Versão Inglês

Ano:  1992  Vol. 58   Ed. 1  - Janeiro - Março - ()

Seção: Homenagem

Páginas: 66 a 66

 

Os 90 anos do professor Ermiro de Lima

Autor(es): Dr. Adelmar Cadar

O nonagésimo aniversário natalício do professor Ermiro Estevão de Lima foi comemorado pelos seus amigos, admiradores, ex-assistentes e ex-alunos com um evento científico-social de grande repercussão na classe médica.

O professor Ermiro de Lima ao longo de toda a sua vida profissional dedicou-se com afinco à especialidade que abraçou, a otorrinolaringologia, mostrando-se um insatisfeito com o estágio em que a encontrou. Com um entusiasmo que sempre marcou sua personalidade, procurou desde logo criar novos horizontes para a otorrinolaringologia. Conseguiu o seu objetivo através de inovações como, por exemplo, a abordagem cirúrgica de todos os seios paranasais pelo seio maxilar, cirurgia esta que recebeu o nome de "Operação de Ermiro de Lima", reconhecida em todo o mundo e largamente praticada até os dias de hoje. Dedicou-se também à otologia onde, nos primórdios da cirurgia da surdez e das doenças vestibulares, o seu talento se destacou tanto em técnicas pessoais como na codificação destas cirurgias, também utilizadas rotineiramente pelos cirurgiões.

É um dos pioneiros da especialidade e um dos que maior contribuição a ela ofereceu. Ermiro de Lima demonstrou para os seus assistentes e alunos ser um professor nato. A todos que com ele trabalharam jamais negou qualquer ajuda ou escondeu algum segredo, fiscalizando os seus trabalhos, ao mesmo tempo que para eles transferiu o exercício de uma ética profissional irrepreensível. Aos alunos da Faculdade transmitiu, com a sua admirável didática, os fundamentos da especialidade, o que ajudou muito a formação médica de seus discípulos.

A HOMENAGEM

A homenagem ao professor Ermiro Estevão de Lima teve lugar no dia 26 de outubro, data de seu natalício. Ela constou na parte científica de uma sessão denominada "I Jornada Anual de Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço do Hospital São Vicente de Paula", no Rio de Janeiro. Grande número de especialistas esteve presente, participando ativamente dos debates.

A primeira parte tratou de "Ouvido Crônico" e foi moderada pelo dr. Arthur Octavio Kós e teve como participantes os doutores Pedro Luiz Mangabeira Albernaz, Fernando Linhares e Roberto Martinho da Rocha. Foram discutidas técnicas cirúrgicas nas timpanoplastias e timpanomastoidectomias e técnicas aberta se fechadas na cirurgia do colesteatoma.
Por motivo de atraso do avião que o traria do exterior, o professor José Kós não pôde presidir a mesa.

A segunda parte objetivou focalizar a "Obstrução Nasal Crónica", sendo a sessão presidida pelo dr. Pedro Estevão de Lima, moderada pelo dr. Roberto Neves Pinto e teve como debatedores os drs. Adelmar Cadar, Magali Saraiva e Jayme Nogueira Costa. Foram discutidas as causas da obstrução nasal, valor diagnóstico da endoscopia e da rinomanometria computadorizada e o tratamento cirúrgico.

A terceira parte focalizou os "Tumores da Laringe", presidida pelo dr. Fernando Carneiro da Cunha, moderada pelo dr. Mario Jorge Noronha e os Drs. Paulo Pontes, Marcos Sarvat, Flavio Aprigliano e Fernando Luiz Dias discutiram as microcirurgias da laringe, videolaringoscopia no câncer da laringe, tratamento cirúrgico funcional do câncer da laringe e cirurgia do câncer avançado da laringe. Após a sessão, o professor Ermiro de Lima recebeu placas de prata oferecidas pela Sociedade Brasileira de Otorrinolaringologia, Sociedade de Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro, Sociedade Brasileira de Rinologia e Associação Professor Ermiro de Lima, todas elas com gravações alusivas ao acontecimento.

Em seguida os participantes dirigiram-se ao restaurante "Parmê" onde almoçaram com o homenageado, que inclusive soprou um "bolo de velas". Nesta oportunidade o dr. Meireles Vieira fez um discurso em nome dos homenageantes, tendo o professor Ermiro de lima agradecido a todas as homenagens visivelmente emocionado.

O evento foi coordenado pelos drs. Roberto Machado Neves Pinto, Arthur Octavio Kós, Mario Jorge Noronha e Meireles Vieira. A comissão executiva foi constituída pelos drs. Fernando Luiz Dias, Kleber Falcão Rebelo, Ronaldo Amui e Marcelo Lodi.

Dr. Adelmar Cadar

Imprimir:

BJORL

 

 

 

 

Voltar Voltar      Topo Topo

 

GN1
All rights reserved - 1933 / 2024 © - Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial