Versão Inglês

Ano:  1950  Vol. 18   Ed. 5  - Setembro - Dezembro - ()

Seção: Várias

Páginas: 118 a 119

 

CENTENÁRIO DO NASCIMENTO DE LUIZ EDUARDO DA SILVA ARAUJO

Autor(es): -

Congrega-se o mundo médico-farmacêutico nacional para evocar a figura integerrina de LUIZ EDUARDO DA SILVA ARAUJO, de saudosa memória. Nascido a 13 de Outubro de 1850, na Freguezia de N. S. do Pilar, município fluminense de Estrela, foi um dos pioneiros da indústria farmacêutica no Brasil. Filho mais moço do casal Joaquim Caetano da Silva Araujo e D. Rita Ferreira da Silva Araujo, soube corresponder, pela sua inteligência marcante e pela fidalguia das suas atitudes bem definidas, aos devotamentos sem limites de seus venerandos genitores.

Frequentou os mais prestigiosos educandários, onde disciplinou e aprimorou os seus conhecimentos, não descurando a formação de seu caráter cujos reflexos até hoje permanecem no prolongamento de suas atividades desenvolvidas e engrandecidas pelos seus pósteros.

Aos 25 anos de idade, casou-se com D. Julie Palmer Silva Araujo, vivendo com ela uma vida exemplar e cheia de aspirações que se concretizaram. Preocupou-se, esmeradamente, com a educação e formação de seus filhos, que seguindo o exemplo dos seus venerandos pais, souberam glorificar a sua memória enaltecendo-a com o brilho do seu talento de escól e com a inteireza do seu caráter.

Em 1910, um dos seus filhos, Dr. Paulo Antonio, funda o Laboratório Clínico sob a inspiração das ultimas aquisições da Ciência. Como seu falecimento prematuro, assunte a direção do Laboratório um outro filho de Luiz Eduardo, Dr. Carlos da Silva Araujo, farmacêutico e médico que, até hoje é a incarnação viva dos anseios e da vontade de vencer enérgicamente. Cabe ainda a riu neto de Luiz Eduardo da Silva Araujo, o farmacêutico Julio Silva Araujo Filho, a responsabilidade técnica do Laboratório.

Luiz Eduardo foi, realmente, o fundador, o criador de nome e do renome farmacêutico dos Silva Araujo. Soube imprimir caráter ciêntifico e industrial na ampliação de suas habilidades farmacêuticas.

Em 1891, com a assistência de seu irmão farmacêutico Francisco Manuel inaugurou no subúrbio do Rocha, o grande "Laboratório a Vapor" onde a fabricação de produtos oficinais, extratos fluidos e o estudo da flora brasileira encontraram logo desenvolvimento. Tornou-se adira clássica o Catálogo dos Extratos Fluidos da Casa Silva Araujo, elaborado pelo seu irmão Francisco Manuel.

Com seu espírito civico e cheio de solidariedade cristã, proporcionou conforto moral, intelectual e material a inúmeros desafortunados, grangeando-lhe estas virtudes grandes e sinceras simpatias por parte de associações e instituições de caráter diverso.

A sua vida foi unia luta constante, finas unia lota cheia de glórias e de vitórias; sempre reputem a mediocridade c estava seguro de que nino havia ressureição sem crucificação.

Luiz Eduardo da Silva soube lutar e alcançou êxito em todos os seus empreendimentos, e hoje estamos presenciando este quadro social esplendoroso, cujo fundo é o do trabalho assíduo, perseverante, e emoldurado pelo Bebo da glorificação que compensa, que tranquiliza.

Luiz Eduardo da Silva Araujo soube conquistar a palma da vitória e a corôa dos justos, quando aos 3 de Maio de 1924, cercado dos carinhos da família e da veneração dos seus contemporâneos transpoz os umbrais da eternidade, apresentando ao Criador o seu Coração - concha transbordante de obras meritórias e merecendo os melhores galardões chie Deus, por justiça, dispensa aos que lutam pela intangibilidade de sua fé, pela sua constancia no trabalho e perseverança na consecução do fim colimado.

Luiz Eduardo da Silva Araujo continua através da grandiosidade da obra que deixou aos seus sucessores e que, dignamente, continuam a exercê-la, intensamente glorificando e reverenciando o seu nome como uma tradição a ser incitada.

A revista brasileira de Oto-rino-laringologia" associa-se a todas as homenagens dispensadas à memória do ilustre patrício, pelos meios científicos e sociais do nosso país.

Imprimir:

BJORL

 

 

 

 

Voltar Voltar      Topo Topo

 

GN1
All rights reserved - 1933 / 2024 © - Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial