Versão Inglês

Ano:  1977  Vol. 43   Ed. 2  - Maio - Agosto - (12º)

Seção: Notícias e Comentários

Páginas: 173 a 174

 

PROF GABRIEL OLIVEIRA DA SILVA PORTO

Autor(es): -

Nascido no Rio de Janeiro em 7. 8.1902
Falecido em Fortaleza em 13.11.1976.


É com pesar que comunicamos o falecimento do Prof. Gabriel Oliveira da Silva Porto. Formado pela Faculdade de Medicina da Universidade do Rio de Janeiro em 1924, sempre se interessou pela otorrinolaringologia como discípulo da Escola do Prof. João Marinho, no Hospital São Francisco. Em 1926 ingressou na Clínica de Otorrinolaringologia do Instituto Penido Burnier de Campinas, sob a direção de Affonso Ferreira. Em 1930, obteve o seu trabalho "Cirurgia das Amídalas palatinas" o premio Doutorandos de 1900, "da Academia Nacional de Medicina. Sócio titular, em 1937, da Sociedade de Medicina e Cirurgia de S.Paulo, hoje Academia Paulista de Medicina, com apresentação de "Corpos Estranhos das vias aéreas inferiores, suas principais complicação"; secretário e presidente da Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas; membro da Société de Broncho-esophagologia de Langue Française; correspondente da The American Broncho-Esophagological Society e, em concurso de títulos da Academia Nacional de Medicina. Em 1940, conquistou a livre docência da Faculdade de Medicina da Universidade do Brasil, defendendo com realce, tese sobre "Cirurgia do Câncer Intrínsico do Laringe-. Entre os otorrinos nacionais destacou-se pela execução da laringectomia total, tema também de sua predileção em numerosas comunicações cientificas. No Estado de São Paulo, foi o primeiro especialista a realiza-la, em Novembro de 1931, muitos anos após os cirurgiões Walter Seng e Mário Gatti, em Campinas.

Desenvolveu Gabriel Porto apreciável atividade didática, iniciada como auxiliar de ensino na Clínica de ORL do Prof. João Marinho, da então Faculdade de Medicina do Rio. Ministrou aulas e cursos sobre a especialidade em diversos serviços e sociedades científicas. Durante doze anos, foi professor da Cadeira de Cirurgia da Face na Faculdade de Odontologia da Atual Pontifícia Universidade Católica, em Campinas. Professor Titular de Otorrinolaringologia da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp, desde 1965 até 1973, quando passou à categoria de Emérito.

Afável com os clientes, temperamento paciente, dotado de serenidade invulgar mesmo nos momentos de angústia e emoção que nos reserva a medicina, traçou Gabriel Porto a sua vida profissional com alto espírito humanitário e científico. (Parte do discurso proferido pelo colega Guedes de Melo, em reunião ordinária do Depart. de O.R.L. da Associação Paulista de Medicina, no dia 17 de Dezembro de 1976).

Imprimir:

BJORL

 

 

 

 

Voltar Voltar      Topo Topo

 

GN1
All rights reserved - 1933 / 2024 © - Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial