Versão Inglês

Ano:  1980  Vol. 46   Ed. 1  - Janeiro - Abril - (13º)

Seção: Notícias e Comentários

Páginas: 97 a 99

 

NOTA DO EDITOR CIENTÍFICO

Autor(es): LEÓNIDAS MOCELLIN - Prof. Catedrático de O.R.L. da U.F.P.

A Revista Brasileira de Otorrinolaringologia não alimenta polemicas científicas apenas registra as cartas e os esclarecimentos dos seus colaboradores como é de sua obrigação.

Mas no caso em questão, entre o Prof. Otacílio Lopes e o Dr. Rui Penha, constatamos que o último confessa que se baseou na tese do Prof. Otacílio para publicar um artigo de revisão sobre "Impedanciometria" na revista "Medicina Universal", e providenciou junto ao editor para acrescentar na bibliografia a citação da tese do Prof. Otacílio (a solicitação foi feita por telefone). Este por omissão não fez a revisão como refere a carta. A nota que a revista publicou no n° 2 (pág. 202) de 1979 é apenas uma confirmação do que aconteceu face a reclamação do Prof. Otacílio. Os fatos agora estão esclarecidos pela omissão do autor e do editor de corrigir em tempo os erros. Cremos ser de obrigação e jus¬tiça o protesto do Prof. Otacílio e não achamos desprestígisa" a referência da notada Revista ao Dr. Penha. As explicações foram dadas de ambas as partes e com esta a Revista encerra o assunto.

Editoria Científica.

Curitiba, 28 de janeiro de 1980.

limo. Sr. Dr. Rudolf Lang Editor dá Revista Brasileira de O.R.L.

Prezado editor

Tendo recebido o último número da Rev. Bras. de O.R.L., fiquei surpreso com o artigo: "CONTRIBUIÇÃO A CIRURGIA DA RINOPATIA ATRÓFICA", de Adelmar Cadar. Este autor, omitiu o nome do Prof. Renato Machado, concordando com a Escola Francesa, que insiste ser Eyrés, o pioneiro da técnica de inclusão de acrílico sob a mucosa nasal no tratamento cirúrgico da ozena.

Como brasileiro, conhecedor do assunto, discípulo e amigo do Prof. Renato Machado, não poderia deixar de esclarecer ao autor e aos leitores da revista, o seguinte fato: "Quando Eyriés, na França, publicou a sua técnica em 1938, o saudoso Prof. Renato Machado, já tinha estatística e trabalho apresentado em reunião científica no Rio de Janeiro. O Prof. David de Sanson, grande mestre e representante do Brasil em vários Congressos Internacionais, revindicou para Renato Machado a preconização da técnica. Para contentar gregos e troianos, ficou resolvida que a técnica em homenagem aos dois grandes pesquizadores, levasse a denominação de: TÉCNICA MACHADO-EYRIÉS".

Em tese para a Cátedra de O.R.L., em 1965, sobre "TRATAMENTO DA RINITE ATRÓFICA FÉTIDA", já a descrevemos como Técnica de Machado -Eyriés. O Prof. Helio Hungria, no seu manual de Q.R.L. diz: "Temos usado com razoáveis benefícios a técnica de inclusão nasal de autoria do saudoso Prof. Re¬nato Machado e Eyriés". O Prof. Capistrano Pereira, em seu livro Otorrinola¬ringologia, assim se refere ao tratamento cirúrgico da ozena: "De todas as técnicas, os melhores resultados são os de inclusão de bastonetes de vitálio, sob a mucosa nasal. Renato Machado prefere o acrílico, tendo sido incontestavelmente o primeiro a empregá-la''. Nas Conferências que realizamos na Associação Médica do Paraná, na Associação Paulista de Medicina, no Hospital Ernesto Dorneles de Porto Alegre, no Hospital Central do México, nos dez trabalhos que publicamos em revistas, incluindo um que recebeu Menção Honrosa no XI Congresso Nacional de Medicina, sempre usamos para descrever o método cirúrgico a denominação:
MACHADO-EYRIÉS.

Assim, achamos não ser justo, que após tanto trabalho e polêmica, a nossa principal revista de Otorrinolaringologia do Brasil, publique um trabalho, concordando em omitir o nome do Prof. Renato Machado, como o preconizador da técnica cirúrgica. Acredito que a nossa reação seria a mesma, se algum autor omitisse o nome do Prof. Ermírio de Lima, em um trabalho sobre tratamento cirúrgico nas pan-sinusites.

Anexamos a esta carta um exemplar da nossa tese, aprovada em concurso para cátedra de ORL, para ser enviada ao Dr. Adelmar Cadar, onde fazemos um estudo estatístico do material acrílico, e dos insucessos que tivemos, quase todos relacionados com o grau adiantado da doença.

Sem mais, solicitamos ao editor, a publicação desta carta, e antecipadamente agradecemos.

Professor Leônidas Mocellin Curitiba I PR.

Porto Alegre, 31 de janeiro de 1980

Caro Prof. Mocellin,

Acuso o recebimento de vossa carta do dia 28 do corrente e na data de hoje providenciamos a remessa do exemplar de sua tese ao Dr. Cadar. Sua carta será publicada no próximo n° 1180 da RBO. Estamos de pleno acordo com seus co¬mentários e apenas gostaríamos de esclarecer que ao revisar o trabalho do Dr. Cadar notamos ausência de menção a sua tese que foi muito difundida no Brasil na época. Não cabe ao editor nem mesmo ao conselho científico entrar nestes detalhes. O conselho científico e em alguns casos, o editor analisa o conteúdo e a forma de apresentação se está nas normas de publicação.

As citações bibliográficas e as denominações de determinadas técnicas é de exclusiva responsabilidade do autor, que poderá contestar ou aceitar suas sugestões.

Somos gratos por sua colaboração.

Receba junto com seus colaboradores nossas mais sinceras saudações.

Rudolf Lang

Dr. A. Cadar

Porto Alegre, 31 de janeiro de 1980.

Caro Cadar,

Anexamos a tese que o Prof. Mocellin enviou a RBO junto com comentários sobre a denominação técnica da cirurgia para ozena que será publicado no próximo número da RBO.

Com recomendações aos colegas receba um abraço fraternal do amigo de sempre,

Rudolf Lang

Imprimir:

BJORL

 

 

 

 

Voltar Voltar      Topo Topo

 

GN1
All rights reserved - 1933 / 2024 © - Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial