Versão Inglês

Ano:  1976  Vol. 42   Ed. 1  - Janeiro - Abril - ()

Seção: Artigos Originais

Páginas: 35 a 37

 

NEURINOMA DO ACÚSTICO - Consideração sôbre 2 casos operados pela via Translabiríntica

Autor(es): * Nicodemos José Alves de Souza
* Roberto Eustáquio Santos Guimarães
* Humberto Afonso Guimarães
* Adelmar Cadar
** Carlos Eduardo Carvalho Coelho

Introdução

Muito se tem falado e escrito sobre os vários aspectos clínicos e cirúrgicos do Neurinoma do Acústico. Discute-se qual seria a melhor via de acesso para sua ressecção. Nesses casos a via de acesso preferida foi a translabiríntica, tendo sido possível a remoção total do tumor com preservação do nervo facial e sem complicações dignas de nota. Chamamos a atenção para algumas particularidades que julgamos interessantes tanto no diagnóstico quanto na cirurgia.

Relato dos casos:

CASO 1:

A.F.S. - 50 anos, masculino, engenheiro - Belo Horizonte.

H.M.A. - data: 10 de outubro de 1974 - Hipoacusia progressiva no OD. Notada há 1 ano, tontura discreta tipo instabilidade há 10 dias, nega zumbido.

Audiometria: Disacusia Neurosensorial Direita, perfil audiométrico achatado - perda de 75 dB em média em todas as frequéncias.

Discriminação.

Vocal- 40% Tone Decay - positivo - 35 dB
Sisi- lho%a Fowler- não recrutante

Impedanciometria ( recrutamente de Metz - OD ).

Exame Vestibular com ENG.

- Disturbio do equilíbrio estático e dinâmico - instabilidade. - Nistágmo espontâneo horizontal para esquerda - visível

- Nistágmo de posição tipo periférico ( IH Aschan Nylen )

- Hiporreflexia Vestibular Direita muito intensa - resposta somente à irrigação com água a 100c durante 1 minuto ( VACL = 120s. )

RX simples - (Stenvers, Towne, rochedos projetados nas órbitas. Hirts e tomografia em (AP.)).

Diferença de diâmetro de 0,5mm entre os CAI. Diminuição da nitidez do rebordo superior do CAI direito, com suspeita de erosão muito discreta.

Meatocisternogrqfia com Pantopaque - Icc

Falha no enchimento do CAI - Direito; o contraste chega ao porus, mas não penetra. Cirurgia: 2 de dezembro de 1974.
Neurinoma de 7mm de diâmetro aproximadamente, no nervo vestibular superior; tumor lobulado, estando um lóbulo do mesmo abraçando o nervo facial na sua entrada no canal de Folópio, dando a impressão inicial de Neurinoma do Facial. Remoção total do tumor com preservação do Nervo Facial.

- Paralisia Facial no pós-operatório, que regrediu em 95% em 4 meses.
Caso 2 -

L.A.C. - 63 anos, sexo feminina, doméstica - Belo Horizonte.

H.M.A. - data: 4 de março de 1975. - Hipoacusia lentamente progressiva no OD há 30 anos. Crise de vertigem de posição intensa há 5 anos, que cedeu com medicação usual, passando 3 anos assintomática. Há 2 anos voltou a apresentar crises de vertigem de posição mais intensas e frequentes, e desequilíbrio à marcha, não constante. As vezes tem náuseas e vómitos juntamente com as crises de vertigem. Nos últimos 2 anos tem tomado cinarizina, com alívio apenas temporário de sua tontura; nega zumbido.

Audiometria: Disacusia Neurosensorial direita, perfil audiométrico achatado, perda média de 80 dB em tódas as frequências.

Discriminação Tone Decay - positivo - 30 dB Vocal-10%
Sisi - 0% Fowler-não recrutante.

Exame Vestibular com ENG.

- Distúrbio do equilíbrio dinâmico, discreto - desvio para direita com olhos fechados. - Ausência de Nistágmo espontâneo à ENG.

- Nistágmo de posição tipo III de Aschan Nylen,

- Hiporreflexia Vestibular Direita (43% - F. Jongkes)

RX CAI: (Stenver, Towne, rochedos projetados nas órbitas, e tomografia em AP. - Hirts - Diminuição da nitidez do rebordo superior do CAI D).

- Diferença de diâmetro de 0,5mm na parte média dos CAI e lmm na parte medial.

Meatocisternogrgfia com Pantopaque (1 mi)

Ausência do enchimento do CAI Direito; o contraste delineia o contorno de massa tumoral que já sai do CAI, penetrando no ângulo pontocerebelar.

Cirurgia: 20 de julho de 1975.

Neurinoma do nervo vestibular inferior, que não ocupava o fundo do CAI, mas que se desenvolveu mais em direção do pórus acústico, e já fazia protusão no ângulo pontocerebelar encostando-se ao nervo trigemio (1,5cm : ). Remoção total do tumor com preservação do Nervo Facial.

Comentários:

Em ambos os casos se nota a disparidade entre os achados cirúrgicos em confronto com a história e os dados de audiometria e exame vestibular e RX.

Este fato, tem sido ressaltado por outros autores, que chamam a atenção para a ausência de um padrão de história e exames para o Neurinoma do Acústico, não se devendo esperar encontrar nada de característico para se pensar na possibilidade desta

Nos nossos casos não houve relação entre o tamanho do tumor e as alterações a audiometria e exame vestibular. O caso em que a hiporreflexia era mais intensa, correspondia ao tumor de menor tamanho. No mesmo caso o nervo facial estava mais comprometido sendo envolvido por uma parte do tumor. Nesse mesmo caso a história de tontura, tipo instabilidade datava de apenas 10 dias.

O caso em que o tumor era maior, a história era típica de vertigem postural paroxistica benigna, com nistágmo de posição tipo III e auséncia de nistágmo espontâneo. Ambos os casos apresentavam hipoacusia com perfil audiométrico achatado, sendo que no caso 1 o sisi foi positivo (100%) e havia recrutamento de Metz, fazendo pensar em comprometimento da vascularização da cóclea, dando sinais de lesão coclear. A discriminação vocal baixa em relação à intensidade da hipoacusia e tipo de perfil audiométrico, e o tone decay positivo, foram os dados mais sugestivos de lesão retrococlear em ambos os casos. O RX simples foi suspeito em ambos os casos, se bem que, mostrando alterações discretas, com laudo normal. A meatocisternografia foi o dado mais positivo em ambos os casos.

SUMÁRIO:

Os autores apresentam 2 casos de Neurinoma do Acústico operados pela via Translabiríntica, tecendo considerações sobre os aspectos clínicos, radiológicos e cirúrgicos. Ambos os casos evoluíram bem, um com preservação total da função do nervo facial e o outro com paresia facial transitória.

SUMMARY:

The autors present two cases of Acoustic Tumor, surgically removed by Translabyrinthine approach, with considerations about clinicai radiological and surgical aspects. Both cases evolved well, one with total preservation of facial nerve function and the other with transitory facial weakness.

BIBLIOGRAFIA

1. Hitselberger, W.E., House, W.F. Acoustic Tumor surgery - Arch, Otolaryng. 84: 3742, 1966.
2. Hitselberger, W.E., House, W.F. Acoustic Neuroma Diagnoses - Arch. Otolaryng. 83: 50-53, 1966. 3. House, W.F. Acoustic Neuroma - Arch. Otolaryng. 88:575,1968.
4. Johnson, EM., Sheeny, J.L. Audiologlcal aspects of the Diagnoses of Acoustic Neuromas - Journal of Neumsurgery 621-628, 1966.
5. Lang, R. e Cols - Otoesclerose e Neuroma do Acústico em paciente com fenestração blleteral. Rev.Bras. Otor. 39:114-120, 1973.
6. Souza, O.O. e cols. - Neurinoma do Acústico - Rev. Bras. Otor. 40: 157-161, 1974.




End. Autor:
Rua São Paulo, 2186 ap. 301
BELO HORIZONTE-MG

* Assistentes do serviço de Otorrinolaringologia da Santa Casa de Misericórdia - Belo Horizonte
** Neurocirurgião da Santa Casa de Misericórdia - Belo Horizonte.

Imprimir:

BJORL

 

 

 

 

Voltar Voltar      Topo Topo

 

GN1
All rights reserved - 1933 / 2024 © - Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial