Versão Inglês

Ano:  1997  Vol. 63   Ed. 5  - Setembro - Outubro - (13º)

Seção: Como eu trato

Páginas: 521 a 522

 

Como Trato Cirurgicamente (Técnicas) o Ronco Severo com índice de Apnéia/Hipopnéia Menor que 40 por Hora.

Autor(es): 1- Jeferson Sampaio D’Avila- Aracaju*
2 - REGINALDO R. FUJITA - SÃO PAULO**

1- Jeferson Sampaio D'Avila- Aracaju*

Os pacientes portadores de ronco severo, com apnéia de leve a moderada, podem ser tratados cirurgicamente, de acordo com a gravidade do seu quadro clínico e topografia das suas obstruções respiratórias.

Entretanto, medidas profiláticas de ordem geral, como controle ponderal, mudanças de hábito (uso de álcool e fumo, postura durante o sono) e exercícios físicos, entre outros, eventualmente poderão favorecer a evolução dos casos.

Em pacientes acometidos por ronco severo sem apnéia, ou com apnéia leve (menor que 20/hora), que apresentem obstrução no nível da orofaringe (Fujita I), sem hiperplasia acentuada de amígdalas palatinas, realizamos a LAUP (Laser Assisted Uvulopalatoplasty), que permite a remoção dos tecidos redundantes com laser de CO2. Para este procedimento, utilizamos as técnicas de Krespi e Remacle, conforme imposição de cada caso. Conseguimos, para estes casos específicos, resultados de até mais de 90% de melhora do ronco.

Nos casos de ronco severo, com apnéia leve ou moderada (até 40/hora), com hipertrofia de amígdalas palatinas, (Fujita 1), preferimos realizar a uvulopalato¬faringoplastia tradicional, sob anestesia geral, pela técnica de Fairbanks. Se, concomitantemente, houver associação com obstrução nasal importante, no mesmo ato realizamos as cirurgias nasais necessárias (septoplastias, turbinectomias etc.).

Quando o ronco severo vem acompanhado de apnéia de moderada a grave, comumente encontram-se múltiplas obstruções envolvendo a oro e a hipofaringe (Fujita II). Então, indicamos a uvulopalatofaringoplastia tradicional, com correção da obstrução de base da língua. Esta última é, geralmente, determinada por grandes hiperplasias linfóides ou aumento de massa muscular lingual. Para esta correção cirúrgica, utilizamos as glossectomias de linha média com laser de CO2, de acordo com as técnicas de Fujita-Woodson.

Quando estas obstruções de base de língua vêm associadas a deformidades esqueléticas, a cefalometria detalhada oferecerá dados complementares, para que técnicas, como avançamento do músculo genioglosso, através de mandibulotomia mediana e/ou tireo-hioidopexia, sejam realizadas.

No insucesso dessas terapias, ainda persistindo índices de apnéia superiores a 30/hora, o avançamento maxilo-mandibular é indicado.

Vale ressaltar o grande valor do CPAP como coad¬juvante nas terapias. A traqueostomia, mais raramente, poderá tornar-se também opção cirúrgica para casos mais complicados.


2 - REGINALDO R. FUJITA - SÃO PAULO**

As queixas de ronco importante são comuns no consultório do otorrinolaringologista. É muito importante saber se o paciente apenas ronca, ou se também apresenta apnéia obstrutiva do sono. Para isto, torna-se necessária a realização da polissonografia, exame este que a cada dia se torna mais importante, e pelo qual, encontramos os índices que definem com clareza os distúrbios do paciente. Os portadores de apnéia leve (índice menor que 40/hora), representam o grupo que o otorrinolaringologista muito pode ajudar.

Realizamos, de rotina, a nasofibroscopia com manobra de Muller, na posição sentada e em decúbito dorsal, para avaliar os sítios de obstrução das vias aéreas superiores, sendo que estes se encontram, normalmente, na cavidade nasal, rinofaringe, base de língua e laringo-faringe, Nos portadores de, obstrução nasal, realizamos as cirurgias nasais (septoplastias, turbinectomias parciais, polipectomias), procedimentos estes que, além de melhorar a respiração do paciente, podem ajudar muito no uso dos CPAP nasais.

Quando os pacientes apresentam estreitamento em rinofaringe, úvula aumentada e edemaciada, podemos realizar a LAUP (Laser Assisted Uvulopalatoplasty), quando se possui o laser de CO2. Também podem ser usados, com melhores resultados, os bisturis de radiofreqüência, que apresentam custos menores e menor número de intervenções (Pontes & Fujita, 1996). A úvulopalato¬faringoplastia clássica deve ser deixada para os casos em que o palato mole é muito redundante, sendo o principal sítio de colapso, devendo se lembrar que ela deixa alterações funcionais em rinofaringe muito importantes. Nos portadores de amígdalas faríngeas hipertrofiadas, pode se realizar a amigdalectomia. No, grupo infantil, a adenoamigdalectomia oferece ótimos resultados quanto à cura do ronco e da apnéia obstrutiva do sono, não havendo necessidade de outras cirurgias.

De capital importância é que se ressaltem as medidas de higiene do sono, e a necessidade de os obesos emagre¬cerem, fato que pode melhorar muito o padrão de vida do paciente. Os melhores resultados cirúrgicos para tratamento da SAOS estão nos pacientes com índices de leve a moderada, faltando melhores estudos e técnicas de localização dos sítios de obstrução nos portadores de apnéia severa.

* Jefferson Sampaio D'Avila é Professor Responsável na Universidade Federal de Sergipe, da Disciplina Otorrinolaringologia.
Rua Sílvio César Leite, 301 - apto. 901 - Bairro Salgado Filho - CEP: 49020-060 - Aracaju /SE.
Telefone: (079 224-3282 - Fax: (079) 211-0978

** Reginaldo R. Fuijita é Chefe da Disciplina de ORL da Universidade Federal de São Paulo.
Alameda dos Guaramonis, 1067.
Vice-Presidente (São Paulo/ Capital) Sociedade Brasileira de Rinologia.
Fax: (011) 531-6042.

Imprimir:

BJORL

 

 

 

 

Voltar Voltar      Topo Topo

 

GN1
All rights reserved - 1933 / 2024 © - Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial