Versão Inglês

Ano:  1991  Vol. 57   Ed. 2  - Abril - Junho - ()

Seção: Homenagem

Páginas: 56 a 56

 

O médico Rudolf Lang

Autor(es): SÉRGIO MOUSSALLE *

A Otorrinolaringologia, ramo da Medicina que estuda e, trata os problemas de ouvidos, nariz e garganta, tornou-se nos últimos anos tão grande quanto o número de letras que compõem essa sua própria terminologia. Dela derivaram várias novas especialidades, das quais a que mais cresceu foi a Otologia, dedicada às doenças dos ouvidos e às alterações da audição. Seu desenvolvimento acelerado deveu-se ao pioneiro uso do microscópio cirúrgico, hoje adotado com êxito em quase todas as áreas da Medicina.

Em Porto Alegre, um gaúcho natural de Caçapava do Sul, filho de pais austríacos, exerceu, desenvolveu, ensinou e dignificou a Otologia como talvez nenhum outro. Rudolf Lang, que veio a falecer em Hanover, na semana passada, foi sempre um nome de grande destaque em nosso meio e nos seus pouco mais de 30 anos de trabalho médico. Iniciou sua vida profissional como estagiário na antiga enfermaria 15 da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre. Lá chegava sempre cedo e selecionava para si os pacientes portadores de otite e de surdez. Sua determinação em estudar a fundo esses casos o levou à fascinante experiência de muitas vezes conduzir pessoalmente muitas dessas pessoas para fazer exames de complementação diagnóstica em outros lugares quando se esgotavam as possibilidades na Santa Casa. "Muitas vezes, a gente comprava filmes radiográficos para que se pudesse conseguir os exames", dizia ele.

Mais tarde, aos seus médicos residentes e alunos da faculdade, ele não se cansou de dizer: "Interessem-se hoje pelos seus pacientes que amanhã eles correrão para vocês". No inicio da década de 60, o doutor Lang foi bolsista na Alemanha, onde fez cursos de p6sgraduação. Complementou mais tarde seus estudos nas universidades norte-americanas. Voltando ao Brasil, criou e dirigiu por muito tempo o Serviço de Otorrinolaringologia do Hospital Ernesto Dornelles. Em 1969, projetou-se no País inteiro e na América Latina ao organizar e presidir em Porto Alegre o mais qualificado Congresso Brasileiro de Otorrinolaringologia até então realizado, com a presença marcante de um sem-número de autoridades mundiais que ponteavam as pesquisas médicas da época. Naquela ocasião, reabilitou a Revista Brasileira de Otorrinolaringologia, por longa data desativada, tornando-a moderna e bem mais abrangente e permanecendo seu editor até bem pouco tempo atrás.

Por sua inspiração, foi fundada a Sociedade Brasileira de Otologia, cabendo-lhe a honra de ser seu primeiro presidente. A convite da Faculdade de Medicina da Pontifícia Universidade Cat61ica do Rio Grande do Sul, assumiu, em 1973, o cargo de professor titular da disciplina de Otorrinolaringologia e a chefia do Serviço da mesma especialidade. Coube a ele executar o planejamento e a implantação desses dois setores na escola que recém-dava seus primeiros passos.

Rudolf Lang foi um médico organizador por excelência. Era homem de detalhes. De sua vivência em clínicas do exterior trouxe o que havia de melhor, acrescentando a tudo um toque de original criatividade. Brilhava nos congressos e nos cursos que ministrava. Tanto abordava aspectos científicos, sempre valorizados com sua enorme experiência pessoal, como até proferia conferências para ensinar como bem organizar uma clínica desde minuciosos aspectos da história do paciente até a descrição pormenorizada dos achados cirúrgicos. O Serviço de Otorrinolaringologia da PUC é hoje cartão de visitas do Hospital Universitário e referência obrigatória no Brasil e em vários países. De todas as partes chegam pedidos de médicos e de estudantes para realização de estágio ou formação na especialidade, através da residência médica.

Mais de uma centena de otorrinolaringologistas de vários estados e dos países vizinhos especializaram-se aqui com o grande mestre. Milhares de pacientes passaram pelo seu consultório e se beneficiaram da sua extraordinária habilidade cirúrgica. Rudolf Lang e a Otologia: um casamento que deu certo. Nem suas atividades paralelas na agropecuária nem o agravamento da doença conseguiram afastá-lo daquilo de que mais gostava: seu consultório, seu hospital, seus pacientes.




* Médico e professor universitário

Imprimir:

BJORL

 

 

 

 

Voltar Voltar      Topo Topo

 

GN1
All rights reserved - 1933 / 2024 © - Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial