Versão Inglês

Ano:  1974  Vol. 40   Ed. 2  - Maio - Dezembro - (51º)

Seção: Artigos Originais

Páginas: 304 a 305

 

Irrigador Elétrico para Microcirurgia

Autor(es): Wilson da Costa Cidral - Curitiba - Pr.

Tema livre com apresentação de filme em 16 mm. colorido, sonoro.

O aspirador-irrigador-cautério do Dr. Wilson Cidral é uma nova concepção em aparelho para micro-cirurgia. Os sistemas de aspiração, irrigação e cauterização funcionam independentemente, mas podem ser facilmente conjugados.

O irrigador funciona eletricamente e consta essencialmente de 3 partes:

- o corpo, que encerra um campo eletromagnético;

- uma válvula solenóide e

- um contato elétrico na peça manual.

O corpo do irrigador é fixado a uma plataforma que serve também para dar passagem ao sistema de aspiração. A válvula solenóide deve ser introduzida no corpo do irrigador e contém orifícios de entrada e saída do líquido de irrigação. A peça manual aparece em dois modelos, de acordo com o tipo de aspiração desejada. Para a aspiração controlada há um orifício que deve ser obturado sempre que se queira aspirar e que serve também para a introdução do cabo do cautério. Um leve toque no contato elétrico da peça manual abre a válvula solenóide e o líquido de irrigação flue instantaneamente. As pontas de irrigação e aspiração são intercambiáveis e há uma grande opção de escolha em comprimento e calibre. Em ambulatório o irrigador pode ser adaptado ao otomicroscópio para curativos e pequenas intervenções. Em centros cirúrgicos é fixado ao suporte de sôro e pode ser deslocado para o lugar mais conveniente. Uma pinça de campo com duas guias foi concebida de forma a permitir a passagem da borracha de aspiração e ao equipo de irrigação, o que facilita o uso isolado da aspiração, sempre que se deseja separá-la do conjunto. As peças de mão do irrigador e a válvula solenóide podem ser esterilizadas juntamente com a peça de mão usada para frezar a mastóide. O aspirador, um importante instrumento da cirurgia recebe dois novos componentes, o irrigador e o cautério que podem ser manipulados simultânea, combinada ou isoladamente de maneira simples e segura.

Summary

The author presents an electric irrigator which can be conected to the suction and to the cauterizer. It enables the use of anyone of the three elements, combinated or isolated, during micro-surgery in a simple and safe way.

Imprimir:

BJORL

 

 

 

 

Voltar Voltar      Topo Topo

 

GN1
All rights reserved - 1933 / 2024 © - Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial