Versão Inglês

Ano:  1992  Vol. 58   Ed. 1  - Janeiro - Março - ()

Seção: Artigos Originais

Páginas: 28 a 29

 

Instrumento para medida direta da velocidade angular da componente lenta do nistagmo

Instrument for the direct measurement of the slow-phase angular velocity of the nystagmus

Autor(es): Clemente I. Ribeiro de Almeida*,
Edmir Américo Lourenço **,
Roberta Ribeiro de Almeida ***,
André de Campos Duprat****

Palavras-chave: nistagmo, eletronistagmografia

Keywords: nystagmus, electronystagmography

Resumo:
Os autores descrevem um instrumento destinado a leitura direta da velocidade angular do nistagmo sobre o traçado. A vantagens do uso do instrumento é a economia de tempo pela leitura direta da velocidade angular do nistagmo, serra a necessidade de riscar o traçado e fazer medidas. O método é particulannente útil quando o papel de registro usado é liso, ou seja, não milimetrado. Embora o instrumento tenha sido confeccionado por nós há alguns anos e usado ria rotina clínica, ainda não foi publicado.

Abstract:
The authors describe an instrument for the direct measurement of the slow phase of angular velocity of the nystagmus on the record. The advantage of using this instrument is due to the time saved by the direct reading of the nystagmus slow-phase angular velocity, without the necessity of using graphic methods. The method is particulary useful when the record paper used is blank or rather, not in graphform. The instrument was developed by ourselves some years ago. It has been used since then in our clinical routins, although specifications have not been published yet.

INTRODUÇÃO

A medida da velocidade angular da componente lenta do nistagmo, quando o registro do traçado é feito em papel milimetrado convencional, é realizado traçando-se uma linha que una os extremos do batimento ocular e na intercessão com uma paralela às margens do papel, conta-se em milímetros a velocidade do papel, traça-se uma vertical e obtém-se a velocidade angular em graus por segundo, correspondendo cada milímetro a 1 grau por segundo. (figura 1)

Ao ser utilizado papel liso, não milimetrado, há necessidade de serem traçadas várias linhas para obter o valor da velocidade angular, o que demanda grande dispêndio de tempo, mas apresenta a vantagem de um custo muito menor que o papc1 milimetrado.

Para facilitar o ato de medir as velocidades angulares dos nistagmos em papel liso, idealizamos um instrumento que permite a avaliação nos traçados electronistagmográficos com simpficidade e rapidez.

Existe em uso equipamento eletrônico para a mesma finalidade fornecendo as velocidades angulares mínima, máxima e média que não é usado em nosso meio devido a seu custo, entretanto instrumento mecânico similar ao descrito no presente trabalho não foi citado na literatura.

DESCRIÇÃO DO INSTRUMENTO

O instrumento consta de uma régua comum milimetrada contendo um linha central em toda a sua extensão, articulada num eixo que permite um deslocamento angular para a direita ou para a esquerda sobre uma transparência que é superposta ao traçado (figura 2).

A leitura da velocidade angular do nistagmo é feita diretamente nas linhas que compõem a transparência, de acordo com a velocidade do papel de registro do exame.



FIGURA 1 - Medida convencional da velocidade angular da componente lenta do nistagmo. Papel liso correndo com velocidade de 10 mm/s.



FIGURA 2



MODO DE USAR

Quando a velocidade do papel de registro electro ou vectotnistagmográfico for 10 milímetros por segundo e a direção do nistagmo for para a direita (no canal horizontal), ou para cima (no canal vertical), inclinamos a régua central para a esquerda, de maneira que sua linha central se sobreponha à componente lenta do nistagmo e a leitura é feita diretamente, em graus por segundo, na primeira escala vertical.

Se a velocidade do papel de registro for de 20 milimetros por segundo, multiplicamos a leitura direta, em graus por segundo, por dois; sendo 5 milímetros, dividimos por dois. A segunda escala vertical, mais externa, é utilizada para velocidade do papel de 25 milímetros por segundo, com leitura direta em graus por segundo.

O mesmo procedimento é realizado para os nistagmos para esquerda (no canal horizontal) ou para baixo (no canal vertical). Inclinando-se a régua para a direita fazendo-se a leitura diretamente como acima descrito.

CONCLUSÃO

O instrumento descrito é de baixo custo e uso fácil simplificando a medida da velocidade angular da componente lenta do nistagmo especialmente quando o registro é fito em papel liso, isto é, não milimetrado que apresenta baixo custo e fácil obtenção.




* (Professor Titular da Faculdade de Medicina de Jundiaí)
** (ProfessorAssistente da Faculdade de Medicina de Jundiaí)
*** (Acadêmica da Faculdade de Medicina da USP.)
**** (Residente da Santa Crua de Misericórdia de São Paulo.)
Trabalho realizado em serviço privado.
Endereço do autor. Rua Prof Arthur Ramos, 96 ej.72 São Paulo - SP- 014.54
Trabalho apresentado no XXX Congresso Brasileiro de Otorrinolaringologia - 1990.

Imprimir:

BJORL

 

 

 

 

Voltar Voltar      Topo Topo

 

GN1
All rights reserved - 1933 / 2024 © - Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial