Versão Inglês

Ano:  1974  Vol. 40   Ed. 2  - Maio - Dezembro - (13º)

Seção: Artigos Originais

Páginas: 170 a 173

 

Contribuição ao estudo da surdez neuro-sensorial na infância: importância da história clínica e antecedentes*

Autor(es): José Seligman** e
Raphael Seligman***

I. Introdução

A surdez perceptiva tem sido motivo de numerosos estudos. A presente comunicação é uma contribuição a mais que tem como objetivo salientar a importância da história clínica e dos antecedentes que poderão trazer novas luzes no diagnóstico etiológico das surdezes, especificamente aquelas chamadas profundas.

2. Contribuição Pessoal

A) Material e Método

O presente trabalho é um levantamento estatístico realizado concomitantemente pelo Gabinete de Audiologia da Secretaria de Educação e Cultura do Estado do Rio Grande do Sul, disciplina de ORL da UFRGS e pelo Instituto da Fala do Centro de Ciências Biomédicas da UFSM. Foi estudado um grupo de 54 crianças, surdas profundas, todas com audição do tipo residual ou portadoras de anacusia, todas com problemas graves de fala e colocadas em classes especiais para hipoacúsicos em escolas de Santa Maria e Porto Alegre. As crianças foram levadas aos respectivos serviços onde se procedeu um levantamento de dados anamnésicos que incluía antecedentes familiares, pré-natais, relacionados com o parto e post-natais, bem como condições de 1ª infância, além do que passaram por um exame otorrinolaringológico e realizaram exames audiométricos convencionais. Foram encontradas algumas dificuldades no tocante ao levantamento de dados em virtude de algumas crianças não se fazerem acompanhar pelas mães, ou em outros casos, estas omitirem certas informações por ignorância ou outros motivos. As crianças, de ambos os sexos e diversos níveis sócio-econômicos, pertenciam a idades que variavam de 3 a 14 anos.

B) Resultados

Baseado no grande número de informações colhidas obtivemos vários resultados que passaremos a expor a seguir. Com relação aos antecedentes familiares encontramos o seguinte quadro:





Com relação aos antecedentes pré-natais dividimos as respostas em condições da mãe antes e durante o período de gestação e interferências possíveis da mesma neste período:





Os antecedentes que se relacionaram com o parto da criança surda foram obtidos pela anamnese face a dificuldade de obtenção da ficha obstétrica com o índice de Apgar, pois muitas crianças nasceram no interior do estado, não nasceram em hospitais ou estes índices são desconhecidos por serem filhos adotivos. Encontramos os dados a seguir:





Finalmente teremos, no quadro a seguir, um relatório sobre algumas condições post-natais e de primeira infância que encontramos igualmente no interrogatório dos pequenos pacientes:





3. Comentários

Embora não possamos, via de regra, chegar a um diagnóstico etiológico baseado apenas nos dados obtidos pela anamnese, acreditamos que um interrogatório minucioso pode levar-nos a esclarecer uma série grande de dúvidas e levantar importantes pistas para a obtenção do mesmo. Nesta pequena mostra, por exemplo, encontramos alguns dados que se repetiram de forma mais ou menos notável, como foi o caso do sarampo relatada em 68% dos casos e da parotidite epidêmica em 30% - quando esta última foi atribuída por Mygind em apenas 0,3% como causa de hipoacusia. Com relação a outros dados, salientamos a anoxia neo-natal que foi atribuída por Persillon, Lafon e Cajgfinger como causa frequente da surdez infantil. Na ocasião, os autores relataram 20% de casos de surdez de percepção causada por ela. Em nosso levantamento o percentual atingiu a cifra de 29%. Com respeito a consanguinidade a opinião dos autores diverge bastante. Boudin atribui a esta causa 25% dos casos, enquanto Mitchell relata apenas 6%. Em nosso trabalho encontramos o índice de 14,8%. Gostaríamos de salientar finalmente que existe uma necessidade básica de que realizemos observações futuras mais minuciosas, não somente com fins diagnósticos, mas especialmente visando uma medicina sanitária mais atuante, em termos de campanhas de detecção precoce e de tratamentos mais adequados.

4. Resumo

Os AA realizaram um levantamento de crianças surdas, salientando dados obtidos pelo interrogatório com os pais, relacionados com a história clínica e os antecedentes pré-natais, peri-natais e post-natais bem como as condições de primeira infância.

5. Summary

The AA. performed a study about deaf children, emphasizing the data obtained from parent s questioning related to the clinical history pre-natal, peri-natal and post-natal antecedents, as well as the first infance conditions.

6. Referências

1. Orozco, F. H. - "Sordera perceptiva heredi tária. Etudo audiológico y genético de 100 familias", An. Soc. Mex. Otorrinolar., 5/1:23-33, 1962.
2. Silver, H. K. - "Handbook of Pediatrics", 8.ª ed. Los Altos, Califórnia, Lange Medical Publications, 1969, -/- 682 pg.
3. Pereflo, J. - "Sordomudez", 1ª ed., Barcelona España, Editorial Científico Médica, 1968, -/- 282 pg
4. Whetnall, E. - "The Deaf Child", 1.ª ed. rev., London, England, William Heinemann Medical Books Limited, 1971, XII, -/- 239 pg.




End. Autor:
Domingos J. Almeida, 62
Porto Alegre, RGS

* Trabalho realizado concomitantemente em Porto Alegre e Santa Maria, RGS.
** Médico Chefe do Gabinete de Audiologia da SEC do RGS.
*** Coordenador do Curso de Fonoaudiologia da UFSM.

Imprimir:

BJORL

 

 

 

 

Voltar Voltar      Topo Topo

 

GN1
All rights reserved - 1933 / 2024 © - Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial