Versão Inglês

Ano:  1952  Vol. 20   Ed. 4  - Julho - Agosto - ()

Seção: Revista das Revistas

Páginas: 161 a 161

 

Revista das Revistas

Autor(es): -

"A oto antrite do lactante distrofico". - Gianeli Carlos e Pelufo Euclides. Arch. de Pediatria del Uruguay. - Ano XXIII - N.° 4 - Abril - 1952.

Os autores recordam a contribuição do Prof. Burghi sobre o assunto; desde o seu trabalho inicial em 1929, e fazem um estudo sobre, o estado atual do problema.

O processo não é só do ouvido medio, se extende tambem ao antro. Moreau encontrou comprometimento do ouvido em 70% dós lactantes distroficos, enquanto que Burghi encontrou 80% de comprometimento do ouvido naqueles que faleceram. No distrofico a otite aparece em todas as estações do ano, enquanto que no eutrofico em geral aparece no inverno.

Os exames bacteriologicos feitos por Moreau e Oreggia mostraram que os germens mais comuns são: pneumococo tipo III, stafilococo, streptococo, B. Pfeiffer, piocianico, e coli. Encontraram relação entre a flora do ouvido e a do pulmão nos casos de afecção respiratoria; assim como com a dos colons nos casos de manifestações digestivas. Ramon Guerra isolou salmonelas do pús do ouvido de lactantes que apresentavam otite e diarréia.

Quadro clinico: Diarréia, perda de peso, vômitos e febre. Burghi admitia que em muitos casos só a miringotomia estabelece o diagnostico; uma vez que os dados da inspecção da membrana do tímpano são imprecisos.

A paracentese precoce, ou as repetidas não transtornos que a contraindiquem, de modo que deve ser feita á menor suspeita. Algumas vezes é insuficiente e deve-se recorrer á antrotomia. Alguns só fazem a punção do antro:

Os antibioticos modificaram para melhor a evolução do quadro.

F. B. MATHEUS

"Cefaléa de origem amigdaliana". Acta Oto-Rhino-Laryngologica Belgica - Tomo 4 - Fase. 6 - 1950.

A cefaléa é, uma dor intracraniana de longa duração.

Quando a dor é intermitente é uma cefalalgia.

Causas de cefaléa:
1) Agbntes físicos - químicos - biológicos.
2) Meoplasias.
3) Nevroses.
4) Afecções do encefalo e meninges.

A inervação craneana da dura mater apresenta conexão com a inervação das amígdalas. A maioria destes nervos é de constituição mista podendo determinar dores reflexas devido à irritação da região exocraneana; seja devido a uma nevrite toxica, seja a uma compressão.

Em outros casos à cefaléa pode provir de trocas humorais.

As amígdalas contendo pús podem determinar cefaléa e por essa razão é recomendável extirpar as amígdalas, nos casos de cefaléa rebelde que não se pôde precisar a causa.

F. B. MATHEUS

Imprimir:

BJORL

 

 

 

 

Voltar Voltar      Topo Topo

 

GN1
All rights reserved - 1933 / 2024 © - Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial