Versão Inglês

Ano:  1935  Vol. 3   Ed. 2  - Março - Abril - ()

Seção: Revista de Livros

Páginas: 192 a 194

 

PEDRO BELOU - REVISION ANATOMICA DEL SISTEMA ARTERIAL

Autor(es): ALFONSO BOVERO

(publicado con la colaboración radiographica de A. A. ALSINA)

- Prefacio del Prof. F. de LA PERSONNE.

Tomo 1.º Tecnica - Tomo 2.º Atlas estereoscopico de las Arterias de l'Hombre. 1ª Parte: Arterias del torax, del Cuello, de la Cabeza y del Miembro superior. - Tomo 3.º: Atlas estereoscopico etc. - 2.ª Parte: Arterias del Abdomen, de la Pelvis y del Miembro inferior. (Buenos Aires, Libreria y Editorial "El Ateneo" 1934).

Com poucos meses de intervalo um do outro, saíram, no decorrer de 1934, os três magnificos tomos da valiosissima nova obra do anatomico de Buenos Aires sobre o sistema arterial do homem, fruto de uma elaboração e de uma maturação factiva e especulativa de mais de 20 anos, com continuidade rara de trabalho, com infinita paciencia, suma habilidade e com orientação altamente severa.

O ultimo e longo labor de BELOU corôa e amplia tambem os grandes meritos já adquiridos com outros trabalhos, e principalmente com o precioso "Atlas de Anatomia del organo del Oido" ( 1930), o qual mais directamente interessa as especialidades de que se occupa a "Revista", que acolhe esta minha referata. Direi antes que, no que diz respeito á vascularisação arterial, a presente obra torna ainda mais completa a explanação, já magnifica no "Atlas" precedente, dos varios segmentos do orgão do ouvido.

As duas partes, que constituem o "Atlas estereoscopico de Anatomia del sistema arterial", são precedidas de um 1.° Volume destinado á tecnica seguida por Belou na sua multiforme obra de investigação.

O Atlas contem os resultados demonstrativos; o volume de introdução, alem de ser expressão de pratica e de critica, é tambem a ilustração das imanes dificuldades encontradas e superadas, antes de obter os preparados aptos a dissecção, depois os proprios para diafanisação ou para indagação radiografica; ou, ainda mais, para reproduzir convenientemente os mesmos preparados, por meio da fotografia comum, da fotografia em cores, seja com placas autocromaticas ou com três tomadas, e especialmente com a estereofotografia simples ou tricromatica. As numerosas reproduções nele apresentadas tornam evidentes as etapas dos varios processos empregados e os magnificos resultados conseguidos; e são, ao mesmo tempo a documentação mais eloquente de uma indispensavel associação dos conhecimentos tecnicos com os das necessidades didaticas, e com a profunda compenetração morfologica do assunto desenvolvido.

Pela natureza desta "Revista", não só não posso extender-me demasiadamente na recapitulação da materia contida no 1.° Tomo, mas é mesmo forçoso limitar-me relativamente ao conteúdo das duas partes do "Atlas estereoscopico". Direi aqui simplesmente, que na primeira parte vem a ilustração, documentada luxuosamente, das aa. do torax, do pescoço, da cabeça e do membro superior: compreende 456 estereoscopias, distribuidas em 248 folhas. Na segunda parte são tratadas as aa. do abdomen, da pelve e do membro inferior, com o subsidio de 375 estereografias em 199 folhas. Deve-se acrescentar que o material ilustrativo, tão rico quanto admiravel pela clareza e elegancia, não é mais que uma parte minima, uma escolha dentre uma coleção bem mais numerosa de 120 fotografias tricromaticas, 2.500 fotografias e 3.500 este estereoarteriografias, reunidas por Belou no decorrer do seu trabalho extraordinario, em mais de dois decenios de pesquiza.

Mas, si não convem entrar num exame de detalhes do conteúdo dos diversos capitulos do "Atlas estereoscopico", todavia não é fora de proposito lembrar que é na sua primeira parte, que o especialista otorinolaringologo encontrará farta messe de dados ilustrativos da arterialisação dos orgãos, que mais de perto o interessam: no pescoço, as aa. superficiais e as profundas, as aa. do laringe, da traquéa, do corpo tireoide, do timo, da lingua, da faringe; as relações dos grossos troncos; as modalidades de origem de todos os ramos colaterais; as aa. dos musculos principais da região.

Entre as aa. da face, superficiais e profundas, tem tambem magnifica e riquissima documentação ilustrativa as aa. do nariz externo, das cavidades nasais; para estas ultimas são esplendidas e muito abundantes as reproduções, que se referem ao septo nasal, á parede lateral, aos seios paranasais.

Belissimas as figuras das aa. do pavilhão da orelha e das regiões limitrofes superficiais; das aa. do conduto auditivo, cartilaginoso e osseo; as das aa. das diversas paredes da caixa timpanica, e das mais diretamente relacionadas com os ossiculos. Aconselhaveis para o pratico são especialmente as estereofotografias das relações da A. carotida interna no seu percurso endopetroso e no intracavernoso; as das aa. meningéas, como, aliás as precedentes, que documentam as ramificações, colaterais ou terminais, da A. carotida externa, destinadas a orgãos sobre os quais o especialista deve dirigir a sua atenção ou o subsidio eventual da sua habilidade pratica.

A simples lembrança das diversas regiões arteriais, que devem ou podem chamar atenção do especialista leitor desta "Revista", não tem mais que um valor de oportunidade contingente; todos os distritos arteriais do corpo humano são, no mesmo modo, na presente monumental obra do Anatomico bonaerense, ilustrados magnificamente, tomando em consideração tanto o que é normal, como o que é, pelo contrario, variação; nem quem escreve teria possibilidade de distinguir partes, que mereçam maiores elogios que outras.

A obra apresentada agora por Belou não é ainda a final, a definitiva: o mesmo A., depois da presente documentação ilustrativa, que não tem neste momento possibilidade de termos de comparação na literatura anatomica, nem como riqueza numerica, nem mesmo com esplendor de clareza e de elegancia, se reserva, promete-nos a sintese morfologica, a "revisão" verdadeira de todo o sistema arterial do corpo humano.

E nós esperamos esta revisão do Prof. Belou, porque Ele está perfeitamente em condições, pelos seus estudos precedentes, pelo seu treino e pela sua competencia geral e especifica, tecnica e cientifica, porque doador generoso desta obra e da sobre o orgão do ouvido, de a poder dar e brevemente. As nossas palavras de elogio querem ser ao mesmo tempo palavras de augurio para a Anatomia como ciencia morfologica, por demais acusada de excessivamente estatica, acusação plenamente desmentida por obras tão dignas como a aqui examinada.

Imprimir:

BJORL

 

 

 

 

Voltar Voltar      Topo Topo

 

GN1
All rights reserved - 1933 / 2024 © - Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial