Versão Inglês

Ano:  1960  Vol. 28   Ed. 1  - Janeiro - Dezembro - ()

Seção: -

Páginas: 47 a 50

 

NECROLÓGIO

Autor(es): Alexandre Médicis da Silveira



Professor Dr. Luigi Pietrantoni, de 21 de março de 1899 a 3 de março de 1960.

PROF. DR. LUIGI PIETRANTONI

A 3 de março próximo passado, desaparecia em Milão, o Prof. Dr. Luigi Pietrantoni, indubitávelmente um dos expoentes máximos da Otorrinolaringologia contemporânea.

Nascido em Pagazzano, de Berceto, a 21 de março de 1899, laureou-se em Medicina pela Universidade de Parma no ano de 1923.

Os seus primeiros contactos com a vida médica, foram inteiramente dedicados à pesquisa (da qual, aliás, ele nunca mais se afastaria) nos Instituto de Anatomia e Fisiologia de Parma, onde aprofundou-se nos estudos que se relacionavam mais intimamente com a especialidade que, desde cedo, o atraia.

Após terminar este profícuo estágio, foi convidado para Adjunto da Clínica O.R.L. da Faculdade de Medicina da Universidade daquela cídade.

Em 1930, conseguiu com raro brilhantismo a sua Livre-Docência e, depois de haver passado uma longa temporada como Assistente da Faculdade de Medicina de Paris, vem a ser nomeado, por concurso, Chefe do Serviço de O.R.L. do Hospital Civil de Brescia.

A sua carreira universitária, no entanto, começaria propriamente em 1942, quando foi convidado para exercer as funções de "Diretor Encarregado da Clínica O.R.L. da Universidade de Parma". Em 1947, após concurso, no qual os seus títulos e trabalhos distinguiram-no de modo particular, foi chamado a dirigir a Clínica O.R.L. da Universidade de Milão.

Após novo e magnífico concurso, em 1950, chegava o Mestre Pietrantoni ao apogeu de sua carreira, conseguindo definitivamente a Cátedra de O. R. L. da Faculdade de Medicina da Universidade de Milão.

Nos anos 1952-1953 foi Presidente da Sociedade Européia para os Estados Bronquiais. De 1956 a 1958, foi Presidente da Sociedade Internacional de Audiologia e Membro permanente do Comité Internacional para o estudo do Câncer da laringe. Atualmente estava na Presidência da Sociedade de Bronco- Esofagologia e de Gastroscopia de Língua Francesa. Membro de inúmeras Sociedades e Academias, quer italianas ou estrangeiras, relator de vários Congressos Internacionais, proferiu conferências e Cursos por convite das Universidades de Paris, Madrid, Bruxellas, Cacacas, Lyon e da nossa Universidade, através da Clínica O.R.L. da Faculdade de Medicina de São Paulo.

Na França, recebeu uma condecoração do Govêrno daquele país - Cruz de Cavalheiro da Legião de Honra - diante da sua insigne atividade desenvolvida como Professor nos Cursos Internacionais organizados pela Faculdade de Medicina da Universidade de Paris. Como produção científica, poucos poderão tê-lo igualado, cêrca de 150 publicações, cujo mérito é internacionalmente reconhecido e que deverão constituir uma fonte admirável para estudo daqueles que desejem aperfeiçoar os seus conhecimentos nos problemas do âmbito da Otorrinolaringologia.

Os principais tratados italianos de O.R.L., sempre encontraram no Mestre Pietrantoni um colaborador solicito, no sentido de que sua sabedoria se fizesse útil do preparo dos estudiosos.

Era, ainda, Membro do Instituto Loutbardo de Ciências e Letras e Conselheiro do Rotary Clube.

Estes são alguns dos dados biográficos do Prof. Luigi Pietrantoni, que por si só dizem do que foi a sua figura e do quanto representará para a ciência e especialmente para a Otorrinolaringologia, a sua perda, tão prematura.

São Paulo teve a honra de hospedar o Mestre de Milão em agosto de 1958, ocasião em que as suas lições, demonstrações cirúrgicas e cativante lhaneza, tornaram-no credor, por parte da família otorrinolaringológica, da mais sincera admiração, afeto e respeito, à sua figura, realmente insigne, de Professor e Homem.

Daí a razão pela qual uma só vez fêz-se ouvir ao ser recebida a noticia do seu falecimento: tristeza sincera.

A primazia de ter sido o primeiro brasileiro a entrar para o número já considerável dos seus alunos, quando, em 1947 o procurarmos na acolhedora cidade de Brescia, colocou-me numa oportunidade tão diferente, como orador, em nome dos especialistas de São Paulo, para saudá-lo por ocasião da sua festiva acolhida no Departamento de O.R.L. da Associação Paulista de Medicina. Relembramos aquêle e o então recente contacto na Clínica O.R.L. de Milão nos primeiros meses de 1958, onde melhor ponde privar de sua amizade.

Agora, coube-nos mais uma vez, a missão de louvar o Mestre, com a tarefa dolorosa, de, comovidos e profundamente tocados em nossos sentimentalismo, fazermos o seu Necrológio para a Revista Brasileira de O.R.L., prestando-lhe assim uma homenagem póstuma, simples, mas muito sincera, em nome dos otorrinolaringologistas brasileiros.

A sua obra, continuará tão expressiva e marcante como foi a sua figura de Médico e Cientista, Professor e amigo, Espdso e Pai.

A sua Escola que frutificou em todo o seu esplendor com alunos como Bocca, Agazzi, Pellegrini, Vago, Meda, Fregni, Leonardelli, Pestalozza, Clerici, Calearo, Zanotti, Giordano, Borri, Romagnoli, Fior, Villata, Teatini, além de muitos outros nomes que a enobrecem, definem o seu Diretor. Esta plêiade de especialistas onde quer que esteja honrará o Mestre desaparecido e assegurará a continuidade do seu trabalho em prol do engrandecintento da Otorrinolaringologia.

A Revista Brasileira de O.R.L. exprime, através da sua Direção, o seu pezar à família e aos alunos do Prof. Luigi Pietrantoni.

E, a palavra de quem escreve este necrológio, dirige-se agora à Exma. senhora viuva Luigi Pietrantoni, e aos seus filhos, associando-se ao sentimento profundo que lhes causou a perda do inesquecível chefe e, também aos mui prezados colegas e amigos, assistentes da Clínica O.R.L. de Milão.

Imprimir:

BJORL

 

 

 

 

Voltar Voltar      Topo Topo

 

GN1
All rights reserved - 1933 / 2024 © - Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial