Versão Inglês

Ano:  1935  Vol. 3   Ed. 1  - Janeiro - Fevereiro - ()

Seção: Revista das Téses

Páginas: 87 a 88

 

REVISTA DE TÉSES

Autor(es): A. BOVERO

DR. ROGELIO BROUCÁ - "Fuentes arteriales de la Amígdala palatina" - Sus relaciones con las arterias-facial y carótidas externa e interna (trabajo anatómico) y consideraciones anátomo-quirúrgicas que sugiere. (Tesis de Profesorado. Buenos Aires "La Semana Médica). 1933.

A Tése do A., ilustrada com 23 figuras desenhos esquematicos, representa uma boa contribuição para o conhecimento da região amigdaloidea e do seu conteudo, quer sob o ponto de vista puramente morfologico como sob o ponto de vista pratico.

O A., alem da vasta literatura sobre o assunto, se serviu de abundante material de fetos a termo, de recem-nascidos de poucos dias e de individuos adultos, estudando este seu material com dissecção cuidadosa, radiografias e cortes adequados.

Dedica um capitulo á anatomia normal da região da tonsila palatina e á zona paratonsilar, como tambem aos elementos vasculares arteriais, tanto aos que apresentam disposições consideradas classicas, como ás suas variações. Em um outro capitulo examina o comportamento da a. carotida interna, no que diz ao seu percurso, direcção, tortuosidades, etc. Em seguida se refere detalhadamente aos resultados de suas pesquizas pessoais, encarando de um modo particular a origem e o numero das aa. destinadas á tonsilla e o comportamento dos outros ramos arteriais vizinhos, como tambem as respectivas distancias amigdalo-vasculares.

Dos resultados de suas observações pessoais, deduz considerações praticas em torno do espaço mandibulo-faringeo e quanto ao perigo de hemorragias nas intervenções sobre a tonsila palatina e meios para remedia-las.

As conclusões gerais a que chega BROUCÁ são as seguintes: A irrigação arterial da tonsila palatina proveniente do sistema carotideo externo e as relações do tronco arterial e das respectivas colaterais, são algo mais importantes que o fazem supor as descrições classicas.

A a. carotida externa, como tronco, e as aa. lingual, maxilar externa, faringea ascendente e palatina ascendente (frequentemente) dão origem a notaveis arterias tonsilares directas. As aa. ocipital e auricular posterior podem ser intermediarias dos ramos tonsilares: a a. tiroidea superior não contribue para a irrigação da tonsila palatina.

A irrigação arterial quasi sempre depende exclusivamente da a. carotida externa, de modo que a sua ligadura praticamente anemiza a tonsila. Por excepção rara e coincidencia concomitantes, a laqueadura anemizante deverá ser feita ao nivel da a. carotida primitiva, si a a. faringea ascendente, emergindo da carotida primtiva ou interna (excepção), intervir eventualmente na irrigação tonsilar (concidencia).

Com muita frequencia o cotovelo inferior da a. maxilar externa se relaciona intimamente ao ¼ inferior da região tonsilar. Excepcionalmente, determinadas anomalias da região atlantoaxoidea, associadas a outras atipías de posição e de forma da a. carotida interna, podem determinar intimas relações tonsilo-carotidianas.

Como conclusões acessorias, de ordem pratica, clinica e cirurgica, BROUCÁ afirma que podem haver hemorragías tonsilares graves post-operatorias "por efracção" (SÉBILEAU), em tonsilotomias ou tonsilectomias, as quais si bem que raras, chegam a ser fatais, apesar dois recursos de que dispõe o especialista.

O recurso heroico, eficaz, logico e mesmo inocuo para o paciente, é a ligadura da a. carotida externa, fonte exclusiva da irrigação tonsilar. Tal ligadura, que já deu resultados satisfatorios mesmo aplicada em ultimas instancias, para ser eficaz, deve ser feita justamente ao nivel da bifurcação da a. carotida primitiva e, muito excepcionalmente, deverá ser acompanhada da laqueadura da a. carotida interna.

A formula que diz que devemos dar muita atenção á a. carotida interna terna ao tocar o polo superior da tonsila e desconfiar da a. carotida externa e de seus ramos ao tratar do polo inferior da amigdala é uma verdade demonstrada, que deve continuar sendo um constante e importante preaviso.

Imprimir:

BJORL

 

 

 

 

Voltar Voltar      Topo Topo

 

GN1
All rights reserved - 1933 / 2024 © - Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial