Versão Inglês

Ano:  1965  Vol. 33   Ed. 2  - Abril - Junho - ()

Seção: -

Páginas: 85 a 86

 

DR. VITAL BRASIL

Autor(es): -



A 28 de Abril deste ano comemorou-se o centenário do nascimento do grande brasileiro Vital Brazil Mineiro da Campanha, nascido em Campanha, Sul de Minas Gerais; filho do Alferes José Manoel dos Santos Pereira Jr. e de Drna. Mariana Carolina. Formou-se em 1891.

Viveu em Campanha, Itajubá, Caldas, São Paulo e Rio de Janeiro onde foi cobrador de bonde, varredor de colégio, revisor de jornal, escrevente de polícia, professor primário e finalmente estudante de medicina. Foi médico da Fôrça Pública e inspetor sanitário.

Em Santos conheceu ó grande brasileiro Gswáldo Cruz. O primeiro cargo científico que exerceu foi o de preparador da cadeira de Fisiologia. Esteve em diversas cidades, sendo que em 1895 clinicou na cidade de Botucatú (Estado de S. Paulo). No ano seguinte já era auxiliar do Instituto Bacteriológico de São Paulo, onde se dedicou ao estudo de sôros e vacinas, especializando-se em ofidismo. Visitou a Europa por uma vês em 1904 e por duas vêzes em 1914. Nesse mesmo ano, e por duas vêzes em 1914. Nesse mesmo ano, e depois em 1940, esteve também rios Estados Unidos.

Aposentou-se em 1919 e fundou em Niteroi o Instituto que leva o seu nome. Em 1924 foi reconduzido ao Instituto Butantan onde permaneceu até o ano de 1927.

Em 1942 foi inscrito no Livro do Mérito Nacional, e em 1948 foi justamente homenageado pelo Govêrno do Estado de São Paulo, com uma placa de bronze colocada em- um dos prédios dos Instituto Butantan.

A 8 de Maio de 1950, faleceu rica Rio de Janeiro, deixando uma grande bagagem científica, ficando seu nome, dada a atividade que sempre desenvolveu em pról de sua Pátria, inscrito na Historia da Medicina brasileira.

Centenário do Dr. Vital Brasil - 1865 - 28 de Abril - 1965 - Instituto Pinheiros - S. Paulo

Imprimir:

BJORL

 

 

 

 

Voltar Voltar      Topo Topo

 

GN1
All rights reserved - 1933 / 2024 © - Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial