Versão Inglês

Ano:  1935  Vol. 3   Ed. 1  - Janeiro - Fevereiro - (10º)

Seção: Várias

Páginas: 89 a 92

 

Várias

Autor(es): -

Rectificação.

Com referencia ao artigo publicado em nosso numero 6, de 1934, sob o titulo "Sobre um caso autoctone de rinoescleroma, etc.", da autoría dos Drs. A. Martins Castro, Luiz de Salles Gomes
e Mario Ottoni de Rezende, a pedido dos mesmos, fazemos o seguinte acréscimo:

"No compulsar a literatura, como no proprio artigo já nos referimos, não nos foi possivel conhecer, por completo, tudo quanto os autores brasileiros têm escrito a respeito da molestia em apreço. A nossa estatistica foi levantada com os dados que pudemos obter na ocasião.

E, pois, com maior prazer que acrescentamos mais dois casos de rinoescleroma perfeitamente estudados pelo Prof. Renato Machado, publicado um, nos "Archives Internationales de Laryngologie, Otologie, Rhinologie", n.º 4, 1922, pag. 439, e outro apresentado no Colegio Brasileiro de Cirurgiões, ha perto de dois anos, onde foi descutido. Ambos os pacientes eram pretos, com localisação da molestia exclusivamente nasal. O primeiro era africano e contava 116 anos; o segundo, de 40 anos, nunca havia saído do Brasil.

Acreditamos que outros casos publicados da mesma molestia poderão existir, mas que dos mesmos não temos noticia, devido a deficiencia, em nosso meio, de dados bibliograficos.

O numero de casos de rinoscleroma, entre nos, continua ainda a ser muito restricto."

Congresso da Sociedade Alemã de O. R. L.

Nos dias 6, 7 e 8 de Junho proximo, em Bad Reichenhall, reunir-se-á o 15.º Congresso anual da "Sociedade Alemã de O. R. L.", sob a presidencia do Prof. Wagener, de Gottingen. O têma especial, que terá como relator o Dr. Marx, de Würzburg, será: "As septicemias de origem otogenica".

1.º Congresso Brasileiro de Cancer.

Promovido pela Sociedade de Medicina e Cirurgía, do Rio de Janeiro, realisar-se-á de 20 a 27 de Outubro de 1935, o I.º Congresso Brasileiro de Cancer.

Os objetivos principais desse Congresso são, o estudo dos nossos atuais recursos na lucta contra o cancer e a organisação das bases de uma campanha intensa e sistematica contra esse mal, reunindo todos os institutos e associações medicas do Brasil, em colaboração constante.

A Comissão Executiva do I.º Congresso Brasileiro de Cancer, por intermedio desta Revista, solicita a adesão e colaboração dos medicas de todo o Brasil, para o completo exito da tarefa que a Sociedade de Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro tem a cumprir.

IV.º Congresso da Societas Oto-rino-laringologica Latina.

O IV.º Congresso da "Societas Oto-rino-laringologica latina" terá lugar em Bruxelas, de 20 a 23 de Setembro de 1935, sob o Alto Patrocinio de SS. MM. o Rei e a Rainha.

O Comité de Honra é formado pelo Presidente do Conselho Belga, pelos Ministros dos Paizes Latinos acreditados na Belgica, pelo Governador da Provincia, pelo Burgomestre de Bruxelas e pelo Presidente da Academia de Medicina.

As Universidades de Bruxelas, Gand, Liége e Louvain patrocinarão tambem o Congresso e nomearam seus representantes, os Professores Heyninx, Vernieuwe, Breyre e van den Wildenberg.

PRESIDENTE DO CONGRESSO: Dr. Buys, agregé á Universidade de Bruxelas, docente na Universidade de Turim, membro correspondente da Academia Real de Medicina de Turim.

VICE-PRESIDENTES: Dr. Hennebert, agregé á Universidade de Bruxelas; Dr. van Swieten, chefe do serviço de O. R. L. do Hospital Sta. Elisabeth.

SECRETARIO GERAL: Dr. Chavanne, de Lyon.

QUESTÃO NA ORDEM DO DIA: "Os abcessos encefalicos em oto-rinología". Entre os relatores figuram os Drs. Manuel .Balado e Segura (Republica Argentina) ; Breyre, Buys, Coppez, Guns, Hicguet, Le Roy, Martin, Thienpont, van Caneghem, van den Wildenberg, van Gehuchten, van Swieten, Vernieuwe (Belgica) ; A. G. e R. G. Tapia (Hespanha) ; Aubry, Bouchet, H. e R. Bourgeois, Chatellier, Chavanne, Halphen, Huet, Lemaitre, Moulonguet, Winter (França) ; Quix (Holanda) ; Bilancioni, Bruzzi, Calamida, Carnevale-Ricci, Citelli, Ferreri, Traina (Italia) ; Metzianu (Rumania).

CONFERENCIAS: Prof. Hinojar (Madrid) - "Tratamento cirurgico das meningites".Dr. Hautant (Paris) : "Cirurgia do hipo-faringe e do esofago cervical". Prof. Malan (Turim) : "A senescência das vias aéreas superiores, sob o ponto de vista anatomico e clinico".

As comunicações só poderão ser feitas sobre assunto que esteja em relação com o têma da ordem do dia e das conferencias. O preço da inscrição foi fixado em 100 francos franceses, e em 50 francos para os membros da familia dos Congressistas.

As inscrições serão recebidas pelo Dr. Chavanne, Secretario geral da "Sociedade oto-rino-laringologica latina", na Place des Cordeliers, 5, Lyon (Cheques postais "Societas Oto-Rhino-Laryngologica Latina" 461.28 Lyon).

As inscrições dirigidas para a Belgica, bem como os pedidos de informações, devem ser endereçados ao Dr. Vues, 5, rua de Livourne, em Bruxelas.

Arquivos de Clinica Oftalmologica e Oto-Rino-Laringologica.

Sob a esclarecida direção do Prof. Corrêa Meyer, ilustrado Catedratico de Oftalmologia e competente oto-rino-laringologista, acaba de aparecer em Porto Alegre, o primeiro numero dos "Arquivos de Clinica Oftalmologica e Oto-Rino-Laringologica", orgão oficial da Sociedade Rio-Grandense de Oftalmologia e OtoRino-Laringología.

Esse auspicioso acontecimento é mais uma prova do alto grau de cultura atingido pela medicina gaucha, que já comporta revistas especialisadas, orientadas por criterioso espirito cientifico.

Agradecendo o exemplar recebido, felicitamos o Prof. Corrêa Meyer pela bela feitura material e cientifica dada á revista, que a coloca no mesmo nivel das melhores no genero, publicadas entre nós.

Conselho de redação.

Ao iniciarmos o terceiro ano de publicação ininterrupta desta Revista, nos felicitamos da colaboração generosa e boa dos Colegas, aos quais agradecemos com abundancia de coração.

Outrosim resolvemos distinguir todos aqueles que, com assiduidade e persistencia, concorreram com seus trabalhos de resumos, para o amplo e proveitoso conhecimento do material cientifico estrangeiro, incluindo-os no nosso "Conselho de redação".

Esperamos que o exemplo de trabalho mostrado por estes abnegados auxiliares encontre imitadores que, após tempo determinado, irão ingressando para o quadro do dito Conselho.

O atual "Conselho de redação" está assim formado: Drs. Prof. A. Bovero, Francisco Hartung, Gabriel Porto, Guédes de Mélo F.°, Osvaldo Lange, Paulo Mangabeira Albernaz, Paulo Sáes, Rebelo Neto e Roberto Oliva.

Imprimir:

BJORL

 

 

 

 

Voltar Voltar      Topo Topo

 

GN1
All rights reserved - 1933 / 2024 © - Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial