Versão Inglês

Ano:  1959  Vol. 27   Ed. 4  - Julho - Agosto - ()

Seção: Noticiário

Páginas: 94 a 94

 

NOTICIÁRIO

Autor(es): -

Sob os auspícios da Faculdade de Medicina de Porto Alegre, da Universidade do Rio Grande do Sul, será realizado de 3 a 7 de novembro do corrente ano, um Curso de Aperfeiçoamento de Cirurgia da Orelha, a ser ministrado pelo Professor Moyses Cutin (Catedrático de Clínica Otorrinolaringológica).

Constará dos seguintes pontos:
- Reparos anatómicos da orelha e regiões visinhas.
- Considerações gerais sobre as técnicas operatórias da orelha média, inclusive de micro-cirurgia.
- Cirurgia da otomastoidite aguda: antrotomia simples, mastoidectomia
- Cirurgia da otomasto dite crónica: antro-aticotomia, timpanomastoidectomias conservadoras, timpanomastoidectomia racial, timpanoplastias.
- Cirurgia da tromboflebite do seio lateral e veia jugular interna.
- Vias de acesso transmastoideanas para fossas média e posterior do crânio.
- Cirurgia da labirintite e da petrite.
- Cirurgia da oto-esclerose.

Os inscritos deverão ser médicos ou sexto anistas que tenham trabalhado seis meses em serviço de Clínica Otorrinolaringológica. Os interessados deverão munir-se de instrumental adequado como seja: bisturi, pinças, ruginas, goivas, martelo, curetas, afastadores autoestáticos, fotóforo, lupa etc..

As inscrições são limitadas a seis (6) candidatos e deverão ser feitas no Protocolo da Faculdade de Medicina. A taxa é de Cr$ 2.000,00 (dois mil cruzeiros).

Os inscritos executarão as operações constantes do programa, no Instituto de Anatomia, à noite, a partir das 20,00 horas. Pela manhã, no Ambulatório de Clínica Otorrinolaringológica, na Santa Casa de Misericórdia, os candidatos acompanharão os atos cirúrgicos, durante os quais terão esclarecimentos de problemas técnicos. Aos que obtiverem freqüência regulamentar (80%) será expedido o competente certificado, passado pela Faculdade de Medicina de Porto Alegre.

Imprimir:

BJORL

 

 

 

 

Voltar Voltar      Topo Topo

 

GN1
All rights reserved - 1933 / 2024 © - Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial