Versão Inglês

Ano:  1935  Vol. 3   Ed. 2  - Março - Abril - (10º)

Seção: Várias

Páginas: 195 a 198

 

Várias

Autor(es): -

DR. JOSÉ DE ANDRADE MEDICIS

Após brilhante concurso realisado em Novembro ultimo em Recife, foi habilitado para o honroso cargo de Livre Docente de Oto-rino-laringología, na Faculdade de Medicina de Pernambuco, o Dr. José Medicia, antigo interno do Prof. J. Marinho e atualmente um dos mais ilustres especialistas de Pernambuco.
Faziam parte da banca examinadora os seguintes professores: Dr. Arthur de Sã, catedratico de O. R. L. (Pernambuco), Dr. Eduardo Moraes, catedratico de O. R. L. (Baía), Dr. Frederico Curio, catedratico de Clinica Cirurgica (Pernambuco), Dr. Gilberto Fraga Rocha, catedratico de Fisiología (Pernambuco) e oto-rino-laringologista em Recife, e Dr. João Alfredo, livre docente de tecnica operatoria (Pernambuco).

Sua tése de concurso versou sobre "Esofagoscopia e corgos estranhos do esofago", na qual ele mostrou, pela exposição de seus casos clínicos, ser um perfeito conhecedor da delicada tecnica dessa interessante parte da especialidade.

Todas as provas foram vencidas pelo Dr. Andrade Medicis com raro brilho e grande facilidade, mostrando desse modo ser o dedicado chefe dos serviços de O. R. L. dos Hospitais Centenario, Infantil, Santo Amaro e Liga contra a Mortalidade Infantil, merecedor do alto conceito e renome de que é tido entre os seus colegas e discípulos.

A "Revista Oto-Laringologica de S. Paulo" felicita calorosamente o novo professor e atual Presidente da "Sociedade de Medicina de Pernambuco", pela sua grande vitoría e faz votos para que continue a dedicar á oto-rino-laringología nacional, o melhor do seu talento e o maior dos seus esforços.

PROFESSOR GUGLIELMO BILANCIONI
(1881-1935).

Está de luto a oto-rino-laringología italiana, com a morte prematura de um de seus maiores Mestres, Guglielmo Bilancioni, professor catedratico de Clinica Oto-rino-laringologica, na Faculdade de Medicina da Real Universidade de Roma.

A forte e incondundivel personalidade de Bilancioni caracterisava-se pela sua vasta cultura, tanto medica como geral, pelos seus elevados dotes morais e profissionais e pelo seu grande amor ao trabalho.

Ao terminar seus estudos universitarios, foi laureado com os premios " Rolli" e "Girolami". Poucos anos depois, graças aos seus predicados de inteligencia e de saber, arrebata sucessivamente e com brilhantismo, os honrosos titulos de livre docente de Patologia geral (19 11), de Oto-rino-laringologia ( 1913) e de Historia da Medicina (1914).

Terminada a grande guerra, na qual se distinguiu pela sua capacidade medica e alto senso do dever, retomou o seu posto de trabalho e de responsabilidade e, logo se impunha aos seus colegas e discipulos, que nele viam uma mentalidade de escól.

Em 1925, logo após concurso memoravel prestado em Pavia, é indicado por unanimidade para a cátedra vaga de Pisa, onde dirigiu, com rara proficiencia, a Clinica Oto-rino-laringologica.
Nesse mesmo ano, realisando uma velha aspiração, fundou "II Valsalva", a brilhante revista da especialidade, para a qual, até a vespera de sua morte, dedicava especial carinho. Por meio dela, dava larga divulgação do moderno espirito cientifico italiano, e tambem, revindicava os meritos dos grandes mestres do passado, que ele rebuscava nas suas interessantes "notas históricas".

Em 1929, com o falecimento do Prof. Gherardo Ferreri, é chamado para substitui-lo na direcção da Clinica Oto-rino-laringologica, da Faculdade de Medicina de Roma, chegando assim ao pináculo da sua carreira profissional e professoral. Nessa nova clinica, pôz mais uma vez em evidencia o seu espirito organisador e clarividente, reformando-a e dotando-a dos melhoramentos necessarios a uma grande clinica moderna.

Era membro de grande numero de sociedades cientificas italianas e estrangeiras. Deixa cérca de 300 publicações, todas interessantes e originais, abordando problemas não só da especialidade, como tambem de patologia, de clinica, de bilogia geral, de historia da medicina e de arte com relação á ciencia.

Dos seus trabalhos cumpre, entretanto, que se destaque o seu "Tratado de Oto-rino-laringologia", em 4 volumes, talvez o melhor publicado em lingua italiana, e a sua obra "Primeiras linhas de uma patologia do desenvolvimento. Sua importancia em oto-rino-laringología", em 2 volumes, que mereceu menção da Academia da Italia.

Prestando nestas linhas uma derradeira homenagem ao grande vulto desaparecido, a "Revista Oto-Laringologica de S. Paulo" apresenta á redação do 91 Valsalva" as suas sentidas condolencias.

Imprimir:

BJORL

 

 

 

 

Voltar Voltar      Topo Topo

 

GN1
All rights reserved - 1933 / 2024 © - Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial