Versão Inglês

Ano:  1991  Vol. 57   Ed. 2  - Abril - Junho - ()

Seção: Homenagem

Páginas: 53 a 55

 

Rudolf Lang

Autor(es): NÉLSON CALDAS
OTACÍLIO LOPES FILHO

Resumo:
Escrever sobre um amigo que se foi é uma missão difícil, escrever sobre Rudolf Lang é missão ingrata. Rudolf Lang: que homem, que profissional, que professor, que amigo, que exemplo!


Nélson Caldas, Rudolf Lang e Otacílio Lopes Filho



Conhecemos Rudolf Lang há mais de 25 anos, por ocasião de congressos da especialidade. Ficamos amigos fraternos até seu desaparecimento recente. Impossível imaginar que um dia escreveríamos seu obituário, mesmo porque pessoas como Lang nos pareciam permanentes. Personalidade brilhante, idéias próprias, raramente se deixava influenciar pelas opiniões alheias, tinha a sua. Cultivava suas qualidades da mesma maneira que os seus defeitos. Sempre respeitou aqueles que tinham opinião oposta, discordando, no entanto, com extrema elegância e respeito. Raramente se rendia em uma discussão, mas quando assim acontecia, celebrava com ruidosa gargalhada, transformando os olhos miúdos em traços. Gaúcho até a alma, não abandonava o "tchê" sem o qual parecia impossível comunicar-se. Tinha um posicionamento severo acerca da incompetência na área médica e lembro-me de sua afirmativa "só não erram, os que não trabalham ou os mentirosos."

Ministramos vários cursos juntos, participamos de inúmeros congressos, reuniões, simpósios etc. e em todos eles Rudolf arrebatava a atenção dos participantes com didática primorosa e posições definidas. Não buscava nos livros nem nos periódicos da especialidade a inspiração para suas palestras, era autêntico, mostrava sua experiência pessoal, sempre tinha o caso de um paciente para contar. Era muito crítico.

Inovador, tinha técnicas pessoais na área da cirurgia otológica, na semiologia e terapêutica. A "corneta acústica" era sua companheira inseparável na semiologia da audição.

Incentivou a Otorrinolaringologia gaúcha, projetando-a no cenário nacional e internacional. Como professor na PUC, de Porto Alegre, montou em seu Hospital Universitário um Serviço exemplar. Fomos testemunhas de sua dedicação na organização, bem ao modo de sua origem germânica, dando tudo de si na aquisição de instrumental e equipamentos, os mais sofisticados. Lang divulgou muito a especialidade na América Latina. Dominava muito bem o "castelhano" e, possuidor de excelente material didático audiovisual, levava nossos colesteatomas para os países vizinhos, e lá os trucidava de maneira meticulosa.

Adorava o Nordeste e, sempre que possível, procurava suas praias em busca de sol, verão e calor. Em seus famosos cursos de dissecção do osso temporal, sempre tinha vaga para um "pau-de-arara". Foi há vários anos homenageado em Fortaleza, emprestando seu nome à "Clínica Rudolf Lang" do dr. Fernando Praça, seu ex-aluno.

Recuperou a Revista Brasileira de Otorrinolaringologia que, em 1960, agonizava, projetando-a como a expressão da nossa especialidade. Foi o pai de nossa Sociedade Brasileira de Otologia.

Sentimos que traçar uma biografia do Lang era muito difícil e deixamos para que ele próprio o fizesse. Assim, retiramos de seu Memorial, apresentado em 1980, os trechos abaixo por ele mesmo escritos (com pequenas adaptações), ninguém melhor que Rudolf para escrever de si mesmo.

"RUDOLF LANG, filho de Carlos José Rodolfo Lang e de Frida Antônia Elisabeth Lang, nasceu em Caçapava do Sul, RS, Brasil, em 27 de agosto de 1932.

Graduando-se em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em 1958, e tendo optado pela Otorrinolaringologia e Broncoesofagologia como especialidade, durante os anos de 1959 e 1960, inicia sua formação médica especializada, participando de Programas de Ensino da Cátedra de Otorrinolaringologia e Broncoesofagologia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Durante o ano de 1961, na condição de bolsista da Deutsche Ibero Amerika Stiftung e da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, realiza ESTÁGIOS PROFISSIONAIS em Universitäts-Klinik für Hals-Nasen und Ohrenkranke de Würzburg e Hamburg, na Alemanha Ocidental; no Institute of Laryngology and Otology, British Pos Graduate Medical Federation, University of London; no Centre Hospitalier et Universitaire de Bordeaux e na Otorrinolaryngologische Klinik der Universität em Zurich, Suíça, o que repete em 1965 em Departamentos de Otorrinolaringologia de Hospitais Universitários em Philadelphia (Pennsylvania), Chicago (IIIinois) e Los Angeles (California) nos Estados Unidos.

Regressando a Porto Alegre, em 1962, a Associação dos Funcionários Públicos do Estado do Rio Grande do Sul, convida-o a assumir a CHEFIA DO SERVIÇO DE OTORRINOLARINGOLOGIA E BRONCOESOFAGOLOGIA DO HOSPITAL ERNESTO DORNELLES, recém-inaugurado, o que faz e onde permanece até 1978.

A convite da Faculdade de Medicina da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, em 1973, assume o cargo de PROFESSOR TITULAR DA DISCIPLINA DE OTORRINOLARINGOLOGIA E BRONCOESOFAGOLOGIA DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO da referida Universidade, com o encargo inicial de planejar e implantar em ambos condições e programas adequados ao ensino da especialidade.

A partir das possibilidades criadas pelas condições de trabalho que implantou nessas estruturas, dando continuidade à sua formação profissional, freqüenta mais de 90 CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO ou APERFEIÇOAMENTO, sendo que grande parte deles no exterior (Argentina, USA e Suíça).

Sua permanente preocupação em criar intercâmbio científico pode ser expressa por sua participação em uma centena de JORNADAS e CONGRESSOS DE OTORRINOLARINGOLOGIA E BRONCOESOFAGOLOGIA, sendo mais de um terço deles no exterior (Alemanha, Argentina, Chile, Colômbia, El Salvador, Espanha, França, Itália, Japão, México, Panamá, Peru, Uruguai e USA); pelas CONFERÊNCIAS QUE PROFERIU, MESASREDONDAS, SIMPÓSIOS E PAINÉIS dos quais sendo cerca de 50 deles no exterior (Argentina, Chile, El Salvador, Espanha, Japão, México, Panamá, Peru, Uruguai e USA), bem como pela quase centena de trabalhos científicos que publicou.

Como chefe do Serviço de Otorrinolaringologia e Broncoesofagologia do Hospital Ernesto Dornelles (1962/1978); chefe do Instituto de Otologia, credenciado pela Federação Brasileira de Otorrinolaringologia para formação de Médicos Residentes; professor Titular da Disciplina de Otorrinolaringologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e chefe do Serviço de Otorrinolaringologia e Broncoesofagologia do Hospital Universitário da mesma Universidade desde 1973, sua ATIVIDADE DOCENTE pode ser resumida:

na formação de Médicos Residentes em Otorrinolaringologia e Broncoesofagologia, tendo (até 1980) expedido Certificados de Qualificação para 36 deles, proporcionando ainda Campo de Estágio para Doutorandos de Medicina entre outras das Universidade Federais do Rio Grande do Sul, de Pelotas e de Santa Maria;

na realização de Cursos de Aperfeiçoamento, Especialização e Extensão Universitária, tendo ministrado inúmeros cursos no Brasil e no exterior (Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia e USA);

no desenvolvimento de Programas de Ensino em Cursos de Graduação da Faculdade de Medicina da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul;

na participação, como professor convidado, em Programa de Ensino de Pós-graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1976) e da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1980).

Dos TÍTULOS E DISTINÇÕES que lhe foram conferidos por Sociedades Médicas do Brasil e de outros países, cabe salientar sua condição de SÓCIO da Associação Médica do Rio Grande do Sul, da Associação Médica Brasileira da Federação das Sociedades de Otorrinolaringologia e Broncoesofagologia; SÓCIO FUNDADOR do Departamento de Otorrinolaringologia e Broncoesofagologia da Associação Médica do Rio Grande do Sul, da Sociedade Brasileira de Otologia (tendo sido seu primeiro presidente eleito) e da Sociedade Brasileira de Otorrinolaringologia; Sócio da ASSOCIACION ARGENTINA DE LOGOPEDIA, FONIATRIA Y AUDIOLOGIA (Bueno Aires, 1960), MEMBRO da CONFEDERAÇÃO DE SOCIEDADES LATINO AMERICANAS DE OTORRINOLARINGOLOGIA (Rio de Janeiro, 1963), MEMBRO ELEITO da PAN AMERICAN ASSOCIATION OF OTOLARYNGOLOGY AND HEAD AND NECK SURGERY (New Orleans, 1966), eleito SECRETÁRIO da PAN AMERICAN ASSOCIATION OF OTOLARYNGOLOGY AND HEAD AND NECK SURGERY (Philadelphia, 1967), SÓCIO da SOCIEDAD PERUANA DE OTORRINOLARINGOLOGIA Y BRONCOESOFAGOLOGIA (Lima, 1972), DIRETOR HONORÁRIO da revista médica CADERNOS DE OTORRINOLARINGOLOGIA do HOSPITAL BARROS TRUDEAU (Santiago, 1973), eleito EDITOR da REVISTA DA PAN AMERICAN ASSOCIATION OF OTOLARYNGOLOGY AND HEAD AND NECK SURGERY (Santiago, 1980), eleito VICEPRESIDENTE DA PAN AMERICAN ASSOCIATION OF OTOLARYNGOLOGY AND HEAD AND NEGK SURGERY, de ESPECIALISTA EM OTORRINOLARINGOLOGIA, ESPECIALISTA EM OTOLOGIA e de RELATOR DE TEMAS OFICIAIS em diversos Congressos de Otorrinolaringologia; de MEMBRO da Confederação Latino americana de Otorrinolaringologia, do Núcleo Latino Americano para Estudo da Audição e Equilíbrio, da Gesellschaft Für Neurotologie Und Aequilibriometrie e de MEMBRO HONONÁRIO das Sociedades de Otorrinolaringologia do Chile e da Colômbia. PRESIDENTE da Sociedade Brasileira de Otorrinolaringologia.

Presidente do XVIII Congresso Brasileiro de Otorrinolaringologia, em Porto Alegre, 1969.

Foi por muitos anos EDITOR da REVISTA BRASILEIRA DE OTORRINOLARINGOLOGIA.

A convite de Sociedades Médicas de diversos países, proferiu conferências, participou de simpósios, painéis e ministrou cursos sobre assuntos de sua especialidade. Como PROFESSOR CONVIDADO, visitou o Departamento de Otorrinolaringologia da Universidade de Belgrado (Iugoslávia); como CONVIDADO ESPECIAL compareceu aos Congressos de Otorrinolaringologia realizados em Barcelona, Valença e Madri (Espanha), e como REPRESENTANTE OFICIAL DO BRASIL ao XV PAN AMERICAN CONGRESS OF OTO-RHINO-LARYNGOLOGY, em New Orleans, USA.

Formou como Médicos Residentes, entre 1969 e 1980, os seguintes otorrinolaringologistas que o enobreceu em suas atividades como profissionais de competência reconhecida: Telmo Athayde, Victor Hugo de Bem, Ana Maria H. da Silva, Waldomiro Azentte, Nero André Mafessoni, Belo João Araújo, Sérgio Moussalle, Edgar Arruda Filho, Luiz Carlos Faleiro, Alcione Couto, Alcides Kaschava, José Vieira Pinheiro, Wilma Rübenich, Adir Fachinello, Fernanda S. Praça. Lisandro Leon Montalvo, Túlio Wenzel, Aram Sakzenian, Arai Porto Alegre, Sebastião Cavalcante, Luiz Lucca, David Cardon, Reinaldo Sawitzki, Paulo Juarez Almeida, Paulo Di Nardo, Norma Guindani, Cezar Guindani, Norma Tochetto, Carlos Benemann, Jorge Logemann, Paulo Ardenghi, Arnoldo Nogueira, Luiz A.B. Kroeff, Alberto A. Nudelmann, Luiz França da Nova e Oscar Lopes Lacayo.

Nosso querido Lang deixou-nos precocemente, ficam, no entanto, a sua obra, suas realizações, sua maneira de ter sido. De seus amigos, de seus colegas e de seus alunos ficam a agradável lembrança, o exemplo e uma grande saudade. Que Deus o tenha em sua santa paz.

Imprimir:

BJORL

 

 

 

 

Voltar Voltar      Topo Topo

 

GN1
All rights reserved - 1933 / 2024 © - Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial