Versão Inglês

Ano:  1972  Vol. 38   Ed. 2  - Maio - Agosto - (32º)

Seção: Artigos Originais

Páginas: 219 a 222

 

REFLEXO ESTAPÉDICO: VARIAÇÕES SOB INDUÇÃO ANESTÉSICA

Autor(es): Aziz Lasmar*,
José Augusto Faleiros Diniz**,
Maria Níosa Monteiro de Paula***

Uma das maiores dificuldades, em audiometria, é a obtenção dos limiares tonais em pacientes que não colaboram à prova subjetiva. Dentre esses, estão os casos de crianças de tenra idade e portadores de diversos distúrbios de ordem neurológica, bem como os portadores de distúrbios funcionais.

Para sanar essas dificuldades, são conhecidos numerosos métodos, como, por exemplo, o P.G.S.R., o E.R.A. e o E-Co-Ge. entretanto, o primeiro desses está em desuso atualmente e os demais exigem equipamento bastante oneroso.

O método que utilizamos, no presente trabalho, foi o da pesquisa do reflexo estapédico que, como é sabido, aparece, em média, com 70-90 dB acima do limiar de audibilidade mínima, exceto nos casos de presença de recrutamento (recrutamento de Metz), em, que esse índice pode estar diminuído. Partindo-se, pois, do limiar do reflexo, pela dedução aritmética do índice, podemos chegar ao limiar provável para uma determinada freqüência, sem que se faça necessária a colaboração do paciente. Todavia, um determinado número de pacientes não aceita a colocação de fones, eletrodos ou outros dispositivos inerentes aos aparelhos que estejam sendo utilizados.

Tendo em vista esses obstáculos, procuramos obter os limiares referidos utilizando sedação e indução anestésica. Este relatório, que deve ser visto apenas como uma nota prévia, face ao pequeno numero de casos estudados, tem a finalidade de demonstrar a influência das doses da droga empregada no aparecimento do limiar do reflexo.
Material e Método

1 - DO EQUIPAMENTO: Os aparelhos que usamos foram um impedanciômetro PETERS AP-61-C e um audiômetro BELTONE 15-C, acoplados. O PETERS AP-61-C é um impedanciômetro eletroacústico que utiliza uma freqüência-teste de 275 Hz, dispõe de uma bomba para a obtenção de pressões aéreas no ouvido externo e médio e um registro de aquiescência (compliance). 0 BELTONE 15-C é um audiômetro convencional de 2 canais.

2 - DO MÉTODO: O agente farmacológico empregado foi o ácido etil-metil-butiltiobarbitúrico, em doses fracionadas, realizando-se a pesquisa do reflexo antes e durante a indução. A dose total de indução empregada foi de 5-7 mg por Kg de peso corporal.




Percentuais anestésicos do início das alterações do reflexo
GRÁFICO Nº 1



O reflexo, em cada freqüência, foi medido sucessivas vezes à proporção que o anestésico ia sendo aplicado, até o seu desaparecimento.

3 - DOS PACIENTES: Foram examinados 11 pacientes, numa faixa etária que variou, de 12 a 42 anos (predominando o grupo de 12 a 15 anos). Não foi observado nenhum critério de seleção quanto a sexo e idade, mas apenas quanto à higidez da membrana timpânica e ouvido médio.

4 - DOS RESULTADOS: Analisando-se a variação do aparecimento do limiar do reflexo, obtivemos os resultados constantes nos gráficos

5 - DAS CONCLUSBES: Os resultados permitem concluir que as alterações observadas no início do aparecimento do reflexo estapédico se verificam quando as doses anestésicas injetadas atingem a 15% da dose total (gráfico nº 1) e seu desaparecimento (inibição) ocorre quando se chega aos 65% (gráfico nº 2). Por outro lado, a observação isolada de cada freqüência permitiu verificar que a abolição da resposta estapédica é tanto mais precoce quanto mais alta é a freqüência, desaparecendo inicialmente em 4000 Hz e, por último, em 500 Hz. (gráfico nº 2).



Percentuais anestésicos de inibição de reflexo estapédico
GRÁFICO N.° 2



O fato de as freqüências altas serem mais suscetíveis de alteração com menores concentrações do ácido etil-metil-butil-tiobarbitúrico poderia guardar relação com o número de sinapses envolvidas, uma vez que os barbitúricos agem preferencialmente sobre essas estações.

Tal fato sugere uma hipótese razoável para explicar o desaparecimento precoce do reflexo nas freqüências altas, já que um número maior de fibras e, conseqüentemente, de sinapses, é necessário para a condução dos potenciais concernentes a essas freqüências.

Cabe a necessidade de se prolongar a pesquisa, inclusive envolvendo outros grupos anestésicos.

Sumário

Os AA. realizaram o estudo do reflexo estapédico sob indução anestésica em 11 pacientes e apresentam considerações sobre os percentuais de modificação e inibição do, dito reflexo nas freqüências de 500 a 4000 Hz, utilizando o ácido etil-metil-butil-tiobarbitúrico.

Observaram que as maiores alterações se passaram ao nível das freqüências altas e que somente ao atingir um nível superior a 15% da dose ideal de indução é que começaram a surgir as variações de limiar.

Summary

The AA. present a survey on the stapedius muscle contraction reflex under general anesthesic induction in 11 patients. Several considerations result on alteration or inhibition percentuae of such reflex from 500 to 4000 cps, pure tone frequency using ethyl-methyl-butyl-thiobarbituric acid.

They find out to happen most expressive changes at high frequencies levei and only at 15 percent or more of lhe ideal anesthesic dosage variations of the reflex thresholds a rise.

Bibliografia

1. Alberti, P. W. R. M., Kristensen, R. - The Clinnical Aplication Impedance Audiometry, Laryngoscope, 80 :735-746, 1970.
2. Corbett, C, E. - Elementos de Farmacodinâmica, 167-178, Ed. Guanabara, 1966.
3. Diupesland, G. - Middle Ear Muscle Reflexes Elicited by Acoustic and Non-Acoustic Stimulation. Acta Oto-Laryngologica. Supl. 188 :287-292, 1964.
4. Fowler, E. P. - Medicine of the Ear, 1-51, Nelson & Sons Ltd., 1939.
5. Goodmann, L. S., Gilmann, A. - As Bases Farmacológicas da Terapêutica, 97-118. Ed. Guanabara,1965.
6. Kockloff, I. Non-Acoustic Elicitation of Activity in the Stapedius Muscle. Acta OloLaryngologica, Supl. 164, 32-40, 1961.
7. Liden, G., Petersen, J. L., Biorkmann, G. - Tympanometry. Arch. of. Otolaryngology, 92 :248-257, 1970.
8. Metz, O. - The Acoustic Impedance Measured on Normal and Pathological Ears. Acta Oto-Laryngologica, Supl. 63 :11-253, 1947.
9. Metz, O. - Threshold of Reflex Contractions os Muscles of Middle Ear and Recruitment of Louciness. Arch. Otolaryngology, 55:536-544, 1952.
10. Miller, O. - Terapêutica, 48-50, Ed. Guanabara, 1968.




* Assistente de Audiologia da Clínica Prof. José Kós.

** Residente R-2 da Clinica Prof. José Kós.

*** Fonoaudióloga do Dep. Audiologia da Clínica Prof. José Kós.

Imprimir:

BJORL

 

 

 

 

Voltar Voltar      Topo Topo

 

GN1
All rights reserved - 1933 / 2024 © - Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial