Versão Inglês

Ano:  1993  Vol. 59   Ed. 3  - Julho - Setembro - ()

Seção: Artigos Originais

Páginas: 160 a 163

 

TESTE DE IDENTIFICAÇÃO DE SENTENÇAS SINTÉTICAS (SSI) EM PORTUGUÊS COM MENSAGEM COMPETITIVA: UMA PADRONIZAÇÃO.

Sinthetic sentence inteligibility (SSI) test in portuguesa with competitiva message: a standardization.

Autor(es): António Maria Claret Mana de Aquino *
Clemente Isnard Ribeiro de Almeida **
José Antônio A. Oliveira ***

Palavras-chave: audiometria, surdez

Keywords: audiometry, deafness

Resumo:
Nas últimas décadas o teste de SSI tem sido motivo de várias publicações na literatura mundial1, 2, 3, 4 e brasileira5, 6, 7, 8, 9, 10. Entretanto, ainda não há uma padronização com cálculos estatísticos em população normal para este teste em português, o que é o objetivo do presente trabalho. Foram avaliados 100 ouvidos de 50 indivíduos considerados normouvintes, quanto ao desempenho no teste de SSI. Aos resultados foi aplicado um teste estatístico para estabelecer uma faixa de normalidade para as respostas do teste. O resultado é semelhante ao encontrado para o teste original em inglês.

Abstract:
The SSI test has been object of many publications on the world1, 2, 3, 4 and brazilian5, 6, 7, 8, 9, 10 to specialized press. However, still there is not a standardization with statistics calculations about normal population for this specific test, which is the objective of this work. We evaluated the performance of 100 ears from 50 normal hearing persons at the SSI test. On the results was applied a statistic test to establish a standard table for the test's answers. The resuts are similars to those found for the original test in English.

INTRODUÇÃO

Os testes de audição central utilizando material de fala tiveram início com os trabalhos de Bocca e cols,11, 12 em Milão - Itália. Estes e outros autores5, 6, 7, 8, 9, 10 utilizaram material de fala distorcida através de filtros de freqüência, compressão ou interrupção temporal da fala. Na década de 60, nos EUA, alguns autores elaboraram testes de logo-audiometria sensibilizada utilizando ruído de fala não distorcida, porém com sentido semântico não coerente, tais como o teste de SSW (Staggered Spondaic Words) de Katz16, o teste de SSI (Synthetic Sentences Inteligibility) de lerger e cols.,1 e o CST (Competitiva Sentences Test) de Willeford4.

O teste de SSI foi adaptado por Almeida e Caetano5, para a língua portuguesa tendo estes autores mostrado que as respostas neste teste eram semelhantes àquelas obtidas no teste original em Inglês.

A finalidade do presente trabalho é criar uma padronização para o teste de SSI em português, com cálculos estatísticos, gerando uma faixa de normalidade relativa ao desempenho dos pacientes neste teste, e comparar essa faixa à encontrada para o teste em inglês e também com os resultados de Almeida e Caetano.

MATERIAL E MÉTODO

Foram avaliados 50 indivíduos considerados normais, de acordo com os critérios mostrados na tabela 1, que eram voluntários médicos, paramédicos, estudantes, trabalhadores e estagiários do Ambulatório Especializado de Otorrinolaringologia do Hospital das Clínicas da FMRP-USP.

O equipamento utilizado na realização do teste de SSI foi: gravador estereofônico Philips AR 420; fita cassete BASF; audiômetro de dois canais; unidade de volume (VU); fones de ouvido ELEGA DR-59; tábua de respostas do paciente e monitor de tábua de respostas para o examinador. Como acessórios foram utilizados: cabine de isolamento acústico; decibelímetro Brawn & Kjaer 2203; ouvido artificial Brawn & Kjaer 4152; osciloscópio Hitachi V-202; freqüencímetro Monacor FC 7000 e calibrador Brawn & Kjaer 4230. A metodologia do teste já foi objeto de outras publicações5, 6, 9.


TABELA 1 - Todos os indivíduos apresentaram audiometria tonal, timpanometria e reflexo do estapédio contra lateral normais em ambos os ouvidos.



A figura 1 apresenta um diagrama em bloco do equipamento utilizado para a realização do teste de SSI.

Os 50 indivíduos foram submetidos a um protocolo de pesquisa que constou de anamnese e exames clínicos gerais e específicos. O exame clínico específico se resumiu ao exame da boca e orofaringe, rinoscopia anterior, otoscopia e teste de Rinne e Weber (512 Hz). Todos os indivíduos foram submetidos à audiometria tonal liminar, timpanometria, pesquisa do reflexo estapédio contralateral, teste de discriminação vocal para monossílabos, avaliação da função central da audição pelo SSI com mensagem competitiva contralateral ao ouvido testado (CCM-contralateral competitive message) e monótica com mensagem competitiva ipsilateral (ICM-ipsilalateral competitive message) em cada ouvido, separadamente, Figura 2.

A calibração foi feita de acordo com as normas do ANSI (American National Standard Institute), (1969) para a calibração dos audiômetros da fala, dando um rendimento, para o tom de 1.000 Hz a 0 dB HL de 19,5 dB SPL (Wilber17).



FIGURA 1 - Diagrama em bloco do teste de SSI. (1) Fita cassete com gravação faixas magnéticas separadas e com tom de 1.000 Hz, no início, para calibração do audiômetro; (2) cabeçote, transdutor eletromagnético em duas faixas (estereofônico); (3) pré-amplificador; (4) controle resistivo de volume; (5) amplificador; (6) saída; (7) unidade de volume (VU) para calibração com o tom de 1.000 Hz do gravador; (8) pré-amplificador; (9) controle resistivo de volume de precisão; (10) amplificador e osciloscópio; (11) fone de ouvido - transdutor analógico digital; (12) tábua de respostas do SSI; (13) monitor de respostas do examinador.



FIGURA 2



Os limites para os padrões de normalidade foram construídos de acordo com o teste não paramétrico de Somerville18.

RESULTADOS

As características gerais da população estudada são mostradas na tabela 1 e nos gráficos 1a, b e 2.

Os resultados quanto ao teste de SSI são mostrados nos gráficos 3a, b, c, d.

DISCUSSÃO

Originalmente, procuramos estabelecer parâmetros estatísticos com grau de confiança para a aplicação do teste de SSI em Português. Trata-se de um teste com elaborações complexas e pode estar sujeito a variantes tais como motivação, memória e situações emocionais.





GRÁFICO 1 - Demonstrativo do grupo de indivíduos normais quanto à idade, sexo e raça.



Indivíduos normais. Idade x sexo.

Indivíduos normais. Distribuição por raça.

Nossos resultados, com relação à normalização do teste de SSI para o grupo de indivíduos normais, (gráficos 3a, b, c, d) em muito se assemelham aos resultados de Jerger e cols.,1 para a língua inglesa (gráficos 4a, b, c, d).

Observamos que os limites inferiores da curva de normalidade estabelecida para os testes ICM são idênticas quando comparadas com os gráficos desses autores, sendo que, para os testes CCM, nossa faixa foi um pouco mais estreita.

Os limites superiores da faixa de normalidade não são tão importantes para estabelecer lesões em vias auditivas centrais, haja visto que um desempenho acima desses limites seria esperado em indivíduos com refinamentos de discriminação acima da média.

Estes resultados também estão de acordo com os trabalhos de Almeida e Caetano5, 6, que mostraram não haver diferença significativa na padronização do teste de SSI elaborado na língua portuguesa.

Os problemas centrais mostram uma audição limiar virtualmente normal e sintomas contralaterais. Uma característica comum aos problemas centrais e periféricos porém muito mais marcante nas patologias que acometem as vias do sistema auditivo central é uma diminuição da habilidade de recepção e transmissão de sinais sonoros complexos tal como a fala.

Os testes de sentenças competitivas parecem ter valor como um meio de verificar casos de disfunções do sistema auditivo central em indivíduos com audiometria tonal aceitável. Assim, devem ser vistos em sintonia com outros exames e com a avaliação clínica do paciente, não substituindo outros exames que podem dizer melhor sobre a natureza e extensão da lesão.

Devemos estar atentos ao efeito do pior desempenho do ouvido homolateral à lesão, que pode ser observado em algumas raras situações e, também, para a presença de positividade no teste em pacientes com lesões localizadas em regiões distantes da área de projeção primária da audição (ÁREA I) como em alguns tumores de lobos frontais e parietais4.

Segundo os nossos resultados, o desempenho no teste de SSI em 90% da população normal está dentro da faixa padrão de normalidade com uma confiança de 75%. Acreditamos que a repetição do teste pode aumentar sua contabilidade. Dentro desta amostra, de 0 a 5% dos indivíduos tiveram uma audição acima do normal e outros 5% estiveram abaixo dos limiares da normalidade. De acordo com estes dados, podemos pressupor uma incidência de 5% para os resultados falso positivos ou abaixo dos índices normais para a população de indivíduos normais. Além disto, em observações ainda não publicadas, pudemos notar uma "positividade cruzada" em alguns pacientes com lesões de lobo frontal.



GRÁFICO 2 - Demonstrativo do grupo de indivíduos normais quanto à predominância motora e grau de instrução.



Diante do exposto a pergunta que surge é: qual a incidência de falso negativos (indivíduos com lesão em tronco cerebral ou lobo temporal com performance normal) no teste de SSI?

Em uma amostra de 10 pacientes, a maioria com lesões graves em lobo temporal, pudemos notar um desempenho anormal para o ouvido contralateral ao hemisfério acometido, principalmente para os testes dicóticos (CCM) em 100% dos testes. Já para os pacientes com lesões degenerativas difusas de tronco cerebral o desempenho foi pior nos testes monóticos (ICM), mas não tão evidentes como nos pacientes com lesões hemisféricas.






GRÁFICOS 3 e 4 - Comparativos da faixa de normalidade encontrada neste trabalho com a encontrada por Jerger nos estudos para a língua inglesa.



O desempenha no teste, mesma naqueles pacientes com lesões comprovadas em vias auditivas centrais, mostrou claramente ser dependente de fatores como natureza da lesão, localização, extensão, grau de comprometimento funcional, presença ou não de afasia ou outros distúrbios de linguagem10.

Diante de tantas variáveis precisaríamos de uma amostragem ainda maior antes de chegarmos a conclusões sobre a incidência de falso negativos no teste.

CONCLUSÃO

Analisando os resultados do presente estudo, concluiu-se que o teste de SSI em português tem uma faixa de normalidade muito semelhante à do teste feito em inglês (Jerger e cols.,1). Através da aplicação dessa faixa padrão, podemos pressupor uma incidência de falso positivo no teste para os indivíduos normais da ordem de 5%.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

1. JERGER, J.; SPEAKS, C.; TRAMMELL, J.L.: A new aproach to speech audiometry. J. Speech Hear. Disord., v. 33, n° 4, p. 318-328,1968.
2. JERGER, J. JERGER, S.: Clinical validity of central auditory tests. Scand. Audiol., v. 4, p. 147-163, 1975.
3. SPEAKS, C.: Evaluation de loa transtornos del sistema auditivo central. In: PAPARELLA, M.M.; SHUMRICK, D.A.: Otorrinolaringologia. 2ª ed., Buenos Aires, Editorial Medica Panamericana, 1982, v. 2, p, 1833-1846.
4. WILLEFORD, J.A.: Testes de sentenças em disfunção auditiva central In KATZ, J.: Tratado de audiologia clinica. 3ª ed., São Paulo, Manole, 1989. p. 409-426.
5. ALMEIDA, C.I.R.; CAETANO, M.H.U.: Logoaudiometria utilizando sentenças sintéticas. Rev. Bras. Otorrinolaringol, v. 54, n° 3, p. 68-72,1988 (a).
6. ALMEIDA, C.I.R.; CAETANO, M.H.U.: Avaliação da ajuda auditiva por sentenças sintéticas. Rev. Bras. Otorrinolaringol., v. 54, na 3, p. 77-79, 1988 (b).
7. ALMEIDA, C.I.R.; CAMPOS, M.L; ALMEIDA, R.R.: Logoaudiometria pediátrica (PSI) - Pediatric speech intelligibility test. Rev. Bras. Otorrinolaringol., v. 54, n° 3, p. 73-76, 1988.
8. CAETANO, M.H.U.: Utilização do teste de identificação de sentenças sintéticas (SSI) com mensagem competitiva, em avaliação de próteses acústicas. São Paulo, 1991, Dissertação (Mestrado), Escola Paulista de Medicina,
9. AQUINO, A.M.C.M.; OLIVEIRA, J.A.A.: Avaliação do Sistema Auditivo Central pelo Teste de Identificação de Sentenças Sintéticas (SSI) com mensagem competitiva. Ribeirão Preto, 1992, Dissertação (Mestrado), Faculdade de Medicina de Ribeirão Preta - USP.
10. AQUINO, A.M.C.: MARTINS, N.; LIMA, S.M.V.; ROSATO, M.; OLIVEIRA, J.A.A.: Anais do XXXI Congresso Brasileiro de Otorrinolaringologia realizado em São Paulo (SP) - 15 a 20 de agosto de 1992 - BRASIL.
11. BOCCA, E.; CALEARO, C.; CASSINARI, V.: A new method for testing hearing in temporal lobe tumors. Acta Otolaryngol., v. 44, p. 219-221. 1954.
12. BOCCA, E.: Binaural hearing: another aproach. Zaringoscope, v. 65, p. 1164-1171, 1955.
13. CALEARO, C.; LAZZARONI, A.: Speech intelligility in relation to the speed of the message. laryngoscope, v. 67, p. 410-419, 1957.
14. CALEARO, C.; ANTONELLI, A.R.: "Cortical" hearing testa and cerebral dominance. Acta Otolaryngol., v. 56, p. 17-26, 1963.
15. MATZKER, J,: Two news methods for the assestment of central auditory functions in cases of brain deseases. Ann. Otol., v, 68, p. 11851197,1959.
16. KATZ, J.: The use of staggered spondaic words for assessing the integrity of the central auditory nervous system. J. Audiol Res., v. 2, p. 327-337, 1962. - '
17. WILBER, L.A.: Calibração: tom puro, fala e sinais ruidosos. In: KATZ, J.: Tratado de audiologia clínica. 3ª ed., São Paulo, Manole, 1989. p. 116-150.
18, SOMERVILLE, P.N.: Tables for obtaining non-parametric tolerance limits. Ann. Math. Fst., v. 29, p. 599-601. 1958.




* Mestre em Otorrinolaringologia pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP
** Professor Titular da Disciplina de Otorrinolaringologia da Faculdade de Medicina de Jundiaí - SP
*** Professor Titular da Disciplina de Otorrinolaringologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP

Trabalho realizado no Departamento de Oftalmo-Otorrinolaringologia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP - Campus Monte Alegre - Ribeirão Preto (SP) e parcialmente apresentado no XXXI CONGRESSO BRASILEIRO DE OTORRINOLARINGOLOGIA de 15 a 20 de agasto de 1992 em São Paulo (SP) - BRASIL.

Endereço do autor: Rua Garibaldi, 1471 - Ribeirão Preto (SP) - CEP 14025-190 Suporte financeiro concedido pela CAPES - Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de nível Superior.

Imprimir:

BJORL

 

 

 

 

Voltar Voltar      Topo Topo

 

GN1
All rights reserved - 1933 / 2024 © - Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial