores. Conserva a inserção superior dos musculos, que suturados um ao outro, na linha mednana, são ligados abaixo na mucosa da faringe. Prepara os pilares anteriores suturando-os na borda da ferida da faringe, fixando-os ao resto do ligamento hioidéu.

Após a operação obtem-se a faringe fechada de todos os lados, cuja parede anterior se acha reforçada, por meio de retalhos espessos e musculos.

B. KECHT - Abcessos peritonsilares na infancia - Pag. 162.

Os infiltrados peritonsilares com abcedação, ocorrem também na primera infância. Sua relativa frequencia oscila entre 4,2% e l,8%, quando consideradas creanças abaixo de 10 anos. Desta idade para cima a frequencia aumenta rapidamente de modo que aos 14 anos a percentagem sobe a 7%. Na tabela do A. notam-se abcessos retro-faringêus nas idades mais tenras, enquanto que se tornam menos frequentes com o crescimento.

H. TSUKAMOTO E M. HASHIMOTO - Um caso de necrose post-escarlatinosa do pavilhão - Pag. 225.

Menina com 2 anos de idade, teve otite media esq. após escarlatina e durante a convalescença, parotidite supurada que foi incisada. A pequena é internada com febre de 40 graus e mau estado geral. O exame do ouvido esq. revelou pús fétido, tímpano congesto e infiltrado. No pús foi encontrado estreptocóco hemolitico. Conduto em cunha, com queda da parede sup. int. Pavilhão abaulado. Da fistula da parotida escorre púz fetido, com estreptocóco hemolitico. As bordas apresentam deposito difteroide. Antrotomia, necrose óssea. Algum tempo mais tarde, uniu-se a borda da fistula da parotida com a incisão da antrotomia, cujo aspecto era gangrenoso-fagedenico. Pouco a pouco o processo gangrenoso ganhou o pavilhão, bem como o rochedo. O estado geral apresentava-se pessimo com glomérulo-nefrite, bem assim inflamação das articulações da mão, dos joelhos e do astrágalo, abcessos do peito, das coxas e das nádegas.

Trata-se pois, neste caso, de grangrena do pavilhão esq. em seguida a parotidite supurada post-escarlatinosa, com necrose do rochedo. A gangrena do pavilhão da orelha pertence ás raridades da infancia. Acha o A. que a gangrena sobreveiu neste caso, em vista do mau estado geral, secundario á escarlatina, bem como agravado também pela parotidite supurada.

DR. ROBERTO OLIVA


ARCHIVIO ITALIANO DI OTOLOGIA, RINOLOGIA E LARINGOLOGIA
Vol. XLVI - Fasc. VII - Julho - de 1934 (Milão)

F. CARNEVALE-RICCI (Milão) - Fistula congenita completa lateral do pescoço (faringo-esternal) - Pag. 473.

O A. cita o caso de uma moça de 20 anos, de forte constituição física, que apresentava na região antero-superior do torax, a um centímetro e meio abaixo do jugulo, entre a região esternal e a sub-clavicular esquerda, uma zona mais ou menos arrendondada, do tamanho de uma moeda de dez liras, sendo a pela aí avermelhada e entumecida, de consistencia dura e não dolorosa ás manobras de pressão. No centro desta zona, notava-se uma perfuração do tamanho de um feijão, de onde saía um liquido seroso levemente manchado de sangue. Introduzindo-se delicadamente nesse orifício um estilete fino e flexivel, penetrava-se num trajéto fistuloso, que se dirigia para cima, acompanhando a margem mediana do m. esterno-cleido-mastoidéo esquerdo. Essa sondagem era indolor e alcançava até a cartilagem tiroidéa. O exame objectivo do faringo-laringe, nada percebia-se de anormal. Para melhor observar o ducto fistuloso, o A. injectou lentamente, com uma seringa, agua colorida pelo azul de metileno, através a fistula esternal, saíndo então o liquido, gota á gota, na faringe, precisamente r.um ponto do angulo inferior da loja tonsilar. esquerda A paciente tambem foi submetida a um exame radiologico, com introdução prévia de lipiodol na fistula. A doente recusou a intervenção cirurgica propósta.

O A. considera raro esse caso e trata, em seguida, da patogenía dessas malformações de origem branquial.

G. B. FORNARI (Catania) - Sobre um caso de "Verruca spinosa" da laringe - Pag. 483.

O A. relata um caso de tumor benigno da laringe, em uma mulher de 25 anos, semelhante ao descrito por Marchiafava (1897) com a denominação de "verruca spinosa" da laringe, pela semelhança dessa neoformação com a mesma da pele, quanto a sua morfologia, e cuja denominação foi aceita por todos os autores.

No seu caso, a paciente começára dois anos antes com leve rouquidão, que foi aos poucos aumentado e ultimamente estava quasi afonica. Pela laringoscopía, observou uma massa arredondada, amarelada, de aspecto papilar inserida proximo da comissura anterior das cordas vocais, que foi retirada pela via endo-laringéa, tendo a vóz da paciente melhorado muito após á intervenção, e apresentando-se normal nos dias seguintes. O tumor retirado, tinha 7 mm. de diametro, de cór amarela-esbranquiçada, apresentando na sua superficie formações papilares ponteagudas, semelhantes á espinhos, de consistencia bastante duro.

Deante disso pénsou o A. em "verruca spinosa" da laringe, diagnostico esse que foi confirmado pelo exame histo-patologico.

SANTINO RICHERI (Milão) - Pesquizas palatograficas sobre a fonação nas palatosquises - Pag. 487.

A., depois de fixar os conceitos fundamentais sobre, a esquise do palato, expõe minuciosamente as varias alterações por ela causadas na respiração e na deglutição, demorando-se especialmente sobre as alterações foneticas.

Descreve depois oito casos de esquise palatina e do labio por ele estudadas com o palatograma, durante a pronuncia de determinados fonemas.

O A. conclue o seu trabalho afirmando a necessidade da reeducação fonetica post-operato ria, que pode ter no palatograma um subsidio e uma objectivação util para o confronto das varias fases e para a indicação e modificação do proprio tratamento.

GINO CORNELLI (Lodi) - Um caso de adenoma do palato - Pag. 510.

O A. apresenta um caso de adenoma do palato duro (metade esquerda), a 2 cent. da linha mediana, em um homem de 50 anos. Faz a descrição histologica, apresentando duas microfotografias e tratando depois do diagnostico diferencial com outros tumores.

PROF. G. FERRERI - Contribuição bibliografica sobre as anomalías da voz e da palavra - Pag. 515.

O A., após ter exposto sinteticamente os metodos medicos e os metodos didaticos no tratamento da gagueira, trata substancialmente dos metodos cirurgicos nas suas varias tecnicas:

a) metodo de Dieffenbach: secção transversal da musculatura da lingua.
b) metodo de Baudens: cortar, tanto os musculos genio-glossos, como os genio-hioideos.
c) metodo de Velpeau: secção dos musculos genio-glossos.
d) metodo puro de Velpeau: secção da ponta da lingua.
e) metodo de Yearsley: incisão da uvula e das amigdalas.

Sobre os resultados obtidos, o A. não esconde o seu septicismo.

DR. BRAZ GRAVINA


BOLLETTINO DELLE MALATTIE DELL' ORECCHIO, DELLA GOLA, DEL NASO, ETC.
An. LIII - N.º 3 - Março 1935 (Florença)

MANICI - Alterações esôfageanas por disfunção colecistica - Pag. 113.

Neste artigo, o A. chama a atenção sobre as intimas relações entre a rinofaringite e as gastropatías. Nos doentes com colecistite, ele pesquizou quais as alterações para o lado do esôfago, tendo encontrado em todos, menos em dois, perturbações deste e do estomago. Na maioria dos casos, havia um processo inflamatorio limitado á pequenos pontos da sub-mucosa, extravasações sanguineas e alterações degenerativas da propria mucosa do esôfago. Nunca encontrou ulcerações esôfageanas iguais ás descritas por Chevalier-Jackson, na esofagite catarral.

G. COVILI-FAGGIOLI - Contribuição ao estudo das rinites pseudo-membranosas - Pag. 121.

Apresenta o A. quatro casos de rinite pseudo-membrasa não difterica, produzida por diveros germens piógenos. Afirma ser rara esta especie de rinite. E' benigna e não acarreta complicações gerais.

A. ORLANDINI - A traqueo-bronco-esôfagoscopia na Italia - Pag. 130.

E' uma conferencia feita pelo competente professor, em uma reunião do Rotary Club de Livorno, na qual ele faz o historico completo da traqueo-bronco-esôfagoscopia na Italia, mostrando a contribuição italiana nesse importante departamento da especialidade.

H. C.

An. LIII - N.º 4 - Abril 1935 (Florença)

S. TRAINA (Pisa) - Sobre os tumores cilindromatosos (cilindroma do seio maxilar, cilindroma do dorso do nariz, cilindroma da faringe) - Pag. 169.

Começa ó A. o seu artigo, passando em revista as variadas opiniões dos inumeros autores sobre a etiologia dos tumores cilindromatosos, e mostra haver ainda incerteza quanto á classificação histologica desses tumores, que se caracterisam pela presença de massas ovoides ou arrendondadas, de cordões ou de cilindros de aspecto mucoso, que Billroth deu o nome de cilindroma.

Esta incerteza na classificação, resulta do facto de, em numerosos trabalhos, o cilindroma se; considerado, ora como tumor de natureza endotelial, ora de natureza epitelial, ora como produto de transformação de tumores endoteliais ou epiteliais, ora, finalmente, como tumor mixto.

Apresenta depois o A., tês casos dessa especie de tumor: no 1.º caso, tratava-se de um homem de 45 anos; o exame histologico do nodulo bastante desenvolvido que ele apresentava no dorso do nariz, mostrou que era formado de dois tecidos: um epitelial e outro, de aspecto mucoso do tipo embrionario. Em alguns pontos era nitida a separação. O tumor tinha uma arquitectura baso-celular, mas apresentava tambem numerosos globos epidermicos em faces diversas de evolução. Na massa epitelial havia numerosas cavidades, ás vezes delimitadas somente por 2 ou 3 camadas de elementos celulares, cheias de uma substancia hialina amorfa. Não houve recidiva 4 anos depois da operação.

Nos 2.º e 3.º casos tratava-se de adenoma metaplasico com degenerescencia cilindromatosa. No 2.º caso, moço de, 24 anos, o tumor se assestára no seio maxilar esquerdo e invadira a fossa nasal correspondente. Exoftalmo. Pela rinoscopia anterior, via-se a presença de massas acinzentadas, que sangravam ao menor toque e mascaravam a estrutura normal da região. Destruição quasi completa da parede nasal do seio. Adegalçamento das paredes anterior e orbitaria. Tratamento: op. Caldwell-Luc, radium e radioterapia.

O 3.º caso, homem de 45 anos, tratava-se de um tumor do tamanho de um feijão, inserido, pelo seu polo superior, na parede faringéa posteterior esquerda e em parte sobre o pilar posterior. Ausencia de adenopatía. Cura depois de 5 meses de tratamento.

Os três casos apresentados, aparentemnte diversos quanto á séde de implantação e aspecto morfologico, apresentavam caracteristica comum devido a natureza epitelial da néoformação.

A. BAROLA (Perugia) - Linfangioendotelioma do ouvido médio. - Pag. 185.

Os tumores primitivos do ouvido médio são raros e, dentre eles, o linfangioendotelioma é excecional. O A. apresenta o caso de um homem, com 53 anos, que sofrêra 15 anos atraz de uma otite média aguda purulenta gripal direita, que ficou cronica e, seis anos antes do exame, fôra retirado um polipo do caixa. Aparecimento, ultimamente, de uma paralisía facial direita, e, ha dois meses sentia o paciente dores na região temporo-parietal desse lado, com zoadas auriculares e vertigens. O cond. aud. ext. direito era totalmente ocupado por uma massa polipoide acinzentada, que sangrava facilmente; a mastoide era dolorosa, a pressão, com a pele entumecida. Wassermann negativo. Na intervenção, notou-se antro cheio de granulações do tipo tumoral das localisadas na caixa e aditus. O exame histopatologico mostrou tratar-se de linfangioendotelioma. Após a intervenção, radioterapia. Continuava em bom estado, um ano mais tarde.

H. C.

L 'OTO-RINO-LARINGOLOGIA ITALIANA
Ano V - N.º 3 - Maio de 1935 (Bolonha)

PROF. PIETRO CALICETI - As peri-dacrio-etmoidites - Pag. 225.

O A . estuda observações de dacrio-cistites purulentas, epíforas, blefaro-conjuntivites, queratites, ocasionadas por etmoidite cronica hiperplastica. Chama a atenção para os sintomas objectivos, mesmo insignificantes, para o lado do nariz e sobre as radiografias, mencionando os bons resultados obtidos pela abertura ampla das celulas etmoidais anteriores, segundo um processo muito semelhante ao de Halle, em que se remove, nos casos de grande hipertrofia, a cabeça do corneto médio. Estes resultados, vêm demonstrar a importancia dos sinais radiograficos e nasais, nós casos de afecções oculares atribuidos a uma patogenia obscura. Bem assim, demonstram os resultados neles obtidos, tão só e unicamento com a abertura das celulas etmoidais anteriores.

ACHILLE PERONI - Tecnica do tratamento dos estreitamentos do esôfago produzidos por causticos e os resultados obtidos - Pag. 258.

O A. descreve as tecnicas mais usais para o tratamento das estenoses do esôfago, produzidas por causticos: dilatação cega com sondas moles, dilatação com controle esôfagoscopico e com sonda rigida, dilatação retrograda com a sonda de Tucker. Trata dos fatores anatomicos e patologicos que influenciam a escolha do tratamento, que tem aplicações precisas nos tipos e estados diversos das lesões. Discute o problema do tratamento precoce segundo o metodo de Saltzer, e, finalmente, refere -se á tecnica mais farovel da gastrostomia, nos casos de estreitamentos do esôfago.

CESARE BACCARINI - Sifilis laringéa - Pag. 286.

Menciona o A. 4 casos de sifilis laringéa dando, destes doentes, a historia clinica e os sintomas objetivos. Descreve, minuciosamente, os quadros histologicos observados e a importancia da biopsia no diagnostico do terciarismo laringêo. Este exame, muito embora não forneça sempre uma resposta certa sobre a natureza sifilitica da lesão, fornecerá, no entanto, elementos preciosos para o diagnostico diferencial. Refere-se, finalmente, aos perigos decorrentes de uma estenose laringéa, devida a reação focal de Herxheimer, nos casos tratados com os preparados arsenobenzolicos.

EDMUNDO COPPO - Mastoidites e sistematica celular da mastoide - Pag. 312.

Depois de recordar a estrutura do osso mastoidêo e a sistematica das varias celulas mastoidéas, traça, o A., um quadro anatomo-clinico da cavidade mastoidéa e, baseando-se neste, classifica, topograficamente, as diversas fórmas de mastoidites, de acôrdo com os grupos celulares afetados, e segundo o seguinte esquema:

1 - Localisações nas celulas mastoidéas propriamente ditas:

a) antrite pura;
b) mastoidite anterior;
c) mastoidite Antero superior;
d) mastoidite central
e) mastoidite do ápice
f) mastoidite posterior
h) mastoidite postero-supeior;

2 - Localisação nas celulas extra-mastoidéas (complicações endo-craneanas).

3 - Localisações nos diverticulos extra-temporais (formas temporo-ocipítais e fórmas temporo-zigomaticas).

M.O.R.

REVUE DE LARYNGOLOGIE, OTOLOGIE, RHINOLOGIE
Vol. 55 - Junho 1934 - N.º 6 (Bordeaux)

DUCUING (Prof. J.,) DUCUING (L) - (Toulouse) - "A deglutição" - Pag. 673.

Em pormenorizado estudo, os AA. analisam cada uma das fases da deglutição á luz da anatomia humana e comparada, da fisiologia e da patología.

O bolo alimentar atravessa, sucessivamente, três regiões: istmo da garganta, faringe, esôfago. Para facilidade de estudo, os AA. dividem a deglutição em três tempos, correspondentes a cada um dos segmentos anatômicos. O l.º segmento é o menos importante. O intermediário (oroe laringo-faringe) tem dupla função: propelir o bolo alimentar e proteger as vias aéreas. . Na primeira função cabe o principal papel aos músculos milo-hioideos e aos constrictores; na segunda, o tempo primordial é constituído pela ascenção do laringe sob a base da língua. E' esta que verdadeiramente assegura a defesa da árvore respiratória, pois o abaixamento da epiglote é insuficiente para obturar o laringe. O segmento terminal da deglutição (esôfago), muito longo, oferece mecanismo complexo. Em rigor, os alimentos poderiam ir até o estomago, estando o indivíduo em posição vertical, sem que o esôfago fosse provido de peristaltismo. Bastaria tonicidade um pouco superior á do anel do cárdia para que o bolo alimentar, vigorosamente impulsionado, no segmento intermediário, pelos milo-hioideos e constrictores, e auxiliado pela ação da gravidade, percorresse todo o esôfago e caísse no estômago.

O trabalho é acompanhado de numerosos esquemas e farta citação bibliográfica.

SIMONETTA (B.) (Pisa) - "Observações sôbre a sintomatología dos síndromos bulbares retro-olivares mediais". - Pag. 769.

O síndromo para o qual o A. propôz, em 1931, a denominação de retro-olivar mediano é constituído pela paralisia do IX, X, XII e ramo int. do XI de um lado, e por perturbações da sensibilidade da metade hétero-lateral da face. Conforme a extensão do foco, pode haver, acessoriamente, um B. Horner do lado lesado, nistagmo rotatório e alterações da sensibilidade dos membros e do tronco, homo ou hétero-laterais.

Simonetta verificou um 2.º caso de S. B. R. O. M. cuja observação estuda no presente trabalho. Afastando a sífile e a siringobulbia como agentes etiológicos, admite a hipótese de um foco bulbar de polioencefalite benigna.

E' difícil que se realizem condições patológicas capazes de lesar o território vascular correspondente á região retro-olivar mediana, sem comprometimento da região lateral ou da inter-olivar. Daí, a raridade do síndromo na forma pura.

PAULA SANTOS (H.) - (S. Paulo) - "Processo braisileiro de amigdalectomia", - Pag. 777.

Em rápido artigo, o nosso distinto colega de S. Paulo descreve as modificações introduzidas entre nós na técnica da amigdalectomia pelo Sluder. Schmidt Sarmento, que foi o introdutor do processo em S. Paulo, sinão no Brasil, substituiu ha cêrca de 20 anos, a lâmina cortante do aparelho por uma lâmina romba, destinada a fixar a amigdala, a qual é, em seguida, extirpada com o auxílio do indicador.

A manobra de Paulo Brandão, torsão e tração, permite rápida retirada da tonsila, sem necessidade de recorrer ao descolamento digital do plano extra-capsular.

H. Paula Santos, invés da indicador, utiliza o polegar para introduzir a amígdala no anel do instrumento. Êste tempo torna-se mais rápido e fácil, além de menos traumatizante, pois o polegar se adapta perfeitamente a toda a superfície do pilar anterior, fornecendo maior segurança, ao cirurgião.

Nas clínicas européas, teve o A. ensejo de divulgar o "método brasileiro" de amigdalectomia.

DR. GUEDES DE MELO Fº.


Vol. 55 - Julho-Agosto 1934 - N.º 7 (Bordeaux)

RÉTHI (A) - (Budapest) - "O tratamento cirúrgico da fixação mediania das cordas vocais" - P. 801.

Depois de lembrar os métodos cirúrgicos aconselhados por outros autores, apontando-lhes os inconvenientes, Réthi expõe minuciosamente a técnica, cuja compreensão é facilitada por belas ilustrações coloridas. O essencial da intervenção é a abertura da articulação aritenóidea por meio de incisão arciforme, seguida de exérese dos músculos adutores (transverso e lateral), deixando intactas as fibras do posticus. Procede-se, depois, á resseção de pequeno segmento da mucosa sub-jacente á corda vocal, e sutura a catgut; drenagem, a Mikulicz durante quatro dias; gaze simples entre os lábios da cartilagem tireóidea durante cêrca de quinze dias.

Nos casos bem operados, a corda desloca-se para a posição lateral máxima, o que permite suficiente passagem de ar logo depois de fechada a laringostomia. A voz, a principio fraca, a pouco e pouco se desenvolve (voz das fitas ventriculares), graças á hipertrofia do estilo-faríngeo.

Dos 16 casos operados, apenas um cão deu resultados perfeitos, alíás independentemente do ato cirúrgico.
O tratamento post-operatório e as complicações são expostos em capítulos á parte.

GUÉMENT (M) - (Montpellier) - O aparelho linfo-ganglial do laringe. - Pag. 828.

O A. examina detidamente a distribuição dos linfáticos no laringe, tirando conclusões de ordem clínica e cirurgica que serão desenvolvidas em artigo ulterior.

G. distingue, para metodização do estudo, três redes de capilares linfáticos (supra-glótica, glótica e infra-glótica) as quais se comunicam, no sentido da altura, como no da largura, em um único ponto: a comissura glótica posterior.
Desde que êste ponto esteja invadido, em caso de neoplasia uni-lateral, deve-se admitir o comprometimento de todo o laringe e a semeadura das vias linfáticas. As diretrizes cirúrgicas se subordinam a esta importante conclusão anatômica.

A extirpação dos gânglios deve ser feita largamente e em bloco, ao longo da jugular interna, desde a base do crânio, á clavícula, e desde a linha mediana ao trapézio.

ARSLANIAN (N.), VALETTE (M.) - "Tratamento das sinusites pelo método de deslocamento". - Pag. 862.

Trabalho da Clínica do Prof. Portmann, baseado em 15 observações.

A. e V. experimentaram o método de Proez, ultilizando principalmente solutos de argirol e electrargol, em formas não cirúrgicas de sinusites e obtiveram resultados apreciáveis.

Para a aspiração empregaram os AA. o aparelho de Le Mée, o qual permite verificar exatamente a pressão negativa determinada na fossa nasal (200 a 250 mms. de mercúrio). 8 a 10 cc. do soluto medicamentoso são introduzidos em cada sessão. Esta é feita com intervalo de 4 dias no adulto e de 2 na criança. A posição do doente é a aconselhada para o seio esfenoidal e etmóide: decúbito dorsal, cabeça em extensão, de modo que a perpendicular sôbre o solo passe pelo mento e conduto auditivo externo. Esta posição pode ser aplicada aos casos em que se vise a difusão do líquido a todo o sistema cavitário peri-nasal e foi a única usada por A. e V. Alguns clichés ilustram a afirmativa mostrando todos os seios impregnados de substância opaca. Tal particularidade tem importância porquanto, de acôrdo com as concepções atuais da patologia nasal, a sinusite isolada é relativamente rara. As afecções dos seios, de origem nasal, via de regra são difusas, atingindo todo o sistema anterior ou posterior, e, ás vezes, os dois simultaneamente (Portmann).

Baseados em sua pequena experiência, A. e V. consideram o metodo de deslocamento muito indicado nas formas não cirúrgicas de sinusites. Ao lado de alguns resultados nulos, observaram, em grande proporção, excelentes resultados e notáveis melhorias em casos submetidos anteriormente a várias e repetidas terapêuticas médicas.

WIRABOFF (A.) - "Relaçóes entre a mucosa nasal e a atividade funcional das glândulas endócrinas". - Pag. 896.

As relações entre a esfera genital e a pituitária têm motivado várias trabalhos que o A. rapidamente historia.

Fazendo o exame microscópico da mucosa nasal de rato não poude lobrigar W. qualquer modificação durante as diferentes fases do ciclo genital. Igual resultado obteve após injeções de Menformon em animais de laboratório. Conclue o A. que as alterações patológicas da pituitária independem da esfera genital.

DR. GUEDES DE MÊLO Fº.

LES ANNALES DOTO-LARYNGOLOGIE
N.º 6 - Junho de 1934 (Paris)

ARISTIDES MONTEIRO (Rio de janeiro) - Uma nova terapeutica. O bismuto no tratamento das anginas agudas não especificas. - Pag. 557.

Neste artigo, o ilustre assistente do Prof. Marinho apresenta 23 observações resumidas, nas quais mostra a ação do bismuto nas anginas agudas e sobre a qual já houvera apresentado uma nota prévia. Estuda assim a ação do bismuto sobre a dôr, sobre o estado geral, sobre o estado local e sobre os gânglios. Faz o estudo bacteriologico do material das anginas e tira as seguintes conclusões: 1.º) O tratamento ideal das anginas agudas não especificas é realisado pelas injeções de bismuto. 2.º) A ação curativa imediata do Bi, o faz indicar no tratamento dessas anginas, particularmente nas formas pultaceas. 3.º) Pode-se observar a cessação completa do fenomeno doloroso após um espaço de tempo relativamente curto. 4.º) Este processo tem grande importancia pratica, podendo ser empregado por todos os medicos, mesmo fóra da especialidade. Não entramos em detalhes sobre este trabalho, por quanto em nosso paíz ele tem tido grande repercussão, provocando fundas divergencias, a ponto de seu A. ter impresso um volumoso e interessante livro, reunindo tudo o que se tem escrito sobre o assunto.

LASKIEWICZ - Contribuição á etiología e ao quadro clinico do edema das palpebras de origem nasal nas creanças. - Pag. 567.

O A. apresenta quatro observações detalhadas sobre este assunto, concluindo que: os processos edematosos das palpebras, concomitantes ás inflamações agudas das cavidades laterais do nariz, se declaram por inflamação das celulas etimoidais anteriores do mesmo lado. Em certos casos ha tambem infecção da cavidade maxilar do mesmo lado. Em quasi todos os casos tratava-se de uma grave infecção do nariz, começando por um catarro agudo, com temperatura de 39.º O exame bacteriologico revela quasi sempre, uma flóra mixta (Estreptocós curtos, estafilocócos e em caso bacilos pseudo-diftéricos). As cavidades laterais ficam sem modificação aos raios X. Quanto ao tratamento, obteve bons resultados com instilações de desinfectantes no nariz, sob a forma de zinco, omnadina intramuscular. Resultados mais satisfactorios obteve pela aplicação no nariz do anti-virus de Besredka, pelo metodo Proez-Le Mée.

KARPILOFF - Sobre a influencia da poeira sobre a mucosa nasal no coelho. - Pag. 584.

Faz o A. estudos experimentais e anatomo-histologicos sobre o assunto. O A. decidiu verificar pela via experimental: 1.º) Se se pode pelo efeito prolongado da poeira sobre a mucosa nasal no coelho, provocou a metaplasía epitelial sem uma inflamação aguda preliminar da mucosa; 2.º) Se a mucosa nasal no coelho pode se distrofiar sob a influencia da poeira, exclusivamente graças ás modificações primarias na camada epitelial. A dificuldade do problema consiste nas pesquizas das dóses de poeira exigida. No inicio, submeteu a mucosa da metade esquerda do nariz, ao efeito da poeira durante uma hora por dia e em duas semanas seguidas, um mês, seis meses. O resultados provam que uma hora do efeito da poeira (mesmo o tabaco) não é suficiente para provocar sobre uma parte qualquer da mucosa nasal do coelho, a metaplasía epitelial.

A questão continua aberta.

DR. PAULO SAES.


N.º 7 - Julho de 1934 (Paris)

BALDENWECK, MALLET, THEVENARD E JOUVEAU-DUBREUIL - Pneumatocéle frontal interno no curso da evolução de um osteoma do seio frontal. - Pag. 657.

Apresentam interessante observação de uma moça que recebeu uma bola de tenis sobre a fronte. Algum tempo depois, em plena saúde surge uma violenta dôr acima do supercilio direito, com crises de uma a duas horas. Após três semanas de sofrimento, a saúde normalisou-se. Seis meses mais tarde, aparece nova crise, com nauseas e vomitos e que durou 10 dias. Novas crises se sucederam. Um ano após, os AA. a examinaram: dôr a pressão no seio frontal direito e metade anterior do crâneo. No meio da região occipital esquerda, ha uma saliencia ossea, não aderente aos tegumentos, não dolorosa. Radiografias mostram: l.º) Uma grande bolsa clara aerea, no lado direito do crâneo (pneumatocéle); 2.º) Um volumoso osteoma do seio frontal direito, pouco desenvolvido para a orbita e muito extenso para tráz. 3.º) Outro osteoma menor, á esquerda, na parte média da região occipital. Secção do osteoma ocipital. Não teve mais crise e ficou em bôa saúde.

Fazem o estudo dos principaes fátos da observação: l.º) o pneumatocéle; 2.º) as relações com o osteoma do seio frontal; 3.º) seu mecanismo de produção; 4.º) a parada das crises dolorosas.

WORMS E LEROUX-ROBERT - As grandes dilatações do esofago, secundarias ás intoxicações pela iperite. - Pag. 669.

As lesões produzidas pelos gazes de combate e a iperite (yperite) em particular, deram lugar á estudos sobre as manifestações pulmonares e os acidentes oculares. Os AA. observaram cinco doentes apresentando, após a intoxicação pela iperite, perturbações ligadas ás grandes dilatações do esfogo. Fazem o estudo clinico e radiologico dessas dilatações esofageanas. Uma nota: é a rapidez com a qual podem se constituir em individuos submetidos á ação dos gazes toxicos, enormes dilatações do esofago. Essas dilatações lembram as descritas sob o nome de megaesofago, que podem ser rubricadas como cardioespasmo cronico e que são secundarias a uma estenóse do cárdia.

Apresentam duas observações, que mostram com que rapidez essas dilatações podem se constituir. Na segunda observação, a ectasía se constituiu muito rapidamente, de modo que deante da gravidade imediata dos acidentes, uma gastrostomía de urgencia se impoz, pela qual o doente conservou o habito de se alimentar. O repouso do esofago não impediu entretanto, da dilatação se constituir.

Fazem depois o estudo paralelo de alguns outros acidentes gerados pela iperite. Esses se manifestam pelas dilatações dos bronquios e por acidentes oculares e finalmente por alteração toxica do sistema nervoso parietal desse conduto. Em conclusão, acham que esses megasofagos podem ser considerados como ligados a um processo de esofago-nevrite difusa, de origem inflamatoria toxica ou infecciosa. Este processo nevrítico acaretaría uma dificiencia rápida da tonicidade da parede esofageana em conjunto, a qual se deixa destender com ou sem auxilio de uma estonóse cardíaca.

TERRACOL E GUIBERT - O comportamento da cartilagem nas neoplasias malignas do laringe. - Pag. 682.

Os AA. puderam, no curso do diagnostico histologico de um tumor maligno da corda vocal, por em evidencia em inicio as lesões de invasão do perícondrio e da cartilagem, pelas celulas câncerosas. Em resumo, é geralmente admitida em clínica que os cânceres epiteliais das cordas vocais, têm uma tendencia a se propagar para a cartilagem aritenoide: os factos histo-patologicos, neste estudos, provam que este tecido se deixa penetrar pelo câncer. O pericondrio foi insuficiente para preservar o tecido cartilaginoso da invasão câncerosa, e que esta é suscetivel de aí se desenvolver, pois que este tecido é incapaz de reagir á ação erosiva simultanea dos globulos brancos precursores da neoplasía e das celulas câncerosas, cuja ação diréta sobre a cartilagem é indiscutivel.

HYBASEK - Contribuição á patogenia e á terapia da septicemia após angina - Pag. 692.

A septicemia após angina não é molestia rara. O A. em doze meses teve 10 casos desta afecção e sobre eles fez o estudo da patogenía e da terapia.

A introdução da infecção no sangue se deu, em nove casos, no espaço para-faringêo e somente em um caso foi periamigdaleanamente. Neste, o abcesso peri-amigdaleano perfurado, causou um trombus nas veias nos sinus tonsilares. Em cinco casos houve um trombus da jugular interna.

Para a patogenía da septicemia após anginas, baseado em seu material clinico, chega o A. ás seguintes conclusões:

I - Deve-se dar a maior importancia a que o abcesso no espaço para-faringêo seja aberto, seja ao longo dos grandes vasos, ou em qualquer ponto do pescoço. Deve-se considerar os gânglios linfaticos supurados, amontoados sobre a jugular interna como fócos de abcesso e por isso deve-se extirpar esses gânglios.

II - Deve-se prestar atenção ás modificações sobre os vasos, particularmente sobre a jugular interna, sobre a facial e sobre a veia tiroidéa superior. Deve-se ligar os vasos si trombosados, deve-se abrir o seu interior entre ligaduras e fazer saír o trombus ou ainda melhor, ressecar toda a veia. Estas ligaduras devem ser colocadas abaixo e acima do trombus. Si o trombus se estende ao bulho da jugular inferior, é preciso ligar na confluencia da jugular com a sub-clávia.

III - A amigdalectomía não tem uma grande importancia para a terapía da septicemia após angina, como se acreditava até o presente. Ela so é indicada quando não ha mudanças sobre o pescoço no espaço para-faringêo, no curso dos grandes vasos. Se se trata de uma trombóse linfadenogena da jugular ou da facial ou de uma trombóse dos abcessos peri-venosos ou de transformações flegmonósas sobre o pescoço, a amigdalectomía não é indicada, assim como a operação radical tambem não é indicada, se se tratasse de uma otite média aguda que tenha produzida uma trombóse do seio lateral, pela lesão supurativa da apofise mastoide.

DR. PAULO SAES.


ANALES DE OTO-RINO-LARINGOLOGIA DEL URUGUAY
Tomo V. Parte 2 ª 1935 (Montevidéo)

DRS. A. CHIARINO e JUSTO M. ALONSO - Sobre uma nova orientação no tratamento da otoespongióse. - Pag. 81.

Os AA. atribuem, como causa etiologica provavel da otoespongióse, uma disfunção da paratiroide (disparatiroidismo) semelhante á certas afecções dos ossos de origem paratiroideana.

Os AA. tiveram resultados favoraveis em três casos, fazendo a ligadura da arteria tiroideana inferior, com melhoras notaveis da surdez e das zoadas; posteriormente, em outros três casos (que serão publicados brevemente), foi possivel em dois, a extirpação duma paratiroide externa, com resultados tambem favoraveis.

Na maioria dos casos, eles constataram uma elevação da calcemía sanguinea.

DR. ENRIQUE LAMAS POUEY - A' proposito de um abcesso de origem dentaria com invasão temporal. - Pag. 91.

O A. relata a observação de um caso de infecção dentaria que evoluiu para um abcesso profundo da face, com ivasão da loja temporal. Tratava-se de um doente cujas condições gerais, diabete e insuficiencia hepatica, agravavam ainda mais o andamento do estado infeccioso. O ponto de partida da infecção dentaria era evidente: avulsão dentaria devido piorréia alveolar. O A. resume as circunstancias anatomicas que explicam este genero de propagação, evocando as pesquizas de Petit Dutaillis, Longuet e Cauhepé.

Estabelece tambem a diferença entre abcesso circunscrito e os que fazem lembrar, pela sua tendencia invasora e pelo comprometimento do estado geral, a lesão dita "angina de Ludwig".

Expõe as dificuldades de tratamento dessas lesões, cuja drenagem perfeita e corréta, exige incisões multiplas, na maioria dos casos.

Termina o A. referindo-se á ação da insulina, que muito contribuiu para a melhoria do estado geral, do doente que como já frizára, era diabetico.

PROF. JUSTO ALONSO - Sobre um caso de osteomielite do frontal. - Pag. 108.

Tratava-se de um menino de 12 anos, operada de uma osteomielite aguda do osso frontal, complicado de sinusite frontal aguda. Operou o doente pelo metodo de Mosher. O edema, contrariamente ao usual, apareceu
somente quando a lesão ossea já havia sido constatada pelos raios X. cura com completa reconstituição óssea.

PROF. PEDRO REGULES - Sifilide úlcero-vegetante da faringe. - Pag. 115.

Apresenta o A. o caso de um doente que se queixava de cefaléias e no qual foi descoberta, por acaso, uma lesão úlcero-vegentante da faringe. Essa ulceração era grande, alongada, irregular, destruitiva, sangrenta e com bordos vegetantes. Ao redor dela, via-se uma zona vegetente, hiperplasica, irregular e endurecida. Acusa o doente passado luético (6 annos atráz), com tratamento insuficiente. A biopsia revelou irritação hiperplasica com caractéres pré-neoplesicos, mas sem poder afirmar o dignostico de epitelioma. Wassermann: positiva. O tratamento especifico instituido, curou o doente em um mês.

O A. faz notar: 1.º) a dificuldade do diagnostico entre sifilis e epitelioma; 2.º) a classificação em lesão terciaria ou secundaria - terciária; 3.º) a raridade de uma sifilis úlcero-vegetante da faringe; 4.º) individuo luético incompletamente tratado que se cura rapidamente da lesão local.

Entretanto as reações serologicas se mantem positivas, a-pesar do tratamento intensivo.

RAUL PIETRA e C. M. BARBEROUSSE - Tumor mixto da glandula submaxilar. - Pag. 121.

Menina de 12 anos, com um tumor localizado na região sub-maxilar direita, datando de cinco meses. Cuti-reação positiva. Pensou-se em adenite tuberculosa e foi feito o tratamento correspondente. Um ano e meio depois, como o tumor permanecia invariavel, foi o mesmo extirpado e encontrou-se no interior da glandula sub-maxilar, um tumor encapsulado, cujo exame anatomo-patologico mostrou tratar-se dum tumor mixto bidermico:

Friza o A. que o interesse do caso está: 1.º) em que os tumores da glandula sub-maxilar são relativamente raros; 2.º) na idade da doente (12 anos) ; e 3.º) na dificuldade de diagnostico, que fez pensar em uma adenite tuberculosa,

H. C.

REVISTA ARGENTINA DE OTO-RINO-LARINGOLOGIA
Ano IV - Nº. 1-2 - Janeiro-Fevereiro 1935 (Buenos Aires)

ROBERTO PODESTA - Lesões experimentais da capsula óssea labiríntica produzidas pelo emprego de fortes doses de Vigantol. - Pag. 3

Refere-se primeiramente o A. aos trabalhos experimentais realisados nestes ultimos tempos por varios autores, como O. Mayer, Nager, Max Meyer, M. Weber etc., que marcam um apreciavel avanço no conhecimento do problema histopatologico da otoesclerose.

Verificaram eles a semelhança de aspecto entre a osteite fibrosa e a oto-escleróse, o que permitiu enquadrar ambas dentro do grupo das distrofias ósseas. Assimilando fátos novos de apreciação recente na patología óssea, deles lançaram mão os investigadores para produzir experimentalmente alterações as mais variadas, no tipo das da otoescleróse. Assim, empregaram injeções de paratormona Collip ou injeções de paratiroides humanas, prescreveram dietas alimentares, nas quais o calcio e a vitamina D eram em dóse escassa ou nula, assim como submetendo os animais em experiencia a diversas intoxicações quimicas (chumbo, vigantol, cloroformio etc.) e obtiveram em conjunto, alterações ósseas, cujo estudo permite enquadrá-las dentro das denominadas osteodistrofias fibrosas. Sabendo se da estreita ligação entre a otoescleróse e estas distrofías, pode-se perfeitamente compreender o enorme interesse que dispertou tais fátos, que vieram demonstrar ter o problema da otoescleróse entrado na sua fase experimental. Se nessas experiencias não conseguiram os pesquizadores reproduzir lesões absolutamente identicas, conseguiram entretanto atuar indiretamente sobre a capsula labirintica, que era considerada intangivel, quer pela sua situação, quer pela sua constituição histologica.

O A., interessando-se por esses estudos, fez experiencias em cobaias, injetando doses crescentes de Vigantol, e conseguiu experimentalmente processos osteo-distroficos fibrosos semelhantes á otoespongióse humana, mas não igual, como tambem havia acontecido nas pesquizas de outros investigadores.

Acha o A. que de tais fátos poderão derivar consequencias transcendentais na patologia óssea, e em particular no que se refere ás alterações ósseas com relação á otología.

DR. ROGER A. LANZA CASTELLI (Rosario) - A broncoscopía no diagnastico e tratamento das afecções broncopulmonares que se manafestam de um modo supurativo. - Pag. 27.

Conclusões do A:

1.º) Como meio de diagnostico, a broncoscopía é praticamente indicada em toda afecção supurativa broncopulmonar, e como tratamento, é um colaborador eficaz na maioria delas, e em alguns casos é o unico tratamento (corpos estranhos, estenoses bronquicas, litíase broncopulmonar, etc.).

2.º) As contra-indicações de ordem local que dificultam a mecanica broncoscópica, são relativamente poucos e facilmente removidas. As verdadeiras contra-indicações estão, na sua maioria das vezes, fóra da arvore traqueo-bronquica, e os auxiliares neste caso serão então o internista, o radiologista e o analista.

3.º) O broncoscopista trabalhará em coloboração com o internista, radiologista e cirurgião.

4.º) É comum o clinico ou o cirurgião enviarem ao broncoscopista, o doente com o diagnostico certo, porém é necessario informações do aspecto endobronquial para ajudar a confirmar o diagnostico.

5.º) Estabelecer e manter a drenagem, é o fim primordial da aspiração bronquica, eliminando causas obstrutivas. Além disso, permite a extração de material sem contaminação para preparo de vacina autógena.

6.º) Não se pode dar regras para o tratamento endoscopico das afecções supurativas, devendo o mesmo ser feito de acôrdo com cada caso, individualmente.

7.º) O tratamento endoscópico deve ser precóce.

8.º) A duração do tratamento endoscópico não é uniforme. O exame clinico associado com a pneumografía seriada e o aspecto endobronquial, nos indicará se a aspiração teve efeito favoravel ou se passa a ser paliativa, reduzindo o "tanque septico". A broncoscopía deve ser continuada até que a secreção praticamente tenha desaparecido e a evidencia clinica e radiologica indique a cura.

9.º) A drenagem postural é um complemento importante da aspiração endobronquial.

10.º) É indispensavel para que a broncoscopía seja praticada com vantagem para o medico, a formação de um "team" (equipe) broncoscópico competente e uma bem montada sala operatoria.

11.º) Para localisar um abcesso pulmonar, o broncoscopista necessita da colaboração de um radiologista, porém ha casos em que a broncoscopía mais eficaz para a localisação lobar.

12.º) A mortalidade por abcesso pulmonar, que era elevada, diminuiu desde a introdução em sua terapeutica, da aspiração bronquica.

13.º) Em caso de abcesso simples, para-hilar agudo, o tratamento medico é um simples complemento da aspiração, e nos casos cronicos multiplos e corticais a aspiração completa a cirurgía.

14.º) Na se deve submeter o doente á uma operação externa enquanto não se ter assegurado, pelo metodo endoscopico, a drenagem bronquica, eliminando o abstrução mecanica que possa existir, tanto no bronquio, como na fistula, após uma serie de aspirações.

15.º) Antes do tratamento cirurgico, deve-se fazer um diagnostico broncoscopico, para evitar que um neoplasma ou estreitamento cicatricial prejudique o tratamento post-operatorio.

16.º) A localisação lobar tem importancia quanto ao resultado do tratamento endoscópico.

17.º) Se ha evidencia de que o abcesso está se propagando e que estão se formando novos focos, ou que o doente tenha adquirido uma infecção intercurrente, justifica-se, em alguns casos, propór a operação.

18.º) A broncoscopía é de grande importancia para o diagnostico e tratamento da bronquiectasía. O primeiro fáto a ser elucidado, é saber se ela á obstrutiva ou não.

19.º) A infecção dos seios paranasais deve ser considerada como uma causa predisponente muito importante de bronquiectasía.

20.º) As substancias que se devem empregar para um estudo pneumografico são: 1.º) o subcarbonato de bismuto, sêco, pulverizado e 2º) o lipiodol.

21.º) Clerf foi o que melhor nos informou sobre o valór da broncoscopia na tuberculose pulmonar. Ha casos em que ela contribuirá para clarear um diagnostico ou um sintoma inexplicavel por outros meios em um doente tuberculoso. Por sua vez, em outros não só esclarecerá a causa de certos sintomas, como tambem poderá eliminá-la, contribuindo desse modo no tratamento.

22.º) Como vemos, a broncoscopía está indicada na tuberculose pulmonar complicada, sendo contra-indicada na hemoptise abundante, pneumotórax, invasão pulmonar extensa e tuberculose laringéa adiantada.

23.º) A broncoscopía é de grande valor no diagnostico e tratamento da asma, demonstrando e eliminando causas obstrutivas, beneficiando o doente com medicação local.

H. C.

Imprimir:

BJORL

 

 

 

 

Voltar Voltar      Topo Topo

 

GN1
All rights reserved - 1933 / 2024 © - Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial