Versão Inglês

Ano:  1972  Vol. 38   Ed. 2  - Maio - Agosto - (27º)

Seção: Artigos Originais

Páginas: 207 a 209

 

MEDIASTINOSCOPIA*

Autor(es): Reinero de Souza Carvalho Filho**

Introdução

A Mediastinoscopia é um método de exploração direta do mediastino superior proposto por Carlens4. Realizamo-la em vários pacientes portadores de tumores do mediastino encaminhados à nossa clínica. Entusiasmados com os resultados iniciais, nos propusemos a apresentar esse trabalho no sentido de sua divulgação.

Revisão da Literatura

Daniels(1) em 1949 descreveu técnica de biópsia dos gânglios pré-escalênicos. Seu objetivo era detectar metástases em tumores do pulmão levando em conta que estes gânglios acham-se em continuidade com os gânglios do mediastino.

Harken e col.(2) em 1950 propuseram o prosseguimento da dissecção dos tecidos pré-escalênicos em direção ao mediastino até a traquéia, enucleando ou retirando fragmentos dos gânglios suspeitos através de laringoscópio introduzido no espaço criado pela dissecção.

Radner(3) em 1955 até descreveu técnica de biópsia dos gânglios paratraqueais através de via mediana cervical, sendo a incisão cutânea feita pouco acima da fúrcula esternal.

Carlens(4) em 1959 publicou sua técnica. Usava praticamente a mesma via de Radner porém introduzia pelo espaço criado, um laringoscópio modificado a que deu o nome de mediastinoscópio. Sua dissecção prosseguia então até a região sub-carinal e aos tecidos circunvizinhos dos brônquios fontes.

Método

A) - Técnica Cirúrgica

O paciente é submetido à anestesia geral com intubação traqueal e bom relaxamento, sendo colocado em decúbito dorsal com o pescoço em extensão e a cabeça um pouco girada para a direita.

A incisão cutânea estende-se entre as bordas mediais dos músculos esternocleidomastoideus, traçado a 2 cm acima da fúrcula esternal. Aberto o rafe mediano e afastados os músculos pré-traqueais expõe-se o tecido pré-traqueal que contém as veias infra-tireoidianas e muito raramente a artéria tireoidiana ima, estruturas que eventualmente necessitam ligadura.

Secciona-se a facia pré-traqueal procedendo-se, a seguir, ao descolamento digital deste plano no sentido caudal. A palpação é importante neste tempo para reconhecer eventuais anomalias e para pesquisar os espaços paratraqueais. Com o descolamento digital atinge-se até a um ou dois centímetros acima da carina. O mediastinoscópio de Carlens é então introduzido e prossegue-se a dissecção com o tubo descolador-aspirador até o espaço sub-carinal e a emergência dos brônquios fontes. Os limites laterais de dissecção é a veia azygos à direita, e a proximidade da emergência do brônquio do lobo superior esquerdo sob a crossa da aorta à esquerda.

O pequeno sangramento é controlado por tamponamento ou pela colocação de "clip", mas a hemorragia de grande vaso requer toracotomia, eventualidade que não ocorreu em nenhum dos nossos doentes.

É feita a biópsia dos gânglios ou tumores quando existentes após terem sido aspirados por punção para assegurar não tratar-se de vaso sanguíneo.

Fechamento das partes moles do pescoço e sutura cutânea, sem deixar dreno.

B) - Indicações

O método tem sido indicado:

1) - Na avaliação da operabilidade da neoplasias do pulmão;

2) - No diagnóstico de lesões tumorais do mediastino (sarcoidose, tuberculose, linfomas e outros), após haverem sido esgotados os outros recursos propedêuticos menos agressivos;

3) - Na exérese ou esvaziamento por punção dos cistos do mediastino(6);

4) - Na secção do nervo vago direito, abaixo da emergência do nervo recorrente em casos de osteoartropatia por neoplasia inoperável do pulmão com o intuito de aliviar a sintomatologia dolorosas;

5) - Na implantação do eletrodo atrial de marca-passo cardíacos disparados pelo estímulo atrial(5).

C) - Contra-indicações

Constitui contraindicação absoluta apenas o desvio lateral pronunciado da traquéia. São contra-indicações relativas a síndrome de compressão da veia cava superior e o estado geral do doente incompatível com a anestesia geral.

Resultados

Aplicamos o método no diagnóstico de vários casos de processos tumorais do mediastino nos quais os outros métodos propedêuticos, menos cruentos, haviam sido ineficientes. Atingimos o objetivo desejado em todos eles.

Não tivemos complicações intra ou pós-operatórias. A evolução foi boa, não havendo queixas por parte dos doentes com relação ao ato cirúrgico. O método evitou assim a toracotomia que é muito mais traumatizante.

Cremos ser lícito concluir do valor do método de grande segurança no diagnóstico dos tumores do mediastino.

Sumário

Faz-se revisão da literatura pertinente ao assunto. A técnica cirúrgica, as indicações e contra-indicações do método são descritas. O Autor opina que a mediastinoscopia é um método de diagnóstico seguro e valioso desde que os devidos cuidados sejam tomados com respeito a indicação e a técnica cirúrgica.

Summary

A review of the pertinent literature is made. The surgical technique, indications and contraindications of the method are described.

The Author feels that mediastinoscopy is a safe and valuable method as long as care concerning its indications and surgical technique are taken.

Referências Bibliográficas

1. Daniels, A. C. - A method of biopy useful in diagnosing certain intrathoracic diseases. Dis Chest, 16:360-367, 1949.
2. Harken, D. E. et al - A simple cervico mediastinal exploration for tissue diagnosis of intrathoracic diseases. New Eng. J. Med. 251:1041-1044, 1954.
3. Radner, S. - Suprasternal node biopsy in lymph spreading intrathoracic deseases. Acta Med. Scandinav, 152 :413-415, 1955.
4. Carfens, E. - Mediastinoscopy: A method for inspection and tissue biopsy in the superior mediastinum. Dis. Chest, 36:343-352, 1959.
5. Carfens, E. - Mediastinoscopy. Ann. Otol, 74:1102-1112, 1965.
6. Pursel, S. E. et al - An approach to cystic lesions of the mediastinum via the mediastinoscope. Ann. Thorac. Surg. 2:752-754, 1966.




* Trabalho realizado na Clínica de Endoscopia Peroral do Departamento de Oftalmo e Otorrinolaringologia da F.M.U.S.P.

* Médico Assistente da Clínica de Endoscopia Peroral da F.M.U.S.P.

Imprimir:

BJORL

 

 

 

 

Voltar Voltar      Topo Topo

 

GN1
All rights reserved - 1933 / 2024 © - Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial