Versão Inglês

Ano:  1960  Vol. 28   Ed. 1  - Janeiro - Dezembro - ()

Seção: Noticiário

Páginas: 51 a 52

 

PROFESOR ERMIRO ESTEVAN DE LIMA

Autor(es): -

A dez de agôsto p.p., teve início o concurso de Provas e Títulos para o provimento da Cátedra de Clínica O. R. L. da Faculdade de Medicina da Universidade do Brasil.

A êle concorreram 4 renomados candidatos, que apresentaram as seguintes Teses:
1) Nistagmografia, Professor Ermiro E. de Lima.
2) Contribuição ao estudo do gânglio ótico, Professor Rubem Amarante.
3) Timpanoplastias, Professor Arthur José Kos.
4) Escleroma - Contribuição ao seu Estudo, Docente Capistrano Pereira.

A Banca examinadora foi constituída pelos Professores: Alcindo Figueiredo Baena e Achilles de Araújo, como representantes da Congregação, e Ildeu Duarte, Raphael da Nova e Ocelo Pinheiro, indicados pelo C.T.A. da Faculdade Nacional de Medicina.

Após o julgamento das Provas e Títulos dos candidatos, foi indicado, por maioria dos membros da Comissão Examinadora, o Prof. Ermiro E . de Lima para ocupar a Cátedra.

O novo catedrático é chefe do Serviço de O. R. L. e Broncoesofagologia do Hospital dos Servidores do Estado, do Distrito Federal; docente livre pela Faculdade Nacional (1944) e pela Faculdade de Medicina da Bahia (1943); catedrático de Anatomia da Faculdade de Odontologia da Universidade do Brasil (1938) e da Faculdade de Farmácia e de Odontologia do Estado do Rio de Janeiro.

A sua atividade didática tem se expressado tanto no exercício da Cátedra de Anatomia, como nos numerosos cursos de pós-graduação para otorrinolaringologistas, ministrados no país e no estrangeiro.

Do se currículo constam 32 trabalhos publicados, e entre êsses destacam-se pela sua originalidade: A via Transmaxilar na cirurgia da Face; Otoesclerose. - contribuição ao seu tratamento cirúrgico - a via supra meática; e Variante do método de Proetz - técnica de enchimento dos seios paranasais pelo deslocamento.

Entre os demais constam trabalhos de pesquisa anatómica, e de colaboração em livros didáticos, trabalhos de síntese diagnóstica e terapêutica e de casuística no setor da otorrinolaringologia.

A sua Tese tem o mérito de ser o trabalho pioneiro na prática da nistagmografia no país, para o registro do nistágmo, elemento básico para o Estudo da fisiologia e Patologia do sistema vestibular.

A Revista Brasileira de Otorrinolaringologia congratula-se cota o novo Catedrático, ao atingir a culminância da carreira Universitária, mercê de seu invulgar merecimento.

Imprimir:

BJORL

 

 

 

 

Voltar Voltar      Topo Topo

 

GN1
All rights reserved - 1933 / 2024 © - Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial