Versão Inglês

Ano:  1983  Vol. 49   Ed. 1  - Janeiro - Março - ()

Seção: Síntese

Páginas: 41 a 41

 

THE COCHLEAR IMPLANT OKLAHOMA GROUP EXPERIENCE TO DATE

Autor(es): Dr. Roberto Martinho da Rocha

Hough, J.; MeGee, M.; Dormer, K.J.; Richard, G.; Guthrey, G.; Warterfall, K.; Engelmann, L. and Shaeffer, A.B. The Laryngoscope 1982, 92: 863-872.


0 grupo de Oklahoma City foi organizado para participar do programa do Implante Coclear, contribuindo para o desenvolvimento deste método que procura restaurar a capacidade auditiva de pessoas profundamente surdas.

Foi formado em 1976, com uma equipe de cientistas de diversas disciplinas, conforme orientação do Dr. William House, de Los Angeles, que já vem trabalhando sobre o assunto desde 1961. Em Oklahoma o projeto começou em 1978, objetivando a estimulação do nervo acústico por eletrodo implantado na cóclea, conforme relatórios de House, Michel$on e outros. Foi utilizado material idêntico ao do House Ear Research Institute, de Los Angeles.

Durante os últimos três anos o grupo de Oklahoma fez implante em 27 ouvidos de pacientes com idades de 18 a 74 anos.

Ficou demonstrado o efeito benéfico do implante para pessoas com surdez profunda. No entanto os resultados estão longe de proporcionar audição com discriminação das palavras. 0 programa pode ser.considerado em fase de pesquisa e desenvolvimento, mas não de experimentação humana.

Do ponto de vista da reabilitação os pacientes devem ser indivíduos muito motivados e ter plena consciência das limitações do método. A família precisa ter amplos recursos para ajudar, amparar, custear e participar do treinamento de recuperação.

Os candidatos devem ser adultos, de preferência surdos que já escutaram anteriormente.

Os implantados alcançam sensação sonoroa, sem reconhecer as palavras mas podendo diferenciar voz de homem, de mulher, batidas de portas, latido de cachorro, buzina de carro etc.

Há necessidade de leitura labial para a compreensão das conversas.

Os pacientes Bem sucedidos sentem-se muito compensados porque deixam o mundo isolado do silêncio e participam do meio à sua volta.

Há uma porta aberta para a melhoria da surdez total causada por lesão coclear. 0 programa do implante representa um horizonte promissor para numerosos surdos até recentemente sem esperanças de recuperação.

Imprimir:

BJORL

 

 

 

 

Voltar Voltar      Topo Topo

 

GN1
All rights reserved - 1933 / 2024 © - Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial