Versão Inglês

Ano:  1974  Vol. 40   Ed. 2  - Maio - Dezembro - (46º)

Seção: Artigos Originais

Páginas: 292 a 294

 

Importância do Estudo Tomográfico do Laringe em Fonação Inversa"`

Autor(es): Dr. Péricles Vitorio Serafim

(J. Pessoa - Paraiba - Brasil)

O presente trabalho, é um estudo dinâmico do laringe, onde pretendemos demonstrar a importância da FONAÇÃO INSPIRATÓRIA sob o ponto de vista radiológico, bem como, de uma maneira comparada, tornar evidente a superioridade dos resultados, face ao estudo convencional, ou seja expiratório do aparelho fonador. Acreditamos que a divulgação e uso dessa técnica, nos permitirá uma análise anatômica mais detalhada, uma concepção diagnóstica mais exata, e, conseqüentemente uma indicação terapêutica adequada à patologia em causa.

Antecedentes

Os primeiros trabalhos nesse sentido, surgiram de uma idéia de Steiner, aproveitada depois por Power e colaboradores há alguns anos. A seguir na Itália com Ferrari e Marullo, e, nestes últimos dois anos, no Centro Nacional de Especialidades Cirúrgicas da Previdência Social, em Madrid, onde estivemos, sob a orientação do Dr. Trujillo Peco.

Material e Métodos

No referido Centro, utiliza-se um aparelho de radiologia tipo Polytome U que, apesar de ser dotado de muitos recursos, ou seja, de todos os varridos tomográficos, emprega-se apenas o linear, o que permite na prática, o uso de tomógrafos comuns, com as seguintes especificações:

Laringe adulto para tomografia em A.P.:

Varrido linear de 30-40 °

Ma. 150; Kv. 70-74; T. 0,60 seg. (com bucky).

Do ponto de vista sistemático inicialmente fazemos um estudo simples, utilizando a técnica corrente com o paciente em decúbito dorsal emitindo a letra E, cujos resultados, alguns minutos depois, nos permite o ajustamento dos planos em cortes tomográficos adequados. A seguir repetimos a exploração com o paciente emitindo a letra 1 em inspiração, ou seja, FONAÇÃO INVERSA. As vezes surgem dificuldades quando o paciente, tendo em conta seu estado emocional, seu nível de entendimento ou outras causas, não consegue realizar a inspiração fonada, o que requer de nossa parte ou do radiólogo, um paciente exercício de treinamento no sentido de orientar o enfermo para nosso objetivo.

Resultados

O estudo nos permite amplo reconhecimento das estruturas do laringe, sobretudo com acentuada abertura dos ventrículos de Morgnani, abrem-se as bandas ventriculares e conseqüentemente ocorre a mobilização das cordas vocais, com nítida exposição do espaço glótico e a possível identificação de pequenas lesões, paralisias, tumorações ou outras entidades patológicas. Segundo J. Perello, estudos de Cassei e colaboradores demonstram que os músculos abdutores da glote, têm características semelhantes aos músculos inspiradores, e, os músculos adutores, aos expiradores. Donde se deduz que, o que fazemos é o estudo de um laringe estático por uma parte, e por outra, um laringe dinâmico, aumentando assim, as possibilidades de um diagnóstico que permita um perfeito equacionamento das indicações e técnicas de tratamento. Com o uso freqüente desta técnica, muitas vezes, somos tomados de surpresa diante de processos que supúnhamos, ao primeiro exame, de extrema gravidade, com imobilidade de cordas ou invasão maciça dos ventrículos e seios piriformes, e ao realizarmos o estudo em Fonação Inversa, surpreendemos um quadro bastante modificado.

Conclusões

Considerando o que expusemos até agora, acreditamos ser evidente a importância do estudo tomográfico do laringe, em Inspiração Fonada, sobretudo, pelo que podemos deduzir de uma forma combinada com o método convencional. Sendo uma técnica simples e acessível, pode ser incorporada aos exames complementares solicitados pelo especialista em sua clínica diária, com resultados compensadores, no afã de esclarecer processos patológicos ocultos a outros estudos radiológicos, às laringoscopias, ou de processos infiltrativos do laringe, cuja extensão, é por vezes, difícil definir. Acreditamos que o estudo tomográfico do laringe em Fonação Inversa confere uma nova dimensão ao exame radiológico complementar do aparelho fonador, de grande valor para os especialistas.

Summary

This work is intended to divulge a technique of tomographic study of larynx in inverse fonation position. It can be done with a simple tomograph in a linear sweeping way, therefore its results are a more anatomic study of speech organs, as well as it allows a comparison with conventional techniques. To the researcher, this practice is quite advantegeous because it can be developed with the use of a simple tomograph, iyelding a complete anatomic study of speech organs. The tomographs are first taken with the patient in an expiratory E forming position. The next set of tomographs is done with the patient in an Inspiratory I forming position. It may be sometimes difficult to obtain a satisfactory inspiratory attitude out of a patient. Then previous training sessions should be required, in order that the best results are attained. As a final product, a dinamic study of the larynx is acquired, in which it can be distinguished vocal chords mobility, presence of any lesions or tumors, the limitation of the affected area and a clear exposition of glotis with the opening of Morgnani ventricles. It should also be noticed differences in results in a comparative study of both conventional and Inspiratory fonation techniques. There is an evident superiority of the former in most cases. On the other hand being it so simple and accisible to the researcher, it can be a foremost complementary way of diagnosis and therapeutic evaluation.

Paciente: J. C. V. (11-12-73)

Idade, 59 anos - Profissão: Operário.

História: Há 6 ou 7 meses disfonia progressiva com sensação de corpo estranho na garganta. Ausência de disfagia. Há um mês e meio dispnéia progressiva que o levou a uma traqueostomia. Fumante de 30 cigarros ao dia.

Estado Geral - Bom, apetite normal, não refere perda de peso ou astenia.

Exploração radiológica (comentário resumido da FE e da FI): A hemilaringe está engrossada, mas não infiltrada. Na FI se delimita melhor a massa tumoral. Compressão sobre a banda esquerda. Tumoração da epiglote que comprime outras estruturas. Na FI melhor visualização dos ventrículos e modificação da epiglote entre um e outro estudo tomográfico. À laringoscopia apresentava um tecido de neoformação vegetante obstruindo o laringe impedindo de ver a glote, ocupando a hipofaringe esquerda, deixando livre apenas a parte da epiglote. À biópsia, papiloma escamoso com áreas de disqueratoses, queratinizado e com ampla contaminação micótica e bacteriana. Foi submetido a uma laringofissura e faringostomia translátero hióidea direita. Novo estudo histo-patológico afirmou tratar-se de Carcinoma epidermóide incipiente implantado sôbre papiloma escamoso.

Paciente: V.G.O. (21-3-74)

Idade, 59 anos - Profissão: Condutor.

História: Afônico há dois meses, dor ao deglutir a saliva e a palpação do laringe. Esputos hemoptóicos ao tossir. Não refere dispnéia. Fumante de 20 cigarros por dia.

Laringoscopia: Tecido de neoformação na epiglote que ocupa sobretudo o lado direito, aspecto infiltrativo que impede a visão da corda direita.

Exploração radiológica (comentário resumido da FE e da Fl): O ventrículo direito que está anulado na FE se pode visualizar muito bem na FI, bem como se delimita melhor o engrossamento que é supraglótico. O seio piriforme não está anulado. O engrossamento na FI se limita à banda ou prega ariepiglótica. Na FE o engrossamento da hemilaringe direita com desaparecimento do ventrículo e seio piriforme, nos permitia fazer um juizo diagnóstico de processo tumoral ocupando todo o hemilaringe direito.

Laringoscopia: Tumor infiltrante e duro, muito sangrante que invade a face laríngea da epiglote e toda a banda ariteno epiglótica direita. Diagnóstico histo-patológico: Carcinoma epidermóide diferenciado.

Paciente: F.A.R. (4-2-74)

Idade, 64 anos - Profissão: Tratorista.

História: Há três meses e meio refere sensação de corpo estranho na garganta, tosse. Expectoração e sialorréia. Disfonia progressiva, odinofagia, dispnéia de decúbito. Fumante de 30 cigarros por dia.

Estado Geral: Refere perda de 4 kg. em 3 meses.

Laringoscopia: Neoformação de aspecto vegetante na banda esquerda que engloba as aritenóides. Apresenta a hemi-epiglote esquerda mais engrossada.

Exploração radiológica: Pode se ver muito bem a integridade da região glótica na FI, as cordas estão íntegras e a tumoração é supraglótica. Estudo histopatológico: Laringite tuberculosa.

Paciente: P.D.A. (11-3-73)

Idade 55 anos. Profissão: Pedreiro.

História: Sempre teve queixas de garganta, inclusive já extraiu pólipo da laringe há 17 anos. A garganta sempre incomodou, sendo que nos últimos 4 meses, sente dificuldades na deglutição. Disfonia. Fumante de 30 a 40 cigarros por dia.

Laringoscopia direta: Tecido de neoformação na base da epiglote. Bandas engrossadas. Exploração radiológica: (comentário resumido da FE e da FI): Na análise da FE, têm-se a impressão de que toda a laringe está infiltrada, e, ao verificarmos o estudo radiológico em FI, vemos que o que existe é um processo extrínseco às cordas e bandas que inicialmente pareciam comprometidas. Ao estudo histopatológico: Carcinoma epidermóide do laringe.

Realizado conjuntamente en los Servicios de O.R.L. Especializada y de Radiologia del Centro Nacional de Especialidades Quirúrgicas de la Seguridad Social.

Imprimir:

BJORL

 

 

 

 

Voltar Voltar      Topo Topo

 

GN1
All rights reserved - 1933 / 2024 © - Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial