Versão Inglês

Ano:  1983  Vol. 49   Ed. 3  - Julho - Setembro - ()

Seção: Síntese

Páginas: 41 a 41

 

Children With Persistent Otitis Media: Audiometric and Tympanometric Findings

Autor(es): Dr. Roberto Martinho da Rocha

Children With Persistent Otitis Media: Audiometric and Tympanometric Findings. McDermott, J. C.; Le, C. T.; Harford, E. R. and Paparella, M. M. - Arch. Otolaring., 109: 360-363, 1983.

Otite média é comum na maioria das crianças até os cinco anos de idade, mas raramente produz lesões crônicas ou seqüelas.

Não se sabe que fatores predispõem para o acometimento de otite média serosa; também não se sabe quais os pacientes que terão problemas futuros, em conseqüência de otite contraída

Na otite serosa o líquido é límpido e pouco viscoso; na otite mucosa, é espesso e turvo; na purulenta é pouco viscoso e turvo.

As características bioquímicas, microbiológicas e,clitológicas do líquido mudam com o tempo.

Deficiência auditiva é a seqüela mais comum e pode afetar tanto o aprendizado quanto a linguagem das crianças.

O audiograma revela perda condutiva com boa discriminação. O timpanograma varia de traçado plano a grau mais ou menos acentuado de pressão negativa Análise de audiograma e timpanograma de 129 pacientes com otite média seromucosa clinicamente evidente mostrou que o líquido espesso (mucoso) acarreta maior. diferencial aérea-óssea (air-bone gap) e maior prevalência de timpanogramas com traçado plano do que os casos de líquido pouco espesso, seja purulento ou seroso.

Ouvidos com líquido seroso tinham limiares de audição aéreoósseos próximos um do outro; com timpanograma de traçado plano ou de pressão negativa

O estudo demonstrou que a audiometria e a timpanometria distinguem os tipos de otite.

Ouvidos com líquido espesso representam estágio mais adiantado de otite e, nesses casos, a diferencial área-óssea é maior que nas outras categorias, sendo que o líquido espesso é também responsável pela timpanometria com traçado plano.

Ouvidos com otite média purulenta e otite média serosa têm audiogramas semelhantes, mas o traçado de timpanograma plano é mais freqüente nos líquidos turvos e pouco viscosos (purulentos) que nos líquidos serosos.

Casos de otite média sem líquido correspondem a estágio inicial do processo e têm menor air-bonegap e menos timpanogramas de traçado plano.

Estudos de timpanogramas e audiogramas, ao lado de análises bioquímicas, citológicas e microbiológicas, poderão aumentar os conhecimentos sobre diferentes aspectos da otite média seromucosa

Imprimir:

BJORL

 

 

 

 

Voltar Voltar      Topo Topo

 

GN1
All rights reserved - 1933 / 2024 © - Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial