Versão Inglês

Ano:  1940  Vol. 8   Ed. 3  - Maio - Junho - ()

Seção: Revista de Livros

Páginas: 223 a 226

 

PROF. JOÃO MARINHO - Da sinusite fronto-etmoidal e seu tratamento.

Autor(es): M. O. R

Tema relatorio ao 1.° Congresso Sul-americano de Otorrinolaringologia, reunido em Buenos-Aires de 21 a 25 de Abril, de 1940. Grafica Villani & Barbero 1940 - Rio de Janeiro.

Em brochura primorosamente impressa, e regiamente documentada, o Prof. João Marinho dá, em 193 paginas, atravez o feitio original de sua exposição, e do curioso de seu estilo inconfundivel, magistral lição não só, sobre a organisação morfologica da encruzilhada fronto-etmóido-maxilar, que esmiuça em seus menores detalhes, como sobre o trabalho fisiólogico que a ela cabe no esquisito de sua acção funcional.

Da anatomia tirou, ao lado de ensinamentos antigos, idéias suas sobre o como explicar as razões plausiveis de insucessos de certos metodos operatorios nesta região e a propria solução destas dificuldades. Reportando-se a Pietrantoni referiu-se, com carinho, e minucia, ao této etmoidal, de cujo estudo deduziu a vantagem cirurgica do "teto corrido" que expôs com rara clareza.

Ainda na anatomia medico-cirurgica, ou de topografia operatoria, discorreu, com documentação farta, e que lhe valêra trabalho exaustivo, sobre a existencia e importancia do ducto etmóido-maxilar, importancia esta que se refere de especial ás sinusites fronto-etmóido-maxilares, que pensa correm parelha sobretudo quando de inicio superior e mesmo inferior por propagação atravez de infundibulo estreitado que a favoreça.

Dentre as técnicas operatorias destaca, muito sabiamente, as tres modalidades classicas: via transnasal, via trans-maxilar e via externa.

Dada, a seu vêr, a concomitancia das três sinusites: frontal, etmoidal e maxilar, quando, e sobretudo, da infecção primitiva das duas primeiras cavidades, pensa que o ideal operatorio estaria preenchido com o metodo cirurgico de Pietrantoni-Ermiro de Lima, pela via trans-maxilar, muito embora julgue possivel a mesma intervenção pela via intra-nasal, com o complemento maxilar, já se vê, considerando-a de resultados identicos ao da primeira via, se, é óbvio, o cirurgião não fôr bisonho.

Em qualquer destes metodos a erradicação da bula frontal, bem em, frente da espinha nasal posterior, sem tocar nesta, é basica para a boa drenagem do frontal.

Pela via externa dá preferencia, e justificada pela grande pratica que dela tem, ao processo de Taptas, com pequena modificação nele introduzida, de acordo com o metodo de Kuhnt. Descreve as duas modalidades deste processo ajudado, na exposição, por figuras de preparados anatomicos proprios e muito claros.

Discorre, ainda, sobre a anestesia utilisada, descrevendo-a minuciosamente, sobretudo tendo em vista que sem ótima anestesia, nenhum processo cirurgico nasal dará os resultados esperados. .Recorda aqui o metodo "pé de galinha", empregado em quasi todas as clinicas brasileiras na anestesia do antro maxilar, e por ele descrito, em 1926, por ocasião da I.' Semana Paulista de Oto-rino-laringologia.

As considerações tecidas em torno das fronto-etmoidites, agudas e cronicas, são as de mestre consumado, que sabe transmitir aos discipulos os ensinamentos que sua vida clinica, laboriosa e agitada, lhe ensinou de pratico, de util e de valor.

Assim a lição que dá sobre o valor clinico da tomografia aplicada á oto-rino-laringologia.
Como natural, o relatorio que o Prof. João Marinho apresentou ao 1.° Congresso Sul-americano de O.R.L., constitue uma magistral lição sobre "a sinusite fronto-etmoidal e seu tratamento", e com ele quiz o "Professor" brindar aos seus colegas brasileiros, expondo-lhes tudo quanto sua vida de rinologista, probo e honrado, poude adquirir durante seu longo tirocinio de mestre exemplar.

S. Paulo, 25 de Abril de 1940. M. O. R.



Arquivos do 1.º Congresso Brasileiro de Oto-rino-laringologia - Rio de janeiro, 1940 - Serviço Grafico do Ministerio da Educação e Saúde.

Com três volumes de fina impressão, com mais de 1700 paginas ilustradas por mais de 300 clichés, e que arquivam todas as atividades cientificas do 1.° Congresso Brasileiro de Oto-rino-laringologia, os membros da Comissão Executiva do mesmo Congresso deram por terminadas suas atividades de delegados expressos da Sociedade de Oto-rino-laringologia do Rio de Janeiro, organisadora do conclave reunido em Outubro de 1938, exatamente no 1.° aniversario de sua existencia.

O trabalho é completo sob todos os pontos de vista e os Arquivos representam, religiosamente, todas as multiplas atividades dos congressistas, pois não faltou, em suas paginas, um trabalho siquer de todos os inscritos.

De leitura agradavel, não só pelo variadissimo manancial de trabalhos condizentes aos mais diferentes territorios de nossa especialidade, como pela catalogação de assuntos correlatos uns após outros e seguidos das discussões em plenário sempre instrutivas e oportunas.

De importancia maxima é o fato de que as paginas dos Arquivos representam um resumo geral da labuta profissional dos especialistas brasileiros que se espalham pelas lindes vastissimas de nosso Paiz, sempre coeso em suas afirmações de solidariedade social e cientifica, colegas que responderam ao primeiro apelo da Comissão Executiva, deslocando-se, muitas vezes com dificuldades, quer do norte, sul ou centro para o Rio de janeiro, onde, sob o agasalho simpatico da Sociedade de Oto-ripo-laringologia do Rio de Janeiro, reuniram-se e discutiram durante semana a fio.

E como não bastasse ainda, nas paginas dos Arquivos estão gravadas lições de notabilidales sul-americanas, nossos irmãos do Rio da Prata, que corresponderam ao convite dos Brasileiros afim de participarem daquela reunião. Os Profs. Segura, Alonso, Aráuz, os Drs. Tato, Podestá, Belou e Games contribuiram quer com notaveis trabalhos quer tomando parte ativa nos comentarios em plenario.

Uma melhor apreciação de tudo que contem os Arquivos só poderá ser feita folheando-se com vagar suas paginas.

Pouco a pouco a Biblioteca oto-rino-laringologica nacional se enriquece. Em suas estantes, os Arquivos constituirão, sem duvida, um dos marcos na estrada réta em que os especialistas brasileiros, do presente e do futuro, palmilharão para fins sempre mais sadios e gloriosos.

Devemos assinalar que o Governo da Republica, por intermedio do Ministério da Educação e Saúde, contribuiu em tudo e por tudo para a publicaçãa dos Arquivos, e que ficou a cargo do Serviço Grafico do Ministério da Educação e Saude a quem estendemos nossos cumprimentos pela confecção aprimorada dos três belos volumes.

Merecidos são todos os aplausos aos Snrs. Drs. Prof. João Marinho, Aristides Monteiro, Prof. Ermiro de Lima, Armando Pinto Fernandes e Duarte Moreira, membros da Comissão Executiva do 1.° Congresso Brasileiro de Oto-rino-laringologia, responsaveis pela sua realisação, e que nos premiaram, agora, com essa obra completa.

Os Arquivos foram distribuidos graciosamente á todos os especialistas assinantes da Revista Brasileira de O.R.L. Assim todo Brasil especialisado conhece hoje a parte cientifica do nosso 1.° Congresso Brasileiro de O.R.L.. Por ultrapassar com os seus 4.600 grs. o peso regulamentar de 3 quilos, o correio não poude se encarregar de sua distribuição. Esta foi feita nas diferentes regiões do paiz, por distintos colegas que amavelmente aquiesceram em executar o proposito pedido pelo Dr. Aristides Monteiro, secretario geral do Congresso.
No Rio Grande do Sul foi o Prof. Ivo Correia Meyer; no Paraná, o Prof. Celso Ferreira; em Sta. Catarina, o Dr. Savás Lacerda; em S. Paulo, o Dr. Rafael da Nova; no Rio, a Sociedade de O.R.L. do Rio de janeiro; em Minas Gerais, o Prof. Ildeu Duarte; na Baia, o Prof. Moraes; em Pernambuco, o Dr. Artur Moura; no Ceará, o Dr. Fernandes Tavora; em outros estados a Secretaria do Congresso enviou os volumes por intermedio de amigos e pessôas de inteira confiança. Os do Norte ainda estão, alguns, á espera de portador acreditado, mas com segurança todos receberão.

Nos grandes estados acima descritos, os assinantes da Revista Brasileira de O.R.L. que por acaso ainda não receberam os Arquivos, podem se dirigir aos colegas acima descriminados, pois foi enviado nominalmente uma obra para cada um, havendo ainda avulsos para os casos por ventura omissos. O interessado na aquisição dos volumes do Congresso Brasileiro de O.R.L. deve procurar naqueles estados os colegas encarregados de sua distribuição.

Com esse proposito pensa a Comissão Executiva do Congresso, ter feito com que todos especialistas brasileiros, fiquem ao par dos trabalhos e seus comentarios do 1.° Congresso Brasileiro de O.R.L.

A Redação.

Imprimir:

BJORL

 

 

 

 

Voltar Voltar      Topo Topo

 

GN1
All rights reserved - 1933 / 2024 © - Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial